A conversão

A CONVERSÃO

O próprio Jesus nos ensina que para entrarmos no reino de Deus, temos que nascer de novo.

João 3: 1 E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. 2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. 3 Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? 5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.

Antes do sacrifício de Jesus o filho de Deus, nós todos estávamos condenados à morte, por causa do pecado de Adão, pois de Adão herdamos a morte e por Jesus, herdamos a vida eterna.

Antes de aceitarmos a Jesus como nosso senhor e salvador, estávamos debaixo da escravidão do pecado e éramos todos usados e dominados pelo demônio, pois após o pecado original, nos tornamos escravos e herdamos da morte.

Jesus veio nos resgatar, dando sua própria vida por nós.

Após crer e aceitar a Jesus como nosso senhor e salvador, alem de sermos justificados de todos os nossos pecados pelo seu sacrifício na cruz, passamos a ser novas criaturas; ainda que no mesmo corpo e com a mesma mente, nosso espírito foi refeito, ou recriado, ou renovado.

Como nascer de novo? Muitos usam este ensinamento de Jesus para afirmar a reencarnação e não é nada disto. Temos que nascer agora do Espírito, pois estávamos mortos em espírito por causa do pecado.

Nicodemos sabia que Jesus era enviado de Deus, más não tinha provado a conversão e por isso não entendia como nascer de novo.

Jesus nos ensinou que alem do nascimento físico, da água, temos que nascer do Espírito para entrarmos no reino de Deus.

Como nascer do Espírito?

Vamos ler Atos 8: 26 E o anjo do SENHOR falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta. 27 E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração, 28 Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías. 29 E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro. 30 E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês? 31 E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. 32 E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca. 33 Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra. 34 E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro? 35 Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus. 36 E, indo eles caminhando, chegaram ao pé de alguma água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? 37 E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. 38 E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.

Após o eunuco ouvir a palavra (a pregação, a historia de Jesus, o Evangelho) e acreditar que Jesus é o filho de Deus enviado para nos salvar e ser batizado por Felipe, recebeu o Espírito Santo.

Este é o nascimento do Espírito o qual Jesus falou.

Quem nasce da carne é carne e quem nasce do Espírito é Espírito.

Este novo nascimento vem por ouvir a palavra, que leva a fé e que após o batismo, transforma o homem, levando-o da condição de filho do pecado a filho da luz.

Da mesma forma aconteceu em Atos 16: 26 E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos. 27 E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido. 28 Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos. 29 E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas. 30 E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? 31 E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa. 32 E lhe pregavam a palavra do Senhor, e a todos os que estavam em sua casa. 33 E, tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes os vergões; e logo foi batizado, ele e todos os seus.

Após ver o milagre, o carcereiro creu e perguntou: o que é necessário que eu faça para me salvar?

Paulo respondeu: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.

Mas como crer se não conhecer totalmente a historia de Jesus?

Temos que conhecer o Evangelho, então Paulo pregou a palavra do senhor a todos e os batizou.

São necessárias 3 coisas:

1º Conhecer a palavra, o evangelho.

2º Crer que Jesus é o filho de Deus, o nosso senhor e salvador, e entregar a vida a Ele.

3º Ser batizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, para receber o Espírito Santo de Deus, que nos transforma.

Daqui pra frente quem nos transforma é Jesus. Ele vai nos transformar em novas criaturas, na sua volta, Jesus vai transformar o que é corruptível em incorruptível, tanto os que dormem quando os que estiverem vivos, seremos todos revista da incorruptibilidade.

A salvação é um ato de Deus que vai trabalhando até chegarmos ao momento certo, quando sentimos que verdadeiramente acreditamos, confiamos e queremos nos entregar a Jesus.

Quando sentimos vontade, necessidade, dependência do Espírito Santo de Deus em nós, estamos convertidos. Pois chega um momento da vida de um homem que ele sente que só é feliz na presença de Deus .

O que acontece na salvação?

Após recebermos o Espírito Santo, este testifica junto ao nosso que estamos salvos, que temos o nosso nome escrito no livro da vida e sentimos isto: Salmos 118: 14 O SENHOR é a minha força e o meu cântico; e se fez a minha salvação. 15 Nas tendas dos justos há voz de júbilo e de salvação; a destra do SENHOR faz proezas. 16 A destra do SENHOR se exalta; a destra do SENHOR faz proezas.

17 Não morrerei, mas viverei; e contarei as obras do SENHOR.

Andar com Deus é tão bom, que quem experimenta não fica feliz no pecado, pois a felicidade verdadeira que Deus dá supera todas as expectativas e nos faz sentir dependência o tempo todo desse amor que Deus nos dá.

Quem anda com Deus não teme nada, pois sabe que mesmo morrendo, terá a vida eterna e conhecendo o amor de Deus deseja esta vida.

Esta certeza só vem do Espírito Santo, e ninguém a tira de nós. Quando o Espírito Santo de Deus testifica justo ao nosso que somos filhos e temos o nome no livro da vida, ninguém nos prova o contrário, o acusador já não nos engana mais.

Quando lemos a carta ao anjo da igreja de Filadélfia, nos identificamos pela certeza que o Espírito de Deus nos dá da nossa salvação: Apocalipse 3: 7 E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: 8 Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. 9 Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo. 10 Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. 11 Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. 12 A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome. 13 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Para conhecer a Deus e sair de debaixo do domínio do demônio, temos que ter essa vivencia do Deus.

Colossenses 1: 13 O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; 14 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;

No momento que aceitamos Jesus como nosso senhor e salvador, no mundo espiritual ocorre o seguinte: Somos tirados de debaixo do domínio do mal e passamos a ser de Jesus e nunca mais o demônio terá domínio sobre nós, Jesus não deixa, Ele não nos perde porque Ele é o bom pastor.

Após aceitar a Jesus, a velha natureza pecaminosa muda e nós passamos a não mais gostar do pecado que entes nos enganava e nos fascinava. Agora passamos a gostar das coisas de Deus que são as melhores coisas do universo.

O criador do universo só tem coisas maravilhosas, Deus é a fonte do AMOR e quem vê a Jesus, vê a Deus, porque os dois são um só: (João 10: 30 Eu e o Pai somos um.)

O que Jesus espera de nós?

A resposta é simples, a perfeição, claro!

É possível ser perfeito neste corpo mortal?

A resposta também é simples: Não!

Só seremos perfeitos e sem pecados, após a volta de Jesus.

Só após sermos transformados em novas criaturas, e os que dormem serão ressuscitados e transformados e os que estiverem vivos também serão transformados: (I Coríntios 15: 51 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; 52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.)

Portanto enquanto estamos neste mundo, não podemos perder a fé em Jesus, pois é ela que nos salva.

Deus quer de nós a perfeição, más isto não é a condição para a salvação, pois a salvação do homem só é possível através do sacrifício que Jesus fez na cruz.

O que Deus mais quer de nós então alem da fé em Jesus?

Resposta: A Misericórdia e a compaixão para com o nosso próximo.

- Oséias 6: 6 Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.

- Mateus 9: 13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

- Mateus 12: 7 Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.

O grande mandamento de Jesus é: ( Mateus 22: 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.)

O apostolo Paulo que nos ensina que a salvação é pela Fé em Jesus, nos ensina que temos que ser obedientes a Deus como Jesus foi e também nos ensina que devemos amar ao proximo como a nós mesmos, pois assim não estaremos pecando: (Romanos 13: 7 Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. 8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. 9 Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. 11 E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. 12 A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. 13 Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. 14 Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.)

Se regeitarmos as obras das trevas, teremos vida em Jesus Cristo, porem se amarmos mais as obras das trevas, estamos deprezando o amor de Deus por nós e preferindo praticar o mal que leva a morte.

Um dia uma mulher ouvindo Jesus pregar, gritou assim: ( Lucas 11: 27 E aconteceu que, dizendo ele estas coisas, uma mulher dentre a multidão, levantando a voz, lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste. 28 Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam.) Quem ouve as palavras de Deus e as guardam, são os que buscam a verdade na palavra e sabendo qual é a verdade pratica, coloca em prática, pois sente prazer em fazer o bem.

(João 11: 25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; 26 E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?) Eu creio Jesus!

Jesus já nos deu a vida eterna por acreditar n'Ele, vamos ser gratos e dar mais de nós, vamos procurar obedecer a Deus e servir aos nossos irmãos.

(Salmos 103: 1 BENDIZE, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.) Quem ama a Deus, mesmo no problema, bendiz o teu santo nome, pois sabe que Deus é bom!

(Salmos 103: 2 Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.) Se dermos uma busca em nossas memórias, vamos nos lembrar de quantas vezes Deus nos ajudou, nos deu livramento, nos curou, nos perdoou, nos glorificou e o maior amor que Ele demostrou por nós foi o fato de ter dado sua vida em sacrifício por nós.

(Salmos 103: 3 Ele é o que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades,) Se alguém acredita não ter pecados, não agradeça a Deus pelo perdão. Eu tenho consciência de que sou pecador e agradeço muitíssimo a Deus por perdoar todas as minhas iniquidades.

(Salmos 103: 4 Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia,) Estávamos todos na miséria pelo pecado original, afastados de Deus e Ele nos redimiu da perdição, pela misericórdia de Deus somos salvos e não pela nossa capacidade.

(Salmos 103: 5 Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia.) A águia se renova por sua própria força de vontade, quebra o bico para nascer outro novo e quando nasce arranca todas as suas penas para que venham penas novas. Quando não temos forças para fazer isto, Deus faz por nós, Ele nos renova por amor a nós, vamos amar a Deus pois Ele é maravilhoso!

Olha só o que Jesus nos ensinou

João 7: 18 Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória; mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça.

Jesus buscava glória para Deus e não para si mesmo.

João 7: 19 Não vos deu Moisés a lei? e nenhum de vós observa a lei. Por que procurais matar-me?

Jesus conhecendo o coração dos homens, afirma que aqueles que se achavam corretos, na verdade não guardavam as leis.

João 7: 23 Se o homem recebe a circuncisão no sábado, para que a lei de Moisés não seja quebrantada, indignais-vos contra mim, porque no sábado curei de todo um homem? 24 Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça.

Apesar de nunca ter pecado, pois afinal de contas Jesus é o filho único de Deus, Ele foi acusado de pecado várias vezes por curar no sábado e também quando seus discípulos colhiam espigas e as comiam no sábado.

Jesus conhecia o quarto mandamento que é guardar o sábado, afinal Ele estava com Deus quando nos foi dados os mandamentos, más aqui Jesus quer nos ensinar o que é uma reta justiça, Jesus está nos mostrando que só Deus pode julgar alguém, porque só Ele nos sonda e conhece a intenção do nosso coração.

Como podemos ler em Lucas 6, Jesus é senhor até do sábado: (Lucas 6: 5 E dizia-lhes: O Filho do homem é Senhor até do sábado.)

Jesus fez uma pergunta aos fariseus: (Lucas 6: 9 Então Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar?) Então Jesus curou um homem e todos os fariseus ficaram cheios de furor contra Jesus e planejavam matá-lo.

Quem foi Martinho Lutéro?

O desejo de estar em paz com Deus levou Martinho Lutero a se tornar um monge.

Exigiram que ele realizasse os trabalhos mais humildes e mendigasse de porta em porta.

Lutero suportou pacientemente a humilhação, porque acreditava que isso era necessário para receber o perdão de seus pecados.

Martinho Lutero foi um exemplo vivo de um homem que procurava não pecar nunca. Ele tentava controlar sua natureza pecaminosa por meio de jejum, vigilância e penitencia.

Mais tarde ele reconheceu que se fosse possível obter o céu por boas obras, ele certamente teria conseguido.

Lutero percebeu ser impossível ao homem conseguir ser perfeito, e olha que ele tentou muito, tanto que se ele tivesse continuado tentando, sua flagelação o teria levado a morte.

Quando Lutero pensava que tudo estava perdido, que ele não seria salvo porque não conseguia deixar de pecar, Deus lhe enviou um amigo que lhe mostrou que só pelo sacrifício de Jesus podemos ser salvos.

Em vez de nos torturarmos por causa dos nossos pecados, devemos olhar para Jesus, confiar n’Ele e nos entregar completamente a Ele, pois Jesus se tornou homem e deu sua vida em sacrifício vivo, para que nós pecadores, tivéssemos a certeza de sermos aceitos por Deus.

Da mesma forma que a serpente de bronze foi levantada no deserto, para que todos que olhassem para ele não morressem Jesus também foi levantado, para que todos que olharem para Ele sejam justificados dos pecados e não morram.

Lutero descobriu que é impossível ao ser humano, pela própria obediência, diminuir a culpa do pecado ou se livrar da condenação.

Apenas o arrependimento diante de Deus e a fé em Jesus podem salvar o pecador.

As leis de Deus são perfeitas e nos devemos guardá-las, pois é o caráter de Deus, Lutero tentou ser perfeito e não conseguiu por si mesmo, só após confiar em Jesus se sentiu justificado.

O demônio o acusou de muitos pecados e Lutero o lembrou de uma coisa: O sangue de Jesus justifica de todos os pecados.

Lutero descobriu por si mesmo que a salvação não pode ser comprada, ou conquistada, a salvação do homem é uma dádiva gratuita que Deus nos deu pelo sacrifício que Jesus Cristo seu único filho fez na cruz por amor a nós.

Em Romanos 13, Paulo nos explica que não poderemos nunca dever nada a ninguém a não ser aquilo que é impossível se pagar que é o amor.

O amor que Deus teve por nós quando enviou seu filho pra morrer em nosso lugar, é impossível de ser pago, porque é tentar responder ao amor infinito de Deus por nós.

O que podemos fazer é amar a Deus, ser grato a Ele, adorá-lo e buscar agradá-lo com nosso proceder, vivendo vidas dignas de um Deus de amor.

Podemos e devemos, com nossas vidas, mostrando a todos que olharem para nós que estamos em comunhão com o Deus maravilhoso, pois nosso proceder é correto.

Vamos nos lembrar que Jesus nos ensinou que para sermos perfeitos, temos que fazer como Ele ensinou ao jovem rico que guardava os mandamentos desde a sua mocidade e Jesus sabia disso, más Jesus lhe disse: (Mateus 19: 21 Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.)

Vamos nos lembrar também que para seguir corretamente os mandamentos de Deus, não basta não adulterar no ato do adultério, pois se tão somente desejarmos uma mulher, já adulteramos em nosso coração: (Mateus 5: 27 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. 28 Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.)

E também não basta não matar, no ato de tirar a vida de outro, não podemos nem mesmo chamar um irmão de louco, pois já em nosso coração estamos matando: (Mateus 5: 21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. 22 Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.)

E também qualquer que te bater na face direita, oferece a outra também e a quem te pedir a túnica de também a capa e se te obrigar a andar uma milha ande duas: (Mateus 5: 39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; 40 E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; 41 E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. 42 Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. 43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 45 Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.)

Quando amamos ao nosso próximo como a nós mesmos, não pecamos: (Romanos 13: 8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. 9 Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.)