Com os 2 novos casos registrados ontem (14/5) e outros 2 hoje, Rio Claro tem 25 casos confirmados com testes moleculares e 23 com testes rápidos.
O número de óbitos continua estacionado em 8.
Prof Eduardo Kokubun
UNESP Rio Claro
O Sars-Covid2 é um vírus que se espalha com a mobilidade das pessoas. Chegou ao Brasil pelos voos internacionais, espalhou pelos voos domésticos e está caminhando ao interior pelas estradas. Da capital, chega com 15 dias de atraso no interior de São Paulo. O vai e vem de pessoas nas cidades completa o serviço. Quando você vai para a rua, para o trabalho, compras, lazer e encontra com outras pessoas há a chance de você transportar o vírus e também ser contagiado. Cada pessoa com o vírus pode transmitir para outras duas.
Sua casa, que seria o porto seguro, é uma ameaça. E muito séria. Se você pegou o vírus, pode passar para outros.
Na China, nos Estados Unidos, na Alemanha, muita gente foi contaminada por quem voltou da rua. Relaxou ao entrar em casa, esqueceu da nova higiene. Melhor não sair, assim você não trás o vírus para casa.
Este vírus é novo, mas a ciência aprendeu com o de outras epidemias e pandemias. Sem controle, o número de doentes cresce. Ou melhor, multiplica: no Brasil a cada 11 dias, o número de mortes duplica (já foi pior). Ontem 13/05/2020, uma quarta-feira, tínhamos pouco mais de 13 mil mortes no Brasil. Se você pegar a Covid e tiver que internar hoje, ficará 2 semanas no hospital. Na alta, descobrirá que 18 mil pessoas não tiveram a mesma sorte que você. Morreu mais gente enquanto você ficou internado do que todos os dias de pandemia.
A ciência aprendeu que diminuindo a mobilidade em 60% o número de casos e de mortes pára de crescer. Menos gente em casa, ao contrário faz o número de casos crescer. Se os hospitais estiverem lotados, não haverá vaga para você ser tratado. Terá que conviver com a sensação de afogamento no seco: seu pulmão ser esforça, você se cansa, e ainda assim, falta-lhe oxigênio. Sem tratamento os mortos aumentam. Se mais gente ficar em casa, as vagas vão abrir e você será atendido.
Para nós do interior do Estado, tudo parece mais calmo. A capital e o litoral, coitados, estão sofrendo. Com os leitos quase lotados, se a grande São Paulo não reduzir a mobilidade, pacientes serão transferidos para leitos no interior. Se estes lotarem, irão ainda mais para o interior, que tem menos vagas. E menos vagas vão sobrar no interior.
A doença vem vindo como aquela encomenda por reembolso que você rastreia: saiu da loja no exterior, chegou na capital do estado, foi para o centro de distribuição e chegou na cidade, da central da cidade foi para o entregador, até chegar em casa.
Eu disse lá no começo, o vírus vem pelas estradas: com quinze dias de atraso. O que temos na grande São Paulo hoje, é o que teremos daqui a 15 dias. Posso estar errado. No que você aposta?
Video de entrevista disponível em https://www.facebook.com/tvclaret/videos/653232258860198/
Com exercício de imaginação, podemos começar a pensar nas mudanças de hábitos e rotinas para um NOVO normal ... Essa matéria sugere como uma simples refeição fora de casa poderá se tornar um labirinto.
https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/de-estufa-a-parede-de-plastico-como-restaurantes-reabrem-apos-covid-19/
Reportagem descrevendo as etapas dos testes sendo realizados no Instituto Adolfo Lutz de Rio Claro com equipamentos em parceira com a Unesp.
26 cidades da região serão beneficiadas.
Agência FAPESP
Projeções feitas com um modelo matemático desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) indicam que a adoção de lockdown obrigatório no Estado de São Paulo será inevitável caso o nível de isolamento social não suba significativamente nas próximas semanas, começando já nesta terça-feira (12/05).
Matéria completa [clique aqui]
Se pensarmos em vida, nossa relação com as pessoas atingidas pela COVID-19 mudará. Memorial criado em homenagem às vítimas do Covid-19 tenta traduzir alguns lampejos daqueles que se foram.
Dá voz à dor por meio de relatos de amigos e familiares.
Para celebrar a vida
https://inumeraveis.com.br/
Idealizador: artista Edson Pavani
A ideia também inspirou Bráulio Bessa e Chico César em forma de música. Confira aqui.
Atualmente, muitas profissões estão abaladas com as dificuldades de oferecer seus serviços. Essa situação também acontece com os artistas. A página do Facebook do programa Sr. Brasil da TV Cultura faz campanha para os músicos conseguirem seguidores e poderem monetizar com o Youtube através das hashtags: #tudovaidarcerto #ficaemcasa #srbrasil
“Um pedido muito especial a todos amigos do Facebook que também possuem contas no YouTube!A ideia é ajudarmos os artistas a alcançar mais de 1000 inscritos no YouTube para monetizar o canal, significa que o YouTube irá começar a pagar por cada visualização.Nós do Sr. Brasil vamos aderir … publicaremos os canais de artistas parceiros e pedimos que quem puder compartilhe essa idéia. Musica faz bem !”
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/user/SrBrasilTVCultura
Vale a pena colaborar e assistir o programa!!!
A Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas da Unesp, Campus de Dracena inaugurou um podcast nesse período de quarentena para estar mais próxima da comunidade.
BibliotecaNo episódio de 12 de maio, o Dr. Fábio Rosas, bibliotecário da FCAT, foi convidado para falar sobre os recursos digitais disponíveis pela Coordenadoria Geral de Bibliotecas da Unesp de uma forma bem descontraída.
Na sua fala, Dr. Fábio destaca o vídeo desenvolvido pela Biblioteca do campus de Rio Claro:
Como utilizar a biblioteca à distância? link aqui
Fala também do guia elaborado por um grupo de bibliotecários da Rede de Bibliotecas da Unesp com participação de bibliotecária de Rio Claro:
Guia de fontes de informação, produtos e serviços digitais das bibliotecas da Unesp link aqui
Ouça o podcast aqui
A seguir o texto da descrição do episódio elaborado pelo Prof. Dr. Ricardo da Fonseca.
Esse episódio está divido em quatro partes:
1. Caixa de Correio: Agradecemos as mensagens recebidas, respondemos algumas delas e fornecemos nossos contatos;
2. É Sério!?: Notícias e informações de última hora sobre a Unesp e a FCAT.
3. Papo-cabeça: Um assunto importante e de interesse direto da FCAT é tratado por mim e, às vezes, algum(ns) convidado(s).
4. Quarentena dos meus Sonhos: Indicações para uma quarentena mais divertida, agradável e com menos tédio e angústia.
Tempos: Perguntas Iniciais: 00:00 Introdução: 00:43 Caixa de Correio: 02:46 É Sério!?: 08:24 Papo-cabeça: 12:09 Quarentena dos meus Sonhos: 30:56 Despedida: 37:13
Contato:
Texto: podcastfcat@gmail.com
Áudio: anchor.fm/podcastfcast Instagram (desktop): instagram.com/podcastfcast
Instagram (app): @podcastfcast
obs: Muiiiiito melhor se ouvido com fones de ouvido.
Links do episódio: Teleacolhimento: https://www2.unesp.br/portal…
Instruções para configuração de rede VPN: www.unesp.br/vpn
CGB (Coordenadoria Geral de Bibliotecas): www.unesp.br/cgb
Como utilizar a biblioteca à distância (vídeo): https://www.youtube.com/watch?v=qZ4fj53opYs&feature=emb_logo Biblioteca - Dracena: www. dracena.unesp.br/bdr
Cientirinhas (indicação do prof. Paulo Renato): http://dragoesdegaragem.com/cientirinhas/ PHD Comics (indicação do prof. Paulo Renato): http://phdcomics.com/ Músicas: Follow the Road - Josh Woodward :https://www.joshwoodward.com/song/FollowtheRoad Song from a Secret Garden - Secret Garden You Raise me Up - Celtic Woman Orinoco Flow - Enya Only Time - Enya Imagens: Biblioteca com celular: Bandeira vetor criado por vectorpouch - br.freepik.com --- Send in a voice message: https://anchor.fm/podcastfcast/message
Vale a pena conferir!!!
BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 13, maio 2020. Disponível em:
https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/ed_anteriores/bac-13-15052020. Acesso em [dia / mês (abreviado) / ano]