Conhecendo Deus

CONHECENDO DEUS

Apesar de todos nós sermos criaturas de Deus, muitos ainda não O conhece e é muito importante falarmos sempre d’Ele e do seu Filho unigênito “Jesus” para assim levar o conhecimento, a fé, a paz, a felicidade e a salvação a todos quantos pudermos, pois existe um plano maravilhoso de Deus para os homens.

Na verdade ninguém conhece a Deus, ninguém sabe nada e ninguém tem em si mesmo conhecimento algum, tudo o que sabemos nos foi revelado antes pelos profetas, depois por Jesus o próprio Filho unigênito de Deus e hoje pelo Espírito Santo de Deus que por crermos em Cristo, habita em nós. Este é o outro consolador que Jesus nos enviou para não nos deixar órfãos, o Espírito Santo nos ensina e nos faz lembrar de tudo que Jesus nos ensinou, e também é Ele quem pelas escrituras sagradas nos revela toda a verdade, sempre pela fé.

Na verdade só Jesus, o Filho unigênito de Deus, verdadeiramente conhece a Deus, porque estava com Ele antes da criação do mundo e veio d’Ele. Veio cumpriu o que era necessário, morrer pelos nossos pecados em substituição a nós, para nos reconciliarmos com Deus, que é a fonte da vida, do amor e da luz, e Jesus fez isso, viveu sem pecados e se sacrificou a si mesmo por nós, nos comprou com seu sangue, pelo seu sacrifício na cruz e voltou para o lugar de onde antes tinha vindo para nos preparar lugar. “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.” (João 1:18)

Portanto, o pouco que nós homens sabemos e conhecemos de Deus, nos foi revelado de várias maneira, e sempre pela fé, porem nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, Jesus, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. (Hebreus 1: 1)

Porque o mundo foi feito por Deus através do verbo que é Jesus, pois está escrito: (João 1: 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.)

Ainda não O conhecemos plenamente, mas o conheceremos. Como o Apóstolo Paulo nos explica em: “I Coríntios 13:12 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.” Hoje, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado, quando na volta do Filho de Deus, na volta de Jesus Cristo, quando formos transformados em novas criaturas ai sim o conheceremos, pois seremos transformados em novas criaturas incorruptíveis e habitaremos com o próprio Deus: (Apocalipse 21: 3 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.)

Vamos aprender também com o Apóstolo Paulo, como falar de Deus, como explicar quem é Deus.

Paulo prega na cidade de Atenas onde se adoravam vários deuses que na verdade nada são e onde também, filósofos ensinavam erroneamente como obter a plenitude da vida.

Atos 17: 22 E, estando Paulo no meio do Areópago, disse: Homens atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; 23 Porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais, não o conhecendo, é o que eu vos anuncio.

Paulo notou que os Atenienses eram religiosos, mas não conheciam a Deus. Então, vendo ele um altar ao “Deus desconhecido”, começou a revelar quem é o único e verdadeiro Deus criador de todas as coisas.

Atos 17: 24 O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;

Aqui Paulo revela que Deus fez todas as coisas e nós sabemos que pelo Verbo que é Jesus, todas as coisas foram feitas e sabemos também que o homem foi feito pelas próprias mãos de Deus, sendo sua obra prima e que quando Deus fez o homem, Ele disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”, isto sugere que Deus não estava só, pois Ele disse façamos. Conforme lemos no Evangelho de João “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” A Bíblia explica tudo muito bem: Deus e seu Filho Jesus que também é Deus fizeram todas as coisas. Como? Através da Palavra, do Verbo de Deus que é Jesus. Porem o homem foi feito pelas próprias mãos de Deus e foi feito a imagem e semelhança d’Eles, de Jesus e de Deus.

Este Deus único que fez todas as coisas é Espírito, pois está escrito: “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” Ele não habita em um único lugar, em um templo. Ele está em todos os lugares e em todas as coisas inclusive em nós. O nosso corpo é templo de Deus, Ele habita em nós, Jesus declarou: “Derribai este templo, e em três dias o levantarei” se referindo ao seu corpo que como o nosso, é templo de Deus.

Atos 17: 25 Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;

O povo adorava esculturas que não são deuses, Paulo está explicando que Deus não necessita de nós, não há nada que nós possamos oferecer à Deus que Ele já não tenha, pois foi Ele quem criou todas as coisas “porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas” e é Ele quem nos da a vida e a respiração e tudo o mais.

É importante lembrarmos que todos os homens são criaturas de Deus e todos estão vivos porque Ele deu a vida e o fôlego que é a respiração.

Está escrito: “O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu.” Como não há ninguém que possa viver sem respirar, não há ninguém que não necessite de Deus! Seja rico ou pobre, grade ou pequeno, novo ou velho, poderoso ou não, todos nós fomos feitos por Ele e necessitam d’Ele.

Existem vários tipos de idolatria, porem, um só é o sentido da idolatria: Roubar à glória de Deus e atribuí-la a outra coisa.

Se eu disser que o dinheiro é quem me traz felicidade, estou atribuindo a gloria de Deus que me deu a vida e a condição de trabalhar e ganhar dinheiro ao dinheiro.

Não podemos roubar a glória de Deus, nem Jesus quando veio ao mundo viver como homem fez isto. Jesus sendo também Deus se despiu das suas prerrogativas de Deus e veio viver como homem, e como homem Ele declarava de si mesmo dizendo: “O Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai”. Porem o Pai que é Deus sempre honrou o Filho e mesmo Jesus estando aqui e vivendo como homem, tinha autoridade de Deus, olha só o que Ele declarou antes de ressuscitar Lazaro: “Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste.”

Jesus nos mostrou o poder de Deus que é liberado de Deus quando acreditamos n’Ele. Ele declarou: “em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.”

Tudo é possível ao que crê, Ele também declarou: “João 14: 12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.”

Para isto temos que crer em Jesus e guardar as suas palavras, pois está escrito: “João 14: 15 Se me amais, guardai os meus mandamentos. 16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; 17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. 18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.”

O que Deus quer de mim e de você, é que acreditemos e honremos o Filho que é Jesus e o amemos e que também o adoremos, reconhecendo que não somos nada e que Ele é tudo.

Se eu confiar em mim mesmo, em minhas capacidades próprias e atribuir a mim mesmo o mérito de algo, estarei roubando a glória de Deus.

Se alguém impõe as mãos e Deus perdoa e cura o enfermo, quem perdoou e curou foi Deus e não quem impôs as mãos.

Se qualquer coisa neste mundo for mais importante para mim do que Deus, estarei adorando mais isto do que a Deus. Se eu adorar algo e acreditar que não posso viver sem isto, seja um filho, seja a esposa, ou bens materiais, estarei idolatrando isto e roubando a glória de Deus, pois é Ele quem da todas as coisas e eu devo reconhecer isto, ser grato e adorá-lo, porque até mesmo o amor que sinto pelo meu filho veio de Deus.

Nós fomos feitos para dominar sobre todas as coisas aqui da terra, mas fomos feitos principalmente para adorar a Deus, reconhecendo que Ele nos deu tudo.

Atos 17: 26 E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; 27 Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós;

Quando vemos o racismo no mundo, levando, por exemplo, Adolf Hitler a matar mais de seis milhões de judeus, podemos ter certeza absoluta de que isto é obra do inimigo, do diabo, do enganador que quer desvirtuar a obra de Deus.

Na verdade somos todos irmãos, pois viemos todos de Adão, e como até nossa respiração vem de Deus, se o seu vizinho chato te provoca, ore por ele, pois ele é seu irmão e Deus habita e se move nele.

Amemos os nossos semelhantes e perdoemos sempre, pois também erramos e necessitamos da paciência e do perdão de Deus.

Quanto a Deus determinar os tempos, se pesquisarmos na Bíblia, em Apocalipse e também no livro de Daniel, quando ele interpreta o sonho do rei Nabucodonosor, no relógio de Deus também no livro de Daniel e na visão dos quatro animais saindo do mar em Daniel 7 e observarmos a historia cronológica do homem que está disponível a todos, vamos entender que estamos no fim deste sistema de governa humano, que os quatro grandes reinos já se cumpriram “Babilônia, Médio-Pérsia, Grécia e Roma ” e que virá um anticristo por um curto período de tempo, que no meio do seu reinado haverá uma grande tribulação no mundo e que então, Jesus vira para reinar por mil anos e depois entregar todas as coisas regeneradas à Deus. Ninguém sabe quando Jesus voltará: “Daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.” Porem sabemos que estamos vivendo nos dedos dos pés da estátua do rei Nabucodonosor, ou seja, devemos vigiar, pois está escrito: “Mateus 24: 43 Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa.” As sete semanas estão se cumprindo, apesar do parenteses aberto para o tempo da graça!

Atos 17: 28 Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração. 29 Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.

Aqui Paulo está explicando que em Deus nos movemos e existimos e se somos feitos sua imagem e semelhança como poderia uma imagem inanimada ser um Deus.

Se nos criaturas d'Ele não somos inanimados, como poderia o Criador o ser? "João 15: 20 Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu SENHOR..."

Na verdade quando se adora uma imagem, uma escultura, uma pessoa, um bem material ou qualquer outro tipo de coisa, está se adorando algo que esta coisa "imagem" represente e nós.

Sabendo que só há um Deus, devemos adorar apenas a Ele, porque está escrito: (Isaías 44: 6... Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.) Portanto adoremos apenas Ele: O Pai, o Filho e o Espírito Santo de Deus que são um só.

Atos 17: 30 Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; 31 Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.

Deus, (Jesus) veio viver como homem para também nos dar exemplo de como devemos viver. Quando Deus diz arrependam-se, Ele está dizendo: Deixem à maldade e volte-se para o amor, pois Ele é amor, misericórdia e perdão.

Deus tem nos tolerado, esta é a palavra mais adequada. Nos tempos passados o homem era mal por ignorância, hoje temos o Espírito Santo em nós, nos ensinando e nos ajudando a não sermos maus: Ímpios e iníquos que quer dizer sem piedade e sem igualdade, sem justiça em nós mesmos, e que nos tornemos amorosos, piedosos, bondosos, justos, retos, honestos, obedientes e tementes a Deus.

Se desejarmos deixar a maldade e praticar o bem, necessitamos entregar nossas vidas a Jesus, aquele pelo qual todas as coisas foram criadas, porque Ele é o único caminho para Deus, que é a fonte da luz e do amor.

Jesus foi selado para isto, e só n’Ele há salvação não existe outra forma. Por isto Ele veio ao mundo viver como homem, para nos reconciliar com Deus e retirar de nós tudo que o inimigo colocou e que nos faz tão mal.

Acreditando e nos entregando à Jesus, pois fazendo isto, tanto Ele, como o Espírito Santo de Deus e também o próprio Deus vem habitar em nós, nos transformando em novas criaturas as quais tem prazer no bem e não no mal.

Apesar de desejarmos praticar sempre o bem, eventualmente praticaremos o mal que não queremos. Mas Deus sabendo de todas as coisas pensou e resolveu isto também. Por isto Ele, Jesus, é hoje o nosso Supremo Sacerdote Eterno e está ao lado de Deus intercedendo por nós, nos justificando perante o Criador, nos perdoando sempre que erramos e nos arrependemos do erro, “I João 2: 1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.” Pois Ele, Jesus, viveu como homem e sabe que enquanto vivemos neste corpo carnal, estaremos susceptíveis ao erro: “Hebreus 4: 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” Por isto Ele vai nos transformar em novas criaturas incorruptíveis.

Está escrito: Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. (I Coríntios 15: 52 e 53).

Jesus, pelo qual todas as coisas foram criadas, veio uma vez para nos salvar, nos reconciliar com Deus, e vai voltar, pela segunda vez para nos transformar em novas criaturas e nos levar para habitarmos com Ele, e depois, Ele vai julgará o mundo.

Se acreditarmos e confiarmos n’Ele, como está escrito:

- I Coríntios 15: 20 Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.

- Colossenses 2: 13 E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, 14 Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. 15 E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.

- I Tessalonicenses 4: 14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. 15 Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. 16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

Deus o ressuscitou para que nós também fossemos ressuscitados, acreditemos nisto, pois era o plano de Deus desde a criação do mundo e vai se cumprir.