Na quinta-feira, dia 7 de janeiro de 2021, superamos a marca de 200.000 brasileiros que perderam a vida em casos da COVID-19 desde o início do ano de 2020, segundo estatísticas oficiais.
Prof. José Alexandre de Jesus Perinotto
Eduardo Kokubun.
Unesp
A Vigilância Epidemiológica optou por utilizar o modelo de vacinação anual contra a gripe para a nova companha contra a Covid-19. Desde o lançamento da campanha, duas novas unidades de vacinação foram acrescentadas além da distribuição de doses a convênios de saúde. A quantidade de doses disponibilizadas ao município e ajustes na estratégia possibilitou ampliar a cobertura de pessoas com mais de 80 anos, antecipando-se à meta do estado que prevê a cobertura de pessoas até 85 anos. Estima-se que pelo menos 1,2 mil moradores do município tenham sido beneficiados.
Com 10.102 doses aplicadas até ontem e 950 previstas para esta sexta-feira, Rio Claro atinge 5,5% da população com a primeira dose da vacina contra o coronavírus.
O plano de imunização do município previa alcançar inicialmente 7.540 profissionais de saúde, seguido de 25.897 pessoas com idade de 60 anos ou mais. Nesta quinta e sexta-feira, a meta do município era de vacinar 2452 idosos acima de 80 anos: ontem foram vacinados 2018 restando 434 para esta sexta-feira. Com a vacinação desta sexta-feira 12/02 a meta foi superada.
As equipes de vacinação foram reforçadas frente à grande procura na quinta-feira. A UBS da Av 29, onde houve o maior fluxo, atendeu 444 idosos, cerca de 22% das pessoas no dia. Com equipes reforçadas, nesta sexta-feira, a vacinação transcorreu normalmente, informou a Fundação Municipal de Saúde.
A campanha prosseguirá sob demanda espontânea nas Unidades, conforme a liberação de doses pelo Governo do Estado.
O inquérito sorológico é realizado pela Prefeitura Municipal de São Paulo, que em 12/02/2021 divulgou os resultados da segunda fase. A prevalência de 13,9% da população infectada está muito abaixo da imunidade coletiva, e permanece estável em relação aos dados de janeiro.
A prevalência cresce em domicílios com maior número de moradores: 12,6% naqueles com um ou dois moradores, 12,1% naqueles com 3 ou 4 pessoas e 19,3% naqueles com 5 ou mais pessoas.
A máscara é utilizada regularmente por 95,2% das pessoas.
#unesppelavida
Vídeo novo da campanha Unesp pelas vacinas.
Mensagem da Unesp na campanha pelas vacinas aqui.
* Mariana Milan
UNESP
Talvez você tenha se deparado com alguns eventos sobre mulheres cientistas nos últimos dias. Esse alvoroço em torno da legião feminina tem um motivo especial: no dia 11 de fevereiro comemora-se, desde 2015, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, data instituída pela Assembleia das Nações Unidas. Não é novidade que historicamente as mulheres foram excluídas de diversos processos, espaços e instituições sociais e vêm adquirindo voz com o avanço das lutas feministas pela equidade de gênero atravessadas pelas lutas dos grupos minoritários. Nos últimos anos, diversas pesquisas levantaram a questão das desigualdades no ambiente acadêmico mostrando a impressionante diferença ente o número de homens e mulheres nas áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), principalmente no decorrer da carreira, elencando alguns fatores que podem levar às disparidades entre o grupo social dominante (homens brancos, cis, héteros, etc.) e as chamadas minorias sociais . Você pode ler algumas pesquisas e textos sobre o assunto logo abaixo, nas sugestões. O objetivo não se limita a encarar as dificuldades como empecilhos, mas também encontrar no reconhecimento desses obstáculos e na inspiração em trajetórias de mulheres que os superaram um estímulo para prosseguir nesse caminho conflituoso e repleto de encantamentos. Para contribuir com a ampliação deste debate tão importante no meio científico e com a sociedade, compartilho alguns eventos, grupos e entidades que se dedicam a essas questões. Um deles está em Rio Claro, você sabia? O grupo 500 Mulheres Cientistas faz parte do projeto internacional 500 Women Scientists como um de seus múltiplos braços organizados em pods (núcleos) locais. Em Rio Claro, essa iniciativa ganhou força em meados do ano passado a partir da ecóloga Dra. Milene Alves-Eigenheer, criadora da página de divulgação “Eco et al.”. O pod de Rio Claro está de portas abertas para você, mulher cientista, que deseja conhecer, aprender, discutir e contribuir com as iniciativas locais para a promoção da diversidade nas ciências. Quer saber mais? Basta acessar este link: https://500womenscientists.org/pods, clicar em “join or start a pod” e encontrar o pod de Rio Claro seguindo os passos indicados. Outros grupos espalhados pelo país (e pelo mundo!) estão em universidades, instituições de pesquisa e sociedades científicas promovendo alguns programas de incentivo às mulheres nas ciências como o Prêmio Carolina Bori (SBPC), CAPES e CNPq, ou atuam de forma independente como o “Mulheres na Ciência” - um site colaborativo de mulheres cientistas. Hoje em dia são tantas iniciativas e projetos incríveis que não serei capaz de elencar todos aqui. O grupo das Mulheres no IFT (Instituto de Física Teórica da Unesp) começou um levantamento desses projetos no âmbito nacional a fim de criar um banco de dados e deve divulgá-lo futuramente.
Se você está curiosa ou curioso, pode encontrar alguns eventos e sugestões de leituras, vídeos e podcasts aqui:
- 08 a 12/02 Masterclass Internacional de Física de Partículas - feminino (SPRACE)
- 10 a 12/02 Fiocruz comemora: Mulheres e Meninas na ciência
- 10 a 12/02 I Semana de Mulheres na Ciência e Tecnologia - CAECA UFLA
- 13/02 Oficina Ciência e Mulheres Cientistas para crianças de 7 a 13 anos
- 13/02 Oficina Formação e Carreira científica para meninas de 13 a 17 anos
- Livro de passatempos - Cientistas negras: brasileiras
- Mulheres e ciência: uma história necessária
- Projeto Meninas e Mulheres na Ciência
- Podcast Meninas nas Ciências Exatas, Engenharia e Computação
- Revista mulheres na Ciência #1, 2019
- Elsevier Final Report “Gender in the Global Research Landscape”
- Inspiring the Future - Redraw the Balance
- Mulheres na Física: por que tão poucas?
* Mariana Milani, estudante de Física na Unesp Campus Rio Claro e integrante do coletivo AstroLábia sobre estudos do universo.
@prefeituraderioclarosp
Diálogos Unesp RC entrevistou em 12/1/2021 o Prof. Osmar Malaspina sobre a importância da vacinação contra a Covid-19. O vídeo está disponível no canal dos Diálogos no Youtube.
A UNESP – Universidade Estadual Paulista é um patrimônio do povo de Rio Claro e de São Paulo. Sua presença, há mais de 60 anos no município, tem impacto altamente positivo em vários aspectos da vida da cidade. A Universidade Pública, ao promover Educação de Qualidade, Pesquisas Científicas Fundamentais e Extensão Universitária para a Comunidade (e dinamizar a economia local), é uma estrutura estadual séria e comprometida com as boas práticas, que visa, sobretudo, a construção da verdadeira cidadania de que tanto o país necessita.
Por isso a UNESP conta com seu apoio e o da comunidade de Rio Claro em suas iniciativas.
Na fase atual, todas as medidas para evitar a transmissão devem ser tomadas.
Ficar em casa se estiver doente
Usar máscaras em locais públicos ou quando estiver perto de pessoas que não moram com você, especialmente se as medidas de distanciamento social são difíceis de cumprir
Manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 m
Antes de sair, informar-se sobre medidas de prevenção extra que estão sendo tomadas no local de destino
Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos quando chegar no destino e em casa
Higienizar produtos de compras, sapatos, roupas e quaisquer objetos ANTES de entrar em sua casa
Evitar aglomerações e locais com alta taxa de ocupação
Evitar locais com baixa ventilação ou ambientes fechados
Evitar contato prolongado (maior do que 15 minutos) com outras pessoas principalmente de fora do círculo usual de relacionamento
Evitar locais onde as pessoas falam em voz alta, gritam ou cantam
A campanha para apoio a vulneráveis com arrecadação de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, limpeza e agasalhos continua em andamento.
Os pontos onde os produtos podem ser doados são:
* Portaria da UNESP - Av 24-A, 1515
- Bairro Bela Vista.
* Pantoja Supermercados - Lojas 1 e 2
* Rotisserie DISK FRANGO Rio Claro - Av. 1, 503. Centro
Grupo Apoio Social
#UnespRCpelaVIDA
#UnespRCpelaVIDA
#Atenda136
#FiqueEmCasa
POR EMAIL
unesprcpelavida@gmail.com
POR FORMULÁRIO
Envie sugestões ou dúvidas preenchendo esse breve formulário
BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 80, fevereiro 2021. Disponível em: https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/ed_anteriores/bac-82-12022021. Acesso em [dia / mês (abreviado) / ano]
Diretor do Instituto de Biociências da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. Edson Denis Leonel
Presidente do CEAC-19:
Prof. Dr. José Roberto Gnecco
Editores:
Eduardo Kokubun
Eugenio Maria de França Ramos
Márcia Correa Bueno Degasperi
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Colaboradores:
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
Roberto Goitein
Artes e diagramação:
Arianne Dechen Silva
Mateus Fernando Silva Sales
Lucas Massensini de Azevedo
Angela Ferraz
Vídeos (Lives e Mini-Lives)
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Felipe Renger Ré
Lucas Henrique Silvestrin
Osmar Malaspina