O CRISTÃO EVOLUÍDO PRATICA O AMOR

O CRISTÃO EVOLUÍDO PRATICA O AMOR

O amor de Deus por nós é tão grande, mas tão grande que qualquer um que invocar o seu nome, será salvo: (Romanos 10: 13 Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.)

Isto porque, Jesus disse que: (João 5: 24 Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.) e também (João 6: 47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.)

Portanto, todo aquele que invoca o nome de Jesus, é porque antes acreditou em Deus e acreditou também em Jesus, e a salvação é pela fé n’Ele.

Esta é a obra de Deus: (João 6: 29 Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.)

Portanto qualquer um que invocar o nome do senhor será salvo, seja judeu, ou Brasileiro, ou chinês ou africano, seja mais pecador ou menos pecador, drogado ou convertido a muitos anos, prostituído ou fiel, bandido ou obreiro, qualquer pessoa que invocar o nome de Jesus, será salvo: (Romanos 10: 12 Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.)

Paulo nos explica melhor isto: (Romanos 8: 14 Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?)

Quem invoca é porque acreditou e para acreditar tem que antes conhecer e para conhecer alguém tem que pregar a palavra, e pra pregar tem que ter a unção de Deus para isto. Por isto está escrito: (Romanos 10: 15 E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.)

Hoje vivemos no tempo da graça, vivemos na nova e eterna aliança, a qual, Deus escreveu suas leis em nosso entendimento e em nossos corações, mas o evangelho deve ser pregado em todo o mundo antes da volta do nosso Senhor: (Marcos 16: 15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.)

O verdadeiro pastor se alegra em saber que todos que invocarem o nome do Senhor serão salvos. O verdadeiro filho de Deus, convertido à Jesus, gosta e se alegra com esta verdade, o verdadeiro pregador gosta de saber que ele levou a palavra da salvação (o Evangelho) e aquela ovelhas que estava perdida foi achada por Cristo, pois acreditou, invocou e foi salvo.

O verdadeiro homem de Deus fica feliz por uma alma que se converte à Cristo, o verdadeiro Cristão fica feliz em ver uma ovelha perdida ser encontrada, pois está escrito e quem crê na bíblia sabe que é verdade: (Lucas 15: 7 Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.)

E novamente: (Lucas 15: 10 Assim vos digo que há alegria diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.)

Quem não fica feliz quando um pecador se arrepende é o inimigo, ele não quer que sejamos salvos e trabalha para isto.

Infelizmente existem alguns que se dizem cristãos e acham que por terem se dedicado mais, ou terem sido convertidos primeiro, ou terem sido tocados pelo Espírito Santo a mais tempo, tem mais direitos.

O ciúmes, levou Caim a matar Abel.

Se alguém quer agradar a Deus como Abel agradou, tenha um coração puro: (Salmos 24: 3 Quem subirá ao monte do SENHOR, ou quem estará no seu lugar santo? 4 Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.)

Um cristão evoluído é assim: (I Timóteo 1: 5 Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.)

Não devemos julgar como perdidos os que ainda estão no pecado, nas drogas, na prostituição, no crime, ou que estão em outra religião, ou em outra seita ou em muitos outros pecados que levam a morte, porque todos ainda têm oportunidade de se converterem a Cristo e serem salvos.

Jesus veio para os doentes: (Marcos 2: 17 E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.)

Devemos nos lembrar, que todos nós estávamos perdidos e Jesus veio nos salvar. Como eu posso dizer agora, que o meu próximo não tem jeito?

Como eu posso julgar e condenar alguém, se eu estive também perdido e fui resgatado?

Antes levemos o Evangelho de Cristo com amor, orando a Deus que tenha misericórdia destes como teve de nós.

Todos tínhamos um coração de pedra e Deus trocou por um de carne: (Ezequiel 11: 19 E lhes darei um só coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne; 20 Para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os cumpram; e eles me serão por povo, e eu lhes serei por Deus.)

Quando aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, quando confiamos nossas vidas a Ele, o Espírito Santo vem morar em nós, e não só o Espírito, mas também Jesus e o próprio Deus: (João 14: 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; 17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.)

E também: (João 14: 23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.)

Portanto todos nós devemos guardar as palavras de Jesus e permanecer no seu amor, assim como Ele, Jesus, sempre guardou a palavra do Pai e permanece no seu amor, e a palavra de Jesus é essa:

- Mateus 22: 36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei? 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

- João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

- João 15: 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

- João 15: 17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.

Deus nos chamou e nos enviou à Jesus Cristo para que acreditássemos n’Ele e fossemos salvos: (Romanos 8: 28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. 31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?)

E tudo isto nos aconteceu, quando ainda estávamos todos no pecado, portanto não passemos agora a condenar os outros.

Todos nós somos justificados pela graça: (Romanos 3: 24 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.)

Portanto, levemos esta palavra de salvação, essas boas novas que é o Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo a todos, com muito amor, pois alguns já foram chamados e muitos ainda serão.

Para explicar o fato de que muito ainda serão chamados, vamos ler essa parábola: (Mateus 20: 1 Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha. 2 E, ajustando com os trabalhadores a um dinheiro por dia, mandou-os para a sua vinha. 3 E, saindo perto da hora terceira, viu outros que estavam ociosos na praça, 4 E disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram. 5 Saindo outra vez, perto da hora sexta e nona, fez o mesmo. 6 E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e perguntou-lhes: Por que estais ociosos todo o dia? 7 Disseram-lhe eles: Porque ninguém nos assalariou. Diz-lhes ele: Ide vós também para a vinha, e recebereis o que for justo. 8 E, aproximando-se a noite, diz o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o jornal, começando pelos derradeiros, até aos primeiros. 9 E, chegando os que tinham ido perto da hora undécima, receberam um dinheiro cada um. 10 Vindo, porém, os primeiros, cuidaram que haviam de receber mais; mas do mesmo modo receberam um dinheiro cada um. 11 E, recebendo-o, murmuravam contra o pai de família, 12 Dizendo: Estes derradeiros trabalharam só uma hora, e tu os igualaste conosco, que suportamos a fadiga e a calma do dia. 13 Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço agravo; não ajustaste tu comigo um dinheiro? 14 Toma o que é teu, e retira-te; eu quero dar a este derradeiro tanto como a ti. 15 Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? 16 Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.)

Que nunca seja mau o teu olho, porque Deus é bom, Deus é AMOR e Ele dá do que é seu a quem Ele ama.

Nunca tenhamos inveja ou ciúmes dos nossos irmãos, antes fiquemos felizes em ver a conversão e a salvação do nosso próximo.

Todos nós estamos neste mundo para aprender a amar: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos: (Mateus 22: 36)

Portando não podemos amar mais o pecado do mundo do que a Deus, porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas, é por isto que está escrito: (João 5: 28 Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. 29 E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.)

Deus nos criou e nos ama tanto que enviou seu Filho unigênito para nos salvar e seu filho Jesus também nos amou tanto que deu sua vida por nós.

Mas se desprezarmos esta tão grande oportunidade da salvação pela fé em Jesus, nós continuaremos nos nossos pecados e praticando os mesmos erros e fazendo as mesmas maldades e isto leva a morte.

Todo cristão evoluído sabe que os frutos do pecado é a morte, más se seguirmos o Espírito, produziremos os bons frutos que Deus espera encontrar em nós.

A questão é: Os bons frutos são, em primeiro lugar o amor á Deus e em segundo más não menos importante o amor ao próximo.

Não adianta acreditarmos estar vivendo uma vida perfeita e irrepreensível se ainda ficarmos felizes com a condenação no nosso próximo.

Moises daria sua salvação pelo seu povo: (Êxodo 32: 31 Assim tornou-se Moisés ao SENHOR, e disse: Ora, este povo cometeu grande pecado fazendo para si deuses de ouro. 32 Agora, pois, perdoa o seu pecado, se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito. 33 Então disse o SENHOR a Moisés: Aquele que pecar contra mim, a este riscarei do meu livro.)

Paulo também daria sua vida pela conversão dos judeus: (Romanos 9: 1 EM Cristo digo a verdade, não minto ( dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo ): 2 Que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração. 3 Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne; 4 Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas;)

Isto sim é amor ao próximo.

Jesus é o nosso bom pastor, Ele deu a vida por nós (João 10: 11 Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.)

O Cristão evoluído sabe disto:

Deus, por amor, deu o que Ele tinha de Melhor por nós: (João 3: 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.)

Jesus, por amor, deu sua vida por nós: (João 15: 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.)

E nós devemos nos amar dessa forma: (I João 3: 16 Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.)

O Cristão evoluído sabe que Jesus, vive ao lado de Deus, pois Ele foi nosso precursor quando entrou no santo dos santos oferecendo seu sangue uma única vez para todo o sempre e foi feito eternamente supremo sacerdote, da ordem de Melquisedeque, e como sumo sacerdote, intercede por nós perante o Pai, nos justificando dos nossos pecados, quando nos arrependemos.

Quando então virmos um irmão vivendo no pecado, desviado da graça do Senhor, levemos essa boa nova com amor: Jesus pode nos perdoar se confessarmos os nossos pecados.

Pois a verdade é que somos todos pecadores e dependentes da misericórdia do Senhor, uns pecam mais outros menos e antes de ficarmos julgando quem é mais pecador, vamos divulgar isto: (I João 1: 5 E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e não há nele trevas nenhumas. 6 Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. 7 Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. 8 Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. 10 Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.)

Deixemos, pois de buscar a nossa salvação individual pela guarda das leis como se vivêssemos na época de uma aliança que envelheceu e acabou, e busquemos cumprir a obra de Deus, que é crer em Jesus, amar a Deus sobre todas as coisas e amar os nossos semelhantes, levando a verdade da graça, que é a salvação pela fé.

O apostolo Paulo declarou o seguinte: (I Coríntios 1: 17 Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã. 18 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. 19 Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes. 20 Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?)

A nova e eterna aliança que é pela fé em Cristo, é tão maravilhosa que ainda hoje alguns, involuntariamente a desprezam, tendendo a se justificar pelo cumprimento das leis: (Atos 13: 38 Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. 39 E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê. 40 Vede, pois, que não venha sobre vós o que está dito nos profetas: 41 Vede, ó desprezadores, e espantai-vos e desaparecei; Porque opero uma obra em vossos dias, Obra tal que não crereis, se alguém vo-la contar.)

Paulo nos explica muito bem isto: (Gálatas 2: 16 Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.)

Quando Tiago diz que a fé sem obra é morta, ele está se referindo as obras de caridade que é o amor: (Tiago 2: 17 Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.)

Porque o mesmo Tiago nos ensinou que: (Tiago 1: 27 A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.)

Então podemos permanecer no pecado? Claro que não: (Hebreus 10: 26 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, 27 Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. 28 Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. 29 De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?)

Temos que primeiro crer em Jesus, nos converter dos nossos pecados e seguir o Espírito que nos ensina a crescer espiritualmente até a santificação.

Nunca busquemos, ou levemos alguém a uma conversão instantânea e hipócrita: (Mateus 23: 26 Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.)

O reino é do Senhor, somos todos nós, ovelhas do seu rebanho e estávamos todos perdidos, Jesus veio nos resgatar, alguns já foram achados e curados, outros estão necessitando ser encontrados e nós podemos ajudar, mas sempre com amor.

Cabe a nós levar o evangelho com amor, para que muitos creiam e sejam salvos, pois Jesus falou: (João 6: 38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39 E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. 40 Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.)

Jesus veio ao mundo com uma missão, salvar almas, nos resgatar do pecado que herdamos de adão, o qual nos leva a morte e nos preparar para estarmos com o Criador.

Todos nós podemos e devemos ajudar essa obra de Deus que é a salvação pela fé em Jesus, levando o evangelho com amor a todas as pessoas, anunciando sempre o evangelho da forma maravilhosa que ele é: O Evangelho de boas novas, de boas notícias, de paz e alegria para todos que são enviados por Deus a Jesus para serem salvos.

Nós que acreditamos e esperamos em Jesus, tenhamos a certeza da salvação, pois: (Romanos 8: 15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. 16 O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.)

Em Jesus, temos total liberdade, porem, como Paulo nos alertou: (Gálatas 5: 13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. 14 Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.)

E continuando, Paulo nos deixa uma recomendação: (Gálatas 5: 16 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. 17 Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. 19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, 20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. 22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 23 Contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. 25 Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. 26 Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.)

Quando Jesus declarou: Derribai este templo, e em três dias o levantarei, Ele estava falando do seu corpo e o nosso corpo também é templo de Espírito Santo e todos nós unidos, formamos a igreja, a noiva, que é o corpo de Cristo, na qual um é a mão outro o dedo, outro o pé; cada um de nós é um membro deste corpo e um só é a cabeça da igreja: (JESUS). E a verdadeira religião é o AMOR ou/e a CARIDADE: (Tiago 1: 27 A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.)

Nós homens, só aprenderemos a ser melhores quando nos esvaziarmos de nós mesmos e nos enchermos do Espírito Santo de Deus. Pois quando seguimos o Espírito Santo, produzimos bons frutos (AMOR) e quando seguimos nossas próprias tendências produzimos maus frutos que levam a morte (PECADO).

Deus nos ama tanto, que para nos alcançar, para nos salvar, teve que fazer uma aliança na qual somos salvos apenas por crer em Jesus.

E o seu amor por nós não para por ai não, Ele vai nos dar outra vida, diferente desta, um dia seremos todos transformados em novas criaturas: (I Coríntios 15: 52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. 55 Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?)

Jesus o nosso salvador nos disse que quando ressuscitarmos dentre os mortos, seremos como os anjos que estão nos céu (Marcos 12: 25)

Tudo que sabemos sobre Deus, aprendemos na bíblia.

A leis e os profetas foram até João o Batista, daí em diante, fomos ensinados por Jesus o Filho de Deus que ouviu do Pai e nos ensinou.

Porem ainda não sabemos tudo: (Coríntios 13: 12 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.)

Quando formos transformados em novas criaturas e estivermos com o nosso Criador, ai veremos claramente, pois o conheceremos como por Ele somos conhecidos.

Enquanto vivemos neste mundo, vamos ver o que Paulo recomenda: (Gálatas 6: 1 Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.) Queridos irmãos, se um cristão foi vencido por algum pecado, vocês que são de Deus devem ajuda-lo, com mansidão e humildade, a voltar ao caminha certo, lembrando-se que da próxima vez poderá ser um de vocês a cair no erro.

(Gálatas 6: 2 Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.) Partilhem as dificuldade e problemas uns do outros, obedecendo dessa forma, à ordem do nosso senhor.

(Gálatas 6: 3 Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.) Se alguém pensar que é importante demais para se sujeitar a isso, está se enganando a si próprio. Na realidade é um joão-ninguém.

(Gálatas 6: 4 Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro.) Que cada um de vocês esteja seguro de estar fazendo o melhor, pois assim terá a satisfação pessoal de uma obra bem feita e não precisara se comparar com outra pessoa.

(Gálatas 6: 5 Porque cada qual levará a sua própria carga.) Cada um de nós tem de suportar alguns de seus próprios defeitos e fardos. Nenhum de nos é perfeito!

(Gálatas 6: 6 E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.) Aqueles que aprendem a palavra de Deus devem ajudar seus mestres pagando-lhes.

(Gálatas 6: 7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.) Não se iludam; lembrem-se de que vocês não podem desprezar a Deus e escapar: Um homem sempre colherá justamente o produto da semente que ele plantou!

(Gálatas 6: 8 Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.) Se ele plantar afim de agradar ao seus próprios desejos maus, estará plantando as sementes do mal e logicamente fará uma colheita de ruína espiritual e morte; más se plantar as coisas boas do espírito, ele colherá a vida eterna que o Espírito Santo lhe da.

(Gálatas 6: 9 E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.) E não nos cansemos de fazer o que é correto, porque em pouco tempo teremos uma colheita de bênção, se não desanimarmos nem desistirmos.