A HISTÓRIA DO PROFETA JONAS

A HISTORIA DO PROFETA JONAS

Quem conhece a história do Profeta Jonas?

Deus o mandou pregar em Nínive e ele recusou, tentou fugir de Deus tomando um navio para Társis.

Deus enviou uma grande tempestade e estando o navio quase naufragando, o próprio Jonas confessou estar fugindo de Deus e aconselhou aos tripulantes que o jogasse no mar.

Quando o jogaram no mar a tempestade se acalmou.

Deus enviou um peixe que o engoliu e Jonas permaneceu no ventre do peixe por três dias e três noites clamando a Deus que fez com que o peixe o vomitasse em terra.

Jonas agora obedece a Deus e prega em Nínive que se arrepende, se converte dos seus maus caminhos e Deus os perdoa.

Jonas se desagrada com a compaixão de Deus para com os ninivitas e fica irado, sai da cidade para ver o que a ela aconteceria.

Deus faz nascer uma aboboreira que o protege do sol escaldante e Jonas fica feliz.

Porem Deus faz um verme ferir a aboboreira que morre e o sol na cabeça de Jonas o faz desmaiar e desejar a morte.

Então Deus lhe diz: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?

A história do Profeta Jonas, apesar de pequena é tão importante que o nosso Senhor Jesus Cristo falou dela por duas vezes:

1ª - Mateus 12: 38 Então alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal. 39 Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas; 40 Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra. 41 Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas.

2ª - Mateus 16: 1 E, chegando-se os fariseus e os saduceus, para o tentarem, pediram-lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu. 2 Mas ele, respondendo, disse-lhes: Quando é chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está rubro. 3 E, pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis discernir a face do céu, e não conheceis os sinais dos tempos? 4 Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas. E, deixando-os, retirou-se.

Vou detalhar melhor a história de Jonas para depois comentar sobre ela.

Deus disse ao profeta Jonas: " Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença".

Jonas não quis ouvir a ordem de Deus e tentou fugir da sua presença embarcando num navio em direção a Társis. Quando já estavam em alto-mar, Deus enviou uma grande tempestade. As ondas eram cada vez maiores e o barco estava prestes a naufragar. Todos os marinheiros estavam muito assustados. Cada um clamando ao seu deus.

Jonas estava no porão e dormia profundamente. O capitão o encontrou e ordenou que clamasse também o seu Deus. Suspeitavam que aquela tormenta era um castigo divino e começaram a se perguntar quem seria o culpado.

Jonas lhes contou que era um hebreu temente ao Deus do céu, o qual fez o mar e a terra, e confessou que estava fugindo da presença de Deus e lhes recomendou: “Lançai-me ao mar, e o mar se vos aquietará; porque eu sei que por minha causa vos sobreveio esta grande tempestade.”

Os marinheiros então o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria.

Deus preparou um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe de onde orou dizendo: Na minha angústia clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz. Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim e eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo.

As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça. Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó SENHOR meu Deus.

Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo. Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia, mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do SENHOR vem a salvação.

Então, falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca.

Será que Jonas morreu e foi ressuscitado ao terceiro dia ou esteve vivo no ventre do peixe? Sabemos que Jesus morreu e esteve no ventre da terra por três dias e três noites e Deus o ressuscitou ao terceiro dia.

Alguns acreditam na história como ela está escrita, que Jonas passou realmente três dias no ventre do peixe clamando a Deus.

Eu creio que Jonas morreu e Deus o ressuscitou ao terceiro dia, como fez também com Jesus que passou três dias no ventre da terra e Deus o ressuscitou também ao terceiro dia. Sabemos que Jesus desceu ao inferno e pagou lá os nossos pecados.

Na verdade não importa se foi de uma maneira ou de outra, o importante é o significado da história.

Quando Jesus cita Jonas, Ele cita em dois sentidos:

1ª - O povo de Nínive aceitou a pregação de Jonas, se arrependeram dos seus maus caminhos e se converteram. Porem, o povo de Israel não aceitou Jesus que é muito maior do que Jonas.

2ª - Jesus dizia de seu corpo: Derribai este templo, e em três dias o levantarei. E também: Nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas, pois como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.

Quando falamos da morte, falamos da morte física, do corpo, da carne, pois sabemos que a alma é imortal. Isto porque, para Deus todos vivem, pois Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos, como mostrou Moisés junto da sarça, quando chama ao Senhor Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó e também quando o Apóstolo Paulo se refere aos mortos em Cristo dizendo: “Os que dormem.”

Na verdade seja de uma forma ou de outra, tenha Jonas morrido ou não, sabemos que depois destes três dias ele perdeu totalmente o medo e foi a grande cidade de Nínive e pregou durante três dias, percorrendo cada canto da cidade e anunciou sua destruição em quarenta dias.

Os ninivitas ouviram o profeta. Arrependeram-se de todo o mal que tinham feito e Deus lhes perdoou.

Deus é muito bom, Ele não quer a morte do ímpio, antes quer que o ímpio se arrependa, se converta e viva.

O que podemos tirar desta história, o que ela nos ensina?

1ª - Quando Jonas clamava a Deus, estando dentro da barriga do peixe, “ou no inferno como está escrito”, ele reconheceu que se observarmos as falsas vaidades, deixaremos a misericórdia, ou seja: Se Jonas não tivesse pregado em Nínive, se ele tivesse observado as falsas vaidades, como por exemplo, medo da reação do povo ou receio de ser envergonhado depois, pois Jonas sabia que Deus é misericordioso e perdoaria aquele povo se eles se arrependessem. Se por um motivo ou por outro Jonas não tivesse ido e pregado, o povo não teria tido a oportunidade de se arrependerem e com isto, mais de sento e vinte mil pessoas que não sabiam discernir entre a mão direita e a esquerda seriam destruídos, inclusive muitos animais. Onde estava a misericórdia de Jonas para com este povo?

Hoje também acontece da mesma forma. Se nós também, por vaidade não levarmos a palavra de Deus, se por medo ou receio não levarmos o Evangelho, se por qualquer motivo não levarmos a única verdade que salva que é JESUS CRISTO, talvez muitas almas se percam.

Se por um motivo ou por outro eu me envergonhar de Cristo, Ele também se envergonhará de mim, isto está escrito: (Marcos 8: 38 Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.)

Se pela fé sabemos que JESUS é o único caminho para a vida eterna, não podemos deixar a nossa misericórdia. Não podemos deixar de ter misericórdia pelos nossos semelhantes e deixar de levar a palavra da salvação aos que amamos por vaidade própria. Digo vaidade, pois muitas vezes, quando declaramos a nossa fé, somos atribulados, criticados, tidos como alienados, pequenos e ignorantes.

Porem sabemos que é bem o contrário, pois aprouve a Deus dar a Sua sabedoria as coisas vis deste mundo.

- Lucas 10: 21 Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.

- I Coríntios 1: 21 Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.

- I Coríntios 1: 28 E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;

Jonas após passar pela morte ou quase morrer, perdeu totalmente o medo e a vaidade e foi cumprir a ordem do Senhor sem receio algum, e olha só a conseqüência: Mais de cento e vinte mil pessoas e muitos animais foram poupados.

Não sou um pregador, cada um recebe um dom de Deus, segundo a eleição da graça, segundo a vontade do Espírito Santo, eu não sei ainda qual é o meu dom, porem eu sei que todos os dias Deus nos têm nos enviado pessoas que necessitam de ajuda, a mim e a você.

Seja ajuda espiritual as quais podemos dar um conselho, ou uma palavra vinda de Deus; seja pessoas que necessitem de ajuda financeira, seja pessoas que necessitem de uma oração ou até mesmo do nosso perdão.

Se nos recusarmos a fazer a vontade d’Ele, Ele enviará outro para faze-la, Deus não necessita de nós, Ele tem nos dado oportunidades de praticar o bem para ter vida.

Por amor a nós, Deus tem nos dado oportunidades de praticarmos o amor e com isto, crescermos espiritualmente para alcançarmos o galardão que é a vida eterna que Ele preparou para os seus desde a fundação do mundo.

Devemos nos lembrar também, que mais importante do que falarmos de Deus e do seu plano para nossa salvação que é JESUS CRISTO, devemos nos proceder como filhos. O nosso exemplo pode ajudar a edificar ou a destruir.

O apóstolo Pedro nos recomenda o seguinte: (II Pedro 1: 5 E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, 6 E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, 7 E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. 8 Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.)

O que Pedro está dizendo é que devemos sempre procurar crescer nos dons espirituais, começando pela fé em Jesus, depois o conhecimento de Deus e vamos prosseguindo, adquirindo temperança, paciência, piedade, amor fraternal e caridade. Neste mundo aprendemos muitas coisas, porem estas, vamos levar para a eternidade.

E muito melhor do que falar delas é ser assim: (Mateus5: 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.)

2ª - A segunda coisa que podemos tirar desta história, é que nela, temos a oportunidade de conhecermos um pouco mais a paciência, a misericórdia e o amor de Deus para conosco.

Notem que Deus se compadeceu, perdoou e salvou à Jonas apesar deste ter O desobedecido e já estar no “inferno como está escrito”.

E notem também, que a vontade de Deus não era de destruir os habitantes de Nínive e sim traze-los para a luz, pois estavam nas trevas, perdidos, afastados do amor de Deus.

Deus não quer a nossa destruição: (Ezequiel 18: 23 Desejaria eu, de qualquer maneira, a morte do ímpio? diz o Senhor DEUS; Não desejo antes que se converta dos seus caminhos, e viva?) E outra vez: (Ezequiel 33: 11 Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?)

Muito antes da vinda do Messias e da nova e eterna aliança, Deus já nos dizia através dos profetas: (Isaías 1: 16 Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. 17 Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. 18 Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. 19 Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.)

Deus não muda nunca, Ele é perfeito e o que é perfeito não necessita evoluir, nós é que necessitamos de mudança: Deixar toda maldade e praticar o bem.

Deus nos amou tanto, que sabendo ser impossível a nós homens sermos bons por nós mesmos, enviou seu Filho unigênito para nos salvar das nossas maldades e nos resgatar da escuridão das trevas para a luz Divina. Quem anda em trevas não sabe para onde vai, hoje sabemos para onde vamos.

Portando agora, se aceitarmos a Jesus como nosso Senhor e Salvador, Ele e o Pai e também o Espírito Santo vem fazer morada em nós, e se o Senhor habita em nós, quem invadirá? Qual príncipe das trevas ou potestade do mal tem coragem ou autoridade para habitar em um corpo onde mora o Espírito de Deus?

Por isto eu agradeço ao meu Senhor todos os dias da minha vida, como disse Jonas: Eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do SENHOR vem a salvação.