Dados divulgados pela prefeitura indicam forte deterioração nos números da pandemia. Rio Claro entrou na fase verde com média diária de 10 casos novos, 24 internados, sendo 14 em UTIs. Embora ao longo do mês de novembro esses números tenham se reduzido substancialmente, houve forte repique nas duas últimas semanas, para 22 casos e 28 internações na média semanal.
Com a proximidade dos festejos de Natal e Ano Novo, é esperado um aumento de movimento de pessoas, com potencial de amplificar a disseminação do vírus.
Tudo indica que as imperfeições das diversas camadas de proteção contra o vírus estão se ampliando. O retrocesso de fase do Plano São Paulo em diferentes regiões do Estado é um alerta para que todos nós continuemos a cumprir com as responsabilidades pessoais e coletivas para minimizar os efeitos da pandemia.
Manter o distanciamento de pelo menos 1,5 metros, uso de máscaras, higienização das mãos, permanecer o menor tempo possível em locais fechados, preferencialmente por menos de 15 minutos são medidas que não podemos esquecer.
Estabelecimentos devem manter ambientes mais ventilados possível, exigir que as pessoas cumpram as medidas de higiene e proteção.
É oportuno também lembrar que o Decreto que estabeleceu a fase amarela em todo Estado proíbe a realização de confraternizações. Mesmo em encontros familiares e entre amigos, especialistas recomendam evitar a reunião entre moradores de mais de duas residências diferentes.
Depois de uma nítida queda no mês de outubro, os municípios que são classificados como Centros Sub-Regionais e Capitais Regionais, segundo o IBGE, e possuem um campus da Unesp, registraram aumento nas médias móveis de novos casos muito próximas uma das outras.
A Universidade Estadual Paulista - UNESP - possui unidades espalhadas em 24 municípios do Estado de São Paulo. Entretanto, as características desses municípios são múltiplas e desiguais, tendo em vista que há uma unidade em São Paulo, Grande Metrópole Nacional, e unidades em municípios com menos de 30 mil habitantes
E para que a análise dos dados considerando as diferenças entre as característica dos municípios, adotamos a classificação da Rede Urbana que foi estabelecida por um estudo do IBGE em 2018. Essa classificação incorpora a influência sobre outras cidades considerando fatores como: atratividade de bens e serviços (economia), fluxos de pessoas, população e entre outros. Dentro da Rede Urbana brasileira, as metrópoles são aquelas que apresentam maior influência sobre as demais posições: Capital Regional, Centro sub-regional, Centro de Zona e Centro Local. A imagem a seguir exemplifica como funciona o esquema de Rede Urbana:
A dispersão da Covid-19 está atrelada ao fluxo de pessoas, de modo que quanto maior a influência de um município dentro da Rede Urbana, maior será a probabilidade de disseminação da doença. Nesta matéria nos atentamos a trabalhar com os municípios classificados como Centros Sub-Regionais - Assis, Botucatu, Itapeva, Ourinhos, Rio Claro, São José da Boa Vista, Dracena, Jaboticabal, Registro e Tupã - e Capitais Regionais - Bauru, S.J. Rio Preto, S. J. Campos, Sorocaba, Araçatuba, Araraquara, Franca, Guaratinguetá, Marília, Presidente Prudente e São Vicente. Os municípios de Rosana e Ilha Solteira foram excluídos da análise por apresentarem população menor do que 30 mil habitantes.
É importante ressaltar que há possibilidade dos dados do mês de novembro estejam distorcidos, devido a instabilidade nos sistemas oficiais do Ministério da Saúde. Nesse período, as secretarias estaduais de saúde enfrentaram problemas no registro e disponibilização de dados sobre a doença. Em decorrência disso, o Governo do Estado de São Paulo não divulgou os dados entre os dias cinco a onze de novembro. Além da inquietação que isso provoca, é possível que os dados referentes ao mês de novembro necessitam ser analisados com cautela.
Municípios Centros Sub-regionais
Levando em consideração apenas os municípios Centros Sub-regionais, observa-se que após uma explícita queda da média móvel de novos casos - nos últimos 14 dias - no mês de outubro, nota-se um retorno no aumento nos valores registrados a partir da terceira semana do mês de novembro. Destaca-se o expressivo crescimento da média móvel de novos casos no município de Botucatu que registrou valores próximos aos notificados do final do mês de setembro.
Municípios Capitais Regionais
Assim como aconteceu nos municípios Centros Sub-regionais, os municípios considerados Capitais Regionais registraram um aumento na média móvel de novos casos na terceira semana de novembro. Nas Capitais Regionais B, o aumento mais significativo foi no município de São José do Rio Preto o qual registrou uma média móvel de 220 novos casos, valor muito próximo aos registrados nas últimas semanas de setembro. Nas Capitais Regionais C, nesse mesmo período, destaca-se o município de São Vicente como aquele que obteve maior aumentos nas médias móveis de novos casos, com valores, também, muito próximos aos registrados nas últimas semanas de setembro.
Para melhor visualização espacial, sobre os a média de novos casos municípios analisados, confira o vídeo a seguir:
A UNESP – Universidade Estadual Paulista é um patrimônio do povo de Rio Claro e de São Paulo. Sua presença, há mais de 60 anos no município, tem impacto altamente positivo em vários aspectos da vida da cidade. A Universidade Pública, ao promover Educação de Qualidade, Pesquisas Científicas Fundamentais e Extensão Universitária para a Comunidade (e dinamizar a economia local), é uma estrutura estadual séria e comprometida com as boas práticas, que visa, sobretudo, a construção da verdadeira cidadania de que tanto o país necessita.
Por isso a UNESP conta com seu apoio e o da comunidade de Rio Claro em suas iniciativas.
Gustavo Perissinotto divulga nomes da equipe de transição.
Os nomes dos integrantes do governo de transição do prefeito eleito Gustavo Perissinotto (PSD) serão oficializados à atual gestão ainda nesta sexta-feira (27).
https://www.jornalcidade.net/rc/gustavo-perissinotto-divulga-nomes-da-equipe-de-transicao/167139/
#rioclarosp#unesprioclaro#unesprc#unesp#prefeiturarioclaro#AuroMendesCientistas de RC são listados entre os mais influentes do mundo
Dois rankings distintos, um feito pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, e outro pela Clarivate Analytics, consultoria britânica, colocaram docentes da Unesp de Rio Claro e uma rio-clarense da Faculdade Anhanguera entre os mais influentes cientistas.
https://www.jornalcidade.net/rc/1672932/167293/
#rioclarosp#unesprioclaro#unesprc#unesp# ClarivateAnalytics#MauroGaletti#MarioSergioPalma#CélioFernandoBaptistaHaddad#LeonorPatriciaCerdeiraMorellato#MiltonCezarRibeiro#MarioLuisAssine#LilianCasatti#DanielMarcosBonotto#MariaCristinaMarcucciRibeiro#UnespSãoJosédosCampos#citação#pesquisacientífica#produçãocientíficaTrama venenosa: teia de aranha paralisa e ajuda a matar presa
Teia de aranha comumente encontrada nas Américas é composta de toxinas que permitem um gasto de energia mínimo na tarefa de capturar presas
https://www.revistaplaneta.com.br/trama-venenosa-teia-de-aranha-paralisa-e-ajuda-a-matar-presa/
#rioclarosp#unesprioclaro#unesprc#unesp#ProgramaBiotaFapesp#aranha#neurotoxinas#MarioSergioPalma#JoséRobertoAparecidodosSantos-Pinto#JournalofProteomeResearch#FritzVollrath#pesquisacientíficaDezenove pesquisadores brasileiros estão entre os mais citados de 2020
O site Web of Science divulgou, na última semana, uma lista de "pesquisadores altamente citados" de 2020. São, ao todo, 6.389 pesquisadores de mais de 60 países. Entre esses, estão 19 brasileiros.
#rioclarosp#unesprioclaro#unesprc#unesp#MauroGaletti#WebofScience#citação#pesquisacientífica#produçãocientíficaUSP e Unesp produzem tecnologia que elimina corante e metal cancerígeno da água.
Cientistas criaram uma membrana que filtra e degrada, ao mesmo tempo, substâncias tóxicas que não identificadas pelas estações de tratamento.
#rioclarosp#unesprioclaro#unesprc#unesp#usp#FabioSimões#descontaminaçãodaágua#metalcancerígeno#celulosebacteriana#pesquisacientíficaPesquisadores da UFF e IFRJ estão entre os mais citados de 2020
AGÊNCIA BRASIL 23 DE NOVEMBRO, 2020 ÀS 08H15
#rioclarosp#unesprioclaro#unesprc#unesp#MauroGaletti#WebofScience#citação#pesquisacientífica#produçãocientífica"O Festival gratuito, em parceria com as secretarias de Cultura e de Relações Internacionais e com o apoio e realização da Amigos da Arte, vai de 1º a 20 de dezembro .
O Memorial da América Latina, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e a Secretaria de Relações Internacionais lançam a Mostra Latino-Americana de Curtas, que conta também com o apoio e realização da Organização Social Amigos da Arte. A proposta é exibir curtas metragens dos países latino-americanos para promover a divulgação da produção cinematográfica contemporânea da região. Os filmes serão exibidos pela plataforma www.culturaemcasa.com.br, de 1º a 20 de dezembro."
"Os filmes brasileiros que integram a Mostra são seleções de produções acadêmicas de alunos das universidades Unesp, UFMG, UFF, ESPM Rio, UnB, USP, Senac, Ufscar, UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano) e Unicamp. Eles serão exibidos nos finais de semana ou em dias alternados com os demais países participantes."
18 de dezembro (Sexta-feira)
Brasil / Unesp
Eu Estou Aqui, de Rodrigo Pereira
Programação completa aqui.
Dados de 30/12/202 mostram que em uma semana, embora óbitos permaneçam baixos e estáveis, o número de novos casos e internações aumentaram. Há risco do aumento de movimento de final de ano provoque maior descontrole, mesmo com a proibição do Governo do Estado de realização de confraternizações corporativas e familiares.
Com base em informações fornecidas pelas Secretarias de Saúde do Município de Rio Claro e do Estado de São Paulo, são apresentados gráficos de tendências e evolução da pandemia, desde a confirmação do primeiro caso.
Na fase verde, todas as medidas para evitar a transmissão devem ser tomadas.
Ficar em casa se estiver doente
Usar máscaras em locais públicos ou quando estiver perto de pessoas que não moram com você, especialmente se as medidas de distanciamento social são difíceis de cumprir
Manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 m
Antes de sair, informar-se sobre medidas de prevenção extra que estão sendo tomadas no local de destino
Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos quando chegar no destino e em casa
Higienizar produtos de compras, sapatos, roupas e quaisquer objetos ANTES de entrar em sua casa
Evitar aglomerações e locais com alta taxa de ocupação
Evitar locais com baixa ventilação ou ambientes fechados
Evitar contato prolongado (maior do que 15 minutos) com outras pessoas principalmente de fora do círculo usual de relacionamento
Evitar locais onde as pessoas falam em voz alta, gritam ou cantam
BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 64, dezembro 2020. Disponível em: https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/ed_anteriores/bac-64-01122020. Acesso em [dia / mês (abreviado) / ano]
Diretor do Instituto de Biociências da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Alexandre de Jesus Perinotto
Presidente do CEAC-19:
Prof. Dr. José Roberto Gnecco
Editores:
Eduardo Kokubun
Eugenio Maria de França Ramos
Márcia Correa Bueno Degasperi
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Colaboradores:
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
Igor Salomão Monteiro
Roberto Goitein
Maria Christina Amoroso
Auro Aparecido Mendes
José Eduardo F. Ramos
Jamil Viana Pereira
Artes e diagramação:
Arianne Dechen Silva
Mateus Fernando Silva Sales
Lucas Massensini de Azevedo
Angela Ferraz
Vídeos (Lives e Mini-Lives)
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Felipe Renger Ré
Lucas Henrique Silvestrin
Osmar Malaspina