De quem é a glória?

DE QUEM É A GLÓRIA?

Nós homens não podemos nos gloriar de nós mesmo em nada, porque não somos nada e não podemos de nós mesmos fazer nada.

Todos nós sabemos que temos sempre que nos fiar em algo, ai vem a questão: Em quem ou em que devemos confiar?

Alguns confiam em outros homens;

Outros confiam nas riquezas, no poder ou na sua própria capacidade;

Outros confiam em Deus.

Confiemos naquele que criou todas as coisas e tem todo o poder no céu e na terra.

Confiemos naquele que é a fonte do amor, que nos amou tanto que enviou seu filho único, para que todo aquele que acreditar nele não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

- Podemos nos gloriar em que? (Jeremias 9: 24 Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.) Porque Deus quer que nós o conheçamos e que também, sejamos misericordiosos uns para com os outros: (Oséias 6: 6 Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.) Jesus também nos ensinou isso: (Mateus 9: 13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.) e novamente ele diz: (Mateus 12: 7 Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.) Portanto se alguém quiser se gloriar de algo, nunca se glorie de si mesmo, glorie-se antes no conhecimento de Deus que por sua vez, também nos foi dado gratuitamente, pois até mesmo o conhecimento de Deus nos é dado, é um dom, não vem de nós mesmos, pois de nós mesmos não temos nada e não somos nada, tudo vem de Deus, até mesmo o dom da fé, do amor, do perdão, da misericórdia, da compaixão e de buscar o conhecimento de Deus e sua justiça. Tudo vem de Deus, absolutamente tudo, inclusive nossas vidas, para que ninguém possa se gloriar em nada. (Romanos 4: 2 Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. 3 Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.)

- Nós homens, não somos nada sem Deus: (Mateus 6: 27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?) Gosto muito de me lembrar do que Timóteo nos ensinou: (I Timóteo 1: 15 Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.) Sejamos humildes, porque: (Tiago 4: 6 Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.) Portanto: (Tiago 4: 10 Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.)

- Nos momentos de aflição, às vezes confiamos nos homens: (Salmos 118: 8 É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem.) Vamos ver um exemplo de um homem que confiou mais nos homens que em Deus: Um certo rei, chamado Asa confiou em Deus e foi a luta em nome do Senhor, mesmo sabendo ser uma luta impossível de se vencer, ele confiou em Deus e venceu. 580.000 homens ganharam a batalha contra 1.000.000 dos Etíopes. Más o rei Asa ficou soberbo, perdeu a benção de Deus e deixou de confiar em Deus, depois de tudo ele confiou mais nos médicos do que em Deus e morreu com uma doença em extremo grave nos pés. (II Crônicas 16: 12 E, no ano trinta e nove do seu reinado, Asa caiu doente de seus pés, a sua doença era em extremo grave; contudo, na sua enfermidade, não buscou ao SENHOR, mas antes os médicos.) Outro exemplo de alguém que confia na influência e favores dos homens: (Lucas 16: 1 E DIZIA também aos seus discípulos: Havia um certo homem rico, o qual tinha um mordomo; e este foi acusado perante ele de dissipar os seus bens. 2 E ele, chamando-o, disse-lhe: Que é isto que ouço de ti? Dá contas da tua mordomia, porque já não poderás ser mais meu mordomo. 3 E o mordomo disse consigo: Que farei, pois que o meu senhor me tira a mordomia? Cavar, não posso; de mendigar, tenho vergonha. 4 Eu sei o que hei de fazer, para que, quando for desapossado da mordomia, me recebam em suas casas. 5 E, chamando a si cada um dos devedores do seu SENHOR, disse ao primeiro: Quanto deves ao meu senhor? 6 E ele respondeu: Cem medidas de azeite. E disse-lhe: Toma a tua obrigação, e assentando-te já, escreve cinqüenta. 7 Disse depois a outro: E tu, quanto deves? E ele respondeu: Cem alqueires de trigo. E disse-lhe: Toma a tua obrigação, e escreve oitenta. 8 E louvou aquele senhor o injusto mordomo por haver procedido prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz. 9 E eu vos digo: Granjeai amigos com as riquezas da injustiça; para que, quando estas vos faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos.)

- Nunca confiemos nas riquezas ou qualquer outro tipo de coisas materiais: (Lucas 12: 16 E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; 17 E ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. 18 E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; 19 E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. 20 Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? 21 Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.) E de que adianta ter riquezas e não poder usufruir delas: (Eclesiastes 6: 2 Um homem a quem Deus deu riquezas, bens e honra, e nada lhe falta de tudo quanto a sua alma deseja, e Deus não lhe dá poder para daí comer, antes o estranho lho come; também isto é vaidade e má enfermidade.) Ou que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sim mesmo: (Mateus 16: 26 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?) Antes busquemos o verdadeiro tesouro que é o reino de Deus: (Mateus 13: 45 Outrossim, o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; 46 E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a.) porque: (Mateus 6: 33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.)

- Confiemos primeiro em Deus, através de Jesus e tenhamos a fé, que é a certeza de tudo isso:

· Filipenses 4: 13 Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.

· Apocalipse 3: 8 Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.

· Mateus 7: 8 Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.

· Isaías 45: 2 Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro.

· Isaías 43: 13 Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?

· Lucas 1: 37 Porque para Deus nada é impossível.

· Êxodos 14: 14 O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis. 15 Então disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. 16 E tu, levanta a tua vara, e estende a tua mão sobre o mar, e fende-o, para que os filhos de Israel passem pelo meio do mar em seco.

· João 14: 13 E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

· Isaías 41: 13 Porque eu, o SENHOR teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: Não temas, eu te ajudo.

· João 15: 7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

- Não devemos temer nada, nem mesmo as potestades do mal: (Mateus 10: 28 E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.) Jesus deu sua vida em sacrifício por muitos para isto: (Apocalipse 1: 18 E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.)

Quem confia em Jesus e não duvida pode todas as coisas: (Mateus 14: 22 E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão. 23 E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só. 24 E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário; 25 Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar. 26 E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. 27 Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. 28 E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. 29 E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. 30 Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! 31 E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste? 32 E, quando subiram para o barco, acalmou o vento. 33 Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus.) Tenhamos fé em Jesus, não olhemos para os problemas, antes olhemos para aquele que tem todo o poder no céu e na terra, e que nos ama tanto que deu sua vida por nós: JESUS.

Andemos sempre com o olhar fixo em Jesus nosso senhor, colocando-o sempre a frente de tudo em nossas vidas, pois Ele foi levantado como foi a serpente no deserto, para que se mantermos os olhos sempre fixos nele, não pereçamos.

Não nos afastemos de Jesus em momento algum, pois Ele é o único caminho verdade e vida, a maior vitória que possamos almejar e a salvação, a vida eterna.

Estejamos sempre buscando a comunhão com Deus através de Jesus, pois pela fé, pela vigilância e oração, teremos comunhão com Ele, e teremos grandes benções aqui na terra e ainda a salvação da alma.

Tudo no mundo é de Deus e Ele da a quem Ele quer e conforme edifica.

Sabemos que se estivermos com Jesus, se guardarmos as suas palavras, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito, (João15: 7) Más temos que estar prontos para receber, pois Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. (Tiago 4: 3)

Para finalizar, vamos entender melhor o que Tiago nos ensina: (Tiago 4: 1 De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam? 2 Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis. 3 Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. 4 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. 5 Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? 6 Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. 7 Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. 9 Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. 10 Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará. 11 Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz. 12 Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem? 13 Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; 14 Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. 15 Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo. 16 Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna.)

Portanto toda a glória e toda honra sejam dadas ao senhor nosso Deus e a Jesus Cristo nosso senhor, AMEM.

A Deus: (I Timóteo 1: 17 Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.)

A Jesus: (Apocalipse 5: 12 Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.)

Ao Pai e ao Filho: (Apocalipse 5: 13 E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.)