UnespRCpelaVIDA

Boletim Anti COVID-19

desde 20/04/2020

UNESP - Rio Claro | BAC n. 119 - 06/07/2021
Arte e Ciência em foco

Clique aqui para visualizar a situação da Covid-19 em Rio Claro
1 Sua temperatura corporal está em trinta e sete graus e meio ou superior, sente fadiga, tosse, sente dificuldades para respirar, não sente gosto ou cheiro, está com náuseas, ou vomitando ou com diarréia? 2  Alguém na sua residência testou positivo para Covid-19 nos últimos 10 dias ou teve algum dos sintomas descritos no item um nas últimas vinte e quatro horas? 3 Você teve contato com alguém que testou positivo para Covid-19 nos últimos 10 dias ou que apresente algum dos sintomas descritos no item 1 nas últimas vinte e quatro horas?

Atenção aos
Sintomas

Se a resposta for positiva para alguma das questões fique em casa e procure por atendimento médico
vacinaAÇÃO
Camilo Riani

VacinAÇÃO, por Camilo Riani

Transmissão em queda, porém muito longe da segurança


Eduardo Kokubun
Unesp

Rio Claro completou 15 dias com o número de reprodução Rt abaixo de 1, indicando que a cadeia de transmissão do novo coroavírus volta a enfraquecer. Porém, isso não significa que está tudo bem. Pelo contrário, segundo os critérios da Organização Mundial de Saúde, o risco de transmissão comunitária está ainda muito alto.

A OMS considera que o risco de transmissão comunitária é muito alto quando ocorrem mais de 150 casos semanais por 100 mil habitantes. Em nossa cidade, a média móvel de novos casos diminuiu de 112 casos diários em 17/06 para 61 diários em 06/07. Para comparar com os critérios da OMS, temos 61 x 7 dias = 427 casos semanais. Como Rio Claro tem 208 mil habitantes, precisamos corrigir para 100 mil: 427 x 100 mil/208 mil = 205,3 casos semanais por 100 mil habitantes.

Para poder relaxar as medidas de distanciamento, incluindo retirar a máscara, devemos alcançar no máximo, 20 casos semanais por 100 mil habitantes. Estamos hoje com transmissão de 1.026,% acima desse limite. A vacinação vem ajudando: evita internações e mortes. Porém, temos pouco menos de 16% de habitantes com esquema vacinal completo, muito longe da meta de 70%.

Ainda estamos em queda livre. O para-quedas mal acabou de abrir. Aterrizar assim não dá. Ainda é fatal. Não é hora de descuidar.

Vacinação – um resumo da conversa com os professores Fortaleza e Kokubun

Adilson Roberto Gonçalves

IPBEN Unesp Rio Claro

A live de 2/7/2021 com os professores da Unesp Carlos Fortaleza, de Botucatu, e Eduardo Kokubun, de Rio Claro pode ser assistida na íntegra no youtube (acesse aqui). Foi mais uma oportunidade para a discussão avançada e balizada com a finalidade de esclarecer a situação atual das vacinas e do processo de vacinação, bem como a dinâmica da covid-19 no momento.

No início o professor Fortaleza exibiu um vídeo explicando por que não faz sentido escolher vacinas em função de diferentes eficácias entre elas (os nefastos “sommelier” de vacinas). A proteção almejada é a coletiva e cada um dos imunizantes tem parâmetros obtidos em diferentes condições e públicos durante os ensaios clínicos. Qualquer vacina que estiver aprovada pelos órgãos reguladores – Anvisa, no caso brasileiro – é adequada para ser aplicada na população.

As experiências de vacinação em massa em Botucatu (vacina AstraZeneca-Oxford) e Serrana (CoronaVac) demonstraram essa eficácia populacional, que já vem sendo observada na população em geral com queda no número de óbitos, de casos mais graves e de internações. Os detalhes gráficos foram apresentados de forma adicional pelo professor Fortaleza em relação a Botucatu. Os dois estudos foram feitos com públicos e metodologias distintos e não podem ser comparados. Há outras vacinas que também deverão ser aplicadas da mesma forma, apesar de agora restar poucas comunidades amplas que ainda não tenham sido vacinadas.

Internações e mortes ocorreram mais em idosos e por isso essa foi eticamente a faixa etária escolhida para ser iniciada a vacinação.

O professor Kokubun apresentou o conceito de camadas de proteção em analogia a fatias de queijo suíço, já elaborada no BAC 62 (veja aqui). A vacinação é uma dessas camadas ou fatias. Se as demais falharem, como o distanciamento, a higienização e o uso de máscara, não bastará a de imunização para conter o andamento da pandemia. E novamente, para o caso particular de Rio Claro, está havendo a diminuição de mortes nas faixas etárias com maior porcentagem de vacinados que é de idosos. Não conseguimos evitar a doença ainda devido às falhas nas demais camadas de proteção, mas já conseguimos evitar mortes e casos mais graves.

Uma terceira dose da vacina parece não aumentar a proteção e não é pertinente no momento, ainda mais que nem um terço da população está devidamente vacinada. Mas não há ainda estudo conclusivo para se saber qual a duração da imunização e pode ser que, tal como outras vacinas, seja necessária uma dose de reforço.

O professor Fortaleza ressaltou a menor infecção que pode ocorrer por superfícies o que leva à menor necessidade de limpar objetos quando trazidos das compras. Mas será difícil alterar a rotina já assimilada de lavar tudo o que entra em casa. O importante é a limpeza antes do consumo, como já devia estar sendo feito por questões higiênicas pré-pandêmicas.

A contaminação principal se dá pelo ar e uma preocupação deve ser feita com a ventilação de ambientes. Segundo o professor Kokubun, esse aspecto ainda não está muito bem discutido e analisado. Em suas palavras, “não respirar o ar alheio”, que foi tema de sua matéria no BAC 101 (veja aqui).

Ciência além da pandemia

Remédios e/ou explosivos

Adilson Roberto Gonçalves
IPBEN Unesp Rio Claro

Uma explosão é uma expansão súbita ou rápida de gases. A que ocorreu no posto de combustíveis na margem da Rodovia Washington Luiz em Rio Claro foi causada pela reação de peróxido de hidrogênio com ácido fórmico. O peróxido em concentrações pequenas é conhecido como água oxigenada e sua reação principal é a decomposição produzindo água e o gás oxigênio. Esse princípio é usado na esterilização de ferimentos e, por isso, a água oxigenada é comercializada em farmácias. O peróxido de hidrogênio ou água oxigenada é decomposto rapidamente pela catalase, enzima presente no sangue que está num ferimento, por exemplo, gerando oxigênio que vai matar por asfixia as bactérias que não vivem com esse gás. São os chamados microrganismos anaeróbios e os principais patógenos nesse tipo de ferimento.

Em grandes concentrações, como a que estava sendo transportada no caminhão incendiado no referido posto, ele é estável se não houver substâncias orgânicas em contato. O ácido fórmico é uma substância orgânica e as regras de segurança dizem que ambas – o ácido e o peróxido – não poderiam estar sendo transportadas lado a lado. Ao que tudo indica, um incêndio iniciado no pneu do veículo passou para os recipientes das substâncias, quebrando a barreira que havia entre elas. O peróxido reagiu rapidamente com o ácido fórmico produzindo oxigênio em enorme quantidade que se expandiu velozmente, sentida como explosão a 15 km de distância. Nota-se que a propagação de fogo foi pequena porque não é essa a natureza da decomposição do peróxido de hidrogênio.

Acidentes não acontecem, eles são causados. A prevenção é saber a natureza daquilo que manuseamos e as restrições para armazenagem e transporte. Duas substâncias relativamente estáveis causaram a morte de uma pessoa e ferimentos em dezenas porque algum dos procedimentos de prevenção de acidentes não foi seguido adequadamente.

UNESP Rio Claro na mídia

[06/07/2021]

Confira abaixo notícias


Márcia Correa Bueno Degasperi

Unesp


Movimento Dramaturgia Rural e Geografia: território, lugar e memória em questão a partir das experiências da pesquisa, teatro e audiovisualhttp://contratempo.info/cidade/movimento-dramaturgia-rural-e-geografia-territorio-lugar-e-memoria-em-questao-a-partir-das-experiencias-da-pesquisa-teatro-e-audiovisual/#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#ResidênciaPedagógica#Ourinhos#WeberCarvalho#GiuseppeForioniBragaia#TimoBartholl#CarlaGimenesdeSena
Professor e assessor da reitoria da UFPB morre aos 65 anoshttps://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2021/07/04/assessor-da-reitoria-da-ufpb-morre-aos-65-anos.ghtml#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#RogérioMoreiradeAlmeida#UFPB#ciênciadamotricidade
Caminhão que explodiu em posto de Rio Claro transportava ácido fórmico e água oxigenadahttps://cidadeazulnoticias.com.br/caminhao-que-explodiu-em-posto-de-rio-claro-transportava-acido-formico-e-agua-oxigenada/#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#AdilsonRobertoGonçalves#ácido fórmico#peróxido de hidrogênio#produtosquímicos#acidente#explosão

Ainda as questões de racismohttps://www.jcnet.com.br/opiniao/articulistas/2021/07/765416-ainda-as-questoes-do-racismo.html#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#AdilsonRobertoGonçalves#racismo#LeiÁurea#escravidão#indígenas

Concerto de Inverno

Márcia Correa Bueno Degasperi

Unesp

O próximo concerto, "Concerto de Inverno", da Orquestra Sinfônica de Rio Claro será dia 9 de julho às 20 horas pelo canal do Youtube e Facebook.

Será uma apresentação ao vivo, com lindas obras de compositores como: Barcarolla de Offenbach, Petite Suite de Debussy, a famosa Pavana de Ravel e a Sinfonia nº101 de Haydn.

A Orquestra Sinfônica também promove uma Campanha Solidária arrecadando durante a próxima semana itens de material escolar, tais como: lápis preto, borracha, apontador, caderno, lápis de cor, giz de cera, estojo e cola branca, os itens arrecadados serão entregues às famílias que mais precisam, integrando o projeto Colorindo o Futuro e que serão destinados à Assessoria de Juventude de Rio Claro.

Quem quiser contribuir, poderá fazê-lo nos horários de ensaios da Orquestra Sinfônica que acontecerão na próxima quinta, dia 8, das 9h às 12h, e das 14h às 17h, e também na sexta, dia 9, das 15h às 18h, no Centro Cultural "Roberto Palmari", quem contribuir, poderá assistir um trecho do ensaio da orquestra!

Facebook

Youtube

Atualmente mais de 525 mil mortos

fonte: CSSE, Johns Hopkins University (https://github.com/CSSEGISandData/COVID-19)

500 mil, por Camilo Riani

É como se toda a nossa cidade [Rio Claro] mais as cidades de Santa Gertrudes, de Cordeirópolis, de Ipeúna, de Corumbataí, de Iracemápolis, de Charqueada, de Analândia, de Águas de São Pedro, de Itirapina, de São Pedro, de Brotas, de Torrinha, de Santa Maria da Serra, de Dourado, de Ribeirão Bonito, de Conchal, e de Engenheiro Coelho, de Trabiju e de Boa Esperança do Sul desaparecessem do mapa.

Prof. José Alexandre de Jesus Perinotto
(atualizado pela Comissão Editorial em 29/06/2021)

Não apenas cidades desapareceram: avós, pais, irmãos, filhos e amigos que se foram.

Prof. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão

Vacina sim

Vacinados em Rio Claro (SP) até 05/07/21

UNESP Solidária
Rio Claro (SP):
ADOTE UMA CESTA

Bibiana Monson de Souza

Bernadete Benetti

UNESP

❤️ Contagie-se com a solidariedade e nos ajude a ajudar ao próximo ❤️

A campanha ADOTE UMA CESTA tem como objetivo arrecadar fundos que serão utilizados na compra de cestas básicas a serem destinadas a família carentes (ou que estão com alguma dificuldade em decorrência a pandemia do Covid-19) cadastradas na campanha Unesp Solidária. #unespRCpelaVida.

Para participar clique aqui

ou acesse pelo endereço

https://www.sharity.com.br/adote-uma-cesta--unesp-solidaria--rio-claro-sp-2?u=bd5c057697ad11eba2270a64e40af16e&n=3


Comissão Executiva Anti COVID-19da UNESP Campus de Rio Claro.


Mesmo
com as
Vacinas


Em plena fase vermelha no Estado e sobrecarga de hospitais em todo país,
disse uma aluna:

Quer sair: Quero.

Pode sair: Posso.

Vamos sair: Nem pensar.

Sábias palavras.

Painel COVID-19

Funcionalidade permite visualizar a progressão de casos e de novas internações por faixa etária. No gráfico inferior, as linhas representam variação re relação à semana anterior. Valores maiores que 1 significam crescimento.

+ Outras informações locais nos botões

Veja dados completos da evolução da pandemia em Rio Claro no Painel Covid-19

Como eu posso me proteger da Covid-19


Nunca é demais lembrar

O Brasil passou da triste marca de 250 mil mortes em decorrência da Covid-19. Nunca é demais lembrar as recomendações de saúde pública. Veja as orientações do epidemiologista Carlos Magno Fortaleza, da Unesp no vídeo: https://fb.watch/3LoerJ5iYk/

Facebook Unesp

Vacinas e suas atualizações

Diálogos Unesp RC

Diálogos Unesp RC entrevistou em 12/1/2021 o Prof. Osmar Malaspina sobre a importância da vacinação contra a Covid-19 disponível no canal dos Diálogos Unesp RC no Youtube.

Unesp pelas Vacinas

#unesppelavida

Vídeo novo da campanha Unesp pelas vacinas.

Mensagem da Unesp na campanha pelas vacinas aqui.

UNESP em Rio Claro

Unesp forma profissionais de alto nível, desenvolve pesquisas científicas essenciais, interage com a comunidade por meio de suas atividades de extensão e, ainda, injeta R$ 125 milhões ao ano na economia de Rio Claro

unesp

A UNESP – Universidade Estadual Paulista é um patrimônio do povo de Rio Claro e de São Paulo. Sua presença, há mais de 60 anos no município, tem impacto altamente positivo em vários aspectos da vida da cidade. A Universidade Pública, ao promover Educação de Qualidade, Pesquisas Científicas Fundamentais e Extensão Universitária para a Comunidade (e dinamizar a economia local), é uma estrutura estadual séria e comprometida com as boas práticas, que visa, sobretudo, a construção da verdadeira cidadania de que tanto o país necessita.

Por isso a UNESP conta com seu apoio e o da comunidade de Rio Claro em suas iniciativas.


Equipe de Divulgação do Comitê Executivo Anti-Covid
CEAC-UNESP/Rio Claro
19/10/2020

Covid19: recomendações seguras

Eduardo Kokubun
Adilson Roberto Gonçalves
Unesp

Na fase atual, todas as medidas para evitar a transmissão devem ser tomadas.

  • Ficar em casa se estiver doente

  • Usar máscaras em locais públicos ou quando estiver perto de pessoas que não moram com você, especialmente se as medidas de distanciamento social são difíceis de cumprir

  • Manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 m

  • Antes de sair, informar-se sobre medidas de prevenção extra que estão sendo tomadas no local de destino

  • Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos quando chegar no destino e em casa

  • Higienizar produtos de compras, sapatos, roupas e quaisquer objetos ANTES de entrar em sua casa

  • Evitar aglomerações e locais com alta taxa de ocupação

  • Evitar locais com baixa ventilação ou ambientes fechados

  • Evitar contato prolongado (maior do que 15 minutos) com outras pessoas principalmente de fora do círculo usual de relacionamento

  • Evitar locais onde as pessoas falam em voz alta, gritam ou cantam


UnespRCpelavida

Campanha de arrecadação da UNESP continua.

A campanha para apoio a vulneráveis com arrecadação de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, limpeza e agasalhos continua em andamento.

Os pontos onde os produtos podem ser doados são:

* Portaria da UNESP - Av 24-A, 1515
- Bairro Bela Vista.
* Pantoja Supermercados - Lojas 1 e 2
* Rotisserie DISK FRANGO Rio Claro - Av. 1, 503. Centro

Grupo Apoio Social
#UnespRCpelaVIDA

hashtags

#UnespRCpelaVIDA
#Atenda136
#FiqueEmCasa

Se quiser entrar em contato conosco utilize um dos canais a seguir

POR EMAIL
unesprcpelavida@gmail.com

POR FORMULÁRIO
Envie sugestões ou dúvidas preenchendo esse breve formulário

Como Citar

BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 119, julho 2021. Disponível em: https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/ed_anteriores/bac-119-06072021. Acesso em [dia / mês (abreviado) / ano]

Expediente - Boletim Anti-Covid

Diretor do Instituto de Biociências da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão

Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. Edson Denis Leonel

Presidente do CEAC-19:
Prof. Dr. José Roberto Gnecco

Editores:
Eduardo Kokubun
Eugenio Maria de França Ramos
Márcia Correa Bueno Degasperi
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves

Colaboradores:
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
Roberto Goitein
Suzi Berbet

Artes e diagramação:
Arianne Dechen Silva
Mateus Fernando Silva Sales

Lucas Massensini de Azevedo
Angela Ferraz

Vídeos (Lives e Mini-Lives)
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Felipe Renger Ré
Lucas Henrique Silvestrin
Osmar Malaspina

Sumário