O Espírito Santo

O ESPÍRITO SANTO

Jesus falou o seguinte: (João 14: 15 Se me amais, guardai os meus mandamentos. 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; 17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. 18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. 19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis. 20 Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. 21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele. 22 Disse-lhe Judas ( não o Iscariotes ): SENHOR, de onde vem que te hás de manifestar a nós, e não ao mundo? 23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.)

Jesus nos fez uma promessa maravilhosa. Ele nos prometeu e cumpriu, Ele nos enviou outro consolador, o Espírito Santo.

Por isto convinha que Jesus não ficasse para sempre no mundo, más que voltasse para o Pai, pois assim o Consolador viria: (João 16: 7 Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.)

E assim aconteceu, Jesus foi crucificado, e Deus o ressuscitou, e agora Ele está ao lado do Pai e nos enviou o Espírito Santo, para habitar em nós.

Notem outro detalhe importante, se Jesus falou “outro”, quer dizer que Ele e o Espírito Santo, ambos estarão conosco.

E Eles dois, não estarão conosco apenas por um dia, e nem por um período de tempo. Não, Eles estarão conosco para sempre. Eles vão habitar em nós e também o Pai vai habitar em nós, porque Jesus falou que (Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.)

Ora, quando cremos em Jesus e guardamos os seus mandamentos, quando o amamos, Deus vem morar em nós e também Jesus vem morar em nós e também o Espírito Santo vem morar em nós.

É a equipe completa: Pai, Filho e Espírito Santo, a santíssima trindade habitará em você!

Meus irmãos, isso é realmente incrível, isto é maravilhoso, o Espírito Santo, Jesus e o próprio Deus, o criador, os três habitando em nós se guardarmos as palavras de Jesus, se O amarmos.

Eu já estou ansioso, querendo saber quais são os mandamentos de Jesus para guardá-los, porque eu quero, e quero muito isso.

Na verdade, não é necessário ninguém te falar o que você deve ou não fazer ou o que deixar de fazer, pois o Espírito Santo nos diz o que é certo e o que é errado, Deus escreveu suas leis em nossas mentes e em nossos corações: (Jeremias 31: 33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.)

Más para que fique bem claro, o mandamento de Jesus é o AMOR: (João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.)

Jesus nos amou tanto que deu sua vida por nós e nós devemos de igual modo, nos amar uns aos outros: (Mateus 7: 12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.)

E será que vale a pena guardar as palavras de Jesus?

Vamos entender uma coisa: Um belo dia, Jesus visitou uma cidade chamada Naim e ressuscitou um defunto, filho único de uma viúva, o povo daquela cidade, sentiu um grande temor e glorificou a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós, e Deus visitou o seu povo. (Lucas 7: 11 a 16)

Se uma visita de Jesus causou um impacto tão grande assim, imagina Ele morando em nós?

Em uma visita, Jesus ressuscitou um defunto, imagina o que mais não acontecerá, estando: O Espírito Santo, Jesus e o Próprio Deus, morando em você?

Vale a pena sim guardar os mandamentos de Jesus e estar no seu amor, como Ele sempre guardou os mandamentos do Pai e está no amor de Deus.

Vale a pena andar com a consciência tranqüila perante o Senhor, sabendo estar dando o melhor de si mesmo para obedecê-lo e honrá-lo.

O que Deus quer de nós é: (Mateus 5: 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.)

Os mandamentos do Senhor são baseados no amor. Amor ao próximo e amor a Deus sobre todas as coisas: (Mateus 22: 36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.)

As promessas de Jesus são claras: (João 15: 7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.)

Foi por isto que Jesus afirmou que: (João 14: 12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. 13 E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.)

O que temos que fazer é aceitar a Jesus como nosso único Senhor e Salvador, para recebermos o Espírito Santo que vai nos ensinar e nos orientar em tudo, e se seguirmos as tendências do Espírito, nós produziremos os bons frutos que são: Amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança: (Gálatas 5: 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. 19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, 20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. 22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 23 Contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. 25 Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. 26 Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.)

Vamos guardar os mandamentos de Jesus e permanecer no seu amor como Ele sempre guardou os mandamentos do Pai e permaneceu no seu amor.

Vamos ter a certeza de que o Espírito Santo está sempre conosco.

Vamos permanecer na alegria de Cristo, para que também a nossa alegria seja perfeito: (João 15: 11 Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.)

Nós sempre vamos saber se estamos ou não com o Espírito Santo em nós, pois o mesmo testifica junto ao nosso espírito: (Romanos 8: 16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.)