6 - Benignidade ou Malignidade

BENIGNIDADE OU MALIGNIDADE

Paulo que foi constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na fé e na verdade, claro que pelo Espírito, pois o homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu. Após estudar muito declarou: Quem ama aos outros cumpriu a lei, porque, com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo, porque o amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

Pelos profetas Deus já dizia:

- Isaías 1: 17 Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. 18 Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. 19 Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.

- Oséias 6: 6 Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.

- Jonas 2: 7 Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo. 8 Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia. 9 Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do SENHOR vem a salvação.

- Miquéias 6: 6 Com que me apresentarei ao SENHOR, e me inclinarei diante do Deus altíssimo? Apresentar-me-ei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano? 7 Agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma? 8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?

Mesmo antes dos profetas, ainda na criação Deus já dizia:

- Gênesis 3: 22 Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, 23 O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.

- Gênesis 4: 6 E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? 7 Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.

Então Deus faz uma nova e eterna aliança conosco e coloca as suas leis em nossos corações:

- Jeremias 31: 33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 34 E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.

Jesus o Filho de Deus que é o mediador desta nova e eterna aliança, nos ensinou a praticar o amor e a reta justiça:

- Mateus 22: 36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

- João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

- Mateus 9: 13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

- Mateus 12: 7 Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.

Antigamente Deus falava pelos profetas, a nós falou-nos pelo Filho que é Jesus, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo, e o que Deus diz do Filho? Do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.

E qual é a personalidade do Filho senão a do Pai:

- Hebreus 1: 9 Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.

Deus é benigno e o inimigo é maligno e nós, como queremos ser?

Malignidade significa: Maldade, barbaridade, crueldade, iniquidade, malefício, malícia, malvadeza, perversidade, ruindade, dissimulação, fingimento, hipocrisia, desumanidade e tudo mais que é o contrário da personalidade de Deus, pois Deus é amor, justiça e equidade.

Continuação: