Fazendo a vontade de Deus

Qual é a vontade de Deus:

https://sites.google.com/site/filmedejesus/

Leia a Bíblica - Click aqui

Salmos 15:1 [Salmo de Davi.] Ó SENHOR Deus, quem tem o direito de morar no teu Templo? Quem pode viver no teu monte santo? 15: 2 Só tem esse direito aquele que vive uma vida correta, que faz o que é certo e que é sincero e verdadeiro no que diz. 15: 3 Ele não fala mal dos outros, não prejudica os seus amigos e não espalha boatos a respeito dos seus vizinhos.

Miquéias 6: 6 O que é que eu levarei quando for adorar o SENHOR? O que oferecerei ao Deus Altíssimo? Será que deverei apresentar a Deus bezerros de um ano para serem completamente queimados? 6: 7 Será que o SENHOR ficará contente se eu oferecer milhares de carneiros ou milhares e milhares de rios de azeite? Será que deverei oferecer o meu filho mais velho como sacrifício para pagar os meus pecados e as minhas maldades? 6: 8 O SENHOR já nos mostrou o que é bom, ele já disse o que exige de nós. O que ele quer é que façamos o que é direito, que amemos uns aos outros com dedicação e que vivamos em humilde obediência ao nosso Deus.

Mateus 5: 14 — Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. 5: 15 Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. 5: 16 Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.

Lucas 9: 23 Depois disse a todos: — Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto cada dia para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. 9: 24 Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira. 9: 25 O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira e ser destruído? 9: 26 Pois, se alguém tiver vergonha de mim e do meu ensinamento, então o Filho do Homem também terá vergonha dessa pessoa, quando ele vier na sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos.

Romanos 13: 8 Não fiquem devendo nada a ninguém. A única dívida que vocês devem ter é a de amar uns aos outros. Quem ama os outros está obedecendo à lei. 13: 9 Os seguintes mandamentos: “Não cometa adultério, não mate, não roube, não cobice” — esses e ainda outros mais são resumidos num mandamento só: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” 13: 10 Quem ama os outros não faz mal a eles. Portanto, amar é obedecer a toda a lei. 13: 11 Vocês precisam fazer todas essas coisas porque sabem em que tempo nós estamos vivendo; chegou a hora de vocês acordarem, pois o momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer. 13: 12 A noite está terminando, e o dia vem chegando. Por isso paremos de fazer o que pertence à escuridão e peguemos as armas espirituais para lutar na luz. 13: 13 Vivamos decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de farras ou bebedeiras, nem imoralidade ou indecência, nem brigas ou ciúmes. 13: 14 Mas tenham as qualidades que o Senhor Jesus Cristo tem e não procurem satisfazer os maus desejos da natureza humana de vocês.

2 Pedro 1: 3 O poder de Deus nos tem dado tudo o que precisamos para viver uma vida que agrada a ele, por meio do conhecimento que temos daquele que nos chamou para tomar parte na sua própria glória e bondade. 1: 4 Desse modo ele nos tem dado os maravilhosos e preciosos dons que prometeu. Ele fez isso para que, por meio desses dons, nós escapássemos da imoralidade que os maus desejos trouxeram a este mundo e pudéssemos tomar parte na sua natureza divina. 1: 5 Por isso mesmo façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade juntem o conhecimento 1: 6 e ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio juntem a perseverança e à perseverança, a devoção a Deus. 1: 7 A essa devoção juntem a amizade cristã e à amizade cristã juntem o amor. 1: 8 Pois são essas as qualidades que vocês precisam ter. Se vocês as tiverem e fizerem com que elas aumentem, serão cada vez mais ativos e produzirão muita coisa boa como resultado do conhecimento que vocês têm do nosso Senhor Jesus Cristo. 1: 9 Mas quem não tem essas coisas é como um cego ou como alguém que enxerga pouco e esqueceu que foi purificado dos seus pecados passados.

I João 4: 7 Queridos amigos, amemos uns aos outros porque o amor vem de Deus. Quem ama é filho de Deus e conhece a Deus. 4.8 Quem não ama não o conhece, pois Deus é amor. 4.9 Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele. 4.10 E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados. 4.11 Amigos, se foi assim que Deus nos amou, então nós devemos nos amar uns aos outros. 4.12 Nunca ninguém viu Deus. Se nos amamos uns aos outros, Deus vive unido conosco, e o seu amor enche completamente o nosso coração. 4.13 A razão por que podemos ter a certeza de que vivemos unidos com Deus e de que ele vive unido conosco é esta: ele nos deu o seu Espírito. 4.14 E nós vimos e anunciamos aos outros que o Pai enviou o Filho para ser o Salvador do mundo. 4.15 Todo aquele que afirma que Jesus é o Filho de Deus, Deus vive unido com ele, e ele vive unido com Deus. 4.16 E nós mesmos conhecemos o amor que Deus tem por nós e cremos nesse amor. Deus é amor. Aquele que vive no amor vive unido com Deus, e Deus vive unido com ele. 4.17 Assim o amor em nós é totalmente verdadeiro para que tenhamos coragem no Dia do Juízo, porque a nossa vida neste mundo é como a vida de Cristo. 4.18 No amor não há medo; o amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo. Portanto, aquele que sente medo não tem no seu coração o amor totalmente verdadeiro, porque o medo mostra que existe castigo. 4.19 Nós amamos porque Deus nos amou primeiro. 4.20 Se alguém diz: “Eu amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê. 4.21 O mandamento que Cristo nos deu é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão.

Efésios 2: 4 Mas a misericórdia de Deus é muito grande, e o seu amor por nós é tanto, 2: 5 que, quando estávamos espiritualmente mortos por causa da nossa desobediência, ele nos trouxe para a vida que temos em união com Cristo. Pela graça de Deus vocês são salvos. 2: 6 Por estarmos unidos com Cristo Jesus, Deus nos ressuscitou com ele para reinarmos com ele no mundo celestial. 2: 7 Deus fez isso para mostrar, em todos os tempos do futuro, a imensa grandeza da sua graça, que é nossa por meio do amor que ele nos mostrou por meio de Cristo Jesus. 2: 8 Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. 2: 9 A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la. 2: 10 Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que ele já havia preparado para nós. 2: 11 Lembrem que vocês, os não-judeus, eram chamados de incircuncidados pelos judeus, que chamam a si mesmos de circuncidados por praticar a circuncisão. Lembrem do que vocês eram no passado. 2: 12 Naquele tempo vocês estavam separados de Cristo; eram estrangeiros e não pertenciam ao povo escolhido de Deus. Não tinham parte nas suas alianças, que eram baseadas nas promessas de Deus para o seu povo. E neste mundo viviam sem esperança e sem Deus. 2: 13 Mas agora, unidos com Cristo Jesus, vocês, que estavam longe de Deus, foram trazidos para perto dele pela morte de Cristo na cruz.

Colossenses 3: 1 Vocês foram ressuscitados com Cristo. Portanto, ponham o seu interesse nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus. 3: 2 Pensem nas coisas lá do alto e não nas que são aqui da terra. 3: 3 Porque vocês já morreram, e a vida de vocês está escondida com Cristo, que está unido com Deus. 3: 4 Cristo é a verdadeira vida de vocês, e, quando ele aparecer, vocês aparecerão com ele e tomarão parte na sua glória. 3: 5 Portanto, matem os desejos deste mundo que agem em vocês, isto é, a imoralidade sexual, a indecência, as paixões más, os maus desejos e a cobiça, porque a cobiça é um tipo de idolatria. 3: 6 Pois é por causa dessas coisas que o castigo de Deus cairá sobre os que não lhe obedecem. 3: 7 Antigamente a vida de vocês era dominada por esses desejos, e vocês viviam de acordo com eles. 3: 8 Mas agora livrem-se de tudo isto: da raiva, da paixão e dos sentimentos de ódio. E que não saia da boca de vocês nenhum insulto e nenhuma conversa indecente. 3: 9 Não mintam uns para os outros, pois vocês já deixaram de lado a natureza velha com os seus costumes 3: 10 e se vestiram com uma nova natureza. Essa natureza é a nova pessoa que Deus, o seu criador, está sempre renovando para que ela se torne parecida com ele, a fim de fazer com que vocês o conheçam completamente. 3: 11 Como resultado disso, já não existem mais judeus e não-judeus, circuncidados e não-circuncidados, não-civilizados, selvagens, escravos ou pessoas livres, mas Cristo é tudo e está em todos. 3: 12 Vocês são o povo de Deus. Ele os amou e os escolheu para serem dele. Portanto, vistam-se de misericórdia, de bondade, de humildade, de delicadeza e de paciência. 3: 13 Não fiquem irritados uns com os outros e perdoem uns aos outros, caso alguém tenha alguma queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem uns aos outros. 3: 14 E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas.

Fazendo a vontade de Deus

Um dia perguntaram a Jesus: — Mestre, qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei? E Jesus sendo Filho de Deus e também Deus e sabendo exatamente quais são os dez mandamentos que estão em Êxodos 20 e claro, sabendo qual é a vontade de Deus, resumiu todos os dez mandamentos em apenas dois que são:

“Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.” Este é o maior mandamento e o mais importante;

— E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” Toda a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas se baseiam nesses dois mandamentos. (Mateus 22: 36 - 40)

Seria impossível expressar em palavras toda a vontade de Deus, portanto, os dez mandamentos não abrangem todas as leis de Deus, se abrangessem o sacerdote e também o levita teriam socorrido o homem ferido na beira do caminho, como lemos em (Lucas 10: 30-37), porem quem o socorreu foi um samaritano que nem conhecia os dez mandamentos, mas que teve compaixão e assim fez a vontade de Deus, praticou a reta justiça a qual Jesus quer nos ensinar.

Na verdade Deus já colocou todas as leis em nossos corações. Deus as escreveu nas nossas mentes e nos nossos corações, como Ele disse que faria na nova e eterna aliança que está escrito em (Jeremias 31:33) e confirmada em (Hebreus 10:16) e Jesus viveu dessa maneira, praticando a reta justiça!

Podemos notar que Jesus aquebrantou uma das leis dos dez mandamentos que é guardar o sábado, porem Ele fez isto para nos dar dois exemplos:

1º - O sábado foi feito para servir as pessoas, e não as pessoas para servirem o sábado, porque para Deus, o homem é mais importante do que tudo: “Marcos 2: 27 E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. 28 Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.”

2º - Não existem leis para deixar de fazer o bem, pois a prioridade é fazer o bem aos nossos semelhantes: “Marcos 3: 4 E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se. 5 E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra.”

Antes de Jesus vir e consumar a nova e eterna aliança, o 6º mandamento dizia: Êxodo 20: 13 Não matarás. E assim muitos não matavam, mas odiavam o seu semelhante e então Jesus nos ensina que: Mateus 5: 22 Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado. Quem disser ao seu irmão: “Você não vale nada” será julgado pelo tribunal. E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno.

Antes de Jesus, o 7º mandamento dizia: Êxodo 20: 14 Não adulterarás. Porem Jesus nos diz: Mateus 5: 28 Mas eu lhes digo: quem olhar para uma mulher e desejar possuí-la já cometeu adultério no seu coração.

Desta forma Jesus nos mostrou que todos somos pecadores e dependentes da graça de Deus, ou seja: Somos todos dependentes da justificação, do perdão dos pecados que há pela fé em Jesus Cristo.

Deus sonda e conhece o nosso coração e sabe qual a nossa intenção antes mesmo de praticarmos algo, e seremos julgados não pelo que nossos olhos vêem e pelo que nossos ouvidos ouvem, Jesus julgará com justiça e tudo está nu perante Ele.

Estas leis estão em nossa mente e no nosso coração para cumpri-las e como todo pecado é uma escravidão e como só Jesus pode nos libertar, somos todos dependentes d’Ele.

Ninguém nunca viu a Deus e tudo que sabemos de Deus, primeiro nos foi revelado pelos profetas e depois pelo próprio Filho, como está escrito: “Lucas 10: 22 ...Ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.”

Portanto devemos buscar entender perfeitamente os ensinamentos de Jesus, pois só Ele conhece a Deus, e também é Ele quem vai julgar o mundo.

Devemos glorificar à Jesus que é o Filho como glorificamos ao Pai que é Deus, pois está escrito: João 5: 23 Para que todos honrem o Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.

Vamos honrar o Filho e acreditar no ensinamento d’Ele, pois Ele deu a vida por nós e vai voltar para julgar o mundo, e Jesus que é o Filho único de Deus e é quem vai julgar o mundo nos deu um novo mandamento, Ele que nos amou tanto que sendo Deus, criou um corpo possível de morrer e veio viver como homem e dar a vida por nós, nos deu este novo mandamento: João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

Notem que o novo mandamento não é apenas nos amarmos como amamos uns aos outros como lemos em “Mateus 22” não! Agora Jesus está nos dizendo para amarmos aos nossos semelhantes como Ele nos amou e Ele nos amou tanto que deu a vida por nós.

O Apóstolo João explicou isto dizendo: 1 João 3: 16 Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.