3 - O perdão

O perdão

Deus nos perdoou de uma divida enorme e quer que nós também nos perdoemos uns aos outros. Jeremias 31: 34 ... porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.

Jesus nos falou do perdão de Deus por nós e da necessidade de nós também perdoarmos os nossos semelhantes, através de uma parábola.

Na parábola que está em (Mateus 18: 23 a 35), podemos entender que Deus é como um Rei que resolveu acertar as contas com seus servos e havia um que lhe devia muito dinheiro “dez mil talentos”. E, não tendo ele com que pagar, o Rei mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida lhe fosse paga.

Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor seja generoso para comigo, e tudo te pagarei. Então o Rei, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.

Veja como Deus é bom, Ele não apenas deu prazo, mas perdoou totalmente a divida.

Verdadeiramente pelo sacrifício de Jesus, Deus perdoou todas as nossas dividas: João 3: 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Deus enviou o seu próprio Filho unigênito que é Jesus, para nos substituir e morrer em nosso lugar para que a nossa divida fosse perdoada.

E continuando na parábola, Jesus nos conta que mesmo havendo o Rei perdoado uma divida enorme a qual era impossível de ser paga, o servo que foi perdoado não perdoou um conservo seu que lhe devia uma pequena divida.

Aqui vemos uma grande injustiça, e sabemos que como está escrito em (Hebreus 1: 9) Jesus ama a justiça e odeia a iniqüidade que é falta de equidade ou igualdade.

Quando o Rei soube do ocorrido, mandou chama-lo e lhe disse: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia.

Então Jesus nos alerta: Mateus 18: 35 Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.

Vamos conhecer o tamanho da divida a qual Deus nos perdoou.

O pecado de Adão nos afastou de Deus, e longe d’Ele que é a fonte da luz, do amor da justiça, e da verdade, só há trevas, malignidade, mentira, injustiça e varias outras características que são do inimigo que é o demônio, que também é uma criatura caída, pois também desobedeceu à Deus e foi afastado d’Ele se tornando maligno.

Portando o inimigo é maligno e nós homens nos tornamos malignos.

Mas o que é maligno? A palavra malignidade significa: Maldade, barbaridade, crueldade, iniqüidade, judiação ou judiaria, malefício, malícia, malvadez, perversidade, ruindade, dissimulação, esperteza, fingimento, hipocrisia, desumanidade e tudo mais que é o contrário da personalidade de Deus que é amor e justiça e equidade.

Portanto pela desobediência de Adão e o nosso afastamento de Deus, passamos a ser assim, malignos, e dos dois filhos de Adão, Caim mata Abel e a maldade tomou conta do mundo de tal maneira que o homem era mal continuamente e Deus se arrependeu de ter feito o homem: Gênesis 6: 5 E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. 6 Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração. 7 E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.

Porem Deus se agradou de Noé, e muitas gerações depois também de Abraão um descendente de Noé.

Abraão era um homem de muita fé, ele acreditava e confiava plenamente em Deus e Deus se agradou tanto dele que lhe fez uma promessa: Gênesis 12: 1 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. 3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

A promessa feita a Abraão se cumpriu em Jesus, pois estava escrito “a sua descendência” e não “as suas descendências”: Gálatas 3: 16 Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.

Vamos ler como Deus falou: Gênesis 17: 19 E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele.

No início do livro ao Hebreus, o escritor também confirma isto: Hebreus 1: 1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, 2 A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.

Portando a promessa foi feita a Jesus, que é o Filho unigênito de Deus que estava com Deus no princípio pelo qual todas as coisas foram feitas e sem Ele nada do que foi feito se fez e que estava com Deus e também era Deus.

Jesus é o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, Ele se fez homem e habitou entre nós para nos salvar e tudo aconteceu conforme estava escrito sobre que aconteceria, não vou escrever aqui mas apenas citar para quem quiser ler um dos profetas que pelo Espírito Santo falaram d’Ele: (Isaías 53)

Então conforme estava escrito, Jesus nasceu em Belém, veio da família de Davi que por sua vez veio da tribo de Judá, um dos doze filhos de Jacó que é filho de Isaque, que é o filho da promessa que por sua vez é filho de Abraão.

Portando, quem são os herdeiros da promessa? A promessa foi feita à Jesus e aos que crêem n’Ele.

E quem são os que crêem n’Ele? Um dia a mãe e os irmão de Jesus o procuravam e quando lhe comunicaram isto, Jesus respondeu o seguinte: Lucas 8: 21 ... Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam.

Verdadeiramente cristãos, são aqueles que ouvem as palavras de Jesus e as pratica: Mateus 7: 24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;

Jesus declarou que se nós estivermos n’Ele, e as palavras d’Ele estiverem em nós, pedireis tudo o que quisermos, e vos será feito, e o que é estar n’Ele? João 15: 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

Portanto estar em Jesus é guardar os seus mandamentos. E qual é o seu grande mandamento? João 15: 17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.

Em Êxodos 20, vamos encontrar as leis e os estatutos de Deus que vieram através de Moisés e os Dez mandamentos foram resumidos por Jesus em apenas dois: Mateus 22: 36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

E depois Jesus resumiu todos em um só: João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

Parece ser muito fácil, seguir este único mandamento de Jesus, más não é! Jesus deu a vida por nós e como João nos escreveu: I João 3: 16 Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.

Quem hoje daria a vida pelo irmão, igual a Moises que falou para Deus riscar o seu nome do livro da vida por amor aos irmãos?

Jesus nos ensina a amar os nossos inimigos e dar a outra face e quem tem feito isto? E mesmo que alguém tenha feito, será que está fazendo por amor como Paulo nos revelou pelo Espírito que deveria ser feito? I Coríntios 13: 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

Muitas vezes até praticamos o verdadeiro amor, pois sabemos pela fé que teremos o galardão, e será que fazendo dessa forma estamos fazendo por amor ou pensando no galardão?

Eu escrevi também sobre o verdadeiro amor, dêem uma lida depois, vamos continuar falando o perdão.

Podemos concluir que Deus enviou seu próprio Filho para que fossemos perdoados e tivéssemos a vida eterna, pois pela desobediência havíamos sido afastados de Deus, e agora pela nova e eterna aliança da qual Jesus é o mediador, somos pela fé em Jesus reconciliados com Deus.

Claro, estamos entendendo que é Fé com Obediência.

E quem consegue, existe alguém que nunca pecou? Sim, Jesus e apenas Ele!

O que ocorre é o seguinte, enquanto vivermos neste corpo, e estivermos neste mundo que jaz no maligno, mesmo que involuntariamente pecaremos. Isto é inevitável, por isto Jesus foi cosntituido o nosso Supremo Sacerdote Eterno da ordem de Melquisedeque, e está ao lado de Deus o Pai intercedendo por não, e Ele é um Sumo Sacerdote que pode se compadecer dos nossos pecados, pois Ele viveu como homem e conhece nossas fraquezas: Hebreus 4: 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

Más para sermos justificados pelo seu sangue, devemos andar na luz como Ele, Jesus, está na luz: I João 1: 7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

Devemos andar na luz de Jesus como Ele está na luz de Deus, ou seja: Como Jesus está em Deus e Deus está n’Ele, e portando os dois são um só “João 10: 30 Eu e o Pai somos um.” Nós também se estivermos em Jesus, Ele estará em nós e não sermos mais dois, más um só.

Quando Jesus orou ao Pai, intercedendo por nós, Ele pediu isto também: João 17: 19 E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. 20 E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; 21 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. 22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. 23 Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.

Quando estamos em Jesus e Ele está em nós, pelo seu Espírito Santo, passamos a ser pessoas diferentes, passamos a nos desviar do pecado e o Espírito Santo também passa a nos ensinar todas as coisas e isto é maravilhoso, porque Ele nos diz que somos escolhidos, que temos um reino o qual Deus preparou para nós desde a fundação do mundo e a felicidade passa a ser uma felicidade verdadeira, uma paz que o mundo não pode nos dar.

Porem mesmo tendo o Espírito Santo em nós, vez ou outra erramos, desobedecemos e pecamos, pois somos humanos e Deus sabe disso e nos perdoa, o importante é nos arrependermos.

Por isto está escrito: I João 2: 1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

Deus nos sonda e nos conhece, Ele conhece as nossas fraquezas e sabe a intenção do coração. Portando se o amarmos e buscarmos seguir o Espírito Santo que hoje habita em nós, produziremos o fruto do Espírito que é: Gálatas 5: 22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Se porem seguirmos as tendências da carne: Gálatas 5: 19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, 20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Acreditemos e confiemos em Jesus e busquemos seguir o que o Espírito Santo nos diz, pois assim seremos felizes, e esse é o desejo de Deus.

Se insistirmos em viver uma vida desregrada e mundana, nos afastaremos cada vez mais de Deus e afastados d’Ele nos tornamos cada vez mais maligno.

Ele não nos abandona nunca, o perigo é nós o abandonarmos e nos perdermos.

Agora podemos afirmas que não são as boas obras que nos salvam, más sim a fé em Jesus.

Se não for pelo sangue de JESUS não há salvação, pois o corpo d’Ele foi rasgado como o véu do santo dos santos o qual nos separava de Deus. Foi pelo sangue d’Ele o qual foi aspergido na verdadeira arca da aliança que está nos céus é que fomos religados ou reconciliados com Deus e não há outro nome que salva!

Nós verdadeiramente vivemos no tempo da graça e a salvação é realmente pela fé em Jesus Cristo, pois Ele é o único caminho: João 14: 6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

É impressionante como verdadeiramente o Reino de Deus não é palpável, agente não vê agente sente.

Olha que interessante, João o Batista era o Elias, porem ninguém percebeu isto, nem os discípulos de Jesus e até mesmo João mandou perguntar a Jesus se Ele era o Messias.

É por isto que é tão importante estarmos em Jesus e Ele em nós, pois esta comunhão com Ele que sabe tudo, que tem os sete espíritos de Deus, nós torna mais perceptíveis na hora de identificar qual é a verdadeira vontade de Deus, ou seja qual é a reta justiça.

Agora Vou passar para o próximo assunto que também é ligado a esse, mas para não ficar muito grande vou escrever em outro documento, o assunto é: O tempo da graça?

Continuação: