NEGUE-SE A SI MESMO

NEGUE-SE A SI MESMO

Jesus declarou: Marcos 8: 34 ... Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.

O que Ele quis dizer com isto?

Jesus declarou que iria padecer muito, e que seria rejeitado pelos anciãos e príncipes dos sacerdotes, e pelos escribas, e que iria ser morto, mas que depois de três dias ressuscitaria.

E Pedro o tomou à parte, e começou a repreendê-lo, mas Ele, virando-se, e olhando para os seus discípulos, repreendeu à Pedro, dizendo: Retira-te de diante de mim, Satanás; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens.

Humanamente falando Pedro estava tentando proteger Jesus, mas espiritualmente falando, sem saber, Pedro estava sendo usado pelo inimigo para desviar Jesus do propósito da sua vinda ao mundo.

Temos que entender o seguinte, nós somos almas viventes que viemos do pó, viemos de Adão.

Jesus é Espírito vivificante que veio de Deus.

Jesus sabia de onde veio e para onde voltaria e claro, Ele preferia voltar logo para o seu Reino, porque lá, com certeza é muito melhor do que aqui.

Jesus nunca teve pretensão de permanecer neste mundo, Ele veio em uma missão, cumpriu o que veio cumprir e queria voltar para o seu verdadeiro lar, de onde havia saído entes: João 8: 23 E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo.

Ninguém nunca viu o reino de Deus, só Jesus o viu e nos falou dele, pela fé nós o visualizamos e pela fé viveremos nele, Jesus porem veio de lá e desejava voltar.

Lembram-se quando Jesus declarou: Marcos 9: 19 ... Ó geração incrédula! até quando estarei convosco? até quando vos sofrerei ainda?

Jesus estava neste mundo apenas com uma missão, nos comprar com seu sangue, nos resgatar da perdição, dar a vida por nós, para nos reconciliar com Deus, pois o pecado de Adão havia nos afastados a todos nós de Deus.

Jesus não tinha prazer neste mundo vivendo em um corpo humano, Ele é o Filho unigênito de Deus que estava com Deus antes da criação do mundo e Ele também é Deus que veio viver como homem em uma missão.

Quando os gregos se dirigiram à Felipe dizendo: “Senhor, queríamos ver a Jesus”, claro que Jesus sabia que os sábios gregos O queria levar para estar com eles.

Jesus se perturbou não por vontade de ficar aqui na terra e viver com os gregos. Horas quem é Deus não deseja viver como homem.

Jesus não tinha duvida nenhuma sobre o que Ele veio fazer aqui. Ele se perturbou, pois sabia haver chegado a sua hora, a hora de ser crucificado e Ele sabia todo o sofrimento que iria passar, pois quando Elias e Moises vieram ter com Ele, Ele se perturbou tanto que suava gotas de sangue: Lucas 22: 44 E, posto em agonia, orava mais intensamente. E o seu suor tornou-se em grandes gotas de sangue, que corriam até ao chão.

Jesus se perturbou, pois sabia que iria ser torturado; a morte na cruz é terrível sem contar com tudo o mais que Ele passou, mas Ele tinha que passar por tudo isto para cumprir o que estava escrito d’Ele: Isaías 53: 5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.

Jesus declarou: João 12: 24 Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. 25 Quem ama a sua vida perdê-la-á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna. 26 Se alguém me serve, siga-me, e onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.

A frase: “Quem ama a sua vida perdê-la-á” tem o mesmo sentido de: “negar-se a si mesmo.”

Jesus negou-se a si mesmo para nos salvar!

Ele concordou em ser morto por amor a nós, digo que Ele concordou, pois Ele mesmo declarou que ninguém tomava sua vida, más que Ele a dava porque queria dar: João 10: 17 Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la. 18 Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar, e poder para tornar a tomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai.

Jesus estava nos ensinando a nós, homens vindos do pó, vindos de Adão, que devemos negar a nós mesmos e se necessário for dar a vida por Ele e também pelos nossos semelhantes como Ele fez por nós.

O mandamento de Jesus é o AMOR e esta é a plenitude do amor.

Marcos 8: 35Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.

Em outras palavras: Aquele que preferir o pecado e as maldades desta vida e não praticar o amor e a caridade, essa vida será a sua única herança, e qualquer que se abdicar dos pecados desta vida por a mor a Jesus e ao evangelho salvará a sua alma que é eterna.

João 3: 19 E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.

Aprendamos a amar a Deus e as suas coisas e perceber que a maldade só nós traz a morte.

Por ambição de riquezas e poder, muitos tem praticado maldades e injustiças.

Mateus 16: 26 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?

Que importa um homem ficar rico e poderoso em detrimento do seu semelhante, sabendo que este mundo é passageiro, melhor ajuntar tesouros para a vida eterna onde viveremos eternamente.

O que daria o homem pelo resgate da sua alma?

Jesus deu sua própria vida em resgate das nossas almas, isto porque Ele sendo Filho de Deus, tem muito valor para Deus, nós não temos o que oferecer à Deus em resgate de nós mesmos, nós não temos nada que possamos oferecer a Deus que Ele já não tenha.

Por isto Jesus declarou: Marcos 8: 38 Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.

Jesus é o único caminho para a salvação, Ele deu a vida por nós que somos salvos pela fé n'Ele, se acharmos ser algo não sendo nada e o negarmos, não seremos salvos porque Ele se envergonhará de nós quando vier na sua glória e de seu Pai que é Deus, com os santos anjos. Porque Jesus é quem vai julgar o mundo, Ele veio viver como homem, pequeno e fraco, porem vai voltar na sua glória e todos o veremos.

Portanto, aceitemos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, pois alem da vida eterna, Ele tem muito mais a nos oferecer ainda aqui neste mundo, Ele e o Pai são um, e Neles está a fonte da vida, do amor e de tudo mais que é bom, e distante d’Eles só há trevas, ódio e tudo mais que vemos neste mundo quando ligamos a televisão.

O Espírito Santo de Deus ainda está no mundo, más haverá um tempo em que Ele será retirado e haverá sede e fome, não de comida más de ouvir as palavras do SENHOR. (Amós 8:11)

Se hoje, estando o Espírito Santo de Deus no mundo, podemos ver tantas maldades, imaginem como será quando Ele não mais estiver.

Podemos ver em Apocalipse, quando o anjo anuncia a queda da Babilônia a qual vai vira morada de espíritos imundos. Quem suportará viver lá? Nem as pessoas consideradas más deste mundo suportam.

Deus é a única fonte da luz e do amor e longe d’Ele só há trevas e ódio, portanto, devemos nos aproximar e’Ele, e só há um mediador entre nós e Deus, e o nome desse mediador é Jesus Cristo.