Adilson Roberto Gonçalves
IPBEN Unesp Rio Claro
Os Reitores das Universidades Estaduais Paulistas assinaram um artigo de esclarecimento na Folha de S. Paulo nesta quinta-feira, 9/9, intitulado "Decisão difícil por um retorno seguro" (leia aqui). No texto assinado por Vahan Agopyan, Pasqual Barretti e Antonio José de Almeida Meirelles, respectivamente, Reitores da USP, da Unesp e da Unicamp, o argumento central é seguir protocolos rígidos para que ocorra a retomada de atividades presenciais com a devida segurança.
Eles relatam a exaustão a que chegaram todos os segmentos universitários, com as atividades remotas e a necessidade de convívio universitário, especialmente em relação aos alunos em maior vulnerabilidade social que dependem do apoio institucional presencial. A universidade não cessou a atenção, mas a vivência presencial é fundamental como parte do suporte, especialmente o psicológico.
Ressaltam no texto que as atividades das três universidades nunca pararam e que o retono se pautará pelos pilares fundamentais da vacinação, da biossegurança, da proteção social e do monitoramento da pandemia. Haverá estudo híbrido concomitante com presencial, e planos de retomada serão distintos para cada unidade em face de suas particularidades.
O posicionamento dos Reitores não poderia ser distinto daquele de sempre seguir a ciência, uma vez que dirigem instituições científicas de pesquisa e de formação de recursos humanos qualificados. É um contraste com muitas instituições privadas que apenas diminuíram o corpo docente para ampliar o acesso de alunos por via remota, confundindo instrumentos de aprendizagem com ferramentas úteis. A retomada das atividades educacionais presenciais na universidade públicas não será sem traumas ou riscos, mas, lembrando o grande escritor, o que a vida quer da gente, às vezes, é coragem.
Diretoria do Instituto de Biociências
Paulo Reglus Neves Freire, mundialmente conhecido como Paulo Freire, nasceu em Recife (PE) em 1921 e faleceu em 1997. Com formação em Direito, tornou-se o mais célebre educador brasileiro. Filósofo, com suas obras, tem uma contribuição relevante para a educação brasileira, com destaque para “Pedagogia do Oprimido”, a terceira obra mais citada em trabalhos na área das humanidades em todo o mundo.
Paulo Freire era contrário ao que chamava de “educação bancária”, em que o professor é considerado o detentor do conhecimento e o aluno apenas como um depositório. Para ensinar, de acordo com ele, era preciso partir da experiência e da realidade do aluno, capaz de transformá-lo em um aprendiz ativo.
Paulo Freire é o brasileiro que mais recebeu títulos honoris causa pelo mundo. Ao todo, foi homenageado em 48 universidades brasileiras e estrangeiras. Além disso, mais de 350 escolas ao redor do mundo levam seu nome.
Foi preso e exilado durante o regime militar nos anos 60 e esteve fora do Brasil por 15 anos. Desde 2012 é o “Patrono da Educação Brasileira”.
O Instituto de Biociências da UNESP - Câmpus de Rio Claro, homenageia Paulo Freire em seu Centenário e convida a todos para uma LIVE no dia 20/09/2021, às 19h.
O link será disponibilizado em breve.
II Semana Virtual do Livro e das Bibliotecas da Unesp com o tema "Biblioteca Humana" convida você a compartilhar seu talento na escrita e/ou interpretação de contos autorais em formato de vídeo, áudio ou texto.
Para nós da Rede de Bibliotecas a sua efetiva participação e colaboração é, além de uma honra, um presente nesses tempos em que nos encontramos distantes fisicamente.
Quem pode participar: Qualquer pessoa que tenha contos de autoria própria
Inscrição: bit.ly/biblio_conto2021
Prazo: 10/09/2021
VÍDEO:
- duração de no máximo 15 minutos
- gravar na posição horizontal
TEXTO
- formato doc, docx. ou odt
Dúvidas envie para e-mail: semanabibliotecas.unesp@gmail.com
Desde já agradecemos sua contribuição e para mais informações estamos à disposição.
Contamos com a sua participação!
#bibliotecasunesp #unesp #semanadabiblioteca #bibliotecas
II Semana Virtual do Livro e das Bibliotecas da Unesp com o tema "Biblioteca Humana" convida os artistas da nossa rede UNESP a nos agraciar com seus talentos (música, dança, teatro, poesias, artesanatos etc) através de gravação, texto ou imagem.
Para nós da Rede de Bibliotecas a sua efetiva participação e colaboração é, além de uma honra, um presente nesses tempos em que nos encontramos distantes fisicamente.
Quem pode participar: Membros da Comunidade Unespiana (tenha ou teve algum vínculo com a UNESP)
Inscrição: bit.ly/biblio_cultural2021
Prazo: 10/09/2021
FORMATO:
VÍDEO
- duração de no máximo 30 minutos
- gravar na posição horizontal
TEXTO
- formato doc, docx. ou odt
- preferencialmente autoral
IMAGEM
- formato jpeg, jpg, png, gif
Dúvidas envie para e-mail: semanabibliotecas.unesp@gmail.com
Desde já agradecemos sua contribuição e para mais informações estamos à disposição.
Contamos com a sua participação!
#bibliotecasunesp #unesp #semanadabiblioteca #bibliotecas
Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
"O Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) apresenta a exposição virtual “Saúde Pública em São Paulo: uma viagem pelo acervo do Arquivo do Estado” que traz aspectos históricos da saúde paulista, sob a perspectiva de instituições criadas desde o período colonial até o ano de 1947."
Pode-se ver documentos públicos referentes ao controle e profilaxia de epidemias, como a de varíola, peste pneumônica, tuberculose e lepra.
Link da exposição virtual: www.arquivoestado.sp.gov.br/exposicao_saude_publica_sp/
Há uma linha do tempo com a evolução de 75 instituições, 54 marcos legislativos e 11 fatos históricos e a busca pode ser realizada por documentos ou temas como os que seguem:
Saúde Pública no Brasil Colônia e Período Imperial
Saúde Pública na Secretaria do Interior (1892-1931)
Higiene, Educação e Eugenia
Secretaria da Educação e Saúde (1931-1947)
Pesquisa, Higiene e Vigilância
Secretaria da Educação e Saúde (1931-1947)
Imigração e Saúde
Secretaria de Agricultura e Justiça
Atividades de Saúde na Segurança Pública
Seade, Universidade Livre e Medicina Aplicada
Maternidade e Sanidade Mental
Pesquisa no Acervo Cartográfico
Potencial de Pesquisa sobre Saúde na Biblioteca
Página do Arquivo: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/web/
Márcia Correa Bueno Degasperi
Unesp
USP, UFU, Unesp, Unifesp, UnB e UFSCar participam de mais 50 debates na 10ª Mostra Ecofalante de Cinema
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#ProgramaEcofalanteUniversidades#MostraEcofalantedeCinema#USP#UFU#UniversidadeFederaldeUberlândia#Unifesp#UnB#UFSCar#departamentodeEducação#GrupoIm@go#LaboratóriodaImagemExperiênciaCriaçãoCiência: qualidade de vida de pessoas com Parkinson melhora com estimulação transcraniana
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#Parkinson#doençadeParkinson#sistemanervoso#exercíciosfísicosReservatórios que abastecem a Grande SP têm nível inferior ao de 2013
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#crisehídrica#abastecimentodeágua#RobertoBraga#IGCE#BeneditoBraga#SabespVestibular Unesp 2022 abre inscrições em 8 de setembro para 7.690 vagas em 24 cidades
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#vestibular#isenção#SRVEBP#VunespRIO CLARO/SP FAZ CONVÊNIO COM A UNESP PARA CAPTAR RECURSOS E ESTIMULAR A ECONOMIA SOLIDÁRIA
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#economiasolidária#prefeitura#PraçadoArtesão#Cooperviva#DepartamentodeGeografiaePlanejamentoAmbiental#NúcleodeEconomiaSolidária#SecretariadoDesenvolvimentoSocial#GustavoPerissinottoUnesp abre inscrições para o vestibular 2022 nesta quarta-feira
São oferecidas 7.690 vagas em 24 cidades. Taxa de inscrição esse ano é de R$ 180 e os pedidos de isenção e redução de 50% desse valor podem ser solicitados até esta quarta-feira (8).
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#vestibular#isenção#SistemadereservadevagasparaEducaçãoBásicaPública#Vunesp#calendárioHOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE PAULO FREIRE- UNESP RIO CLARO
https://www.america.easybranches.com/brazil/10269316
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#PauloFreire#PaulaCristinaGonçalves#InstitutodeBiociências#GepesUnespRegião pode ter chuva nesta sexta, diz Ceapla
https://www.jornalcidade.net/rc/regiao-pode-ter-chuva-nesta-sexta-diz-ceapla/189785/
#rioclaro#unesprioclaro#unesprc#unesp#chuva#calor#Ceapla#CarloBurigoAlexandre Perinotto
UNESP
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já deixou 223.258.116 contaminados e 4.607.175 mortos no mundo. No Brasil são 20.958.899 contaminados e 585.174 mortos. Os dados são da Universidade Johns Hopkins.
O número de doses de vacina aplicadas no planeta chegou a 5,63 bilhões. No Brasil são 206.780.832 de unidades administradas. Os dados são da Bloomberg (mundial) e de VEJA (nacional).
LOTES INTERDITADOS
Mesmo após o Instituto Butantan apresentar novos documentos a respeito dos lotes da CoronaVac importados da China, a Anvisa decidiu manter o bloqueio. Segundo a agência, os dados "não respondem satisfatoriamente a todas as incertezas sobre o novo local de fabricação". Na última semana, o órgão sanitário interditou de forma cautelar mais de 12 milhões de doses do imunizante. A medida ocorreu porque as unidades foram envasadas em uma unidade fabril da Sinovac que não possui o certificado de boas práticas emitido pela Anvisa. Servidores da agência devem inspecionar o local em breve.
QUEDA DE CONTÁGIO
A América do Sul passa por uma repentina diminuição de novos casos de Covid-19, após forte onda de disseminação e mortes. Isso aconteceu mesmo com a propagação da variante delta pela região e deixou os especialistas intrigados. Em especial porque a região, até pouco tempo atrás, era o epicentro da pandemia. A explicação mais plausível é o aumento dos índices de vacinação nos países sul-americanos, mesmo com os governos não conseguindo combater a politização em torno do tema e a recusa pelos imunizantes por parte da população. Diante do fim das restrições na maioria das nações, pesquisadores buscam maiores esclarecimentos sobre as quedas.
VACINA OBRIGATÓRIA
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou uma série de novas regras relacionadas à vacinação de funcionários federais, além de novas medidas que estimulam o setor privado a fazer o mesmo, de forma a aumentar os índices de imunização no país. Uma das mudanças será a assinatura de um decreto obrigando que funcionários do governo federal sejam inoculados, sem a opção de realização de testes regulares para atestar a ausência do vírus, como era permitido anteriormente. A norma será estendida também a funcionários de empresas terceirizadas que fazem negócios com o governo federal. A Casa Branca estima que 2,5 milhões de trabalhadores sejam contemplados.
Contribuição de @clorofreela
fonte: CSSE, Johns Hopkins University (https://github.com/CSSEGISandData/COVID-19)
Prof. José Alexandre de Jesus Perinotto
(atualizado pela Comissão Editorial em 10/08/2021)
Prof. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
UNESP
❤️ Contagie-se com a solidariedade e nos ajude a ajudar ao próximo ❤️
A campanha ADOTE UMA CESTA tem como objetivo arrecadar fundos que serão utilizados na compra de cestas básicas a serem destinadas a família carentes (ou que estão com alguma dificuldade em decorrência a pandemia do Covid-19) cadastradas na campanha Unesp Solidária. #unespRCpelaVida.
Para participar clique aqui
ou acesse pelo endereço
Comissão Executiva Anti COVID-19da UNESP Campus de Rio Claro.
Em plena fase vermelha no Estado e sobrecarga de hospitais em todo país,
disse uma aluna:
Quer sair: Quero.
Pode sair: Posso.
Vamos sair: Nem pensar.
Sábias palavras.
Funcionalidade permite visualizar a progressão de casos e de novas internações por faixa etária. No gráfico inferior, as linhas representam variação re relação à semana anterior. Valores maiores que 1 significam crescimento.
Variante Delta é mais transmissível do que as ancestrais, provocou aumento de casos mesmo em países com vacinação avançada. Vacinação completa protege contra o desenvolvimento de formas mais graves, porém não impede completamente o contágio. Mesmo com sintomas mais leves, infectados com a Delta transmitem o vírus tanto quanto as pessoas não vacinadas.
fonte:
http://www.genomahcov.fiocruz.br/dashboard/
O Brasil passou da triste marca de 570 mil mortes em decorrência da Covid-19. Nunca é demais lembrar as recomendações de saúde pública. Veja as orientações do epidemiologista Carlos Magno Fortaleza, da Unesp no vídeo: https://fb.watch/3LoerJ5iYk/
São Paulo e Rio de Janeiro e outras cidades passam a exigir certificado de vacinação contra a Covid-19 para frequentar alguns lugares. Alguns países que exigem vacinação para entrada aceitam esse certificado.
O certificado está disponível no site Conecte SUS (https://conectesus-paciente.saude.gov.br/menu/home) ou pelo aplicativo para celulares Android ou iOS.
Diálogos Unesp RC entrevistou em 12/1/2021 o Prof. Osmar Malaspina sobre a importância da vacinação contra a Covid-19 disponível no canal dos Diálogos Unesp RC no Youtube.
#unesppelavida
Vídeo novo da campanha Unesp pelas vacinas.
Mensagem da Unesp na campanha pelas vacinas aqui.
A UNESP – Universidade Estadual Paulista é um patrimônio do povo de Rio Claro e de São Paulo. Sua presença, há mais de 60 anos no município, tem impacto altamente positivo em vários aspectos da vida da cidade. A Universidade Pública, ao promover Educação de Qualidade, Pesquisas Científicas Fundamentais e Extensão Universitária para a Comunidade (e dinamizar a economia local), é uma estrutura estadual séria e comprometida com as boas práticas, que visa, sobretudo, a construção da verdadeira cidadania de que tanto o país necessita.
Por isso a UNESP conta com seu apoio e o da comunidade de Rio Claro em suas iniciativas.
Na fase atual, todas as medidas para evitar a transmissão devem ser tomadas.
Ficar em casa se estiver doente
Usar máscaras em locais públicos ou quando estiver perto de pessoas que não moram com você, especialmente se as medidas de distanciamento social são difíceis de cumprir
Manter o distanciamento social de pelo menos 1,5 m
Antes de sair, informar-se sobre medidas de prevenção extra que estão sendo tomadas no local de destino
Lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos quando chegar no destino e em casa
Higienizar produtos de compras, sapatos, roupas e quaisquer objetos ANTES de entrar em sua casa
Evitar aglomerações e locais com alta taxa de ocupação
Evitar locais com baixa ventilação ou ambientes fechados
Evitar contato prolongado (maior do que 15 minutos) com outras pessoas principalmente de fora do círculo usual de relacionamento
Evitar locais onde as pessoas falam em voz alta, gritam ou cantam
A campanha para apoio a vulneráveis com arrecadação de alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, limpeza e agasalhos continua em andamento.
Os pontos onde os produtos podem ser doados são:
* Portaria da UNESP - Av 24-A, 1515
- Bairro Bela Vista.
* Pantoja Supermercados - Lojas 1 e 2
* Rotisserie DISK FRANGO Rio Claro - Av. 1, 503. Centro
Grupo Apoio Social
#UnespRCpelaVIDA
#UnespRCpelaVIDA
#Atenda136
#FiqueEmCasa
POR EMAIL
unesprcpelavida@gmail.com
POR FORMULÁRIO
Envie sugestões ou dúvidas preenchendo esse breve formulário
BOLETIM ANTI COVID-19, Rio Claro: Unesp, n. 134, setembro 2021. Disponível em: https://sites.google.com/unesp.br/boletim-anti-covid-19/ed_anteriores/bac-134-10092021. Acesso em [dia / mês (abreviado) / ano]
Diretor do Instituto de Biociências da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp-Rio Claro:
Prof. Dr. Edson Denis Leonel
Presidente do CEAC-19:
Prof. Dr. José Roberto Gnecco
Editores:
Eduardo Kokubun
Eugenio Maria de França Ramos
Márcia Correa Bueno Degasperi
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Colaboradores:
Bibiana Monson de Souza
Bernadete Benetti
Roberto Goitein
Suzi Berbet
Artes e diagramação:
Arianne Dechen Silva
Mateus Fernando Silva Sales
Lucas Massensini de Azevedo
Angela Ferraz
Vídeos (Lives e Mini-Lives)
Lucas Massensini de Azevedo
Adilson Roberto Gonçalves
Felipe Renger Ré
Lucas Henrique Silvestrin
Osmar Malaspina