Adilson Roberto Gonçalves
IPBEN Unesp Rio Claro
O método numérico de interações sucessivas permite a solução de equações que não possuem uma solução algébrica, ou seja, não podem ser determinadas diretamente usando uma fórmula em que basta usar coeficientes já existentes na própria equação. Um exemplo de fórmula simples é a de Bhaskara, usada para resolver toda equação do segundo grau (figura).
Interações sucessivas são possíveis devido ao advento dos computadores que fazem as continhas – nada mais do que por tentativa e erro – em velocidade que permite uma solução em segundos ou minutos para casos mais corriqueiros. O princípio é que de uma interação para outra a diferença numérica vai diminuindo até chegar ao ponto em que uma não se diferencia da outra, dentro de um limite pré-estabelecido. Conclui-se que a resposta numérica foi alcançada. Um desses métodos – o de Euler – é mostrado no filme Estrelas Além do Tempo (Hidden Figures, no original), de 2016, dirigido por Theodori Melfi, baseado na história real de três matemáticas norte-americanas negras que atuaram no início da exploração espacial. A personagem de Katherine G. Johnson, interpretada pela atriz Taraji P. Henson, apresenta o método para resolver o cálculo da órbita do astronauta. Uma excelente combinação de cinema, história e ciência, ainda que não seja um documentário com necessidade de total adesão aos acontecimentos (mais informações em https://www.imdb.com/title/tt4846340/?ref_=nv_sr_srsg_0).
Orientando um aluno de engenharia no início dos anos 2000, deparamos com um cálculo de cinética química que chegou em uma equação do terceiro grau. Prontamente ele aplicou o conhecimento matemático e apresentou a solução. Comentei que, para aquele caso específico, havia solução algébrica semelhante à fórmula de Bhaskara, fato que ele desconhecia. Tive de buscar em uma enciclopédia a prova do que falava, pois tal recurso não é mais mostrado aos alunos e à época o Google não era tão completo como hoje. Por outro lado, usar o método numérico, hoje, é muito mais rápido do que a substituição de coeficientes na fórmula de solução de uma equação cúbica. História da ciência e como o conhecimento evolui são ferramentas importantes porque nem sempre teremos a tecnologia disponível para resolver problemas.
Eduardo Kokubun
Unesp
Em um mês, de 15/06 a 15/07, todos os números da pandemia despencaram em Rio Claro. A média móvel de novos casos retrocedeu 70%, de 117 para 35 por dia, a de internações de 168 a 76, cravando queda de 55%. Óbitos que demoram um pouco mais para recuar despencaram 78% entre 22/06 e 15/07. A velocidade da queda impressiona, porém, já vimos este filme antes. Na primeira onda, tivemos um repique parecido com este: em setembro do ano passado, a média diária de novos casos despencou 76%, de 67 a 16 casos. A diferença fica por conta do tamanho da pandemia. O bolo que murcha agora era muito maior do que o do ano passado: 117 x 67 casos diários. Daqui, tiramos a primeira lição: a pandemia desacelerou, porém, o patamar ainda está alto e não se extinguiu. É necessário mais algumas semanas com essa tendência para Rio Claro ter o controle da situação. Baixo risco de transmissão, conforme dita a última orientação da OMS, só quando baixarmos de 20 casos semanais por 1000 habitantes. Traduzindo para Rio Claro, 5 ou menos casos novos por dia.
Aprendemos com a pandemia que a transmissão do vírus dá alguns soluços. Vez ou outra, surgem episódios de transmissão que expandem repentinamente e cessam. Feriados prolongados são propícios para o surgimento dessas bolhas. Estamos assistindo uma dessas bolhas estourar.
Outra coisa que ajuda é o avanço da vacinação. Um em cada cinco rioclarenses está totalmente imunizado com as duas doses ou vacina de dose única. Mais da metade da população já recebeu a primeira dose. Vacinas servem para diminuir a chance de você desenvolver formas mais graves da doença, principalmente naqueles mais vulneráveis. A imunização em Rio Claro vem cumprindo seu papel, reduzindo mortes e internações. Mas é necessário avançar até alcançar pelo menos 70% da população com imunização completa. Espera-se que quando essa proporção for alcançada, a transmissão da doença fique muito rara.
Dada a dimensão que a pandemia alcançou é possível que a covid-19 se torne endêmica. Poderá rondar o ar que respiramos por um longo tempo. O controle de sua disseminação e das variantes só será alcançada quando parte expressiva da população mundial estiver imunizada. O Reino Unido passa por isso. Foi um dos países que imunizou sua população mais rapidamente e pode desfrutar de um relaxamento das medidas de proteção. Porém, a chegada da variante delta pode jogar água na cerveja dos pubs londrinos. Hoje, um em cada quatro habitantes do planeta recebeu alguma dose de imunizante. A distribuição é muito desigual, com apenas 1% da população de países pobres vacinados.
Enquanto a imunização completa da população não é alcançada, precisamos continuar com a prevenção. Mais ainda, está na hora de tomar providências para evitar surtos, epidemias e pandemias futuras. O normal de amanhã será diferente daquele que conhecíamos até 2019.
José Alexandre Perinotto
UNESP
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 189.024.605 contaminados e 4.068.772 mortos no mundo. No Brasil são 19.262.518 contaminados e 538.942 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.
O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 3,54 bilhões. No Brasil são 119.601.061 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e da VEJA (nacional).
JOGOS POLÊMICOS
Apesar da pandemia – e de protestos –, Tóquio receberá os Jogos Olímpicos a partir do dia 23 de julho. O maior evento do esporte acontecerá com estádios e ginásios vazios e será tomado por desafios devido à Covid-19. Reportagem da VEJA desta semana mostra que não há uma resposta única para a manutenção da Olimpíada, mas uma delas não tem nada de especificamente nipônico: o dinheiro. Se o torneio fosse cancelado, as perdas estimadas chegariam a 16 bilhões de dólares, com subtração de patrocínios e rompimento dos direitos de televisão. A cultura milenar japonesa também pode explicar a decisão de seguir em frente.
CURVA EM QUEDA
Apesar de ainda estar num patamar alto, a média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil segue em queda. Segundo levantamento da VEJA, a taxa está em 1.251,9, a menor desde o dia 1º de março, quando foi de 1.255,3. É o 19º dia seguido de recuo no índice. A média móvel de novos casos segue a mesma tendência. Em baixa desde 30 de junho, o índice atingiu o 16º dia consecutivo em declínio, maior período desde o início da pandemia, e está em 42.822,3. A avaliação comparativa determinada por infectologistas é de duas semanas. A variação de 15% para mais ou para menos é o ponto de inflexão para que se mude a tendência da pandemia.
ADIANTAR OU NÃO?
Ao menos dez estados e o Distrito Federal diminuíram o intervalo entre a primeira e a segunda dose das vacinas da Pfizer e de Oxford contra a Covid-19 de doze para oito a dez semanas. A decisão foi motivada pela chegada da variante Delta. Estudos recentes apontam para uma redução da proteção das vacinas contra a cepa e a importância de completar o esquema vacinal para garantir a proteção. Especialistas e autoridades de saúde, contudo, se opõem à antecipação. Para o infectologista Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, o mais importante no momento é avançar na aplicação da primeira dose. O Ministério da Saúde também recomenda manter o intervalo maior.
ANSIEDADE DE VOLTAR
Com o avanço da vacinação, as atividades têm retornado gradualmente. Mas, muita gente experimenta um misto de sentimentos que vão do alívio à angústia e ansiedade. Surge assim uma nova pergunta no pós-isolamento: como reconstruir conexões sociais? Matéria da VEJA mostra que alguns conselhos podem ser seguidos, como respeitar o tempo de retorno de cada um, perguntar no reencontro se a pessoa quer ser abraçada e conversar abertamente sobre limites e desconfortos, seja no trabalho, com amigos ou familiares. Manter a rotina de higiene também é importante e, por fim, procurar ajuda médica caso haja necessidade.
PÍLULAS DO ESTADÃO – Jornal “O Estado de São Paulo” – 16/07/2021
newsletter@e-mail.estadao.com.br
Doria com covid e Olimpíada em alerta
Depois de semanas com a agenda cheia e em campanha para as prévias presidenciais do PSDB, o governador paulista João Doria foi diagnosticado pela segunda vez com covid-19. Ele disse estar 'muito bem e disposto' e alertou sobre a importância da vacinação para evitar que a doença se agrave. Doria já tomou duas doses de imunizante e havia contraído o vírus pela primeira vez em agosto de 2020. Casos como o do tucano NÃO indicam ineficácia das vacinas.
No Japão, judocas brasileiros que já chegaram para os Jogos Olímpicos foram surpreendidos hoje pela notícia de um foco do coronavírus no hotel onde estão hospedados. A Editoria de Esportes do Estadão acompanha os primeiros passos do Time Brasil em cidades japonesas, com treinos e aclimatação. A Olimpíada começa daqui a 8 dias, em 23 de julho, com restrições maiores do que as previstas devido à recente alta de casos de covid.
Evento realizado em parceria do Instituto de Biociências da Unesp de Rio Claro com o Conselho Regional de Psicologia - Subsede em Campinas
Acompanhe em https://youtu.be/In7lRWZuOMA
Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
Canal Ciência é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) para levar a ciência brasileira a estudantes.
Traz seções temáticas, incluindo Covid-19, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e as Engenharias e também artigos das diversas áreas.
Possui a calçada da fama contemplando os notáveis brasileiros na ciência, como os nomes de Warwick Estevam Kerr, Antônio Cândido e muitos outros.
Ciência em Síntese é uma seção que traz resumos de textos de autoria de pesquisadores brasileiros nas áreas do conhecimento e também o assunto Covid-19 e a Ciencioteca com livros, revistas e jogos.
Vale a pena conferir.
Página: https://canalciencia.ibict.br/
Facebook: https://www.facebook.com/canalcienciaibict/
Twitter: https://twitter.com/canal_ciencia
fonte: CSSE, Johns Hopkins University (https://github.com/CSSEGISandData/COVID-19)
Prof. José Alexandre de Jesus Perinotto
(atualizado pela Comissão Editorial em 16/07/2021)
Prof. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Confira abaixo notícias
Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
Iniciativa multinacional aponta diretrizes para mitigar os impactos de espécies invasoras
14 de julho de 2021
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#gramínea#braquiária#espéciesexóticas#Contain#Fapesp#AlessandraFidelisUnesp lança oficialmente o calendário do Vestibular 2022
http://j1diario.com.br/unesp-lanca-oficialmente-o-calendario-do-vestibular-2022/
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#vestibular#calendário#SRVEBP#VUNESPSobre a proposta de titulação dos lotes em assentamentos rurais no estado de São Paulo: um debate urgente
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#grilagem#agriculturafamiliar#terraspúblicas#FernandoAmorimRosaBIÓLOGA IDENTIFICA ESPÉCIE DE SAPO QUE BRILHA SOB LUZ ULTRAVIOLETA EM SP
Com menos de dois centímetros, o “sapinho da neblina” foi estudado por pesquisadores da UNESP de Rio Claro
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#ThaisCondez#sapo#Brachycephalusibitinga#MataAtlântica#luzultravioleta#hiperossificaçãodérmica#sapinhodaneblina#anfíbio#InstitutoEcofuturoPequeno e brilhante, novo sapo é identificado no Parque das Neblinas
Espécie é mais uma das descobertas das pesquisas realizadas na reserva protegida em Taiaçupeba
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#ParquedasNeblinas#InstitutoEcofuturo#ThaisCondez#sapo#anfíbio#sapinhopingo-de-ouro#Brachycephalusibitinga#MataAtlântica#holótipo#sapinhodaneblina#PauloGroke#LeoMalagoliUnesp divulga calendário do vestibular 2022
https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/unesp-divulga-calendario-do-vestibular-2022/
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#vestibular#calendário#VUNESPNova espécie de sapo é descoberta em reserva ambiental da Suzano
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#ParquedasNeblinas#InstitutoEcofuturo#ThaisCondez#sapo#anfíbio#sapinhopingo-de-ouro#Brachycephalusibitinga#MataAtlântica#holótipo#sapinhodaneblina#PauloGroke#LeoMalagoliNova espécie de sapo que brilha sob luz ultravioleta é descoberta em SP
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#ThaisCondez#sapo#anfíbio#sapinhopingo-de-ouro#luzultravioleta#PauloGrokeVestibular 2022 da Unesp tem calendário divulgado oficialmente
https://fdr.com.br/2021/07/07/vestibular-2022-da-unesp-tem-calendario-divulgado-oficialmente/
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#vestibular#calendário#SRVEBP#VUNESPRio Claro (SP): privatização da educação avança
https://avaliacaoeducacional.com/2021/07/07/rio-claro-sp-privatizacao-da-educacao-avanca/
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#GrupodeEstudosePesquisasemPolíticaEducacional#GREPPE#educaçãomunicipal#educaçãobásica#legislaçãoO CÉU: UM ANTIGO LIVRO DE HISTÓRIAS
https://cidadeazulnoticias.com.br/o-ceu-um-antigo-livro-de-historias/
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#DemétrioTadeuCeccatto#astronomia#história#homemprimitivoUNESP Vestibular 2022: Inscrição a partir de 8 de setembro
https://www.blogdovestibular.com/vestibular/unesp-vestibular-2022-inscricao.html
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#vestibular#calendário#VUNESPBibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
UNESP
❤️ Contagie-se com a solidariedade e nos ajude a ajudar ao próximo ❤️
A campanha ADOTE UMA CESTA tem como objetivo arrecadar fundos que serão utilizados na compra de cestas básicas a serem destinadas a família carentes (ou que estão com alguma dificuldade em decorrência a pandemia do Covid-19) cadastradas na campanha Unesp Solidária. #unespRCpelaVida.
Para participar clique aqui
ou acesse pelo endereço
Comissão Executiva Anti COVID-19da UNESP Campus de Rio Claro.
Em plena fase vermelha no Estado e sobrecarga de hospitais em todo país,
disse uma aluna:
Quer sair: Quero.
Pode sair: Posso.
Vamos sair: Nem pensar.
Sábias palavras.
O Brasil passou da triste marca de 250 mil mortes em decorrência da Covid-19. Nunca é demais lembrar as recomendações de saúde pública. Veja as orientações do epidemiologista Carlos Magno Fortaleza, da Unesp no vídeo: https://fb.watch/3LoerJ5iYk/
Diálogos Unesp RC entrevistou em 12/1/2021 o Prof. Osmar Malaspina sobre a importância da vacinação contra a Covid-19 disponível no canal dos Diálogos Unesp RC no Youtube.
#unesppelavida
Vídeo novo da campanha Unesp pelas vacinas.
Mensagem da Unesp na campanha pelas vacinas aqui.
A UNESP – Universidade Estadual Paulista é um patrimônio do povo de Rio Claro e de São Paulo. Sua presença, há mais de 60 anos no município, tem impacto altamente positivo em vários aspectos da vida da cidade. A Universidade Pública, ao promover Educação de Qualidade, Pesquisas Científicas Fundamentais e Extensão Universitária para a Comunidade (e dinamizar a economia local), é uma estrutura estadual séria e comprometida com as boas práticas, que visa, sobretudo, a construção da verdadeira cidadania de que tanto o país necessita.
Por isso a UNESP conta com seu apoio e o da comunidade de Rio Claro em suas iniciativas.
Na fase atual, todas as medidas para evitar a transmissão devem ser tomadas.
Ficar em casa se estiver doente
Usar máscaras em locais públicos ou quando estiver perto de pessoas que não moram com você, especialmente se as medidas de distanciamento social são difíceis de cumprir
Manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 m
Antes de sair, informar-se sobre medidas de prevenção extra que estão sendo tomadas no local de destino
Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos quando chegar no destino e em casa
Higienizar produtos de compras, sapatos, roupas e quaisquer objetos ANTES de entrar em sua casa
Evitar aglomerações e locais com alta taxa de ocupação
Evitar locais com baixa ventilação ou ambientes fechados
Evitar contato prolongado (maior do que 15 minutos) com outras pessoas principalmente de fora do círculo usual de relacionamento
Evitar locais onde as pessoas falam em voz alta, gritam ou cantam
A campanha para apoio a vulneráveis com arrecadação de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, limpeza e agasalhos continua em andamento.
Os pontos onde os produtos podem ser doados são:
* Portaria da UNESP - Av 24-A, 1515
- Bairro Bela Vista.
* Pantoja Supermercados - Lojas 1 e 2
* Rotisserie DISK FRANGO Rio Claro - Av. 1, 503. Centro
Grupo Apoio Social
#UnespRCpelaVIDA
#UnespRCpelaVIDA
#Atenda136
#FiqueEmCasa
POR EMAIL
unesprcpelavida@gmail.com
POR FORMULÁRIO
Envie sugestões ou dúvidas preenchendo esse breve formulário
BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 121, julho 2021. Disponível em: https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/ed_anteriores/bac-121-16072021. Acesso em [dia / mês (abreviado) / ano]
Diretor do Instituto de Biociências da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. Edson Denis Leonel
Presidente do CEAC-19:
Prof. Dr. José Roberto Gnecco
Editores:
Eduardo Kokubun
Eugenio Maria de França Ramos
Márcia Correa Bueno Degasperi
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Colaboradores:
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
Roberto Goitein
Suzi Berbet
Artes e diagramação:
Arianne Dechen Silva
Mateus Fernando Silva Sales
Lucas Massensini de Azevedo
Angela Ferraz
Vídeos (Lives e Mini-Lives)
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Felipe Renger Ré
Lucas Henrique Silvestrin
Osmar Malaspina