Estudo João 15

Evangelho segundo João 15

João 15: 1 EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.

Jesus é o filho de Deus, o verbo de Deus, sacerdote eterno da ordem de Melquisedeque, Ele foi propiciado pra aplacar a ira de Deus sobre nós pelos nossos pecados, Pela desobediencia de Adão entrou o pecado no mundo e pela obediencia de Jesus, somos aceitos por Deus. Jesus é hoje o nosso intermediário, o nosso advogado eterno junto a Deus, ele é o caminho a verdade e a vida e ninguém vai ao Pai senão por Ele. (João 14: 6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.) Jesus nos ama e deu sua vida por nós. Para sermos salvos, temos que acreditar n’Ele, e aceita-lo como nosso único Senhor e Salvador, confiando nossas vidas a Ele, pois quando cremos, recebemos o Espírito Santo, o consolador que nos ensina, nos faz lembrar de tudo que Jesus nos ensinou e nos leva a um crescimento continuo e duradouro. Deus é o lavrador, Jesus é a videira verdadeira e nos os galhos enxertados (os judeus são os galhos naturais), se estivermos ligados a Jesus produziremos fruto (obras do Espírito Santo), mas se não estivermos n’Ele, como não temos raízes próprias, secaremos e morreremos. Se estamos n’Ele, produzimos mais fruto (justiça, amor, misericórdia). Todos quantos acreditam em Jesus, antes foram escolhidos por Deus e enviados a Jesus para serem salvos. (João 6: 44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.) E também: (João 6: 37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. 38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39 E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. 40 Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.) Paulo interpretou muito bem isso que Jesus nos ensinou, Paulo escreve o seguinte: (Romanos 8: 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.). Portanto, quando cremos em Jesus, é porque antes fomos escolhidos por Deus e enviados a crer no Cristo para recebermos o Espírito Santo de Deus, o qual nos ajudará a cumprir o mandamento de Jesus que é: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos (Mateus 22: 37 a 40)

João 15: 2 Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.

Jesus está dizendo que Deus é o lavrador, o fazendeiro que cuida da arvore que é a videira verdadeira que é Jesus, como Ele cuida: Retirando as varas que não dão fruto, (pessoas que não produzem bons frutos, que não se convertem verdadeiramente as boas obras de Deus que é amor, por não terem verdadeiramente acietado a Jesus para receber o Espírito Santo.) e também o lavrador vai limpando, cuidando das varas que dão frutos que são as pessoas enviadas por Deus a Jesus, que receberam o Espírito Santo de Deus e que procuram produzir bons frutos que são as obras de Deus: Amor, misericórdia, justiça e vários outros dons vindos do Espírito Santo. Isso acontece da seguinte maneira: Quando não produzimos os bons frutos, que são as boas obras do Espírito Santo de Deus, vamos gradualmente perdendo a fé em Jesus e consequentemente perdendo o Espírito Santo que habita em nós, ou seja, vamos nos afastamos de Jesus cada vez mais até perder totalmente a fé n’Ele, é ai que secamos, porque se não estivermos em Jesus e as suas palavras não estiverem em nós (sua palavra é o amor), se nos afastarmos de Jesus, vamos morrendo, vamos pouco a pouco secando, perdendo a fé, perdendo o amor, perdendo a felicidade, perdendo a paz, perdendo a vida, perdendo a comunhão com Deus, perdendo tudo, pois sem o Espírito de Deus em nós, não somos nada. (Mateus 24: 12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. 13 Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo), perseverar na fé e na busca dos dons de Deus que nos permite produzir bons frutos. Jesus foi levantado na cruz, como a serpente de bronze, levantada por Moisés no deserto, se tirarmos os olhos de Jesus, se perdermos o foco d'Ele, se não vigiarmos e orarmos, vamos esfriando e morrendo pela picadas do inimigo. Quando acreditamos em Jesus, confiando n’Ele e o aceitamos como nosso senhor e salvador, Deus nos da os seus dons, através do seu Espírito Santo que passa a habitar em nós, daí em diante começamos a crescer e a produzir bons frutos que são: Amor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Esta é a reta justiça, as boas obras, por ex: Uma palavra que vai ajudar alguém, uma oração a quem necessite, somente com o nosso próprio exemplo, só pelas mudanças que as pessoas vêem em nós quando nos convertemos, já começamos a ajudar a converter pessoas à Cristo, fazer a obra de Deus. (Mateus 5: 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.), quais são essas boas obras, se não o amor a Deus e ao próximo? Temos que levar a palavra sempre, pois assim traremos pessoas ao arrependimento, à conversão e salvação, dai seremos todos guiados pelo Espírito Santo à salvação. Para produzir bons frutos, antes de tudo temos que AMAR a Deus sobre tudo e ao próximo como a nós mesmos!

João 15: 3 Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.

Quando cremos em Jesus e recebemos o Espírito santo de Deus que passa a habitar em nós, a primeira coisa que acontece é o arrependimento e vergonha dos pecados que cometemos no passado e a vontade de não cometê-los mais. Verdadeiramente quem guarda as palavras de Jesus, passam a conhecer a verdade e a verdade liberta da escravidão do pecado. Aqueles que já conheceram, creram e aceitaram Jesus, já tem o Espírito Santo, já estão limpos, o nosso espírito está pronto. Quando escutamos ou lemos à palavra, e a palavra é vida, é luz, o Espírito Santo de Deus passa a habitar em nós, Porque está escrito: (João 14: 23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.). Quando o Espírito Santo de Deus mora em nós, nos tornamos homens melhores, passamos a ter paz, passamos a ser pessoas mais calmas, serenas, amorosas e todos notam isso. Sejamos mais felizes, busquemos a Jesus e recebamos o Espírito de Deus, Ele é AMOR!

João 15: 4 Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.

A vara não tem raiz, a arvore tem raízes que buscam os nutrientes e a água no solo. Não somos nada sem Jesus, não somos nada sem o Espírito Santo em nós. Todos os dons vem d’Ele, para sermos plenos em amor pelo próximo e a Deus, para termos felicidade, prazer de viver, prazer em existir, prazer de fazer o bem e ajudar alguém, temos que estar com Jesus. Para produzirmos bons frutos e converter pessoas temos que ter esses dons: fé, esperança e amor e o maior de todos eles é o AMOR.

João 15: 5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Jesus é a videira verdadeira, escolhido por Deus e feito supremo sacerdote eterno. Busquemos estar em Jesus, busquemos a plenitude da felicidade que só Ele pode nos dar, ele nos da a paz, não a paz do mundo mas a verdadeira paz. Não busquemos a Jesus apenas nos momentos difíceis quando Ele por ser fiel, nos ajuda, más busquemos a Jesus porque somos totalmente dependentes d’Ele, se não fosse pelo sacrifício que Jesus fez na cruz por nós, não teríamos a mínima chance de alcançar a vida eterna, não somos capazes de nos justificar a nós mesmos perante Deus, dependemos de ser justificados por Jesus que veio e cumpriu a lei e deu sua vida em sacrifício vivo e agradável para nos resgatar. Amemos a Jesus, tenhamos por Ele imensa gratidão, pois Ele deu a vida por nós e só Ele pode nos salvar, busquemos a Jesus por gostarmos das suas coisas, pois as coisas de Deus são boas (ele criou todas as coisas). Busquemos a Jesus porque a ele foi dado doto o poder nos céus e na terra (Mateus 28: 18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.)

João 15: 6 Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.

Se não permanecermos em Jesus, realmente seremos condenados, pois passamos a produzir maus frutos, quando seguimos nossas próprias inclinações erradas nossas vidas produzirão os seguintes maus resultados: Pensamentos impuros; ansiedade; ansiedade pelo prazer carnal; idolatria; feitiçaria (isto é: Incentivo as atividades do demônio); ódio e luta; ciúmes e ira; esforço constante para conseguir o melhor para nós próprios; queixas e criticas; o sentimento de que todo mundo está errado, menos nós; e somos levados à falsas doutrinas, inveja, assassinato, embriaguez, divisões ferozes e toda essa espécie de coisas. Como Deus pode nos aceitar assim? Como o Espírito Santo de Deus pode habitar em uma pessoa assim? Agora se ao contrário, aceitamos a Jesus e recebemos o seu Espírito Santo e quando o Espírito Santo controlar as nossas vidas, Ele produzirá em nós esta espécie de fruto: Amor, alegria, paz, paciência, bondade, retidão, fidelidade, mansidão e domínio próprio; e aqui não há conflito algum com Deus. Aqueles que pertencem a Cristo pregaram seus maus desejos naturais na sua cruz e os crucificaram ali. Se agora, estamos vivendo pelo poder do Espírito Santo que nos liberta do poder do pecado e da morte, não temos mais prazer nas coisas do mundo, nas coisas do demônio, antes temos aversão às maldades que vemos todos nos dias nos jornais. Não nos enganemos, não há outro intermediário, não há outro caminho pra salvação, essa é a nova e eterna aliança e depois dela não haverá outra, Jesus é nossa ultima chance e Ele é AMOR.

João 15: 7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

Que promessa maravilhosa Jesus nos fez e podemos nos fiar nela, pois é impossível que Jesus minta. Eu creio na Bíblia e creio em Jesus e no seu poder! Se você acreditar como eu acredito, que Deus é fiel e que: (II Timóteo 3: 16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;). (II Pedro 1: 20 Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. 21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.). Olha só o que Jesus falou: (Lucas 21: 33 Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar.) (Mateus 5:18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.) Se você crê na Bíblia como eu creio, tomemos posse dessa promessa maravilhosa. Se permanecermos em Jesus, sempre olhando pra Ele, vigiando e orando, se tivermos o seu Espírito Santo em nós, guardando as suas palavras, quais são as palavras d’Ele? Amor ao próximo e amor a Deus sobre tudo. Se guardarmos a comunhão com ele e amarmos ao próximo como amamos a nós mesmos e amarmos a Deus sobre todas as coisas, poderemos ter fé que tudo quanto pedirmos a Ele, Ele nos dará!

Tudo é pela fé no poder de Deus, pela intercessão de Jesus Cristo nosso senhor a nosso favor. Não há força da mente, não há força de pensamento do homem que possa convencer Deus a realizar um milagre, e é Ele quem os realiza. Nós homens de nós mesmo não somos nada se não estivermos em Jesus, e Jesus em Deus. Isaías profetizou e falou para Ezequias que a doença dele era pra morte, Ezequias orou e Deus mandou Isaías voltar e profetizar novamente que ele teria mais 15 anos de vida. O nosso único poder é a fé em Jesus e a oração. Pela fé em Jesus Cristo o filho de Deus, recebemos o Espírito Santo que fala por nós, com gemidos inexprimíveis, pois nós não sabemos nem mesmo como orar ou o que pedir a Deus. Só através do Espírito Santo conseguimos orar a Deus de forma que Ele nos atenda, pelo Espírito Santo que fala por nós, conseguimos adorar a Deus em espírito e em verdade, porque nós não sabemos como devemos orar e nem como adorá-lo. (II Reis 20: 1 NAQUELES dias adoeceu Ezequias mortalmente; e o profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás. 2 Então virou o rosto para a parede, e orou ao SENHOR, dizendo: 3 Ah, SENHOR! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo. 4 Sucedeu, pois, que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do SENHOR dizendo: 5 Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do SENHOR. 6 E acrescentarei aos teus dias quinze anos, e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e ampararei esta cidade por amor de mim, e por amor de Davi, meu servo. 7 Disse mais Isaías: Tomai uma pasta de figos. E a tomaram, e a puseram sobre a chaga; e ele sarou.) Sempre que nos arrependemos, Deus nos perdoa e com Jesus não é diferente, portanto estejamos em Jesus e guardemos as suas palavras, porque somos totalmente dependentes d’Ele.

João 15: 8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.

Discípulo significa aluno, O discipulado não é uma condição estática, imutável, mas um crescente modo de vida. Devemos ir sempre para frente e nunca retornar, nós vamos aprendendo cada dia mais os mistérios de Deus e nunca voltemos, pois Deus não se agrada de quem volta. Imagina se o povo de Deus tivesse voltado ao Egito quando chegaram de frente ao mar vermelho, ali era o fim do caminho, humanamente falando eles não tinha pra onde ir a não ser voltar para o Egito, porem Deus abriu o mar para que eles passassem. Em nossas vidas muitas vezes nos encontramos em situações semelhantes, humanamente impossíveis para nós transpor-las, ai entra a fé no poder de Deus, pois o que é impossível para nós é possível para Deus. Quando seguimos o nosso mestre e salvador Jesus Cristo, observamos que Ele nunca duvidou do poder de Deus, Jesus caminhou sobre as águas, ressuscitou mortos e muitos outros milagres, e Ele mesmo dizia que: (João 5: 19 Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.) Jesus apesar de estar com Deus na criação do mundo, estava vivendo aqui na terra como homem e como homem Ele dependia de Deus, más a sua fé era forte e nós temos que como discípulos d’Ele, termos a mesma fé em Deus, pois Jesus nos disse que faríamos coisas até maiores das que Ele fez se tivermos fé: (João 14: 12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. 13 E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. 14 Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.) Jesus era filho de Deus e estava com Ele antes da criação do mundo e nós somos apenas homens, más através da fé em Jesus e do Espírito Santo que Ele nos enviou, podemos crer que Deus fará os mesmos milagres, pois Jesus falou: (João 14: 15 Se me amais, guardai os meus mandamentos. 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; 17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.) Portanto, sejamos discípulos de Jesus mais e mais e estaremos reproduzindo seu caráter justo em nossa vida, pois Ele é o verdadeiro mestre. É o Espírito Santo quem faz isso em nós, ele nos muda pra melhor a cada dia, por isso devemos vigiar e orar sempre pra estarmos sempre em comunhão com o Espírito de Deus. Daí em diante, nós passamos naturalmente a produzir bons frutos. Deus é glorificado quando damos bons frutos, quando passamos a ser exemplo de vida ao nosso próximo (as pessoas vem e dão glorias a Deus) e sendo alunos de Jesus passamos a ensinar e a falar das maravilhas, de tudo que Ele tem feito em nossas vidas, pois todos notam, todos percebem quando uma pessoa se converte, pois há uma grande mudança, é notório a todos e Deus é reconhecido e louvado por isto.

João 15: 9 Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.

Sabemos que Jesus nos amou tanto que deu sua vida em sacrifício para salvar as nossas e Ele foi moído por nossas transgressões. Eu porem digo mais, eu digo que Jesus fez o possível e também o impossível por nós. O que Ele podia fazer Ele fez e quando Ele não podia mais, ainda assim o fez, ou seja; quando Jesus falou: (Mateus 27: 46 E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?) Neste momento Jesus estava fazendo o impossível por nós.

Deus nos amou tanto que nos deu o que Ele tinha de melhor: Seu Filho Jesus.

Deus pediu que Abraão sacrificasse seu filho Isaque e Abraão ia sacrificar, porque Abraão acreditava e confiava em Deus, Abraão sabia que Deus é bom, sabia que Deus iria cumprir sua promessa através do seu filho Isaque e sabia que Deus tinha poder até mesmo para ressuscitar Isaque. Deus estava apenas testando a fé de Abraão e fazendo uma alusão ao que Ele, Deus faria por Abraão e por todos nós, os filhos da promessa. Deus sacrificou o seu filho por nós e o ressuscitou ao terceiro dia, para que através d’Ele, nós também fossemos ressuscitados e assim se cumpriu a promessa de Deus para com Abraão.

Deus ama seu filho Jesus, porque Ele sempre o obedeceu e sempre o amou, Jesus ama as leis de Deus, porque elas são perfeitas. Quem ama a Deus, ama também as suas leis, pois as leis de Deus demonstram a sua personalidade, As leis de Deus se ressumem no AMOR: amor a Ele sobre tudo e ao próximo como a nós mesmos, Deus é amor e quem sabe amar, o ama.

Olha só o que Jesus, por amor, fez por nós: (Hebreus 10: 6 Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. 7 Então disse: Eis aqui venho (No princípio do livro está escrito de mim), Para fazer, ó Deus, a tua vontade. 8 Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei). 9 Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo. 10 Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.)

João 15: 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

Quem ama a Deus, guarda os seus mandamentos porque os mandamentos de Deus é Amor e quem gosta do bem, se identifica com Deus, porem quem gosta do mal, se identifica com satanás, que sempre foi mentiroso e só veio para roubar, matar e destruir.

Para guardar os mandamentos de Jesus, não temos que perguntar a ninguém o que fazer ou não fazer, pois o próprio Espírito Santo de Deus que habita em nós, nos diz, nos fala o que devemos ou não fazer (Hebreus 8: 10 Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;)

O mandamento de Jesus é: amar ao teu próximo como a ti mesmo e a Deus sobre todas as coisas. (Mateus 22: 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.)

Se entendermos que não somos desse mundo, que estamos aqui para aprender ajudar ao nosso próximo a entender o plano de Deus, se nós entendermos que nosso verdadeiro lar é com Jesus na vida eterna, não erraremos.

Não fiquemos preocupados, pois: (Romanos 8: 28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. 31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?) Tudo contribui para o nosso crescimento, porque Deus nos escolheu e nos enviou a Jesus, para sermos justificados de nossos pecados e na volta de Jesus, seremos transformados em novas criaturas e viveremos num reino de mim anos com Jesus onde seremos glorificados juntamente com Ele e depois iremos para a vida eterna com Deus.

Confiemos em Jesus para chegarmos a alcançar tudo isto, porque a Ele foi dado todo poder, no céu e na terra: (Mateus 28: 18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.)

João 15: 11 Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.

Podemos comemorar, pois o plano de Deus para nos salvar através da fé em Jesus o qual foi dado todo o poder é perfeito, eficiente e eficaz.

A verdadeira felicidade é estar com Jesus e sentir o seu Espírito Santo, é uma felicidade incondicional, só mesmo experimentando pra poder entender, nada pode nos abalar, pois o próprio Espírito Santo de Deus que habita em nós, nos confirma que estamos bem, que temos ganhado a aprovação de Deus e a vida eterna, pois somos justificados por crer em Jesus e mesmo enquanto estamos nessa vida, claro que temos dificuldades, más passamos a ter vitórias em Cristo, porque a Ele foi dado todo o poder no céu e na terra e Ele nos deu virtude e poder para expulsar demônios e curar enfermidades e a profetizar nossa vitória.

Deus nos permite passar por provação, porque cada vez que nossa fé é provada, nós crescemos um pouco mais, todos os problemas que enfrentamos, nos leva a ficar mais dependentes e mais próximos de Deus através da fé Jesus.

Portanto de provação em provação, de fé em fé, vamos crescendo e aprendendo a amar.

João 15: 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

Qual é o verdadeiro amor? (I Coríntios 13: 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.) Mesmo que eu fizesse o que Jesus fez, sacrificar a minha vida, se não fosse por amor não teria valor algum.

O sacrifício de Jesus teve valor porque foi feito com amor: (João 15: 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.)

Jesus os ensinou a amar: (Mateus 5: 38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.

39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; 40 E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; 41 E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. 42 Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. 43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 45 Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.)

Chegar a ser assim com Jesus foi e nos ensinou, é um processo dinâmico e permanente, pois vem o Espírito Santo de Deus que passa a habitar em nós quando aceitamos a Jesus.

Nosso crescimento não vem de nossas próprias forças, más sim do poder do Espírito que habita em nós, se fosse possível pelas nossas forças e nossos méritos, a primeira aliança que é a salvação pela guarda das leis não teria sido substituída pela segunda e eterna aliança a qual é pela graça, pela fé em Jesus.

Temos que nos esforçar é claro, mas foi o sacrifício de Jesus que nos possibilitou o crescimento espiritual.

Lutero tentou ser perfeito por si só, através de jejum, sacrifícios e se auto flagelando, mas só consegui quando colocou a justificação pelos seus pecados pelo sacrifício feito por Jesus na cruz. Lutero só se sentiu perdoado através da fé em Jesus Cristo, porque por mais que ele tentasse ser perfeito não conseguia e o demônio o acusava, por fim ele respondia ao demônio que apesar de ainda restarem pecados, o sangue de Jesus o justificava.

Jesus por ser filho de Deus resumiu os dez mandamentos do pai em dois que são: Amar a Deus sobre tudo e ao próximo como a nós mesmos e Paulo interpretou muito bem quando disse que quem ama não peca, pois só é possível amar o próximo se estiver com Deus: (Romanos 13: 8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. 9 Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.)

Se nos amarmos uns aos outros, não erramos, não pecamos. Esse é o maior de todos os dons gratuitos quem provem de Deus, o amor, em I Coríntios 13 podemos entender que todos os dons passarão quando vier o reino de Deus, apenas três permaneceram: Fé, Esperança e Amor, e o mais importante é o AMOR.

João 15: 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

Sabemos que Jesus deu sua vida até pelos inimigos, pois antes, pelo pecado, éramos seus inimigos.

Vamos entender uma coisa, Paulo que antes de Jesus aparecer para ela na estrada para Damasco, estava perseguindo os cristãos, Paulo era inimigo de Cristo e não sabia. Paulo era um fariseu zeloso da palavra e acreditava estar fazendo a vontade de Deus, más estava sendo inimigo da cruz de Cristo e pela misericórdia de Deus se tornou na minha opinião o melhor dos apóstolos, o apóstolo que mais evangelizou e o apóstolo que pregou para nós os não judeus.

Deus realmente nos ama e nos escolheu. Na verdade Ele nos escolheu e nos enviou à Jesus quando ainda estávamos nos ventre de nossas mães, Paulo mesmo declara isto de si mesmo em: (Gálatas 1: 15 Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,)

Como já vimos antes, Deus nos escolhe e nos envia a Jesus: (Romanos 8: 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.)

Se nós somos escolhidos por Ele, podemos acreditar que Ele não nos deixa cair, e se cairmos Ele nos levanta, Ele não nos deixa para traz, Ele não vai perder nem um de nós (João 6: 37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. 38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39 E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. 40 Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.) Glórias a Deus!!!

João 15: 14 Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

Por tudo o que Jesus fez por mim, e pelo amor que Ele sente por mim, é impossível não ama-lo.

Se eu o amo, devo obedecê-lo, porque concordo com os seu princípios e não tenho porque o desobedecer.

Más o inimigo não descansa: (Pedro 5: 8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;) por isto temos que vigiar e orar sempre em todo momento, pedindo a Jesus que nos fortaleça na fé, que nos de forças para amarmos ao nosso próximo como a nós mesmos e a Deus sobre todas as coisas.

Sabemos que nossa luta não é contra carne e sangue, más sim contra potestades do mal: (Efésios 6: 12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.)

Por isto temos que usar as armas certas para resistir ao mal: (Efésios 6: 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. 14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; 15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; 16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,)

Usemos o poder que Jesus nos deus: (Lucas 9: 1 E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades.)

Jesus fez isto porque: (Lucas 10: 18 E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. 19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.) Jesus nos deu essa autoridade pois sem ela, não teríamos chance alguma. O que temos que fazer agora é usar essa autoridade que recebemos, para expulsar as potestades do mal e podermos seguir em frente, buscando obedecer a Jesus e ama-lo, como Ele sempre obedeceu a Deus e o amou.

João 15: 15 Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.

Alem de Jesus ser o nosso salvador, Ele é também o nosso mestre e como mestre nos ensinou tudo. Ninguém nunca viu Deus a não ser Jesus, Ele estava com Deus antes da criação do mundo e tudo quanto o Pai falou a Ele, Ele nos ensinou. Jesus nos ensina a ser como Ele, não ter amor as coisas desse mundo, sabendo que o seu reino não é aqui. Jesus nos ensina a ser como Ele, amando incondicionalmente ao próximo. Vamos ver alguns ensinamentos de Jesus: (Mateus 5: 38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. 39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; 40 E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; 41 E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. 42 Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. 43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 45 Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. 46 Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? 47 E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? 48 Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.) Parece loucura ser assim, más isso é o verdadeiro amor ao próximo, e só pode viver assim quem não é desse mundo, más pela fé, espera uma outra vida com Jesus. Sejamos o sal da terra, a luz do mundo e alegremos-nos, porque é grande o nosso galardão nos céus.

João 15: 16 Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

Quando tomamos uma atitude, por exemplo: deixar as coisas do mundo: vícios, prostituição, drogas, homicídios e várias outras maldades em geral, podemos achar que estamos escolhemos seguir a Deus, achamos ter escolhido crer em Jesus, más na verdade, foi Deus quem nos escolheu e nos enviou à Jesus para que tivéssemos vida. (Romanos 8: 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou). Na sua bondade e misericórdia, Deus nos escolheu e nos enviou a Jesus para sermos salvos pela fé n’Ele e vivermos com Ele no seu Reinos, Ele nos escolheu para produzirmos bons frutos, convertermos pessoas, salvarmos almas pra Cristo, pra nossa própria salvação e pra salvação daqueles que nós amamos, nosso próximo. E quando trabalhamos pra Jesus, apesar de na verdade estarmos trabalhando pra nós mesmo, pois quem ganha com isso somos nós e não Ele, quando trabalhamos nesse sentido, (quando estamos em Jesus e as palavras dEle estão em nós) tudo que pedirmos ao Pai Ele nos dará, e nos dará com prazer e AMOR.

João 15: 17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.

Esse é o grande mandamento de Jesus, que nos amemos uns aos outros, e não só os que nos amam, más também os que nos odeiam, pois se nós, entendermos que não lutamos contra carne e sangue, más sim contra potestades do mal, passaremos a ver as pessoas que não nos amam, como pessoas que ainda não descobriram o verdadeiro sentido da vida que é o amor. Gosto de me lembrar do que Jesus falou em: (Mateus 22: 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.) notem que tudo se resume no AMOR.

João 15: 18 Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.

Quando não temos o dom do discernimento, não entendemos o que está acontecendo, não entendemos a graça de Deus que é Jesus, e até odiamos o que veio pra nos ajudar, para nos salvar do pecado e da morte. Peçamos sempre os dons do Espírito Santo: Amor, esperança, fé, discernimento, etc. Pois Jesus já nos garantiu que nos dará tudo, peçamos primeiro esses dons, para que possamos entender o grande mistério, o grande amor de Deus por nós. Deus é justo e sua justiça é simples de entender e acreditar, não queiramos ser sábios por nós mesmos, pois: (Coríntios 3: 19 Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.) Sejamos assim: (Lucas 10: 21 Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.) A sabedoria é um dom do Espírito Santo, Jesus se alegrou muito quando viu os discípulos contarem que tinham expulsado demônios pelo nome de Jesus e curado enfermos, e Jesus ainda falou mais: (Lucas 10: 20 Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.) A maior conquista que um homem pode alcançar é a vida eterna, e essa nos foi dada pela fé em Jesus Cristo, o filho de Deus.

João 15: 19 Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.

Realmente não somos desse mundo, Deus nos escolheu e nos enviou à Jesus, para que todos nós a Igreja, após o arrebatamento, estejamos com Ele no seu reino. Quem entre nós pode ficar feliz vendo o que tem acontecido nesse mundo? O que vemos na televisão todos os dias são as obras do príncipe desse mundo que é o demônio, nós vemos: Roubos, maldades, injustiças, filho matando pai, pai matando filho, coisas profanas, calamidades, falta de amor, atrocidades que nem mesmo nós homens aceitamos naturalmente, como Deus na sua santidade, poderia aceitar isso. Nós não somos desse mundo, esse mundo jaz do maligno que quer nos destruir (ele, o inimigo, odeia os homens e veio pra roubar, matar e destruir). Por isso creio eu, estarmos aqui em uma missão de salvamento, salvamento nosso, de nossas famílias e do nosso próximo; e Deus através de Jesus Cristo, através da nova e eterna aliança, possibilitou a salvação a todos nós, a salvação para um mundo melhor, um mundo de AMOR.

João 15: 20 Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu SENHOR. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa.

Em nosso tempo, em nosso século, não sofremos muitas perseguições por levar a palavra da salvação, más já houve época em que seriamos mortos por falar de Jesus. Ainda há quem persiga e odeie os filhos de Deus, más lembremos-nos que nossa luta agora, não é contra carne e sangue, e sim contra potestades do mal, e contra essas perseguições temos algumas armas que Paulo que aprendeu de Jesus, nos ensinou: (Efésios 6: 12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. 14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; 15 E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; 16 Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,) e digo mais, temos o poder de Jesus, Ele nos deu autoridade pra lidar com isso: (Lucas 9: 1 E, CONVOCANDO os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades.) O mundo está com cede da palavra, levemos as boas novas a todos, pois: (Mateus 9: 37 Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.) e virá um dia em que haverá sede da palavra, quando Jesus vier e levar os seus, aqui na terra ainda ficaram aqueles que não foram arrebatados e haverá muita tribulação inclusive isto: (Amós 8: 11 Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR.)

João 15: 21 Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.

Quem conhece a Deus, ama à Jesus o seu filho, porque quem vê a Jesus vê o Pai: (João 14: 9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?) Jesus estava com Deus antes da criação do mundo, Jesus é o verbo de Deus: (João 1: 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5 E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. 6 Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. 7 Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. 8 Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz. 9 Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. 10 Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;) Quem não aceita Jesus como salvador, é porque não foi enviado a Ele pelo Pai, portanto, nós que acreditamos em Jesus, tenhamos alegria pois fomos escolhidos e enviados por Deus a Jesus e Ele não nos perderá, más nos ressuscitará no ultimo dia e nos dirá: (Mateus 25: 34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; 35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; 36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. 37 Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? 38 E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? 39 E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? 40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.) Tudo isto é amor ao próximo.

João 15: 22 Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado.

Enquanto não conhecíamos a Jesus, éramos ignorantes e por isso Jesus pregou também aos mortos. Hoje conhecemos a Jesus e se mesmo o conhecendo ainda assim preferirmos as coisas desse mundo, pois o mundo nos oferece coisas tentadoras, más o alimento do mundo, não nos preenche, não nos dá vida, não nos alimenta como Jesus nos alimenta. Quem busca o alimento do mundo (prazeres carnais, poder em detrimento do outro, falta de amor, maldade, riquezas ilícitas, gloria e outras maldades), voltam a ter fome e isso vira um ciclo vicioso. O único alimento que nos preenche completamente é Jesus: (João 6: 35 E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.) Deus falou e isso já se cumpriu: (Jeremias 31: 33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 34 E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.) Essa profecia se cumpriu em Jesus, portanto todos temos conhecimento, já o conhecemos, portanto não temos mais desculpas para não aceitar e seguir a Jesus e Ele nos libertar do pecado e da morte.

João 15: 23 Aquele que me odeia, odeia também a meu Pai.

Jesus é o filho de Deus, o verbo de Deus, o mesmo caráter de Deus, se não o aceitamos não aceitamos a Deus e ao seu plano de salvação para nós. Se amarmos as coisas do mundo, odiaremos a Deus, pois são opostos: (I Coríntios 10: 21 Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios.) e outra vez: (Mateus 6: 24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.) quem pratica o mal e sente prazer nele, nunca estaria feliz vivendo em um reino de amor com Deus, o que é necessário é ates de tudo conhecer quem é Deus, após descobrir que Ele é amor, pedir ao espírito santo que nos faça amar de verdade e ser humildes de verdade. Não podemos odiar aquele que veio nos salvar. É impossível ao homem se justificar perante Deus, por isto Jesus veio. Em vez de nos torturarmos por causa dos nossos pecados, precisamos nos lançar nos braços de Jesus e confiar n’Ele, na santidade da sua vida, no perdão que adquiramos por sua morte. O filho de Deus se tornou homem para nos dar a certeza da salvação. Agora podemos ser aceitos por Deus por crer em Jesus como nosso senhor e salvador, pois Ele veio para os doentes, Ele veio nos salvar. Porque odiá-lo? (Marcos 2: 17 E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.)

João 15: 24 Se eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas agora, viram-nas e me odiaram a mim e a meu Pai.

Jesus fez muitos sinais e milagres exatamente para provar que Ele era o Messias, e mesmo assim até hoje muitos ainda esperam o Messias. Jesus tinha necessidade de se alto afirmar? Claro que não! Ele queria provar que era o Messias para que crendo n’Ele fossemos salvos, pois Ele é o único caminha verdade e vida e ninguém vai ao Pai senão por Ele. O que podemos esperar, o que seria melhor para nós: Um Messias que viesse com grande autoridade e poder e nos convencesse ou um que viesse com amor e nos conquistasse? Deus nunca vai forçar ninguém a amá-lo, Ele antes se mostra e nós escolhemos amá-lo ou odiá-lo.

João 15: 25 Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem causa.

Talvez tivéssemos motiva pra odiar um Messias que viesse nos obrigar a segui-lo, más nunca um que viesse ensinando AMOR como Jesus fez. Ele deu a vida por nós, e nos ensinou a amarmos uns aos outros, e porque o odiaram? Porque ainda tem quem o odeie? Realmente não temos motivos para odiá-lo, más sim para amá-lo.

João 15: 26 Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.

O Espírito Santo veio no dia de pentecostes, Ele nos mostra tudo, Ele nos ensina e dá testemunho de que Jesus realmente era o messias que deveria vir, que era previsto pelos profetas: (Isaías 9: 6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.) E outra vez: (Isaías 7:14 Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.)

João 15: 27 E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio.

Os Apóstolos realmente testificaram de Jesus, passaram por muitas aflições e deram suas vidas por Ele e por nós, o ultimo a morrer foi João, na ilha de Patmos quando escreveu Apocalipse: (Apocalipse 1: 9 Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.) Vamos nos lembrar que: (Lucas 12: 9 Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.) e outra vez: (Mateus 10: 33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.) Eu não posso negar a Jesus, porque por diversas vezes Ele me ajudou, me curou, me consolou e principalmente me justificou e vai me justificar, pois eu não tenho méritos para entrar no reino de Deus, a única coisa que tenho é Fé em Jesus e d’Ele eu testifico: É FILHO DE DEUS!!!

Para concluir, vamos ler: (Romanos 3: 22 Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 24 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. 25 Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; 26 Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.)

Minha vida esta nas mãos de Jesus, Ele é minha única chance e eu creio e confio n’Ele porque está escrito: (João 6: 37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. 38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39 E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. 40 Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.) Glórias a Deus!!!

E mais uma vez sobre a salvação: (Marcos 16: 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.)

E novamente: (Romanos 10: 9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.)

E outra vez: (Romanos 10: 13 Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.)