Os mandamentos de Jesus

Leia a Bíblica - Click aqui

OS MANDAMENTOS DE JESUS

Na verdade o que estou escrevendo é um testemunho que gostaria de compartilhar com todos.

Eu me converti com dezoito anos e estive cheio do Espírito Santo por muito tempo e depois não sei bem porque, me afastei do Senhor por mais ou menos dez anos, deixei de buscá-lo e fiquei vivendo como um cristão que ora apenas antes de dormir e quando eu necessitava da ajuda de Deus.

Cerca de um ano atrás, tive um sintoma de câncer no intestino, digo sintoma porque não procurei médico, preferi colocar na mão de Jesus que é o médico dos médicos, não aconselho ninguém a fazer isto, eu fiz, pois senti que o que estava acontecendo era um chamado e passei a buscar ao Senhor Jesus Cristo com muita vontade, e como não podia ser diferente os sintomas da doença desapareceram, ou seja, Deus me curou porque na verdade Ele queria mesmo era curar a minha alma que estava enferma pelo distanciamento d’Ele.

Portanto estou escrevendo isto para que eu mesmo possa sempre ler e meditar nestas palavras que são revelações que ao longo de algum tempo o Senhor tem me dado, isto porque eu perguntava à Ele o que eu deveria fazer e como eu deveria me proceder para agrada-lo, para servi-lo, pois eu estava muito feliz e grato pela cura e principalmente pelo chamado, e por repedidas vezes Ele me fazia ler esta passagem Bíblica: (Oséias 6: 6 Porque eu quero misericórdia e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.)

Então passei a buscar isto: “Misericórdia e conhecimento de Deus”.

O conhecimento de Deus eu tenho buscando na Bíblia, pedindo sempre ao Espírito Santo que me dê sabedoria, entendimento e discernimento da Palavra, e a “Misericórdia”, creio que agora estou compreendendo mais claramente o seu verdadeiro significado e é exatamente sobre isto que quero falar.

Jesus declarou o seguinte: (João 15: 7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.) Em outra tradução diz assim: Se vocês ficarem unidos comigo, e as minhas palavras continuarem em vocês, vocês receberão tudo o que pedirem.

Como estou buscando respostas às quais somente Ele pode me dar, quero estar n’Ele e ter as palavras d’Ele em mim, mas como permanecerei n’Ele?

Então Jesus nos responde que para estarmos sempre n’Ele e Ele em nós, temos que guardar os seus mandamentos: (João 15: 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.)

Agora vem a grande pergunta: Quais são seus mandamentos?

Então Jesus responde: (João 15: 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei).

Vamos analisar a profundidade e a complexidade deste único mandamento, o qual Ele nos falou antes em: (João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.)

Jesus antes havia resumido os dez mandamentos que estão em Êxodos 20 em apenas dois como lemos em (Mateus 22: 36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.) Agora Jesus está resumindo estes dois mandamentos em apenas um que é “amar ao próximo”, porem não apenas como amamos a nós mesmos, más como Ele nos amou.

Aqui está a profundidade e complexidade deste mandamento, pois sabemos que Ele nos amou tanto que deu a sua própria vida por nós: (João 15: 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.)

Portanto não é tão simples como parece, muito pelo contrário, amar aos nossos semelhantes como Jesus amou parece ser mesmo impossível, e para nós é impossível, porem para Deus nada é impossível e se queremos ser iguais a Jesus em amor, temos que pedir a Ele que nos de esse dom de amar, para que possamos amar como Ele nos amou.

O Apóstolo João também falou exatamente isto: (I João 3: 16 Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.)

E tem mais, temos que fazer isto com verdadeiro amor, pois se não for por amor como Jesus fez não tem aproveitamento nenhum: (I Coríntios 13: 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.)

Para conhecermos de forma bem detalhada quais são os mandamentos de Jesus e também como executá-los “Amar como Jesus amou”, vamos analisar o Evangelho segundo Lucas no capítulo seis, e vamos lê-lo de traz para frente, para entenderemos melhor quais são os mandamentos de Jesus e como guardá-los.

LUCAS 6: 27 a 49

Iniciando pelo fim, nos versículos 47 e 48, Jesus nos diz que quem ouve as suas palavras e as pratica é semelhante ao homem prudente que edificou sua casa sobre a rocha, e esta não é abalada, pois está bem alicerçada.

Obs.: Como Paulo nos ensinou em: (I Coríntios 3: 11 ...ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.) Isto porque Jesus é a rocha, a pedra que os edificadores rejeitaram e que foi posta por Deus como cabeça de esquina.

Portanto se pretendemos edificar-nos sobre Ele, temos que obedecê-lo, porque Ele mesmo declarou: (Lucas 6: 46 E por que me chamais, SENHOR, Senhor, e não fazeis o que eu digo?) e para obedecê-lo, temos que antes conhecê-lo, saber tudo sobre Ele e conhecer também os seus mandamentos, e após conhecermos os seus mandamentos, ainda temos que lhe pedir que nos dê força para cumpri-los pois não somos capazes, tudo que temos são dons vindos de Deus e se na verdade o Senhor não edificar a casa em vão trabalhamos.

Vamos pedir a Jesus que nos dê os dons da fé e do amor para podermos viver conforme Ele viveu e executarmos os seus mandamentos para termos comunhão com Ele como Ele tem com Deus.

Antes de nos revelar o verdadeiro significado de “Amar como Jesus amou”, vamos atentar para a reta justiça, Jesus nos ensina o seguinte: (Lucas 6: 39 E dizia-lhes uma parábola: Pode porventura o cego guiar o cego? Não cairão ambos na cova? 40 O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre. 41 E por que atentas tu no argueiro que está no olho de teu irmão, e não reparas na trave que está no teu próprio olho? 42 Ou como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o argueiro que está no teu olho, não atentando tu mesmo na trave que está no teu olho? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então verás bem para tirar o argueiro que está no olho de teu irmão.)

Aqui podemos comprovar que sem o conhecimento e os dons de Deus não poderemos amar como Jesus amou e nem praticar a reta justiça como Ele praticou.

Apesar de estar escrito: “todo o que for perfeito será como o seu mestre” Creio eu que nunca serei como Ele foi, só mesmo se Ele me der esse dom.

Mas afinal é isto que estou buscando, devo me lembrar de que todo este estudo é em função de descobrir e aprender o verdadeiro significado destas duas palavras que me foram reveladas: (Oséias 6: 6 Porque eu quero misericórdia e não sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que holocaustos.)

Na seqüência Jesus nos fala dos frutos, pois realmente se conhece a arvore pelos seus frutos e da mesma forma se conhece o coração do homem pelo que sai da sua boca: (Lucas 6: 43 Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto. 44 Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos. 45 O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.)

Realmente não é o que entra pela boca que nos contamina e sim o que sai da nossa boca, pois como está escrito em: (Mateus 15: 19 Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. 20 São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.)

AGORA JESUS COMEÇA A NOS DIZER O QUE DEVEMOS FAZER:

Lucas 6: 27 Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam; 28 Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam. 29 Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses; 30 E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir. 31 E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também. 32 E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam. 33 E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo. 34 E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. 35 Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus. 36 Sede, pois, misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. 37 Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão. 38 Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.

Em resumo, o que devemos fazer é o seguinte:

- Amar aos nossos inimigos, fazer o bem aos que nos odeiam, falar bem de quem fala mal de nós, orar pelos que nos caluniam, dar a outra face a bater, se alguém nos tomar a capa, devemos dar também a túnica, devemos dar sempre a quem nos pedir algo, quando alguém tirar o que é nosso, não devemos pedir de volta, devemos fazer aos outros o mesmo que queremos que nos faça a nós.

Pois se amarmos apenas que nos amam que galardão teremos? Até os maus fazem isto.

Portanto devemos amar quem nos odeia, pois assim Deus nos recompensará.

Devemos procurar ser como Deus que é misericordioso para com todos e perdoa a todos, portanto, não devemos julgar para não sermos julgados, não devemos condenar para não sermos condenados, devemos perdoar aos outros para sermos perdoado por Deus e devemos dar aos outros para que Deus nos dê a nós, pois com a mesma medida com que medirmos os outros, Deus usará para medir a nós.

Façamos pelos outros tudo aquilo que gostaríamos que fizessem por nós, pois quem nos recompensa é Deus.

Tudo o que Jesus nos ensinou Em Lucas 6, Ele fez igual, pois Ele nos amou ao ponto de dar a vida por nós e ainda intercedeu pelos que o crucificavam, por isto Ele pode declarar isto: (Marcos 8: 34 E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.) Em outra tradução está escrito assim: (Marcos 8: 34 Aí Jesus chamou a multidão e os discípulos e disse: — Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe.)

Portanto, estes são os mandamentos de Jesus e Ele os cumpriu, Ele viveu assim, Ele deu a vida por nós e tudo que fizermos neste sentido pelos nossos semelhantes será muito bem recompensado por Deus que nos amou antes mesmos de nascermos, quando ainda estávamos no ventre de nossas mães e nos predestinou, nos enviou a Jesus para sermos iguais a Ele, para que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Agora entendo que realmente Deus quer a misericórdia e não o sacrifício (obras mortas).

Tenho para mim que nós só nos empenharemos em viver dessa maneira, se acreditarmos em algumas coisas fundamentais:

– Que Deus existe e é galardoador e que Ele vai nos ressuscitar dentre os mostos como fez com seu Filho Jesus e nos levar para o seu descanso eterno;

– Que a nossa luta é contra o demônio, contra as potestades do mal e não contra as pessoas que porventura vierem contra nós, pois a estas devemos amar e perdoar como Deus nos ama e nos perdoa;

– E por fim temos que entender que o corpo para nada serve, que nós estamos nesta vida apenas para aprendermos a amar, e que a nossa verdadeira vida será após esta, na eternidade e na perfeição de Deus.

APRENDENDO A AMAR:

Salomão declarou o seguinte: (Salmos 127: 1 Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam). Nós somos a casa e é Deus quem nos edifica, todos os dons que temos vieram d’Ele, portanto é Ele quem nos edifica, pois de nós mesmos não temos nada e não podemos fazer nada.

Em Atos 17: 25, lemos que é Deus quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas, portanto se quisermos aprender a amar, temos que pedir a Deus que nos dê este dom.

Em I Coríntios 13, vamos conhecer a supremacia do amor, Deus nos diz através do Apóstolo Paulo, que eu poderia ter todos os dons vindos de Deus, se porem eu não tivesse amor, nada me aproveitaria, pois o amor é o maior de todos os dons.

Eu poderia falar as línguas dos homens e dos anjos, eu poderia ter o dom de profecia, e de conhecer todos os mistérios e toda a ciência de Deus, eu poderia ter o dom da fé de maneira tal que transportasse os montes, porem se eu não tiver o dom do amor, eu nada seria.

Está escrito: (I Coríntios 13: 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.)

Jesus fez isto, Ele viveu assim, porem Ele fez tudo com amor, e é isto que Ele quer de nós, ou ao menos de mim, sei que é isto que Ele mais quer.

Vamos pedir este dom à Deus, vamos aprender a amar de verdade, pois necessitamos desse dom o qual é o mais importante de todos, para alcançarmos a plenitude da justiça.

Quem ama é paciente e bondoso; não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso; não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas; não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo.

Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência: Esperança na vida eterna a qual cremos e paciência, pois temos por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.

Quando vier o que é perfeito, ou seja, quando estivermos com o nosso Senhor na eternidade, não haverá mais necessidades de alguns dons como, por exemplo, o dom da profecia, de falar em línguas e até mesmo o dom da ciência que é o conhecimento de Deus, pois estaremos com o próprio Deus e o conheceremos como por Ele somos conhecidos.

Hoje vemos as coisas futuras como por espelhos e em enigma e acreditamos nelas pelo dom da fé o qual também recebemos de Deus e que é um dos dons que permanecerão, pois apenas três dons não deixaram de ser necessários nunca, que são: A , a ESPERANÇA e o AMOR, e destes três o maior é o AMOR.