O propósito de Deus – 19/02/2013

O propósito de Deus – 19/02/2013

Leia a Bíblica - Click aqui

https://sites.google.com/site/jesus2336987/

http://oproprositodedeus.blogspot.com.br/

Resumidamente, vamos entender qual é o propósito de Deus para nossas vidas e como alcançar a plenitude que é a salvação da alma e a vida eterna.

A primeira questão é: A salvação é pela fé em Jesus Cristo ou pelas obras?

Podemos dizer que as duas coisas, porem na ordem: Primeiro a fé, pois só obedecerei se eu conhecer, acreditar, confiar e amar a Deus.

Nós seres humanos somos fracos e pequenos demais para conquistarmos por nós mesmos a salvação de nossas almas e Deus sabendo disso, estabeleceu a (Nova e Eterna Aliança), ou seja: Deus determinou que fossemos salvos pela fé em Jesus Cristo, pois é pela fé em Jesus que recebemos o Espírito Santo de Deus que transforma e muda nossa vontade; ao crermos em Jesus, Ele nos da um espírito novo que muda nosso coração, nos fazendo sentir prazer nas boas obras (justiça e amor e benignidade).

Poderíamos dizer que o que Deus fez por nós, seria como pegar um “porco”, um animal que naturalmente gosta de lama e trocar a sua natureza pela natureza de um “gato” que naturalmente não gosta de estar sujo.

Pela fé em Jesus Cristo fomos feitos também filhos de Deus e participantes da sua natureza Divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo (II Pedro 1: 4) e por isto não gostamos mais do pecado.

Porem, por ainda vivermos em um corpo carnal e corruptível, todos nós, mesmo os que receberam as primícias do Espírito, devemos vigiar e orar o tempo todo (andar na presença de Deus) para não entrarmos em tentações, antes nos desviarmos de todo pecado, pois como Jesus disse: (Mateus 26: 41) “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”.

Quando Jesus voltar, seremos transformados em novas criaturas incorruptíveis como está escrito: (I Coríntios 15: 52-54) “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados, porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade; e quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória”.

Se observarmos bem, perceberemos que o Senhor é quem faz toda a obra (Salmos 127: 1), nos restando apenas o “crer” e o “vigiar”, e até mesmo a o “crer” que é a fé não vem de nós mesmos, mas também é um dom de Deus (Efésios 2: 8). Portanto, se é Ele quem faz tudo, não haverá jactância de nossa parte, que significa ostentação de mérito.

É como está escrito: (Jeremias 9: 23-24) “Assim diz o SENHOR: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me entender e me conhecer, que eu sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o SENHOR.”

Portanto, vamos conhecer quem é Deus o Pai, quem é Jesus Cristo o Filho, quem é o Espírito Santo e quem somos nós os homens:

1º - Deus é sempiterno, sempre existiu e sempre vai existir. Deus é Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém. Nossa mente não pode compreender porque Deus não teve início, o que nos importa saber é que Deus é a fonte do amor da justiça e da benignidade! (I Timóteo 6: 13-16). Jesus declarou o seguinte do Pai: (João 4: 24) “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”

2º - Jesus é a sua primeira criação, o Filho do amor de Deus, a imagem de Deus (Ele e o Pai são um) e todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele, portanto Ele é antes de todas as coisas e todas as coisas subsistem por Ele (Colossenses 1: 13-17). Antes de Jesus vir viver como homem Ele já sustentava todas as coisas, Ele veio viver como homem para nos salvar e hoje está ao lado de Deus: (Hebreus 1: 3) “O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas.”

3º - O Espírito Santo é o Espírito de Deus e de Jesus, o Espírito da verdade, o consolador como Jesus declarou que nos enviaria: (João 16: 7) ”Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.” Quando cremos em Jesus, recebemos o Espírito Santo de Deus: (Marcos 1: 8) “Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.” É este mesmo Espírito que habitando em nós, nos testifica que Jesus é o Messias o Filho de Deus e nos ensina, transforma o nosso espírito (homem interior) e nos dá o discernimento correto nos guia pelo caminho da verdade, porque vem d’Ele mesmo: (João 16: 13-15) “Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.”

4º - Nós homens fomos feitos a imagem d'Eles, como está escrito: (Gênesis 1: 26) “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”.

Jesus e Deus não são dois, mas um só, como está escrito: (João 10: 30) “Eu e o Pai somos um”.

O Pai e o Filho juntos fizeram o homem para que fossemos conforme a imagem de Jesus o Primogênito e Unigênito como está escrito: (Romanos 8: 28-29) “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”

Por crermos em Jesus, fomos feitos também filhos de Deus, porem ainda não sabemos o que seremos, mas quando Jesus voltar, saberemos, como está escrito em: (I João 3: 2) “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.”

Hoje o que sabemos é que devemos buscar ser como Jesus é, perfeito em AMOR, como estava escrito antes mesmo de Jesus vir: (Miquéias 6: 8) “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?”

Devemos produzir bons frutos e por isto temos que estar ligados a Jesus como as galhas de uma videira, pois Ele é a videira verdadeira e só Ele tem as raízes ligadas à Deus, como está escrito: (João 15: 1-7) “EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem. Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.”

Como estar em Jesus e Ele em nós? Jesus respondeu: (João 15: 10) “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.”

E quais são os seus mandamentos? Jesus respondeu: (João 15: 12-13) “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.”

Jesus nos deu um novo mandamento: (João 13: 34) “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.”

A bíblia nos diz que todos os mandamentos se resumem no amor: (Romanos 13: 8-10) “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.”

Mas o que é exatamente o AMOR? A bíblia responde: (I Coríntios 13: 1-3) “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.”