A HUMILDADE DE SALOMÃO

A HUMILDADE DE SALOMÃO

Se um dia Deus chegasse pra você e te fizesse a seguinte pergunta: Meu filho peça o que você quiser e eu te darei. O que você pediria?

Pois Deus falou para Salomão: Pede o que queres que eu te dê.

Vamos entender melhor essa historia: Salomão amava a Deus e obedecia ao seu falecido pai, o rei Davi. Salomão obedecia às leis de Moisés; ele tinha subido ao monte Gibeom para fazer um sacrifício a Deus, e lá, em sonho, Deus lhe apareceu e disse: Pede o que queres que eu te dê: I Reis 3: 3 E Salomão amava ao SENHOR, andando nos estatutos de Davi seu pai; somente que nos altos sacrificava, e queimava incenso. 4 E foi o rei a Gibeom para lá sacrificar, porque aquele era o alto maior; mil holocaustos sacrificou Salomão naquele altar. 5 E em Gibeom apareceu o SENHOR a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te dê.

Salomão pediu o seguinte: Quero um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal: I Rei 3: 6 E disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência, e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia. 7 Agora, pois, ó SENHOR meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar. 8 E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão. 9 A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?

Note que Salomão poderia ter pedido muitos dias de vida sobre a terra, ou riquezas, ou a morte dos seus inimigos; mas Salomão pediu entendimento, para discernires o que é justo, Salomão queria ser justo ao julgar o povo de Deus, ele não foi egoísta ao fazer o seu pedido a Deus, pois o pedido de Salomão beneficiaria mais ao povo do que ao próprio Salomão.

Deus se agradou tanto da humildade e do amor de Salomão pelo povo, que lhe falou assim: I Reis 3: 10 E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso. 11 E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo; 12 Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará. 13 E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias. 14 E, se andares nos meus caminhos, guardando os meus estatutos, e os meus mandamentos, como andou Davi teu pai, também prolongarei os teus dias.

Deus se agradou tanto do pedido feito por Salomão que lhe deus sabedoria nunca vista antes, como também riqueza e glória como ninguém nunca teve e nunca terá.

Veja como foi o reinado de Salomão: I Reis 4: 20 Eram, pois, os de Judá e Israel muitos, como a areia que está junto ao mar em multidão, comendo, e bebendo, e alegrando-se. 21 E dominava Salomão sobre todos os reinos desde o rio até à terra dos filisteus, e até ao termo do Egito; os quais traziam presentes, e serviram a Salomão todos os dias da sua vida. 22 Era, pois, o provimento de Salomão cada dia, trinta coros de flor de farinha, e sessenta coros de farinha; 23 Dez bois cevados, e vinte bois de pasto, e cem carneiros; afora os veados e as cabras montesas, e os corços, e aves cevadas.

No palácio de Salomão, eram abatidos todos os dias, trinta bois e vários outros animais apenas para alimentá-los.

Nunca houvera antes e nunca mais haverá tal fartura e sabedoria e glória como foi a de Salomão, pois assim disse Deus.

Vamos entender porque Salomão pediu um coração entendido para julgar povo de Deus, para que prudentemente discernisse entre o bem e o mal: I Reis 2: 1 E APROXIMARAM-SE os dias da morte de Davi; e deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo: 2 Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem. 3 E guarda a ordenança do SENHOR teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores.

Note que o Rei Davi, estando para morrer, deu ordens a Salomão seu filho, que guardasse as ordenanças de Deus e andasse nos seus caminhos, guardando os estatutos e os mandamentos e os seus juízos e os seus testemunhos.

Salomão guardou os mandamentos de Deus por quase toda sua vida e para cumprir corretamente os juízos de Deus, que é ser justo com o próximo, Salomão necessitava de sabedoria divina. Salomão sabia que Davi seu pai tinha grande sabedoria vinda de Deus e queria ter também essa sabedoria para ser justo ao julgar seu povo, pois naqueles tempos, os reis eram também juizes e por diversas vezes tinham que julgar o destino da vida de outra pessoa.

Salomão amava a Deus: I Reis 3: 3 E Salomão amava ao SENHOR, andando nos estatutos de Davi seu pai;

Este é o grande segredo da vida: Quando amamos a Deus de todo o nosso coração, de todo o nosso entendimento e de toda a nossa alma, Deus também nos ama.

Salomão agradou a Deus também porque demonstrou amar ao seu povo, pois ele pediu a Deus uma sabedoria para fazer o bem ao seu povo. Isto é amor ao próximo.

Então Deus se agradou de Salomão porque ele amou a Deus sobre tudo e ao próximo como a si mesmos.

Isto nos lembra do grande mandamento de Jesus: Mateus 22: 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Amem a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a tí mesmo e andem corretos na presença do Senhor, pois existem promessas maravilhosas para quem anda na presença do Senhor, vamos ver algumas delas:

- Marcos 10: 29 E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, 30 Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna.

- Êxodo 23: 25 E servireis ao SENHOR vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades.

- João 15:7: 7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

Salomão cumpriu os dois mandamentos de Deus, pois ele amou a Deus e também amou os seus próximos ao ponto de utilizar o pedido que ele iria fazer a Deus, em algo que não iria beneficiar a si próprio, más aos seus próximos (seu povo).

Salomão utilizou seu pedido em algo que beneficiou todo o seu povo (seus próximos): Sabedoria divina e um coração entendido para julgar seu povo, para que prudentemente discernisse entre o bem e o mal.

Em nossas vidas, devemos buscar amar a Deus sobre tudo e ao próximo como a nós mesmos, porque desta forma Deus libera suas bênçãos.

Vamos dar um exemplo prático: Uma pessoa no meu trabalho ou na igreja que está causando problemas; se eu for egoísta, vou orar a Deus para tirar essa pessoa do nosso meio; por outro lado se eu for amoroso, vou orar a Deus para abençoá-la de maneira que essa pessoa passe de um problema a uma benção no nosso meio.

Quando eu oro pedindo a Deus que retire essa pessoa de do meu meio, Deus pode até atender minhas orações. É justo se essa pessoa está causando grandes problemas.

Más quando eu oro pedindo a Deus que abençoe essa pessoa, por ser um ato de amor e perdão da minha parte, Deus ouve minha oração e atende com mais prazer, abençoando essa pessoa e me abençoa duas vezes mais, ou seja: Quando não somos egoístas, liberamos o poder de Deus, pois Deus nos ama e quer nos abençoar, mas nós estamos aqui para aprender a amar, e Deus só vai nos abençoar com todas as bênçãos que Ele quer nos dar, quando tivermos misericórdia e amor sincero pelo nosso próximo.

O grande mandamento de Jesus é o amor ao próximo:

- João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

- João 15: 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

- João 15: 17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.