COMO ANDAR COM CRISTO

COMO ANDAR COM CRISTO

Antes vamos entender que fomos escolhidos e enviados a Jesus, para receber o Espírito Santo que passa a habitar em nossos corpos mortais e nos ensina todas as coisas:

- Romanos8: 28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. 31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Quando acreditamos e nos entregamos à Jesus, Ele não nos perde mais:

- João 6:44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

Porque fomos predestinados antes da criação do mundo:

- Efésios 1: 4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; 5 E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,

Portanto, nós que cremos em Jesus, temos o nome no livro da vida:

- Lucas 10: 20 Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.

Nem todos têm o nome escrito no livro da vida:

- Apocalipse 17: 8 A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra ( cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo ) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá.

Nós que pela misericórdia de Deus, temos os nomes escritos no livro da vida, pela justificação através da fé em Jesus, o Cristo de Deus, devemos andar segundo o Espírito e não segundo a carne:

- Romanos 8: 1 Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.

Portanto, nós que acreditamos e esperamos em Jesus, e por acreditar n’Ele recebemos o Espírito Santo e também pela fé em Cristo, temos a certeza da vida eterna.

- Romanos 8: 16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

Nós que fomos feitos filhos de Deus através do sangue de Jesus, do sacrifício que Ele fez por nós na cruz do calvário, devemos andar segundo o Espírito Santo que habita em nós e não segundo a carne, porque o homem que segue as tendências da carne, produze maus frutos, já o homem que segue as tendências do Espírito Santo, produzem bons frutos.

Nós por natureza gostamos de fazer as coisas ruins que são justamente o oposto das coisas que o Espírito nos manda fazer; e as coisas boas que desejamos fazer quando o Espírito nos domina, são justamente o oposto dos nossos desejos naturais.

Estas duas forças dentro de nós estão lutando constantemente uma contra a outra, a fim de ganharem o domínio sobre nós, e os nossos desejos nunca estão livres de suas pressões.

Na verdade, só estaremos livres do pecado, quando vier o que é perfeito e formos transformados em novas criaturas incorruptíveis, este é o plano de Deus:

- I Coríntios 15: 52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

Enquanto aguardamos a volta de Cristo e a nossa transformação em criaturas incorruptíveis, andemos segundo o Espírito, pois os frutos da carne é a morte:

- Gálatas 5: 19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, 20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Em outras palavras, se seguirmos nossas próprias inclinações erradas, nossas vidas produzirão os seguintes maus resultados: pensamentos impuros; ansiedade; ansiedade pelo prazer carnal; idolatria; feitiçaria (isto é incentivo as atividades do demônio); ódio e luta; ciúmes e ira; esforço constante para conseguir o melhor para si próprios; queixas e criticas; o sentimento de que todo mundo está errado, menos nós; e haverá falsa doutrina, inveja, assassinato, embriaguez, divisões ferozes e toda essa espécie de coisas e todo aquele que levar esse tipo de vida não herdará o reino de Deus.

Como devemos nos proceder, como andar com Cristo?

Paulo nos mostra como é o homem que anda segundo o Espírito:

- Gálatas 5: 22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Em outras palavras o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, bondade, retidão, fidelidade, mansidão e domínio próprio, perdão, humildade e várias outras coisas maravilhosas que provem do amor de Deus.

E novamente Paulo nos ensina em:

- Efésios 5: 9 (Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade);

E continua:

- Efésios 5: 17 Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. 18 E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; 19 Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; 20 Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo; 21 Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.

Encher-se do Espírito é estar totalmente voltado para Deus em vigilância e oração, pois por mais evoluídos que possamos estar em espírito, necessitamos da oração e vigilância:

- Mateus 26: 41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

Paulo nos ensina sempre se baseando nos ensinamentos de Jesus Cristo, que é o fundamento. Quando perguntaram a Jesus, qual seria o grande mandamento da lei, Ele respondeu e resumiu em apenas dois, os dez mandamentos de Deus:

- Mateus 22: 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Paulo em sua carta aos Romanos, resumiu tudo no AMOR:

- Romanos 13: 8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. 9 Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

João também confirmou que o grande mandamento de Deus é crer em Jesus e nos amar uns aos outros:

- I João 3: 23 E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.

O grande mandamento de Deus é AMOR, porque Deus é o puro amor, Ele é a fonte do amor. Se nós homens maus podemos amar, quanto mais Deus, que é a fonte do amor:

- Lucas 11: 13 Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?

Deus é amor e Jesus, sendo seu filho também o é, Ele deu a vida por nós:

- João 15: 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

Jesus, que nos amou tanto, nos ensinou a amar:

- João 15: 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

Deus ama a Jesus seu filho e também nos ama pois acreditamos em Jesus:

- João 16: 27 Pois o mesmo Pai vos ama, visto como vós me amastes, e crestes que saí de Deus.

Agora sabemos que se verdadeiramente amamos a Jesus, temos que guardar os seus mandamentos, e quais são eles?

- João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

E novamente Jesus nos da o seu mandamento:

- João 15: 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

Agora Jesus realmente nos da uma ordem:

- João 15: 17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.

Portando o mandamento de Jesus é AMAR AO NOSSO PRÓXIMO.

Para entendermos isto, vamos entender antes o quanto Jesus nos amou.

Jesus Cristo, o filho de Deus, que estava nos céus antes da criação do mundo, além de dar a sua vida por amor a nós, ainda nos serviu, pois Ele veio pra servir e não pra ser servido:

- Mateus 20: 28 Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.

Vamos ver um exemplo de que realmente Jesus veio pra servir e não pra ser servido:

- João 13: 13 Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. 14 Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. 15 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

Um belo dia, Tiago e João, seu irmão, pediram a Jesus que concedesse a eles sentarem um a sua direita e outro a sua esquerda, os outros dez, tendo ouvido isto, começaram a indignar-se contra Tiago e João e Jesus lhes falou o seguinte:

- Marcos 10: 42 Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre elas; 43 Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal; 44 E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. 45 Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.

Em nossas vidas, devemos seguir o exemplo de Jesus e procurar amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, porque desta forma Deus libera suas bênçãos em nossas vidas e a maior delas é a vida eterna.

Vamos dar um exemplo prático de uma pessoa no meu trabalho que esteja causando grandes problemas.

Se eu for egoísta, vou orar a Deus para tirar essa pessoa do nosso meio; por outro lado se eu for amoroso como Jesus nos deu o exemplo, eu vou orar pedindo que Deus abençoe essa pessoa, de maneira que ela passe de um problema a uma benção no nosso meio.

Se eu orar pedindo a Deus que retire essa pessoa do meu meio, Deus pode até atender minhas orações, se essa pessoa estiver realmente causando grandes problemas.

Más se eu orar pedindo a Deus que abençoe essa pessoa, por eu estar praticando um ato de amor e perdão, Deus se agradará muito mais de mim e ouvirá a minha oração e vai atendê-la com prazer, abençoando essa pessoa em questão, e me abençoa duas vezes mais, pelo amor sincero e pelo meu perdão.

A vontade de Deus é que nos amemos e por amor, renunciemos á muitas coisas em benefício do nosso próximo.

Portanto, quando não somos egoístas, liberamos o poder de Deus.

Deus nos ama e quer nos abençoar, mas como estamos neste mundo para aprender a amar, Deus só vai nos abençoar plenamente com todas as suas bênçãos e com tudo que Ele deseja nos dar, quando tivermos misericórdia e amor sincero pelo nosso próximo.

O grande mandamento de Jesus é o amor ao próximo:

- João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

- João 15: 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

- João 15: 17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.

Deus teve misericórdia de nós, quando nos enviando seu Filho Jesus para nos salvar e Ele quer que nós também tenhamos misericórdia uns dos outros:

- Oséias 6: 6 Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.

Deus quer que nos compadeçamos da miséria alheia, ou seja: Que tenhamos amor ao próximo e que busquemos conhecer as escrituras:

Um dia, Jesus estava comendo com publicanos e pecadores, na casa de Mateus e os fariseus vendo isto, o recriminavam. Então Jesus respondeu:

- Mateus 9: 13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

Em outro dia, Jesus e seus discípulos iam pelas lavouras, em um dia de sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer. Os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado e Jesus lhes respondeu:

- Mateus 12: 3 Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam? 4 Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes? 5 Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa? 6 Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo. 7 Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.

Jesus veio cumprir a lei e nunca pecou. O quarto mandamento de Deus é guardar o sábado, e Jesus curava no sábado, daí os fariseus o acusava de pecado, então Jesus mostrou que a reta justiça é:

- Mateus 12: 10 E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados? 11 E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? 12 Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados. 13 Então disse àquele homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e ficou sã como a outra.

O que Deus realmente quer de nós, é o amor e a misericórdia, e se alguém tem dificuldades de amar e perdoar ao seu próximo deve pedir esses dons a Deus, porque na verdade, a fé, o amor e o perdão são dons vindos de Deus e Ele tem prazer em dar a todos que os pedem.

Não devemos nunca pedir a Deus coisas que não nos faça bem, más os dons, devemos pedir sempre:

- Tiago 4: 2 Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.

- Tiago 4: 3 Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.

- Filipenses 4: 6 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.

- João 15: 7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

É necessário ter os dons de Deus para podermos cumprir a sua justiça que é o amor, porque certamente Jesus rirá e separara as suas ovelhas dos bodes:

- Mateus 25: 32 E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; 33 E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. 34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

Quem são as ovelhas e o que fizeram para herdar a vida eterna?

- Mateus 25: 35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; 36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.

E as ovelhas dirão: Quando fizemos isto?

- Mateus 25: 40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

E os bodes, qual o destino deles?

- Mateus 25: 46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.

Adianta fazer tudo isto sem amor?

- I Coríntios 13: 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

Deus pediu a Abrão, que sacrificasse seu filho Isaque, o filho da promessa, e Abraão ia sacrificar por confiar plenamente em Deus; porem Deus não o permitiu, pois estava apenas testando a fé de Abraão e em função da sua grande fé, Deus sacrificou por amor a nós e pela promessa a Abraão, o seu filho único.

Portando irmão, temos que amar de verdade, tanto a Deus, como aos nossos próximos.

Sabemos que nada é de nós mesmos, más que tudo vem de Deus, a fé, o amor, a misericórdia e todos os outros dons.

Portando devemos pedir e pedir sempre esses dons a Deus, pois Ele nos ama tanto que enviou seu filho único para nos salvar; será que vai nos negar o dom de amar?

Nosso crescimento espiritual é continuo e depende de alimentarmos nosso espírito com a palavra de Deus que é a Bíblia.

Eu não me preocupo tanto quando ao que como, ou bebo o visto. Eu me preocupo muito em praticar a reta justiça que é o AMOR.

Para que isto seja possível em mim, eu procuro alimentar o meu espírito constantemente, lendo a bíblia varias vezes por dia, meditando e conversando com Jesus, buscando ser humilde e aceitando os erros dos outros, sabendo que eu também tenho muitos erros e necessito da misericórdia de Deus todos os dias.

Procuro não errar, más quando eu erro, reconheço o meu erro, me arrependo e peço perdão a Deus através de Jesus Cristo, o meu advogado, pois Ele é o nosso supremo sacerdote eterno que está ao lado do Pai, para nos justificar.

- I João 1: 5 E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. 6 Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. 7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. 8 Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 10 Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

- I João 2: 1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

Jesus veio cumprir a lei e dar a sua vida para nos resgatar da morte.

Assim como Deus o ressuscitou dentre os mostos, vai ressuscitar também a nós, os que cremos n’Ele e nos dar, primeiro um reino de 1.000 anos com Cristo e depois a vida eterna.

Portanto Jesus não está morto, muito pelo contrário, Ele está vivo ao lado de Deus, onde é nosso supremo sacerdote eterno e a Ele foi dado todo o poder nos céus e na terra.

Em resumo, quem ama cumpre os mandamentos de Jesus e as leis de Deus:

1 - Jesus falou:

- João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

- João 15: 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

- João 15: 17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.

2 - Paulo confirmou:

- Romanos 13: 8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. 9 Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

- Romanos 12: 10 Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

3 - João confirmou:

- I João 3: 10 Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus. 11 Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.

- I João 3: 23 E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.

- I João 4: 7 Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

- I João 4: 11 Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros. 12 Ninguém jamais viu a Deus; se nos amamos uns aos outros, Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor.

- João 15: 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

4 - Pedro confirmou:

- I Pedro 1: 22 Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;

RESUMO

Para resumir tudo o que estou tentando mostrar, vamos ver qual o grande mandamento de Jesus:

- João 15: 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

Qual é o grande mandamento?

- Mateus 22: 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

- Romanos 13: 8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. 9 Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

- I João 3: 23 E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.

- João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

- João 15: 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

- João 15: 17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.

O mandamento de Jesus é o AMOR, porque Ele é AMOR:

- João 15: 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.