PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL

PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL

Quando estamos bem e agradecidos a Deus, desejamos servi-lo com todas as nossas forças e obedecê-lo por gratidão.

O Espírito Santo de Deus que passa a habitar em nós quando aceitamos a Jesus como nosso senhor e salvador, nos mostra o quando Deus é maravilhoso, dai passamos a sentir vontade de sermos pessoas melhores.

Más as vezes não conseguimos isto como desejamos, porque temos um espírito que busca as coisas de Deus, mas vivemos em um corpo que tende para o pecado.

A fé e a obediência, só são possíveis através de Jesus Cristo, pelo poder do Espírito de Deus que habita em nós, nos tornando fortes para resistir às tentações, pois quando sentimos o pecado tentando entrar, lutamos contra. Nunca com nossa própria força, más confiando no poder de Jesus, pela fé: (I Coríntios 15: 57 Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo.)

A santificação que buscamos através da fé em Jesus é progressiva e dinâmica.

Quando nos convertemos, encontramos paz com Deus, más estamos na verdade, apenas iniciando uma vida cristã que vai avançando cada vez mais até chegar a maturidade que lemos em Hebreus 6: 1 “prosseguindo até a perfeição”

Paulo declara que a vontade de Deus é a nossa santificação que é a nossa separação para Deus ou melhor dizendo, o que Deus quer de nós é isto: que sejamos completamente dedicados a Ele.(I Tessalonicenses 4: 3)

Jesus orou pelos discípulos assim: (João 17: 17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.)

Apesar de desejarmos muito e nos esforçarmos, a santificação só é possível através do Espírito Santo (Romanos 15: 16)

Jesus nos falou que seriamos guiados pelo Espírito Santo: (João 16: 13 Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. )

Aquele que experimenta a santificação, ou seja, quem está um pouco mais evoluído espiritualmente em Cristo, se torna mais humilde, porque descobre a sua insignificância perante a perfeição de Deus.

Aqueles que estão em Jesus e guardam as suas palavras, nunca terão exaltação própria ou orgulhosa pretensão quanto a estarem livres do pecado, porque por mais livres que estejam ainda sabem que seu pecado causou a agonia e a necessidade da morte de Jesus. Quem está verdadeiramente evoluído, sabe que partiu o coração do filho de Deus, e esse pensamento os leva a humildade.

Quanto mais próximo de Jesus, mais percebemos nossa fragilidade para o pecado e nossa dependência de Cristo.

O ser humano é pecaminoso e sua única esperança está nos méritos do Salvador.

Quem anda na verdade de Cristo, não se exalta, pois sabe da sua fraqueza e dependência de Cristo.

Quando Deus nos envia a Jesus para crermos n’Ele, e o aceitarmos como nosso senhor e salvador, o Espírito Santo vem fazer morada em nós e nos mostrar o quando Deus é maravilhoso. Neste momento ficamos fascinados e então passamos a sentir vontade de seguir a Cristo em tudo, ou seja: Ser igual a Ele no amor, no altruísmo e na perfeição.

Más nós homens somos pecadores e limitados, e para conseguirmos ser perfeitos em amor, como Deus e Jesus são, temos que buscar forças no Pai, através da fé no filho, ou seja, temos que buscar forças no Espírito Santo que habita em nós, vigiando e orando para que o inimigo não triunfe em nossas vidas.

Gosto de ler a respeito da vida de um homem chamado Martinho Lutero, que buscou exatamente isto.

O desejo de estar em paz com Deus levou Martinho Lutero a se tornar um monge.

Exigiram que ele realizasse os trabalhos mais humildes e mendigasse de porta em porta.

Lutero suportou pacientemente a humilhação, porque acreditava que isso era necessário para receber o perdão de seus pecados.

Lutero estava enganado, pois para um homem é impossível ser perfeito, más para Deus, nada é impossível, foi por isto que Deus nos enviou seu filho Jesus.

Martinho Lutero foi um exemplo vivo de um homem que procurava não pecar nunca. Ele tentava controlar sua natureza pecaminosa por meio de jejum, vigilância e penitencia.

Nós também tentamos desta forma, não é a forma que esta errada, estava faltando algo a mais para Lutero: Fé em Jesus!

Mais tarde ele reconheceu que se fosse possível obter o céu por boas obras, ele certamente teria conseguido, porque Ele tentou e se dedicou tanto a isto que quase morreu.

Lutero percebeu ser impossível ao homem conseguir ser perfeito.

Ele tentou muito e com todas as suas forças, tanto que se ele tivesse continuado tentando, sua flagelação o teria levado a morte.

Quando Lutero pensava que tudo estava perdido, que ele não seria salvo porque não conseguia deixar de pecar, Deus lhe enviou um amigo que lhe mostrou que só pelo sacrifício de Jesus podemos ser salvos.

Em vez de nos torturarmos por causa dos nossos pecados, devemos olhar para Jesus, confiar n’Ele e nos entregar completamente a Ele, pois Jesus se tornou homem e deu sua vida em sacrifício vivo, para que nós pecadores, tivéssemos a certeza de sermos aceitos por Deus.

Da mesma forma que a serpente de bronze foi levantada no deserto, para que todos que olhassem para ela não morressem, assim também, Jesus foi levantado, para que todos que olharem para Ele sejam justificados dos pecados e não morram.

Lutero descobriu que é impossível ao ser humano, pela própria obediência, diminuir a culpa do pecado ou se livrar da condenação.

Apenas o arrependimento diante de Deus e a fé em Jesus podem salvar o pecador.

As leis de Deus são perfeitas e nos devemos guardá-las, pois é o caráter de Deus.

Lutero tentou ser perfeito e não conseguiu por si mesmo, só após confiar em Jesus se sentiu justificado.

Eu também me sinto justificado, más ainda sinto uma grande necessidade de ser um homem cada vez melhor.

O demônio acusou Lutero de muitos pecados e Lutero o lembrou de uma coisa: O sangue de Jesus o justifica de todos os pecados.

Lutero descobriu por si mesmo que a salvação não pode ser comprada, ou conquistada, a salvação do homem é uma dádiva gratuita que Deus nos deu pelo sacrifício que Jesus Cristo seu único filho fez na cruz por amor a nós.

As leis perfeitas de Deus, as quais, temos que obedecer, serviu para nos mostrar o quanto somos pecadores e que não tínhamos chance nenhuma da salvação, até que Jesus veio, nos dando agora a salvação pela justificação e mais, tornando possível a nós pecadores seguir as perfeitas leis de Deus que nós da vida, pois o Espírito Santo de Deus nos da força.

Em Romanos 13, Paulo nos explica que não poderemos nunca dever nada a ninguém a não ser aquilo que é impossível se pagar que é o AMOR.

O amor que Deus teve por nós quando enviou seu filho pra morrer em nosso lugar, é impossível de ser pago, porque é tentar corresponder ao amor infinito de Deus por nós.

O que podemos fazer é amar a Deus, por reconhecimento e gratidão a Ele, que nos amou tanto a ponto de nos enviar seu filho único para nos substituir, morrendo por nós.

O que podemos e devemos fazer, é abandonar o pecado e adorá-lo, buscando agradá-lo e obedecê-lo com nosso proceder, vivendo uma vida digna e reta, dando exemplo aos nossos irmãos e buscando ajuda-los a conhecer este Deus maravilhoso.

Podemos e devemos, com nossas vidas, mostrar à todos os homens que olharem para nós, que através da fé em Jesus e pelo sacrifício que Ele fez, estamos em comunhão com o Deus maravilhoso que nos criou.

Vamos nos lembrar que Jesus nos ensinou que para sermos perfeitos, devemos fazer como Ele fez, viver como Ele viveu.

Jesus nos ensinou com a historia do jovem rico que guardava os mandamentos desde a sua mocidade e Jesus sabia disso, más Jesus ainda lhe disse mais: (Mateus 19: 21 Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.)

Talvez até tenhamos vontade de fazer isto, e muitos homens tem feito exatamente isto que Jesus nos ensinou, más para o homem, o querer nem sempre é poder. Por isto Jesus falou que ao homem é impossível, más que pra Deus nada é impossível: (Mateus 19: 26 E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.)

Vamos nos lembrar também que para seguir corretamente os mandamentos de Deus, que são perfeitos e maravilhosos, pois é o caráter de Deus, não basta, por exemplo: Não adulterar, que é praticar o ato do adultério. Jesus nos ensinou que se tão somente desejarmos uma mulher, em nossos corações, nós já estaremos adulterando: (Mateus 5: 27 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. 28 Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.)

Deus nos sonda e conhece a intenção dos nossos corações, Deus sabe exatamente quem cada um de nós é de verdade.

Para Deus, que nos sonda e nos conhece, não basta não matar outro homem, no ato de tirar a vida. Não podemos nem mesmo chamar um irmão de louco, pois já em nosso coração estamos matando e seremos réu do fogo do inferno: (Mateus 5: 21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. 22 Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.)

Jesus falou: (João 8: 12 Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.) Para conseguirmos ser como desejamos ser, temos que seguir a Jesus, só Ele nos possibilitar sermos criaturas melhores.

Jesus nos ama e não nos condena, Ele não veio condenar o mundo, más salvar o mundo.

Quando uma mulher, que fora pega no ato do adultério, ia ser apedrejada, Jesus mandou que quem estivesse sem pecados atirasse a primeira pedra e ninguém se atreveu, saindo todos e deixando a mulher só com Jesus. Então Jesus lhe disse: (João 8: 10 E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? 11 E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.) Jesus não a condenou, más a alertou: não peques mais.

Jesus é nosso supremo sacerdote e está a direita do Pai nos justificando dos nossos pecados sempre que nos arrependemos, se não fosse por Ele, nenhum de nós teria a mínima chance da salvação.

Jesus também nos ensinou que se lhe baterem na face direita, ofereça também a outra e se te pedirem a túnica de também a capa e se te obrigar a andar uma milha ande duas: (Mateus 5: 39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; 40 E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; 41 E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. 42 Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. 43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 45 Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.)

Tudo isto Jesus nós ensinou porque isto é AMOR!

Tudo isto Jesus fez, porque Deus é AMOR e Jesus também é AMOR!

Toda lei e os profetas se resumem no amor, amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos: (Mateus 22: 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.)

Quando amamos ao nosso próximo como a nós mesmos, não pecamos: (Romanos 13: 8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. 9 Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.)

Quem ama cumpre a lei de Deus, más para amar de verdade temos que nos entregar completamente a Jesus, que por sua vez, vai nós transformando em novas criaturas.

E nós homens, nunca podemos julgar o nosso próximo, pois não temos a capacidade que Deus tem de sondar e conhecer a divisão da alma e do espírito para conhecer a intenção do coração.

Por isto Jesus nos fala: (Mateus 12: 7 Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.) e também: (Mateus 9: 13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.)

Não julgar é ter amor e principalmente prudência porque conforme julgamos, seremos julgados: (Mateus 7: 2 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.)

Portanto, busquemos através da fé em Jesus, sermos criaturas melhores, que se dediquem a fazer o bem, produzindo frutos dignos de arrependimento, pois quando Jesus vier e separar as ovelhas dos bodes, ele dirá: (Mateus 25: 33 E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. 34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; 36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. 37 Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? 38 E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? 39 E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? 40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. 41 Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; 42 Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; 43 Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. 44 Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? 45 Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. 46 E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.)