A fé que vence o mundo

A FÉ QUE VENCE O MUNDO

I João 5

1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.

2 Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.

3 Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.

4 Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.

5 Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?

A fé que vence o mundo. Quando lemos o mundo, podemos entender de várias maneiras, em (João 3: 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.) Aqui Deus está falando do mundo, as pessoas. Deus enviou seu filho único para a salvação das pessoas, nós os seres humanos. Para sermos salvos, basta acreditarmos n’Ele, porque Jesus falou: (João 6: 47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.)

Deus ama a todos os homens, Ele não faz acepção de pessoas, seja evangélico, seja católico, seja espírita, seja negro ou branco, seja justo ou injusto, a graça de Deus veio para todos e está disponível para todos.

Nosso corpo é o templo de Deus e todos nós juntos somos a igreja, um é o pé, outro a mão e Jesus é a cabeça da igreja. A verdadeira religião é praticar a caridade (amor) e quando vamos a nossa igreja nos congregarmos, devemos ir para perdoar, para ajudar, para praticar a justiça que é o amor e nunca para julgar ou para nos exaltarmos, pois o menor aqui, será o maior no reino de Deus.

Algumas igrejas afirmam que são de Deus e as demais, ou os outros, os que estão fora dela, são do diabo. Todos nós somos filhos de Deus, o diabo não tem nada a não ser a mentira, porque ele é o pai da mentira.

É bem verdade que aquele a quem servimos torna-se o nosso senhor, quem segue as tendências da carne produz os frutos da carne que é o pecado, porem os que seguem o Espírito, produz os bons frutos do Espírito.

Jesus tentando fazer com que os judeus acreditassem n’Ele para serem justificados e salvos, chegou de dizer o seguinte: (João 8: 41 Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe, pois: Nós não somos nascidos de prostituição; temos um Pai, que é Deus. 42 Disse-lhes, pois, Jesus: Se Deus fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de Deus; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. 43 Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra. 44 Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.) Jesus é o filho de Deus, o verbo de Deus que estava com Deus antes da criação do mundo, Ele viu ao Pai e tudo que Ele viu e ouviu nos ensinou, portanto, se não acreditarmos que Ele é o Messias, o enviado, o Cristo de Deus, o único que pode nos salvar, morreremos nos nossos pecados (João 8: 24 Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.) Se aqueles judeus acreditassem em Jesus, seriam salvos, como aconteceu com muitos judeus que creram quando viram a ressurreição de Lazaro.

Outra coisa muito importante que devemos compreender bem: Não existe uma luta nos céus, Deus é o criador de todas as coisas, como está escrito: (Isaías 45: 7 Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.) Até mesmo o mal é criatura de Deus, ele que antes era um anjo de luz que se rebelou, ninguém é filho deste anjo caído, somos todos filhos de Deus, como os anjos caídos também o são. (Ezequiel 28: 13 Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. 14 Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. 15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. 16 Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. 17 Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti.)

Deus semeou o trigo e o inimigo semeou o joio que é a maldade. Se praticarmos o amor que é o contrário da maldade, estaremos sendo filho de Deus e não do demônio, por outro lado se praticarmos a impiedade e a iniqüidade, estaremos nos tornando semelhantes ao mal e, portanto filhos dele.

Todos nós somos criaturas de Deus, e servos do pecado original que herdamos de Adão ao nascer. Quando aceitamos Jesus como nosso senhor e salvador, nos tornamos filhos, isto porque ao aceitar a Jesus como nosso senhor e salvador, recebemos o Espírito Santo e quando nos deixamos ser guiados por Ele, passamos a ser filhos de Deus: (Romanos 8: 14 Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.) O Espírito de Deus nos testifica isso: (Romanos 8: 16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.)

A fé é tudo o que temos, a fé é a certeza daquilo que esperamos, apesar de não vermos. Se acreditamos mesmo em Deus e em seu Filho Jesus, não viveremos mais em função deste mundo, más em função do mundo vindouro, Paulo explicou muito bem isto em: (Romanos 8: 18 Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.)

Pelo imenso amor de Deus por nós, todos nós temos a oportunidade da salvação pela fé em Jesus. O diabo não tem mais essa oportunidade, ele já teve muitas oportunidades e não quis.

Pelo fato de sermos todos nós, filhos de Deus e termos pelo pecado de Adão herdado a morte, Deus enviou seu filho Jesus para que todo aquele que crer nele não pereça, mas tenha a vida eterna, Ele quer nos salvar a todos nós e o único caminho é através da fé em Jesus. (João 14: 6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.)

Portanto ninguém diga esse ou aquele é do diabo, pois somos todos, propriedades de Deus, e Ele deu o seu filho para morrer por todos nós, para resgatar a todos os dispersos.

Quando lemos em (João 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.) Ele está falando de nós os homens, da humanidade, das pessoas, das suas criaturas, dos seus filhos.

E quando lemos (I João 5: 4 Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.) Já não se trata do mundo pessoas, aqui está se referindo ao mundo, adversidades, mundo angustia, mundo perseguição, mundo tribulação, mundo miséria, crimes, imundícias, ou seja, tudo aquilo que não presta e nos faz sofrer, é tudo aquilo que tenta apagar a nossa fé e nos tirar a única coisa que pode nos salvar.

O mundo de que se refere aqui em I João 5, é o mundo doenças, pecados. Trata-se do mundo administrado por satanás, que quer nos vencer, mas não vai, porque está escrito que todo o que é nascido de Deus vence o mundo, pela fé. (I João 5: 4 Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé).

Quando se tem fé no único Deus, que criou todas as coisas, tudo é possível, quando colocamos nossa confiança em Jesus, Ele não nos desampara, porque Ele é fiel.

Nós vivemos em um mundo que de manhã temos noticias maravilhosas e a tarde nos vem tribulações.

Nós vivemos em um mundo difícil, más existe uma arma chamada fé, não é fé no homem, não é fé em nós mesmos, não é fé na capacidade da mente; É fé em Jesus Cristo, o filho de Deus, porque Ele venceu o mundo e a Ele foi dado todo poder no céu e na terra, e Ele é o único que pode nos salvar, não existe outro.

Quando a bíblia fala da fé que vence o mundo, não esta falando na fé em um determinado pastor, ou em uma determinada igreja, ou em uma religião, más na fé em JESUS CRISTO, aquele que ressuscitou e está à direita do Pai, onde é o nosso advogado, nosso supremo sacerdote eterno.

Alem de nos salvar, Jesus pode muito mais, se a nossa fé estiver n’Ele, nos vamos vencer o mundo em todos os sentidos, nós vamos vencer as tristezas, as angustias, os vícios, as doenças, a miséria e todas as adversidades que satanás colocar em nossos caminhos, porque apesar de sermos fracos, Ele, Jesus nos deu autoridade sobre as potestades do mal: (Lucas 9: 1 E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades.) E também: (Lucas 10: 19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.) Antes de Jesus vir, os homens não tinham essa autoridade, Ele comprou nossas vidas com sua própria vida, Jesus veio nos substituir naquilo que nós deveríamos sofrer, para nos dar vida e vida com abundancia.

Quando lemos que: (I João 5: 1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.) Aqui não esta dizendo que o povo de uma determinada igreja é nascido de Deus, não, aqui esta dizendo que todo aquele que acredita em Jesus e nascido de Deus.

Cristo quer dizer: O único que salva, o autor da vida, da salvação e todo aquele que acredita n’Ele é nascido de Deus.

Nossos filhos herdam de nós, algumas características, porque são nossos filhos e tem nosso DNA. Aquele que é filho de Deus, também herda de Deus algumas características que são d’Ele. Deus não odeia, e quem é nascido d’Ele também não odeia, Deus ama e que é nascido d’Ele também ama, Deus perdoa e quem é nascido d’Ele também perdoa, Deus é justo e quem é nascido d’Ele também carrega um grande senso de justiça, Deus presa a integridade, Deus preza o que é correto e nós que somos nascidos d’Ele devemos cultivar em nós esses dons maravilhosos que herdamos d’Ele.

Aquilo que cultivamos, nós dominará, portanto, cultivemos o amor!

Se quisermos vencer o mundo, devemos ser imitadores de Deus, devemos ser imitadores de Jesus.

Jesus amou tanto o mundo que deu sua vida por nós. Não precisamos mais fazer tal sacrifício, Deus não quer sacrifício de nós, Ele quer de nós o amor. Deus quer que nos amemos uns ao outros como Ele nos amou, por isto Jesus nos disse: (João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.)

A qualidade de vida, só pode vir de Deus, e ela virá quando nos portarmos como filhos d’Ele, sendo íntegros e praticando a justiça que é o AMOR a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. (Mateus 22: 37)

Quem estiver disposto a tomar essa atitude, a mudar, a nascer novamente, a nascer do Espírito, nascer de Deus, tenha a certeza de que vencerá o mundo, vencera as doenças, as adversidades, pois Deus é dono de tudo e quer nos dar tudo, basta nos entregarmos a Ele.

Se buscarmos ser honestos, andarmos com retidão, praticar a justiça que é amar as pessoas, não apenas os que nos amam, más a todos inclusive os que nos odeiam, estaremos imitando a Deus, porque Ele é desse jeito, Ele ama a todos, Ele é perfeito.

Claro que nunca vamos conseguir sermos iguais a Deus, mas devemos imitá-lo, pois Ele é perfeito e maravilhoso.

Quanto mais obedecermos aos seus mandamentos, mais teremos as características d’Ele. Quando mais lermos a bíblia e buscarmos entender em nosso coração o que Ele quer de nós e quer para nós, nos tornaremos pessoas melhores e as pessoas ao nosso redor perceberam isto e serão contagiadas por nosso bom exemplo e o nosso mundo será cada vez melhor: (Mateus 5: 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.) Sejamos bons exemplos e estaremos fazendo a obra de Deus, pois muito mais do que ensinar com palavras e dar o exemplo.

Todos nos temos pecados. Enquanto estivermos nesse corpo e nesse mundo os teremos, porem pela fé em Jesus, nós venceremos o mundo e quando Ele voltar, na sua gloria, seremos transformados em novas criaturas incorruptíveis, mas enquanto vivemos nesse mundo, amemos mais a Deus do que qualquer outra coisa, busquemos primeiro o reino de Deus e a sua justiça e tudo mais nos será acrescentado, andemos nos caminhos de Deus, praticando a sua justiça, sendo fieis como Ele é fiel, pois muito antes de Deus enviar o seu Filho para nos remir, já estava escrito: (Isaías 1: 17 Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. 18 Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. 19 Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.) Nossa salvação é pela graça de Deus, ou seja, pela fé em Jesus e se quisermos comer do melhor desta terra, devemos andar nos caminhos de Deus.

Quem é nascido de Deus, acredita que Jesus é o Cristo, o Messias, o filho único de Deus, o único caminho para a salvação e gosta de praticar as suas boas obras, pois as suas obras são maravilhosas.

Quem são os bem-aventurados, senão os pobres de espírito, os que choram, os mansos, os que têm fome e sede de justiça, os misericordiosos, os limpos de coração, os pacificadores, e também os que sofrem perseguição por causa da justiça?

Todos que praticam isto e vivem assim, serão recompensados por Deus.

Todo filho tem a tendência natural de imitar ao pai e admirar ao pai.

Nós somos nascidos de Deus! Portando, vamos imitar o nosso verdadeiro Pai, vivendo como Jesus viveu: (João 15: 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. 11 Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei).

Todos nós temos em nossa mente a reta justiça, porque Deus tirou o coração de pedra e colocou o de carne: (Ezequiel 36: 26 E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne).

Todos nós temos e sabemos qual é a reta justiça, pois Deus escreveu em nossas mentes e em nossos corações: (Jeremias 31: 33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.) Todos nós hoje temos as leis de Deus, que é a sua personalidade em nossos corações e em nossos entendimentos e não há necessidade de dizer a outro, isto é certo ou isto é errado: (Hebreus 8: 10 Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo; 11 E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior. 12 Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.) Portanto, todos nós sabemos qual é a vontade de Deus e se a praticarmos, seremos filhos juntamente com Jesus e as promessas d’Ele para quem o obedece são maravilhosas: (João 14: 12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. 13 E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14 Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. 15 Se me amais, guardai os meus mandamentos.)

Os mandamentos de Jesus não são pesados: (I João 5: 2 Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, quando amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. 3 Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.) Quais são os mandamentos de Jesus: (João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.) e também: (João 15: 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.) e também: (João 15: 17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.)

Quando amamos a Deus sobre todas as coisas e ao nosso próximo como a nós mesmos, passamos a produzir bons frutos e devemos fazer isto sempre, pois quando plantamos boas sementes, colhemos bons frutos e o homem colhe exatamente o que planta, o que muda nossas vidas para o melhor, não são os homens, más o entendimento da palavra de Deus que provoca uma atitude de mudança.

Quando aceitamos a Jesus, se éramos criminosos, deixamos de ser, se éramos prostitutos (as) deixamos de ser, se éramos mentirosos, deixamos de ser, se éramos roubadores, deixamos de ser, se éramos homicidas, deixamos de ser, o que não respeitava seu próximo passa a respeitar. Quando aceitamos a Jesus, Ele muda as nossas vidas, o Espírito Santo de Deus que passa a habitar em nós, nos ensina e nos dá força, nos dá renovo, nos ajudando a mudar nossa maneira de viver e quando nós mudamos a nossa maneira de viver, Deus muda toda a nossa história.

Não há homem capaz de proporcionar essa mudança em nós, só o Espírito Santo de Deus.

Nós temos que tomar uma atitude, acreditar e nos entregar completamente a Jesus, para que tenhamos um novo nascimento, o nascimento Espiritual, e tenhamos essa certeza em nossos corações: Nós acreditamos que Jesus é o Cristo, porque somos filhos de Deus!

Se sairmos hoje, praticando as boas obras de Deus e dando bom exemplo aos nossos irmãos, receberemos tantas benções de Deus que nem vamos acreditar, pois os sonhos de Deus são muito maiores que os nossos.

É nos submetendo as ordens de Deus que recebemos força para deixar o pecado que tão de perto acompanha o homem.

Enquanto sentirmos ódio no coração por alguém, estamos necessitando da força vinda de Deus, pois Ele é a fonte do amor e tem vontade de nos dar esse dom em excesso.

Deus nos chamou para vivermos dignamente, sem embaraços e sem manchas, apesar de agora desejarmos viver assim, só alcançaremos essa plenitude, mediante os dons vindos do Espírito Santo de Deus.

Deus quer que guardemos os seus mandamentos para nossa própria felicidade, e os seus mandamentos não são penosos e nem difíceis, Deus jamais impõe alguma coisa que vá alem da nossa capacidade, das nossas forças, tudo que Ele nos dá, está dentro das nossas capacidades, Ele nos prepara a cada dia para sermos cada vez melhores, por isto a mudança não é radical, tem que ser gradual, contínua e permanente. Permanente porque vem de Deus.

Estamos nesse mundo para aprender, e Deus, que é nosso Pai e que nos ama nos permite passar por algumas provações para nosso próprio crescimento espiritual. Más Ele nos prepara antes e não nos da uma carga maior, mais pesada do que a que podemos suportar, porque Ele nos ama e só permite as provações para nosso próprio bem. Difícil mesmo é andar sem Deus, eu particularmente acho que é impossível, eu preferia nunca ter nascido ao viver sem Deus em minha vida, pois é Ele quem tem me dado livramentos e bênçãos e me sustentado em suas mãos.

Somos filhos de Deus e Ele nos ama, portanto, tenhamos fé, pois pela fé venceremos o mundo.

E quando alguém tentar tirar a sua fé, dizendo:

- Isso não vai dar certo, creia.

- Se lhe disserem você não tem mais jeito, creia.

- Se lhe disserem você não vai deixar esse vício é impossível, creia.

- Se lhe disserem você não vai ficar curado, essa doença é para morte, creia.

Creia no Deus todo poderoso que criou todas as coisas e creia em Jesus Cristo, no seu poder, pois a Ele foi dado todo poder nos céus e na terra e o que Ele mais quer de nós, é que acreditemos n’Ele: (Lucas 1: 37 Porque para Deus nada é impossível.)

Não acreditemos nos homens, nem em nos mesmos, nem em nossos recursos próprios, nem em nossas capacidades, mas acreditemos na capacidade do Deus que fez todas as coisas, inclusive a nós mesmos, só quem fez o vaso, pode usá-lo, ou quebra-lo e refaze-lo se necessário. Só quem fez este corpo do barro e deu o sopro da vida pode concertá-lo.

Somos propriedade de Deus, todas as almas são d’Ele e Ele ama a todas sem distinção, já nascemos da carne a gora temos que nascer do Espírito através da fé em Jesus, o verbo de Deus: (João 1: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.)

A nossa fé é nossa força, não deixe sua fé escapar, nunca deixe sua fé, leve-a com você onde quer que você vá, pois ela é sua companheira fiel, você pode não ver saída, você pode estar morrendo, louve a Deus e tenha fé n’Ele que você vai experimentar um milagre em sua vida, você vai ser um milagre vivo!

Diga agora mesmo, não em pensamento, mas para você ouvir:

Deus está comigo, Ele é meu criador e meu verdadeiro Pai porque eu creio no seu Filho Jesus.

Deus me ama e vai abrir todas as portas na minha vida e pela fé em Jesus, vou vencer o mundo!