A humildade do Cristão

A HUMILDADE DO CRISTÃO

Uma pequena exortação a quem ama e deseja seguir ao nosso Senhor, alem de seguirmos o que Paulo recomendou a Timóteo em (I Timóteo 3), não busquemos unicamente a nossa salvação pessoal ou nosso galardão, más também a sabedoria e a humildade necessária, para aprendermos a ser ainda aqui neste mundo como seremos na eternidade, porque no reino de Deus, o maior serve ao menor e faz isto por amor.

Jesus veio para restaurar vidas, Ele veio para os doentes, por isto Ele comia com publicanos e pecadores (Mateus 9:10). Esta missão hoje ficou para nós que somos seus discípulos, porem se nos acharmos superiores em santidade e discriminarmos os que ainda estão perdidos nos afastando deles, como poderemos cumprir nossa missão?

Para fazermos a vontade de Deus, temos que aprender a amar de verdade, pois esta é a lei e os profetas (Mateus 22: 36 a 40) Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento e Amar o teu próximo como a ti mesmo.

Alem da santificação pessoal, devemos procurar amar o próximo de verdade, pois Deus nos mede pelo tamanho do nosso amor, esse é o maior de todos os dons.

Nunca nos consideremos melhores, porque somente Deus que conhece os corações o sabe.

Se eu me achar pronto e olhar para o meu próximo com jactância, dizendo em meu coração: “Estou perto do Reino e aquele outro está distante”, estarei me enganando, pois talvez aquele que está aparentemente mais distante da verdade, esteja mais próximo dela do que eu.

A diferença entre o justo é o perverso é o amor: Um tem, e o outro não tem.

Como agradar a Deus sendo perverso? Portando busquemos o dom do amor!

Nós já sabemos que após fazermos tudo, ainda devemos nos julgar pequenos e indignos, sabendo que a distancia entre o maior e o menor aqui neste mundo, é muito pequena em relação a distancia existente entre o maior aqui neste mundo e o menor no reino de Deus. Lembre-se que Jesus declarou isto, que João Batista era o maior aqui, porem ainda era menor que qualquer um do reino: (Mateus 11: 11)

Portanto, se eu me acho grande e melhor do que o outro, estarei errando em julgar e também posso estar errado em meu julgamento, pois só o Senhor pode nos julgar com justiça, só Ele conhece nosso coração. Olha só o que Paulo fala a respeito disto: (I Coríntios 4: 1 Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. 2 Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel. 3 Todavia, a mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo. 4 Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o SENHOR. 5 Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor.)

Deus se agrada dos humildes e olha para o pobre e abatido de espírito, e que treme da sua palavra. (Isaías 66: 2)

Porem não gosta dos soberbos, antes Ele resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. (Tiago 4: 6)

Maria, cheia do Espírito Santo, declarou entre outras coisas: (Lucas 1: 50 E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem. 51 Com o seu braço agiu valorosamente; Dissipou os soberbos no pensamento de seus corações. 52 Depôs dos tronos os poderosos, E elevou os humildes.)

Portanto sejamos humildes até mesmos ao julgarmos a nós mesmos e nunca julguemos aos outros: (Romanos 14: 10 Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. 11 Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus. 12 De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. 13 Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.) Tenho pra mim que os piores tropeço são os fardos pesados que geralmente são preceitos e tradições e não mandamentos. Isto não devemos fazer!

Para não agirmos assim, temos que nos julgar a nós mesmos constantemente: (I Coríntios 11: 31 Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.)

Creio eu que edificar com ouro é edificar com amor, ensinando em primeiro lugar a humildade, o amor e o perdão.

O alicerce já está posto, se ensinarmos o verdadeiro amor, o resultado será a reta justiça e a misericórdia das quais coisas Jesus tanto defendeu (João 7: 24) e (Mateus 9:13) e também (Mateus 12:7).

Não deixemos as vitórias recebidas em Cristo nos ensoberbecerem, ou seja: É Jesus quem nos liberta da servidão do pecado, não deixemos que essas bênçãos vindas d’Ele pela graça nos ensoberbeça, nos fazendo sentir orgulho de nós mesmos.

Vigiemos, pois nós homens somos muito susceptíveis as vaidades, foi o homem mais sábio quem declarou: Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade (Eclesiastes 12: 8).

Por nos conhecer muito bem, o Senhor tem nos alertado a praticar a reta justiça e a misericórdia e não nos ensoberbecermos como os fariseus que sabendo ser Jesus o Messias, preferiram a glória passageira (João 11: 48 Se o deixamos assim, todos crerão nele, e virão os romanos, e tirar-nos-ão o nosso lugar e a nação.)

Lembremos-nos também que Ele é onisciente, Ele nos sonda e conhece a intenção do nosso coração, Ele nos conhece mais do que nos mesmos nos conhecemos: (Salmos 139: 1) Portanto devemos ser sinceros, verdadeiros e humildes na presença d’Ele, reconhecendo que somos totalmente dependentes d’Ele e que por mais que nos esforcemos, ainda assim não sermos nada, e que só Ele é grande.

Nunca nos achemos melhores, ou mais corretos, ou mais santos, ou mais puros de coração, não temos recursos próprios, tudo vem d’Ele. Tudo é d’Ele e para Ele!

Nós homens, só conseguimos ver a aparência, só o Senhor vê a verdadeira intenção do coração: (Provérbios 21: 2 Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o SENHOR sonda os corações.)

Não cometamos o mesmo erro dos judeus que acreditavam estarem prontos: (Isaías 65: 5 Que dizem: Fica onde estás, e não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu. Estes são fumaça no meu nariz, um fogo que arde todo o dia.)

Foi pelo erro deles que fomos chamados, pela graça fomos aceitos, portando não vamos errar também como eles: (Isaías 65: 1 Fui buscado dos que não perguntavam por mim, fui achado daqueles que não me buscavam; a uma nação que não se chamava do meu nome eu disse: Eis-me aqui. Eis-me aqui. 2 Estendi as minhas mãos o dia todo a um povo rebelde, que anda por caminho, que não é bom, após os seus pensamentos;)

Paulo nos explica perfeitamente isto em: (Romanos 10: 20 E Isaías ousadamente diz: Fui achado pelos que não me buscavam, Fui manifestado aos que por mim não perguntavam. 21 Mas para Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e contradizente.)

Se nos, gentios que pela graça fomos libertos do cativeiro do pecado, começarmos agora a achar de nós mesmos, mais do que devemos, estaremos incorrendo no mesmo erro daqueles que assim diziam: Fica onde estás, e não te chegues a mim, porque sou mais santo do que tu.

Sabemos que pela desobediência deles alcançamos misericórdia, para que pela graça dispensada a nós eles também alcançassem misericórdia: (Romanos 11: 32 Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia.)

É bom dar uma boa estudada em (Romanos 9, 10,11 e 12).

Nós que temos as primícias do Espírito, temos a consciência de que não seremos merecedores, mas sim devedores a Jesus pelo seu sacrifício que nos reconciliou com Deus, que é a fonte do amor e da luz e da glória. Pois distante da luz só há trevas.

Reconheçamos então que não é por obras más pela graça, pois se hoje estamos na presença de Deus, se hoje estamos na luz, isso só foi possível pelo sangue de Jesus que teve que morrer para nos comprar.

Seremos sempre servos inúteis e devedores a Jesus, mesmo quando (isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade), ainda assim, seremos devedores.

Não podemos nos esquecer disto ou ficaremos soberbos.

Só Jesus tinha o valor necessário à Deus para ser sacrificado pela humanidade, Ele é o Filho, o verbo, o verdadeiro herdeiro da promessa, por isto só Ele era digno de abrir o livro e de desatar os seus selos (Apocalipse 5:2).

Nos não somos dignos nem mesmo de morrer em sacrifício pela humanidade, porque só Jesus nos amava suficientemente para que o sacrifício tivesse valor: (I Coríntios 13: 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.)

Ele é a fonte do amor e se quisemos alcançar a plenitude temos que buscar n’Ele esse dom do Amor: (João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.)

Por mais que nos esforçássemos, sem o sacrifício d’Ele, nunca seríamos aceitos, os judeus bem que tentaram: (Gálatas 3: 22 Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes.) E também: (Romanos 11: 32 Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia.)

Isto para que a salvação não fosse comprada, más fosse sim de graça a todos quantos crêem em Jesus e dessa forma, ninguém tivesse jactância diante de Deus.

Diante de Deus, nem o pai Abraão tem do que se gloriar: (Romanos 4: 2 Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.)

Como devemos nos proceder? Busquemos a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hebreus 12: 14).

E após sermos libertos pelo Filho da escravidão do pecado, de cada um deles, sejamos testemunhas vivas e levemos esta boa nova à todos, como quem leva uma boa notícia: Em Cristo há remissão!

Seja grato, ame a Deus, agrade a Deus e principalmente: Agrade-se de Deus.

Ame ao seu próximo como a ti mesmo e tudo que você quiser que os outros façam por você, faça primeiro aos outros, esta é a lei e os profetas e nós viveremos eternamente em um reino que é assim.

Busquemos o exemplo da perfeição que Jesus nos deixou: (João 13: 13 Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. 14 Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. 15 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.)

Que nossa meta seja buscar essa humildade e este amor que o nosso Senhor demonstrou: Vivendo como homem, sujeito as mesmas tentações, nunca pecou.

Sendo Deus: nasceu em uma manjedoura e não em um palácio real; lavou os pés dos seus seguidores; entrou em Jerusalém montado em um jumentinho e não em um belo cavalo digno de ser montado pelo Rei dos Reis; se submeteu a humilhação, foi escarnecido, cuspido, humilhado e morto por aqueles que Ele mesmo criou e ainda pediu ao Pai que perdoasse os que o crucificava, pois não sabiam o que estavam fazendo.

Jesus foi e ainda é assim, porque no seu Reino é diferente deste mundo, podemos dizer que é ao contrário.

No reino de Deus o maior serve o menor e faz isto por amor e com amor, porem em nosso mundo: (Marcos 10: 42 Mas Jesus, chamando-os a si, disse-lhes: Sabeis que os que julgam ser príncipes dos gentios, deles se assenhoreiam, e os seus grandes usam de autoridade sobre elas; 43 Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser ser grande, será vosso serviçal; 44 E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos. 45 Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.)

Busquemos melhorar sempre no amor que é o fim de todo mandamento: (Romanos 13: 8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. 9 Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. 11 E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.)