JESUS VEIO BUSCAR O QUE HAVIA SE PERDIDO

JESUS VEIO BUSCAR O QUE HAVIA SE PERDIDO

Certo homem chamado Zaqueu, chefe dos encarregado da arrecadação de impostos, por ser baixinho, subiu em uma arvore para ver Jesus passar.

Jesus vendo-o e conhecendo-o, pois Jesus sendo Deus sabia e conhecia todas as coisas, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.

As pessoas vendo isto murmuraram de Jesus que se hospedaria na casa de um pecador, como se alguém não fosse pecador.

Jesus porem veio para os doentes, Ele veio buscar o que havia se perdido e realmente Ele resgatou Zaqueu que provavelmente andava burlando, desfalcando, espoliando ou defraudado.

É o que mais necessitamos estar atentos em nosso tempo atual, não busquemos ajuntar tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam, antes ajuntemos tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

Zaqueu se arrependeu e declarou: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.

Zaqueu declarou restituir quatro vezes mais, porque pela lei da época, pela lei de Moisés, se alguém furtasse um boi pagaria cinco bois, e pela ovelha quatro ovelhas.

O importante mesmo é que Zaqueu se arrependeu e se converteu, foi encontrado, alcançado por Jesus e passou a dar mais valor na vida eterna do que nesta.

Então Jesus lhe declarou: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.

Humanamente falando, se eu engano alguém o estou prejudicando, porem, como Deus é justo, o prejudicado realmente é aquele que engana, não nesta vida, más na eternidade.

Portanto, não andemos, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. (Mateus 6: 31 a 33)

COISAS CARNAIS E COISAS ESPIRITUAIS

Jesus é o único alicerce, a rocha, a salvação e sobre Ele, alguns edificam com palha e outros com ouro.

Quem edifica na carne edifica com palha, quem edifica no espírito edifica com ouro.

A palha se queima no fogo, o ouro se purifica no fogo.

A carne para nada serve, o espírito não morre, é eterno.

Quando buscamos uma conversão exterior, estamos voltando ao velho erro “sepulcros caiados”, bonitos por fora más podres por dentro.

Quando buscamos uma conversão interior que é edificada no amor, buscamos uma mudança de vida que vem do desejo interior, e essa é verdadeira e contagiante, é água viva que corre do ventre, é luz que ilumina o mundo, é o sal da terra.

João não comia e nem bebia, porem era homem, o maior entre os homens porem menos do que o menor do reino de Deus.

Jesus comia e bebia, porem era Espírito vivificante, o maior no reino de Deus, O qual por ser tão perfeito em amor, renuncia e altruísmo, Deus lhe submeteu todas as coisas.

A fé é maior do que as obras, porque melhor morrer doente e louvando a Deus, do que estar morrendo doente e clamando a Deus, alegando à Ele as obras praticadas e cobrando o galardão nesta vida.

O que pratica na carne colhe na carne e o que pratica no espírito colhe no espírito.

Todos que são da fé como, por exemplo, Abraão e Moisés, morreram sem ver a recompensa neste mundo, más viveram pela fé e o galardão deles é para a eternidade. Os que buscam galardão aqui o receberão sim, porem aqui!

O que é nascido da carne é carne, o que é nascido do Espírito é Espírito, nascer de novo é não ter mais ciúmes, inveja, contendas e dissensões, más sim amor, perdão, compaixão, compreensão, tolerância e principalmente conhecimento da grandeza de Deus e da insignificância do homem.

O QUE É SER TESTEMUNHA DE JESUS?

Está escrito que nós somos testemunhas de Jesus, mas muitos não entendem muito bem o que é ser uma testemunha de Jesus, vamos refletir um pouso sobre isto.

Jesus morreu a mais de dois mil anos e eu não o vi ressuscitado, porem mesmo não o vendo ascender aos céus, mesmo não o vendo ressurreto ou ressurgir dos mortos eu sou testemunha de que Ele ressuscitou!

Isto é ser testemunha de Jesus!

Alguém pode vir a me contestar dizendo: Como você é testemunha se você não o viu ressuscitar?

E eu sempre responderei a verdade, e a verdade é uma só: O Espírito Santo de Deus me falou isto, por isto eu tenho pela fé a certeza de que Jesus era o Messias que havia de vir para salvar o mundo.

O apostolo Paulo foi muito feliz em ter sido convertido pelo próprio Jesus já morto e ressurreto, eu porem, fui ensinado pelo Espírito Santo de Deus o qual recebi quando tinha dezoito anos de idade e, portanto, sou também testemunha de Jesus, pela fé.

O Espírito Santo de Deus tem me ensinado a verdade que é uma só: Tudo que estava escrito na lei de Moisés e nos profetas e nos Salmos a respeito do Messias, já se cumpriu, já aconteceu como convinha que se cumprisse, Jesus o Messias veio nos substituir, morrer pelos nossos pecados, pagar em nosso lugar o preço que nós havíamos de pagar para nos reconciliar com Deus, para assim nos justificar, e Deus O ressuscitou ao terceiro dia e Ele hoje está ao lado do Pai, de onde antes veio, onde é agora o nosso Supremo Sacerdote eterno, nos justificando constantemente.

Más qual a necessidade de sermos testemunhas de Jesus?

A necessidade é porque Ele é o plano de Deus para a salvação de todo aquele que crê.

Por Ele (Jesus), foi feita a segunda e eterna aliança.

Não somos mais salvos pelas guarda das leis dadas a Moisés, não, hoje vivemos no tempo da graça e somos justificados pelo sangue de Jesus, Ele nos comprou com seu sangue.

Pelas leis de Moisés, pela tentativa de sermos salvos pela guarda das leis, está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las. E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.

Ser salvo pela guarda das leis é impossível porque o próprio Jesus declarou: “João 7:19 Não vos deu Moisés a lei? e nenhum de vós observa a lei.”

Você pode escolher, ou você é justificado pela fé em Jesus ou pela guarda da lei, e pela guarda da lei é assim: O homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.

Cristo nos resgatou da maldição da lei. Más porque maldição? Porque ninguém consegue, só Ele viveu em corpo humano sujeito as mesmas tentações que nós e nunca pecou, e se fez maldito por nós, para que a bênção de Abraão chegasse a nós os gentios por Ele, pelo sacrifício d’Ele, pela fé n’Ele, para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.

Certo jovem, que acreditava estar cumprindo as leis e, portanto, merecendo a vida eterna por seus próprios méritos foi surpreendido quando Jesus lhe declarou o que é realmente necessário ao homem que quer merecer ou conquistar o direito a vida eterna: “Lucas 18: 22 E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me.”

Este jovem guardava as leis desde a sua mocidade, ele não matava, não furtava, não dizia falso testemunho, não adulterava, honrava pai e mãe. Porem isto tudo ainda é muito pouco, por isto houve a necessidade de Jesus vir nos substituir, pagar os nossos pecados na cruz, para que fossemos salvos pela fé n’Ele e justificados pelo sacrifício que Ele fez por nós.

Portando ser testemunha de Jesus é poder declarar: Jesus é Deus que veio viver como homem e nos comprar com seu sangue, com seu sacrifício, pois somos incapazes de nos salvar.

Atos 13: 38 Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. 39 E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê. 40 Vede, pois, que não venha sobre vós o que está dito nos profetas: 41 Vede, ó desprezadores, e espantai-vos e desaparecei; Porque opero uma obra em vossos dias, Obra tal que não crereis, se alguém vo-la contar.

Não desprezemos o sacrifício de Jesus, achando que não há salvação pela fé n’Ele.

Ele não morreu por nada (debalde), Ele morreu para salvar todos que acreditam, confiam e esperam n’Ele, por isto Ele declarou muitas vezes que quem crê n’Ele tem a vida eterna.

Se você é daqueles que acredita que alem de crer tem que ser perfeito, faça isto, é bom ser perfeito, porem não necessário para a salvação.

Cada um deve julgar a si mesmo e buscar a santificação pelo Espírito na palavra.

O que o Espírito Santo nos ensina é: Deixar a maldade e praticar o amor, este é o novo mandamento de Jesus, o AMOR.

Tem muitos jejuns que não agrada a Deus, Ele prefere que executemos o juízo verdadeiro, mostrando piedade e misericórdia cada um para com seu irmão, não oprimindo e nem intentando em nossos corações o mal contra o irmão.

Dêem uma lida em “Zacarias 7” O jejum que não agrada a Deus.