Na quinta-feira, dia 7 de janeiro de 2021, superamos a marca de 200.000 brasileiros que perderam a vida em casos da COVID-19 desde o início do ano de 2020, segundo estatísticas oficiais.
Prof. José Alexandre de Jesus Perinotto
Ferramenta permitirá auxiliar na produção de conteúdos e na divulgação de comentários adicionais tendo como diretriz aprofundar temáticas de interesse do
Boletim Anti COVID-19 da UNESP Rio Claro, no âmbito ação de divulgação da Comissão Executiva Anti-COVID19 da UNESP Campus de Rio Claro.
Sejam bem vindos e bem vindas para leitura dessas novas anotações, abertas ao público por meio do link a seguir
Eduardo Kokubun
UNESP
[atualizado às 11 h]
Enquanto corre uma guerra se uma vacina é melhor do que outra, um grupo de cientistas sugere que, a estratégia de implementação é mais importante do que a eficácia de cada produto.
Para a Covid-19, os cientistas estimam que é necessário ter 60 a 70% da população imunizada, ou porque já adquiriu e se curou da doença ou porque foi vacinada. Com os dados oficiais de 6.934 casos notificados, Rio Claro teria 3,4% confirmados oficialmente. Mas, sabe-se que há grande subnotificação de casos: se considerarmos que a covid-19 mata em média 1% dos casos, Rio Claro, com os 171 óbitos de hoje, teria 17,1 mil casos, ou 8% da população. Para chegar à imunidade rebanho, seria necessário imunizar 52 a 62% dos moradores do município, ou de 107 a 128 mil pessoas. Sem a vacina, seriam mais 1070 a 1280 mais óbitos.
A prefeitura anunciou que, seguindo a estratégia de vacinação do estado, vacinará 33 mil pessoas em 56 dias entre o dia 25/01 e 22/03. Isso dá uma média de 589 pessoas, ou 0,3% por dia. Nesse rítmos levaríamos 7 meses para imunizar o número suficiente de pessoas para alcanças a imunidade rebanho.
Um estudo conduzido por Paltiel e outros mostrou que é mais importante vacinar o maior número de pessoas rapidamente com a pandemia em controle. Eles mostram que mesmo vacinas com eficácia de 25%, menor do que o limite recomendado pela OMS, FDA nos Estados Unidos e ANVISA no Brasil podem evitar um pouco mais de 80% de novos casos se aplicado a um ritmo de 1% da população por dia e com a pandemina relativamente controlada com Rt=1,5 (número de reprodução: cada 100 pessoas transmite a doença para 150 pessoas). A vacina com a eficácia mínima de 50% evitar um pouco mais de 90% de novos casos.
Uma lição importante do estudo é que, se a pandemia não estiver controlada, com casos crescendo rapidamente como ocorreu em julho de 2020 em Rio Claro, caem dramaticamente. No ritmo previsto de vacinar 0,3% da população por dia, a proteção seria de apenas 10%.
A vacinação ainda demorará no país, no Estado e no Município. Ainda teremos o ano de 2021 convivendo com a pandemia. Para diminuir seus impactos negativos será necessário realizar a vacinação mais rapidamente possível, alcançando o maior número de pessoas possível, pelo menos 70% da população.
A chegada da vacinação não significa que poderemos abandonar as medidas de distanciamento, higiene e uso de máscaras. Se elas forem abandonadas, poderemos perder os efeitos benéficos da vacina.
A. David Paltiel, Jason L. Schwartz, Amy Zheng, and Rochelle P. Walensky. Clinical Outcomes Of A COVID-19 Vaccine: Implementation Over Efficacy. Health Affairs 2021 40:1, 42-52. Disponível em https://www.healthaffairs.org/action/showCitFormats?doi=10.1377%2Fhlthaff.2020.02054. Acessado em 11/01/2021.
Diálogos Unesp RC entrevista hoje, 12/1/2021, o Prof. Osmar Malaspina sobre a importância da vacinação contra a Covid-19. O vídeo estará disponível a partir das 19 h no canal dos Diálogos no Youtube.
Confira abaixo notícias
Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
Dossiê do novo número da revista traz artigos que debatem a educação em vários níveis
“Na história da educação brasileira a desvalorização entendida como destituição dos professores de participação nas políticas educacionais decorre da tradição conservadora constituída desde o Brasil Colônia e reincide impondo à categoria, no ensino público e privado, o papel de agente executor da educação escolar, alijado das elaborações, deliberações e implantação das legislações”, escrevem os professores Áurea de Carvalho Costa e Robson da Silva Rodrigues, do Departamento de Educação da Unesp em Rio Claro, em seu artigo “Imprescindíveis e silenciados: desvalorização dos professores e destituição da participação nas decisões políticas”.
https://jornal.usp.br/cultura/revista-usp-discute-e-analisa-o-ensino-publico/
#rioclarosp
#unesprioclaro
#unesprc
#unesp
#educação
#aureadecarvalhocosta
#robsondasilvarodrigues
O estudo constatou que a faixa etária até os 60 anos foi o grupo que mais contraiu a doença. Já o maior número de óbitos foi registrado entre os idosos acima dos 70 anos.
http://tvclaret.com.br/noticia/94731/pesquisadores-da-unesp-analisam-evolucao-da-covid-19-em-rio-claro
#rioclarosp
#unesprioclaro
#unesprc
#unesp
#covid-19
#eduardokokubun
O Observatório Covid-19 BR é uma iniciativa independente, fruto da colaboração entre pesquisadores com o desejo de contribuir para a disseminação de informação de qualidade baseada em dados atualizados e análises cientificamente embasadas. Criamos este sítio com códigos de fonte aberta que nos permite acompanhar o estado atual da epidemia de Covid-19 no Brasil, incluindo análises estatísticas e previsões.
Para conhecer os integrantes do Observatório covid-19: https://covid19br.github.io/sobre.html
Página: https://covid19br.github.io/index.html
Comentários, sugestões e colaborações científicas: obscovid19br@gmail.com
Para imprensa e entrevistas: imprensa.obs@gmail.com
Instagram @obscovid19br
Twitter @obscovid19br
Facebook fb.com/obscovid19br
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCZSWIRHXHsa_E26FtvQ67aw
A UNESP – Universidade Estadual Paulista é um patrimônio do povo de Rio Claro e de São Paulo. Sua presença, há mais de 60 anos no município, tem impacto altamente positivo em vários aspectos da vida da cidade. A Universidade Pública, ao promover Educação de Qualidade, Pesquisas Científicas Fundamentais e Extensão Universitária para a Comunidade (e dinamizar a economia local), é uma estrutura estadual séria e comprometida com as boas práticas, que visa, sobretudo, a construção da verdadeira cidadania de que tanto o país necessita.
Por isso a UNESP conta com seu apoio e o da comunidade de Rio Claro em suas iniciativas.
Na fase atual, todas as medidas para evitar a transmissão devem ser tomadas.
Ficar em casa se estiver doente
Usar máscaras em locais públicos ou quando estiver perto de pessoas que não moram com você, especialmente se as medidas de distanciamento social são difíceis de cumprir
Manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 m
Antes de sair, informar-se sobre medidas de prevenção extra que estão sendo tomadas no local de destino
Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos quando chegar no destino e em casa
Higienizar produtos de compras, sapatos, roupas e quaisquer objetos ANTES de entrar em sua casa
Evitar aglomerações e locais com alta taxa de ocupação
Evitar locais com baixa ventilação ou ambientes fechados
Evitar contato prolongado (maior do que 15 minutos) com outras pessoas principalmente de fora do círculo usual de relacionamento
Evitar locais onde as pessoas falam em voz alta, gritam ou cantam
A campanha para apoio a vulneráveis com arrecadação de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, limpeza e agasalhos continua em andamento.
Os pontos onde os produtos podem ser doados são:
* Portaria da UNESP - Av 24-A, 1515
- Bairro Bela Vista.
* Pantoja Supermercados - Lojas 1 e 2
* Rotisserie DISK FRANGO Rio Claro - Av. 1, 503. Centro
Grupo Apoio Social
#UnespRCpelaVIDA
#UnespRCpelaVIDA
#Atenda136
#FiqueEmCasa
POR EMAIL
unesprcpelavida@gmail.com
POR FORMULÁRIO
Envie sugestões ou dúvidas preenchendo esse breve formulário
BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 73, janeiro 2021. Disponível em: https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/ed_anteriores/bac-73-12012021. Acesso em [dia / mês (abreviado) / ano]
Diretor do Instituto de Biociências da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Alexandre de Jesus Perinotto
Presidente do CEAC-19:
Prof. Dr. José Roberto Gnecco
Editores:
Eduardo Kokubun
Eugenio Maria de França Ramos
Márcia Correa Bueno Degasperi
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Colaboradores:
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
Artes e diagramação:
Arianne Dechen Silva
Mateus Fernando Silva Sales
Lucas Massensini de Azevedo
Angela Ferraz
Vídeos (Lives e Mini-Lives)
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Felipe Renger Ré
Lucas Henrique Silvestrin
Osmar Malaspina