7 - O mais importante é o amor e a caridade

O MAIS IMPORTANTE É O AMOR E A CARIDADE

Jesus perdoa sempre, Ele mesmo ensinou a perdoarmos não apenas 7, mas 70 X 7 = 490 anos, que coincidentemente é o mesmo tempo dado aos judeus para que se arrependam da maldade e pratiquem o amor.

Jesus não condenou a mulher pega em adultério, más disse-lhe vai e não peca mais.

Quando curou o paralítico disse: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior.

Deus nos perdoou e disse nunca: Porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.

Jesus sendo Deus se fez homem e habitou entre nós para nos salvar, nos justificar com o seu sangue, ou seja: Ele veio para nos perdoar e nos ensinar a amar.

O que Deus mais quer de nós é o amor, este é o maior mandamento: Amar a Deus e ao próximo e Jesus nos mandou: Isto voz mando que vos ameis uns aos outros.

Quem muito é perdoado muito ama e quem pouco é perdoado pouco ama. Quando Jesus declarou isto a Simão, Ele não estava dizendo que nós devemos ser pecadores como a mulher para sermos perdoados e amarmos mais, não, Jesus não condenou nem a mulher e nem Simão, porem fez esta observação: Lucas 7: 47 Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.

O perdão veio para que aprendêssemos a amar, este é o objetivo das nossas vidas, aprender a amar como Jesus amou. Jesus quer que aprendamos a perdoar e a amar até mesmo os nossos inimigos e dar a outra face.

Jesus é a luz a qual devemos seguir, Ele é a perfeição e como foi que Ele viveu? Ele amou tanto que deu a vida e fez isto com amor, pois do contrário não teria proveito, como lemos em (I Coríntios 13:3). É isto que temos que aprender e não vivermos nos policiando naquilo que comemos ou bebemos ou vestimos. O reino de Deus não é comida e nem bebida e sim Justiça e paz! Portanto devemos ter paz em nós mesmos para estarmos bem, felizes, agradecidos e com vontade de fazer o bem em retribuição ao bem que temos recebido de Cristo.

Quando perguntaram a Jesus: Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, e os teus discípulos não jejuam? Jesus lhes respondeu: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Posteriormente o esposo foi tirado e eles jejuaram. Hoje porem o esposo está conosco, não estamos órfãos, Jesus está conosco em Espírito “Espírito Santo”, Ele não nos deixou órfãos. Não estou dizendo para não jejuarmos, estou dizendo para estarmos alegres, felizes e agradecidos, pois Jesus nos perdoou, se tornou nosso Supremo Sacerdote junto ao Pai de onde nos justifica e esta entre nós, dentro de nós, por cima, por baixo e em toda parte, pois o reino de Deus está no meio de nós e tudo isto para que tenhamos paz com Deus e esta paz nos torne pessoas melhores, felizes e agradecidas, que amam mais que se compadecem mais e que praticam a caridade com prazer.

Vamos colocar em pratica o que Jesus nos ensinou, vamos buscar demonstrar o amor aos nossos semelhantes em vez de vivermos preocupados com o que é e o que não é lícito, pois tudo é lícito se for para executarmos o amor e a caridade. Jesus curava no sábado para mostrar que o homem é mais importante que o sábado, portanto é lícito curar no sábado, fazer bem no sábado. Mais importante Aquebrantar o sábado para fazer bem a um homem do que ao jumento ou ao boi, mas na verdade o boi vele dinheiro e nós homens somos naturalmente egocêntricos e egoístas e é exatamente nisto que temos que mudar.

Jesus também deu o exemplo de Davi que comeu os pães da proposição que não lhe era lícito comer para provar que o homem é mais importante para Deus do que o alimento ou mesmo pães consagrados.

Nós somos tão importantes para Jesus que Ele deu a vida por nós. está escrito: Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? e nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos e até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.

Não estou dizendo que podemos pecar, pois Jesus vai nos perdoar, não é isto, estou apenas querendo ressaltar o que eu acho ser o mais importante para Deus.

O que estou querendo dizer é que eu acredito que para Deus, o mais importante é o amor e a caridade e como Pedro bem falou: Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados. E nós sabemos que tem pessoas muito corretas, que andam constantemente na presença do Senhor e que não estão conseguindo perdoar, aceitar o erro dos outros e amar de verdade.

Jesus veio para os doentes e Ele nos mandou amar os pequeninos, os que estão na prisão, nas ruas, os que estão prontos não necessitam tanto quando os que estão perdidos e se nos acharmos merecedores e desprezarmos os pequeninos estaremos fazendo como fez o fariseu que orava assim: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano, jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele.

Temos que buscar fazer tudo isto, porem o mais importante é o amor e a caridade e andar humildemente perante o Senhor, pois qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.

Jesus falou não uma, más duas vezes:

- Mateus 9: 13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

- Mateus 12: 7 Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.

Continuação: