COMO AGRADAR A DEUS

COMO AGRADAR A DEUS

Quando achamos que sabemos tudo sobre Deus e sobre a nossa salvação, ainda não sabemos nada, por isto devemos buscar sempre, na palavra, a revelação Divina.

Em I Coríntios 13 aprendemos muitas coisas com Paulo e a principal é que o mais importante é o AMOR.

Porque sem amor nós poderíamos doar nossos bens aos pobres e dar nossa vida em sacrifício que não teria valor: (I Coríntios 13: 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.)

Jesus fez isto, veio viver uma vida correta, perfeita, sem pecado e por fim deu sua vida em sacrifício por nós, e como foi com AMOR teve validade para Deus e aproveito para nós, pelo seu sacrifício, somos justificados, nós que cremos n’Ele.

Mesmo se eu pudesse fazer isto que Jesus fez e realmente o fizesse com amor, ainda assim não teria proveito, porque Jesus sendo filho de Deus tinha maior valor para Deus. Isto porque Deus não dá algo que não lhe tenha valor, Deus nos deu o que Ele tinha de melhor: SEU FILHO.

Ninguém nunca viu a Deus, a não ser Jesus que veio d’Ele e nos mostrou com sua vida, como é Deus, e qual é o seu plano para nos salvar.

Paulo também nos ensina em: (I Coríntios 13: 12 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. 13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.)

Quando vier o que é perfeito, ou seja, quando vier o reino de Deus, quando Jesus vier nos buscar, ai sim nós conheceremos a Deus, pois veremos sua face.

Jesus nos ensinou que só Deus é bom: (Mateus 19: 16 E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? 17 E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.) Verdadeiramente só Deus é bom, ou seja: Só Deus é perfeito e nós seremos também quando formos transformados em novas criaturas incorruptíveis. (I Coríntios 15: 52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.)

Jesus nos ensinou quando falou ao jovem rico, se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. (Mateus 19: 18 Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho; 19 Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo. 20 Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda? 21 Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. 22 E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. 23 Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus. 24 E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. 25 Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se? 26 E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.) Realmente por nós mesmos é impossível, más Deus tornou possível pela fé em Jesus, pois a nova e eterna aliança é essa: Deus nos envia a Jesus, após crermos n’Ele e sermos batizados, recebemos o Espírito Santo de Deus que nos proporciona um crescimento contínuo.

Deus nos deu essa segunda chance, a segunda aliança pela fé em Jesus por amor anos, pois nós conseguimos amar, más Deus é a fonte do Amor.

É tão importante conseguir amar, que Jesus resumiu os dez mandamentos em apenas dois e que poderia ser resumido em apenas um: AMOR.

O grande mandamento de Jesus foi este: (Mateus 22: 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.) Amando a Deus sobre tudo e ao próximo como a nós mesmos, não erramos em nem um dos dez mandamentos e podemos notar que os dois consistem em AMAR: AMAR a Deus sobre tudo e AMAR ao próximo como a nós mesmos.

Busquemos este dom do amor, pasçamos a Deus o dom de amar de verdade.

O que é amar de verdade? Está escrito em: (I Coríntios 13: 4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. 5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; 6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; 7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.)

Jesus nos ensinou a amar: (Mateus 5: 38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. 39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; 40 E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; 41 E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. 42 Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. 43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 45 Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. 46 Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? 47 E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? 48 Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.) Isto é amar ao próximo. Parece impossível ser assim, más se vermos este mundo como Jesus viu poderemos ser assim também, porque Jesus não era daqui, Ele veio de Deus e voltou para Deus, Ele sabia que a sua verdadeira vida não era aqui.

Jesus na verdade veio nos resgatar e nós que entregamos a vida a Ele podemos ter certeza que nosso verdadeiro lar não é aqui na terra nesta vida mortal, más sim nos céus, no reino de Deus, em uma vida eterna e espiritual.

Agora que entendemos o que é amar, vamos entender o que é temer a Deus.

Davi estando para morrer, ensinou seu filho Salomão a obedecer a Deus, obedecer seus mandamentos e seus estatutos e seu juízo: (I Reis 2: 1 E aproximaram-se os dias da morte de Davi; e deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo: 2 Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem. 3 E guarda a ordenança do SENHOR teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores.) O temor e a obediência a Deus é fundamental para quem quer viver no seu reino.

Deus sempre amou ao seu filho Jesus porque este sempre o obedeceu e guardou os seus mandamentos: (João 15: 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.)

O próprio Jesus sofreu: (Hebreus 5: 7 O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. 8 Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. 9 E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;) Jesus estava no princípio com Deus e veio nos salvar, dando sua própria vida em sacrifício pelas nossas vidas, apesar de saber exatamente tudo que deveria padecer, Jesus sofreu muito, pois sua morte foi cruel, más Ele sempre dizia: (Mateus 26: 42 E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade.) Devemos e podemos obedecer a Deus pois Ele é nosso verdadeiro Pai, Ele que o nosso bem eterno e se podemos confiar em alguma coisa, com certeza é naquele que nos criou.

Tudo o que Jesus sofreu, foi por amor a nós, pois pela primeira aliança era impossível ao homem ser salvo, já pela segunda e eterna aliança é possível a todos, basta entregar a vida completamente a Jesus e deixar o Espírito Santo de Deus agir.

Uma pessoa que ama de verdade ao seu próximo como Jesus amou e tem sabedoria, nunca se ensoberbece em relação ao seu próximo, achando ser melhor por fazer aquilo que simplesmente deve fazer.

Vamos ver um exemplo disto: havia um fariseu e um publicano orando, o fariseu se achando superior em obediência agradecia e o publicano tendo consciência do seu pecado pedia perdão: (Lucas 18: 9 E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: 10 Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. 11 O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. 12 Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. 13 O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! 14 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.) Só Deus é bom e só Jesus cumpriu todas as leis. Nos devemos sim buscar a perfeição más sempre reconhecendo que após termos feito tudo, ainda assim fizemos apenas nossa obrigação como servos e que só seremos filhos através de Jesus: (Lucas 17: 7 E qual de vós terá um servo a lavrar ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te, e assenta-te à mesa? 8 E não lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu? 9 Porventura dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não. 10 Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer.) Buscar a perfeição deve ser uma obrigação, por gratidão a todos que pela graça da salvação pela fé em Jesus, já receberam a salvação e não uma condição para a salvação.

Tem coisas que parecem ser coincidência, más não são, na verdade são maravilhas que Deus nos deixou.

Olha só essa coincidência, (Lucas 17: 9 e Lucas 18: 9)

Em Lucas 17: 9 aprendemos que ser justo é nossa obrigação e em Lucas 18: 9 aprendemos que o homem que está sendo justo nunca deve se achar melhor que os outros, pois ser justo é uma obrigação.

Em resumos, somos justificados e salvos pela fé em Jesus, pois Ele viveu sem pecados, cumpriu a lei e se sacrificou por nós, essa é a nova e eterna aliança.

Se nós que cremos e temos a salvação quisermos também prosperar em tudo neste mundo, como Salomão prosperou por muito tempo, devemos nos esforçar para seguir este conselho dado por Davi: Obediência a Deus, andar nos caminhos de Deus que é o caminho da justiça, guardando suas leis e seus estatutos.

Não da para enumerar o que um homem deve ou não fazer para agradar a Deus, pois Ele conhece o coração de cada um de nós, devemos nos deixar guiar pelo Espírito Santo, pois este nos ensina tudo.

Para finalizar, vamos ler duas passagens bíblicas que mostra o quanto vale a pena servir a Deus:

Deus dizendo: (Êxodo 23: 25 E servireis ao SENHOR vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades.)

Jesus dizendo: (João 15: 7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.)