Rio Claro entrou na fase verde do Plano São Paulo em 10/10/2020 com número de casos e internações de Covid-19 em queda e se estabilizaram durante as três primeiras semanas de novembro. O número de novos casos começou a acelerar, triplicando em apenas duas semanas, quando comparado com os números de 15/11 a 21/11. A consequência na ocupação de leitos foi inevitável: na média, aumentou 50 % em duas semanas. Porém o que mais chama a atenção é que do dia 23/11 até 07/12 o número de pessoa internadas com diagnóstico confirmado de Covid-19 quintuplicou, de 5 a 27!
A incidência de novos casos aumentou em todas as faixas etárias, exceto para aqueles com mais de 80 anos. O maior número de casos se encontra na faixa etária de 21 a 40 anos com quase a metade (48%) dos novos casos, seguida pela de 41 a 60 anos (30%).
O número de reprodução Rt de 1,3 mostra que nesta semana, cada 10 pessoas infectadas transmitem o vírus para outras 13 pessoas. No início da fase verde em outubro 10 pessoas transmitiam para 7, um bom número.
Perdemos a oportunidade de organizar um combate mais efetivo para conter a disseminação do vírus. Era necessário ter reduzido a incidência para menos de 5 novos casos diários na média de 2 semanas, o que nunca ocorreu. Era necessário realizar mais testes, preferencialmente o RT-PCR que detecta a doença no início, encontrar pessoas que tiveram contato com recém infectados colocando-as em quarentena. Mais pessoas precisavam manter distância, usar máscara, higienizar mãos e ficar longe de aglomerações.
A figura representa o número de novos casos semanais nas diferentes faixas etárias. A linha corresponde ao número médio de internados por dia durante a semana.
O governador João Dória detalhou o plano de imunização com a CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan e a empresa chinesa Sinovac. Segundo o quadro apresentado em coletiva nesta segunda-feira, 7/12, serão vacinados inicialmente os profissionais da área de saúde, as pessoas com mais de 60 de anos e indígenas e quilombolas. No total, 9 milhões de pessoas serão imunizadas. (veja detalhes aqui).
A Anvisa, no entanto, informou que não houve ainda a autorização para a imunização em São Paulo, mesmo em caráter emergencial, por estarem faltando documentos a serem analisados pela agência. Há temores de que haja atrasos na liberação da vacina e que a questão possa ser judicializada. (veja detalhes aqui).
O governo federal informou que vacinará 110 milhões de pessoas em 2021 e adiantou tratativas de aquisição de 70 milhões de doses da Pfizer/Biontech, mas tem sido cobrado por governadores para estabelecer um plano nacional seguro (veja detalhes aqui).
Na Inglaterra, as primeiras pessoas começaram a ser imunizadas nesta terça-feira. (veja detalhes aqui).
Canal que informa a população sobre questões de saúde embasado em evidências científicas por meio de profissionais de saúde voluntários.
Instagram: @cultura_da_saude
E-mail: culturadasaude@gmail.com
A UNESP – Universidade Estadual Paulista é um patrimônio do povo de Rio Claro e de São Paulo. Sua presença, há mais de 60 anos no município, tem impacto altamente positivo em vários aspectos da vida da cidade. A Universidade Pública, ao promover Educação de Qualidade, Pesquisas Científicas Fundamentais e Extensão Universitária para a Comunidade (e dinamizar a economia local), é uma estrutura estadual séria e comprometida com as boas práticas, que visa, sobretudo, a construção da verdadeira cidadania de que tanto o país necessita.
Por isso a UNESP conta com seu apoio e o da comunidade de Rio Claro em suas iniciativas.
Dia 05 de dezembro foi comemorado o dia do voluntário.
O Descubra sua Causa é uma iniciativa do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social para fortalecer a cultura de doação no Brasil. São parceiros as plataformas de doação BSocial e Simbiose Social, o portal de voluntariado Atados e a Catraca Livre.
www.descubrasuacausa.net.br
Dados de 08/12/2020 mostram que em uma semana o número de novos casos e internações aceleram rapidamente, apesar de óbitos se manterem estáveis. A evolução no município requer providências urgentes para reduzir a transmissão do vírus.
Com base em informações fornecidas pelas Secretarias de Saúde do Município de Rio Claro e do Estado de São Paulo, são apresentados gráficos de tendências e evolução da pandemia, desde a confirmação do primeiro caso.
Na fase verde, todas as medidas para evitar a transmissão devem ser tomadas.
Ficar em casa se estiver doente
Usar máscaras em locais públicos ou quando estiver perto de pessoas que não moram com você, especialmente se as medidas de distanciamento social são difíceis de cumprir
Manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 m
Antes de sair, informar-se sobre medidas de prevenção extra que estão sendo tomadas no local de destino
Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos quando chegar no destino e em casa
Higienizar produtos de compras, sapatos, roupas e quaisquer objetos ANTES de entrar em sua casa
Evitar aglomerações e locais com alta taxa de ocupação
Evitar locais com baixa ventilação ou ambientes fechados
Evitar contato prolongado (maior do que 15 minutos) com outras pessoas principalmente de fora do círculo usual de relacionamento
Evitar locais onde as pessoas falam em voz alta, gritam ou cantam
A campanha para apoio a vulneráveis com arrecadação de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, limpeza e agasalhos continua em andamento.
Os pontos onde os produtos podem ser doados são:
* Portaria da UNESP - Av 24-A, 1515
- Bairro Bela Vista.
* Pantoja Supermercados - Lojas 1 e 2
* Rotisserie DISK FRANGO Rio Claro - Av. 1, 503. Centro
Grupo Apoio Social
#UnespRCpelaVIDA
#UnespRCpelaVIDA
#Atenda136
#FiqueEmCasa
POR EMAIL
unesprcpelavida@gmail.com
POR FORMULÁRIO
Envie sugestões ou dúvidas preenchendo esse breve formulário
BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 66, dezembro 2020. Disponível em: https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/ed_anteriores/bac-66-08122020. Acesso em [dia / mês (abreviado) / ano]
Diretor do Instituto de Biociências da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Alexandre de Jesus Perinotto
Presidente do CEAC-19:
Prof. Dr. José Roberto Gnecco
Editores:
Eduardo Kokubun
Eugenio Maria de França Ramos
Márcia Correa Bueno Degasperi
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Colaboradores:
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
Igor Salomão Monteiro
Roberto Goitein
Maria Christina Amoroso
Auro Aparecido Mendes
José Eduardo F. Ramos
Jamil Viana Pereira
Artes e diagramação:
Arianne Dechen Silva
Mateus Fernando Silva Sales
Lucas Massensini de Azevedo
Angela Ferraz
Vídeos (Lives e Mini-Lives)
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Felipe Renger Ré
Lucas Henrique Silvestrin
Osmar Malaspina