O jejum que agrada a Deus

O JEJUM QUE AGRADA A DEUS

Em Isaías 58, Deus Fala sobre o Jejum que Ele quer de nós:

Às vezes nos perguntamos:

- Isaías 58: 3 ... Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos as nossas almas, e tu não o sabes?

E Deus nos diz o seguinte:

- Isaías 58: 5 Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao SENHOR?

Então Deus nos diz qual o Jejum que O agrada:

- Isaías 58: 6 Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?

- Isaías 58: 7 Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?

Em outras palavras: Pratiquemos o verdadeiro amor, pois isto sim agrada a Deus!

Então Deus nos diz que se agirmos com verdadeira misericórdia, receberemos d’Ele o seguinte:

- Isaías 58: 8 Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda.

- Isaías 58: 9 Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente;

- Isaías 58: 10 E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia.

- Isaías 58: 11 E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.

Sabemos que Jesus ama a justiça e odeia a iniquidade que significa falta de equidade ou falta de igualdade, como está escrito em (Hebreus 1: 8 Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de equidade é o cetro do teu reino. 9 Amaste a justiça e odiaste a iniquidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.)

Portanto o que o Senhor quer de nós é a misericórdia e o conhecimento de Deus e também que pratiquemos a justiça, e que amemos a benignidade e também que andemos humildemente com o nosso Deus, como lemos em:

- Oséias 6: 6 Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.

- Miquéias 6: 6 Com que me apresentarei ao SENHOR, e me inclinarei diante do Deus altíssimo? Apresentar-me-ei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano? 7 Agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma? 8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?

Portanto, se quisermos fazer a vontade de Deus, amemos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, pois aqui se resume toda a lei e os profetas: (Mateus 22: 36 a 40) E principalmente nos amemos uns aos outros como Jesus nos amou, pois este é o novo mandamento d’Ele, como lemos em (João 13:34), pois quem ama cumpre a lei, como lemos em: (Romanos 13: 8)

Essa é a reta justiça que Jesus nos tem ensinado, pois até mesmo Ele que é Deus e não cometeu nem um só pecado, foi acusado de pecado várias vezes, por comer com publicanos e pecadores, por colher espigas em um dia de sábado e as comer sem lavar as mãos, e até mesmo por curar no sábado, e Jesus sempre respondia segundo a palavra:

- Mateus 9: 13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

- Mateus 12: 7 Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.

Jesus se irritava muito com o julgo dos fariseus que julgavam segundo a aparência e não segundo a reta justiça, e lhes dizia:

- Mateus 23: 25 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade.

- Mateus 23: 26 Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.

- Mateus 23: 28 Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.

- Lucas 11: 39 E o Senhor lhe disse: Agora vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade.

- Lucas 11: 41 Antes dai esmola do que tiverdes, e eis que tudo vos será limpo.

Em outras palavras: Pratique o amor aos semelhantes e limpe o coração de toda maldade!

Nada está encoberto aos olhos de Deus, Ele nos sonda e nos conhece e sabe a intenção do nosso coração: (Hebreus 4:12) E Jesus, o qual julgará o mundo tem os sete Espíritos de Deus e não julga segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos, mas julgará com justiça aos pobres, e repreenderá com equidade aos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio: (Isaías 11)

Por isto Jesus nos recomenda o seguinte: Antes dai esmola do que tiverdes, e eis que tudo vos será limpo.

Na verdade nós homens temos o dever e a obrigação de temer ao Senhor e guardar todos os seus mandamentos, pois Deus julgará a todos e até o que está encoberto será julgado e quem falou isto foi Salomão o homem que recebeu de Deus a sabedoria: (Eclesiastes 12: 13)

Então devemos sim fazer tudo isto, mas nunca desprezarmos o mais importante que é a justiça e o amor, pois veja o que Jesus falou em: Lucas 11: 42 Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras.

E dos doutores da lei Jesus declarou o seguinte: Lucas 11: 46 ...Ai de vós também, doutores da lei, que carregais os homens com cargas difíceis de transportar, e vós mesmos nem ainda com um dos vossos dedos tocais essas cargas.

Jesus não veio para destruir as almas dos homens, mas para salva-las, e para entendermos bem isto, vamos nos lembrar de uma passagem em (Lucas 9: 52 a 56), Quando os samaritanos não O receberam e seus discípulos lhe perguntaram: “Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?”, e Jesus lhes respondeu: “Vós não sabeis de que espírito sois, porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las.”. E Jesus voltou a Samaria como lemos em: (João 4) e ficou ali dois dias e converteu muitas almas.

Jesus realmente é Deus que veio ao mundo para nos salvar, Ele morreu para a remissão dos nossos pecados.

O que temos que fazer é acreditarmos n’Ele e nos arrependermos para que nossos pecados sejam perdoados.

Por isto devemos levar o Evangelho da paz, Dizendo que é chegado a nós o reino de Deus, que devemos nos arrepender dos nossos pecados e que devemos produzir frutos dignos de arrependimento, pois em Jesus há remissão dos pecados.

Por isto devemos levar o Evangelho da paz, como lemos em: (Romanos 10:15).

Dizendo que é chegado a nós o reino de Deus, como lemos em: (Lucas 10:9).

Que devemos nos arrepender dos nossos pecados, como João, o Elias, já dizia em: (Mateus 3:2)

E que devemos produzir frutos dignos de arrependimento, como dizia João o Batista: (Mateus 3:8)

Pois em Jesus há remissão dos pecados, como lemos em: (Mateus 26:28)

EM RESUMO, O JEJUM QUE AGRADA A DEUS É:

Textos Bíblicos: Isaías - 58 e Zacarias - 7

O jejum é importantíssimo, o próprio Jesus declarou o seguinte: (Mateus 17: 21 Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.) Porem o que Deus está nos dizendo é que mais importante do que o jejum é praticar o amor e a reta justiça:

- Deixe a impiedade;

- Não aponte o dedo para o seu semelhante para julgá-lo;

- Não julgue a ninguém;

- Não oprima a ninguém;

- Reparta o pão com os necessitados os quais não poderão te retribuir;

- Faça caridade a quem realmente necessita;

- Executai juízo verdadeiro e com amor;

- Seja piedoso e misericordioso para com todos;

- Não oprima e não intente em seu coração o mal contra os teus semelhantes.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

-Isaías 58: 3 Dizendo: Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos as nossas almas, e tu não o sabes? Eis que no dia em que jejuais achais o vosso próprio contentamento, e requereis todo o vosso trabalho.

-Isaías 58: 5 Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao SENHOR?

-Isaías 58: 6 Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? 7 Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? 8 Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda. 9 Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; 10 E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia. 11 E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Zacarias 7: 5 Fala a todo o povo desta terra, e aos sacerdotes, dizendo: Quando jejuastes, e pranteastes, no quinto e no sétimo mês, durante estes setenta anos, porventura, foi mesmo para mim que jejuastes?

Zacarias 7: 8 E a palavra do SENHOR veio a Zacarias, dizendo: 9 Assim falou o SENHOR dos Exércitos, dizendo: Executai juízo verdadeiro, mostrai piedade e misericórdia cada um para com seu irmão. 10 E não oprimais a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, nem intente cada um, em seu coração, o mal contra o seu irmão.

Estudo Bíblico por Laerte 2012: