Eduardo Kokubun
Unesp
A onda Ômicron que alcançou em Rio Claro o pico de 1.820 casos na semana entre 10 e 16/01/2022 continuou a recuar até a semana que antecedeu o Carnaval: cedeu 89,5% em 6 semanas. Internações e óbitos acompanham a trajetória de novos casos diminuindo 86% e 75% respectivamente em 5 e 4 semanas.
O recuo da onda é uma boa notícia, porém a transmissão permanece elevada (191 casos entre 21 e 27/02/2022) quando comparada com a semana que antecedeu o Natal (29 casos). Por enquanto o município, o estado de São Paulo e o Brasil caminham para retomar o controle do Sars-Cov2 que nos castiga há dois anos. A transmissão se aproxima de níveis aceitáveis e a vacinação diminui o risco de infectados desenvolverem formas mais graves da doença.
Se uma nova variante não nos surpreender podemos entrar no novo normal. Assim como hoje é normal ter água e esgoto tratados, temos que garantir que o ar que respiramos seja saudável. Não apenas livre de poluentes químicos e particulados, mas também livre de vírus e bactérias que transmitem doenças.
Adilson Roberto Gonçalves
IPBEN Unesp Rio Claro
O gráfico mostra dados do número de mortes por Covid-16 (reportados por milhão de pessoas) em função da cobertura vacinal completa (em %). São informações de dois meses atrás relativos somente aos países europeus, mas o comportamento é semelhante para o resto do mundo (https://www.tudocelular.com/tech/noticias/n184468/coronavirus-relacao-vacina-morte-covid-19-mundo.html).
Cada ponto corresponde a um país. A compilação foi feita a partir de dados do cientista político Ian Bremmer em sua conta do Twitter (@ianbremmer). A correlação entre a maior porcentagem de vacinados e o menor índice de mortes por Covid-19 é evidente, mas é interessante analisar dois pontos.
A predição sobre a queda de mortalidade pela vacinação não é automática nem confiável, pois o conjunto de dados (28, neste caso) é que leva à correlação. Nota-se que há dois países, com coberturas vacinais completas idênticas (Finlândia e Lituânia), mas com índice de mortalidade totalmente opostos. A equação de correlação retirando esses dois pontos permanece praticamente a mesma. Ou seja, se não existisse dados para esses dois países e fosse aplicada a previsão, chegaríamos em valores totalmente equivocados para ambos. No mais, é uma característica epidimiológica a ser avaliada: vacinar salva vidas. O negacionista que apostar em ficar no ponto da Finlândia (ponto verde), ou seja, vacinar pouco e com poucas mortes, pode cair no lado da Lituânia (ponto vermelho), com um número muito maior de vidas perdidas.
O outro aspecto é o caráter linear de tal correlação, mostrada pela reta preta inclinada no gráfico entre os pontos. Ela não é necessariamente aderente aos pontos em todas as porcentagens analisadas. Em fenômenos naturias, a linha reta é sempre a primeira escolha, não porque seja comum, mas porque é mais fácil de lidar matematicamente. Mesmo em outros processos que são exponenciais, procura-se fazer a linearização das informações por meio de transformações matemáticas simples, aprendidas na educação básica, tal como graficar o logaritmo do número. No caso vemos que para a região com vacinação completa acima de 60%, há pouca correlação entre valores, os pontos ficam dispersos (pontos dentro do retângulo verde). Ou seja, com boa cobertura vacinal, as mortes não são determinadas apenas pela falta de imunização. Por outro lado, com baixa vacinação, a relação direta e linear com a perda de vidas é mais evidente (região destacada pelo retângulo vermelho no gráfico).
Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
A Livraria Unesp Móvel marcará presença na próxima semana em Rio Claro, de 7 a 12 de março.
Na ocasião, a livraria itinerante vai oferecer 30% de desconto nos livros da Editora Unesp e 10% nas publicações das demais editoras.
Montada sobre um caminhão-baú e com área útil de 20 metros quadrados, a Livraria Unesp Móvel é um equipamento cultural concebido para circular por todo o país, levando livros a lugares carentes de livrarias e bibliotecas, além de participar de eventos de destaque do mundo da cultura e da leitura.
O projeto reflete a visão da Editora Unesp de que o incentivo à leitura é parte importante da difusão do conhecimento e pode assim contribuir para a transformação de uma cidade, de um Estado e de um país.
Serviço
Livraria Unesp Móvel em Rio Claro
Data: 7 a 12 de março de 2022
Horário: das 9h às 18h
Local: Jardim Público Central (Rua 3) | Em frente a Caixa | Rio Claro | SP
Descontos: 30% nos livros da Editora Unesp, 10% nos das demais editoras
Contato com a Livraria Unesp Móvel - E-mail: livrariamovel.editora@unesp.br
Facebook: https://www.facebook.com/livrariamovel/
Ótima oportunidade para atualizar a sua bibliografia.
Cidades brasileiras (e no mundo) passam a exigir certificado de vacinação contra a Covid-19 para frequentar alguns lugares.
Alguns países que exigem vacinação para entrada aceitam esse certificado.
O certificado está disponível no site Conecte SUS (https://conectesus-paciente.saude.gov.br/menu/home) ou pelo aplicativo para celulares Android ou iOS.
Ou, se você for morador do Estado de São Paulo, pelo aplicativo do Poupa Tempo Digital.
Foto: unesp.br
Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
Para garantir a retomada das atividades presenciais de forma segura, ações estão sendo estabelecidas, como o encaminhamento dos comprovantes de vacinação dos funcionários técnico-administrativos e docentes e o preenchimento do inquérito de sintomas diário para os que irão cumprir as atividades de forma presencial dentro do Plano de Retomada das Atividades Presenciais da Unesp.
O acompanhamento dos indicadores selecionados pela Reitoria para direcionar o início e o avanço dessa nova fase, além da atenção a todas as medidas sanitárias amplamente divulgadas estão presentes também.
O preenchimento do inquérito de sintomas é parte importante de todo o processo. Colabore!!
Nesse sentido, podemos garantir o bem estar de todos.
Confira abaixo notícias
Rio Claro tem mais de 61 mil pessoas com alguma dose da vacina contra Covid atrasada
Prefeitura tem feito apelo aos moradores, para que procurem os postos de vacinação, e intensificado ações de busca ativa.
#rioclaro #unesprioclaro #unesprc #unesp #Fundação Municipal de Saúde #vacina #Covid-19 #vacinação #Suzi Berbert #buscaativaEstudo da Unesp aponta que Rio Claro teria 374% mais óbitos por Covid sem vacinação
#rioclaro #unesprioclaro #unesprc #unesp #Covid-19 #vacinação #Ômicron #EduardoKokubunPresidente da Comissão Científica da FPJudô recebe certificado de pós-doutorado da Unesp
#rioclaro #unesprioclaro #unesprc #unesp #AlexandreJanottaDrigo #judô #pós-doutorado #SamueldeSouzaNeto #CAPES #ciênciadamotricidade #educaçãofísica #UnicampSaúvas surgiram há 8,5 milhões de anos e podem ter se beneficiado da expansão do Cerrado, indica estudo
No entanto, a recente expansão da agropecuária na região parece estar afetando negativamente a biodiversidade desses insetos
#rioclaro #unesprioclaro #unesprc #unesp #saúva #cerrado #Brasil #Argentina #EstadosUnidos #formiga #agropecuária #biodiversidade #mesoamérica #CorinaBezerra #MaurícioBacciJúnior #Fapesp #NationalScienceFoundation #ProgramaBIOTA-FAPESP #fungos #Ceis #quenquém #saúvapreta #LivroVermelhodaFaunaBrasileiraAmeaçadadeExtinçãoDisposição: como recuperar a boa forma após enfrentar a covid-19
https://www.fashionbubbles.com/saude/disposicao-apos-a-covid-19/
#rioclaro #unesprioclaro #unesprc #unesp #pós-covid-19 #boaforma #Ômicron #covid-19 #sequelas #GiullianoEsperança #caminhada #mulheresAvanço da agricultura no Cerrado favorece as saúvas
https://www.agrolink.com.br/noticias/avanco-da-agricultura-no-cerrado-favorece-as-sauvas_462747.html
#rioclaro #unesprioclaro #unesprc #unesp #agricultura #cerrado #saúvas #Brasil #Argentina #EstadosUnidos #formigas #agropecuária #biodiversidade #insetos #SystematicEntomology #mesoamérica #CorinaBezerra #MaurícioBacciJúnior #Ceis #formigascortadeiras #fungos #quenquém #saúvapreta #LivroVermelhodaFaunaBrasileiraAmeaçadadeExtinçãoContribuição de @clorofreela
fonte: CSSE, Johns Hopkins University (https://github.com/CSSEGISandData/COVID-19)
É como se toda a nossa cidade [Rio Claro] mais as cidades de Santa Gertrudes, de Cordeirópolis, de Ipeúna, de Corumbataí, de Iracemápolis, de Charqueada, de Analândia, de Águas de São Pedro, de Itirapina, de São Pedro, de Brotas, de Torrinha, de Santa Maria da Serra, de Dourado, de Ribeirão Bonito, de Conchal, de Engenheiro Coelho, de Trabiju, de Boa Esperança do Sul, de Ribeirão Bonito, de Artur Nogueira e de Conchal desaparecessem do mapa.
Prof. José Alexandre de Jesus Perinotto
(atualizado pela Comissão Editorial em 03/03/2022)
Não apenas cidades desapareceram: avós, pais, irmãos, filhos e amigos que se foram.
Prof. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
No sábado, dia 07 de outubro de 2021,
superamos a marca de 600.000 brasileiros
que perderam a vida em casos reconhecidos da COVID-19
desde o início do ano de 2020.
Tomar todas as doses de vacina
Ficar em casa se estiver doente
Usar máscaras em locais públicos ou quando estiver perto de pessoas que não moram com você, especialmente se as medidas de distanciamento social são difíceis de cumprir
Manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 m
Antes de sair, informar-se sobre medidas de prevenção extra que estão sendo tomadas no local de destino
Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos quando chegar no destino e em casa
Evitar aglomerações e locais com alta taxa de ocupação
Evitar locais com baixa ventilação ou ambientes fechados
Evitar contato prolongado (maior do que 15 minutos) com outras pessoas principalmente de fora do círculo usual de relacionamento
Evitar locais onde as pessoas falam em voz alta, gritam ou cantam
Ajudar os mais necessitados
Veja as orientações do epidemiologista Carlos Magno Fortaleza, da Unesp no vídeo: https://fb.watch/3LoerJ5iYk/
Funcionalidade permite visualizar a progressão de casos e de novas internações por faixa etária. No gráfico inferior, as linhas representam variação re relação à semana anterior. Valores maiores que 1 significam crescimento.
Veja dados completos da evolução da pandemia em Rio Claro no Painel Covid-19
UNESP em Rio Claro
Unesp forma profissionais de alto nível, desenvolve pesquisas científicas essenciais, interage com a comunidade por meio de suas atividades de extensão e, ainda, injeta R$ 125 milhões ao ano na economia de Rio Claro
A UNESP – Universidade Estadual Paulista é um patrimônio do povo de Rio Claro e de São Paulo. Sua presença, há mais de 60 anos no município, tem impacto altamente positivo em vários aspectos da vida da cidade. A Universidade Pública, ao promover Educação de Qualidade, Pesquisas Científicas Fundamentais e Extensão Universitária para a Comunidade (e dinamizar a economia local), é uma estrutura estadual séria e comprometida com as boas práticas, que visa, sobretudo, a construção da verdadeira cidadania de que tanto o país necessita.
Por isso a UNESP conta com seu apoio e o da comunidade de Rio Claro em suas iniciativas.
A campanha para apoio a vulneráveis com arrecadação de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, limpeza e agasalhos continua em andamento.
Os pontos onde os produtos podem ser doados são:
* Portaria da UNESP - Av 24-A, 1515
- Bairro Bela Vista.
* Pantoja Supermercados - Lojas 1 e 2
* Rotisserie DISK FRANGO Rio Claro - Av. 1, 503. Centro
Grupo Apoio Social
#UnespRCpelaVIDA
#UnespRCpelaVIDA
#UseMascara
#EviteAglomeracoes
BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 158, março 2022. Disponível em: https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/ed_anteriores/bac-158-03032022. Acesso em [dia / mês (abreviado) / ano]
Diretor do Instituto de Biociências da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. Edson Denis Leonel
Presidente do CEAC-19:
Prof. Dr. José Roberto Gnecco
Editores:
Adilson Roberto Gonçalves
Eduardo Kokubun
Eugenio Maria de França Ramos
Márcia Correa Bueno Degasperi
Lucas Massensini de Azevedo
Massanori Takaki
Colaboradores:
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
Massanori Takaki
Suzi Berbet
Arianne Dechen Silva
Mateus Fernando Silva Sales
Angela Ferraz
Vídeos (Lives e Mini-Lives)
Adilson Roberto Gonçalves
Osmar Malaspina
Samuel Cardoso Ferreira
Renato Hoffmann