Visão Espiritual

VISÃO ESPIRITUAL E VISÃO CARNAL

Atire a primeira pedra, aquele que não tem pecados, àquele que não erra: (João 8: 7 E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.)

Uma mulher fora apanhada no ato do adultério, pela lei de Moisés ela deveria ser apedrejada.

Jesus não a condenou e desafiou: Quem está sem pecado atire a primeira pedra.

Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos.

Não podemos julgar nosso próximo, porque também somos pecadores e porque não temos a visão espiritual para ver como Deus vê.

Vamos entender um pouco como é a visão espiritual das coisas.

Vamos tentar entender qual seja a reta justiça.

Jesus curava no sábado apesar do quarto mandamento dizer: (Êxodos 20: 5 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.)

Apesar de ser o quarto mandamento de Deus, não trabalhar no sábado, Jesus curava no sábado.

Jesus curou um homem que, estava doente a trinta e oito anos no sábado e os fariseus o perseguiam e queriam matá-lo porque diziam que não era lícito curar no sábado, que isto era pecado e, portanto Jesus era para eles um pecador: (João 5: 16 E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.)

Se formos seguir fielmente, literalmente as escrituras, os fariseus estavam certos.

Porem Jesus estava nos ensinando a ver as escrituras da forma Espiritual, da forma coerente, com o amor de Deus, o qual nos deu as leis.

Não devemos julgar segundo a aparência, más sim segundo a reta justiça, segundo o amor: (João 7: 24 Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.)

Jesus deu um exemplo disto: (João 7: 23 Se o homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja quebrantada, indignais-vos contra mim, porque no sábado curei de todo um homem?)

O que é mais importante, o que seria justificável se fazer num dia de sábado mesmo sabendo que o quarto mandamento diz que não se deve fazer nada no sábado?

O que seria menos errado, curar ou circuncidar no sábado?

O que edifica mais o espírito, receber uma cura, a qual produzirá uma fé tão grande neste homem que ele será edificado na fé tanto ele como também todos quantos virem e ouvirem falar disto ou a circuncisão?

Ambos são importantes e devemos ver pela ótica que Jesus nos ensinou: Segundo a reta justiça e não segundo a aparência.

Tanto curar como circuncidar um homem, era tão importante para a obra de Deus que se justificava fazer isto, mesmo em um dia de sábado.

A cura leva a fé e a fé leva a salvação, quem vê um sinal tão maravilhoso de Deus em sua vida, se não era crente, provavelmente passará a ser e muitos passarão a acreditar vendo o milagre.

Foi o que aconteceu quando Jesus ressuscitou à Lazaro, muitos judeus que não acreditavam que Jesus era o Messias, passaram a acreditar.

Temos que trabalhar para edificar a fé, pois só ela nos leva a salvação.

Somos salvos exclusivamente pela fé em Jesus, não há outro caminho.

A fé, é a única coisa que temos a oferecer à Deus e nem ela mesmo vem de nós, antes é um dom e um dom é dado e nos é dado por Deus.

Ter fé é acreditar, quem acredita confia, melhor confiar em Deus do que nos homens e nós sem querer temos que confiar nos homens, pois quando estamos em um ônibus estamos confiando no motorista que é um homem, quando estamos ouvindo uma pregação estamos confiando em um homem. Claro que em ambos os casos na verdade estamos confiando primeiramente em Deus, pois se o motorista do ônibus tiver um infarto, Deus esta conosco e se o pregador falar algo de si próprio, o Espírito Santo nos mostrará.

A fé é a única coisa de nós, aceitável por Deus, pois na nova e eterna aliança entre Deus e os homens que é a salvação pela fé em Jesus, Deus entrou com o sangue do sacrifício do seu Filho Jesus e nós entramos com a fé. (Romanos 3: 21 Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; 22 Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 24 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. 25 Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;)

Jesus, o nosso senhor, o qual é o único caminho verdade e vida, isto porque ninguém vai a Deus senão por Ele, nos ensinou muitas coisas por mensagens subliminares.

Quando Jesus curava no sábado, estava nos dizendo: (João 7: 24 Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.) Jesus está nos ensinando a sermos coerentes, a sermos justos porque curar uma pessoas é muito mais importante que guardar um sábado mesmo a lei dizendo para guardar.

É o mesmo principio do que Jesus nos ensinou a respeito do que mata o homem.

O que realmente mata o homem é o que sai da boca e não o que entra pela boca.

Olha a visão espiritual que Jesus tinha e quer que nós também a tenhamos: (Marcos 7: 18 E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, 19 Porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora, ficando puras todas as comidas? 20 E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. 21 Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, 22 Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. 23 Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.)

O pecado está no sentimento, no coração, na consciência, na nossa alma.

Por exemplo, Paulo nos dizia que não há nada de errado em comer carne de animais que foram sacrificados a ídolos, visto que os ídolos não são deuses, só existe um Deus que fez todas as coisas.

Más se uma pessoa fraca na fé, me ver comendo essa comida sacrificada a um ídolo que pra mim não é pecado pois trata-se de uma estátua de barro feita por mãos humanas e por isto eu não sinto que é pecado comer, pra outro que é fraco na fé, se comer é pecado.

Essa pessoa pode vir a comer, porque me viu comendo, e ela comendo com consciência de pecado, realmente está pecando.

Portanto se por um pedaço de carne vou escandalizar meu irmão e leva-lo a pecar, por amor a ele não vou comer.

Sejamos sábios e entendamos as coisas com o entendimento do Espírito.

Escutemos com os ouvidos espirituais e não com os ouvidos carnais.

Vejamos com os olhos espirituais e não com os olhos carnais, pois Deus é Espírito e nos fala em Espírito: (João 4: 23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.)

Mais um exemplo, na verdade um ensinamento deixado pelo próprio Jesus para nós: (Mateus 12: 1 Naquele tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer. 2 E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado.) Para os judeus era pecado comer sem lavar as mãos e também era pecado colher espigas no sábado.

Com certeza Jesus fez isto para nos ensinar a ver com os olhos espirituais, olha o que Ele nos ensina: (Mateus 12: 3 Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam? 4 Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes? 5 Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?)

Devemos compreender isto como um grande ensinamento, Deus quer de nós, coisas muito maiores que estas: não comer sem lavar as mãos, comer alimento sacrificado a ídolos, trabalhar no sábado, beber vinho, e outras coisas mais que alguns deixam de fazer para não pecar e fazem coisas pior que estas.

Como se sentir sem pecado fazendo estas coisas e deixando de se compadecer de um irmão necessitado em um momento difícil da vida dele, ou discriminar um ser humano que por exemplo é um mendigo ou drogado e pior que isto achar que este é filho das trevas e não de Deus.

Se vemos com olhos humanos, vemos assim, se vemos com olhos espirituais, praticamos a verdadeira justiça, pois o Espírito nos ensina tudo.

O que Deus quer realmente de nós é a Misericórdia, vamos ver na seqüência o que Jesus ensinou: (Mateus 12: 7 Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.)

Eu tenho perguntado a Deus constantemente o que Ele mais quer de mim e Ele tem me mostrado exatamente isto na bíblia: (Oséias 6: 6 Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.)

O conhecimento de Deus vem do Espírito que fala em nós.

Estejamos sempre buscando e Ele com certeza nos dará, pois está escrito: (Lucas 11: 9 E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; 10 Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á. 11 E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? 12 Ou, também, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião?)

Deus não nega o conhecimento da verdade a ninguém que a busque para fazer a sua obra, pois Ele que isto: (Efésios 4: 12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; 13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, 14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. 15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,)

Deus nos revela a sua verdade e nos da o conhecimento e sabedoria com a intenção de edificarmos a igreja que é o corpo de Cisto.

O que Deus quer é que cheguemos ao verdadeiro conhecimento de Cristo, para que não fiquemos com crianças que acreditam em tudo e mudam de ideia a respeito da salvação a cada pregação que escuta.

A verdade é uma só: A NOSSA SALVAÇÃO É ATRAVÉS DA FÉ EM CRISTO. Ele deu a vida pra isto.

Infelizmente existem sim homens que talvez nem façam isto de propósito, más que ensinam uma doutrina diferente e tudo que for diferente da salvação pela fé em Jesus é errada.

Quando o inimigo quer corromper a verdade, ele envia pessoas que com muita habilidade e persuasão, nos impõe, nos ensina com habilidade, uma outra doutrina, uma doutrina diferente da fé em Cristo, e essa doutrina pode soar como verdade aos que ainda não estão fundamentados no verdadeiro alicerce que é Jesus.