FORTALECENDO NO SENHOR

FORTALECENDO NO SENHOR

https://sites.google.com/site/filmedejesus/

Leia a Bíblica - Click aqui

Todos nós temos a necessidade de nos fortalecer no Senhor porque a nossa salvação é sim pela fé em Jesus Cristo o qual nos comprou e nos lavou com seu sangue (Apocalipse 1:5) E também: (Apocalipse 5:9).

Porem enquanto vivermos neste mundo, nós todos estaremos sujeitos aos ataques do inimigo, porque a nossa luta não é contra as pessoas, a estas temos que amar (Mateus 22: 36-40); nossa luta é contra as potestades do mal que querem nos fazer perder a fé em Jesus e consequentemente a salvação da nossa alma.

O Apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo nos ensinou como lutar contra o inimigo.

1º Pela fé, temos que nos fortalecer no Senhor Jesus, nos unindo à Ele para recebermos a força do seu grande poder, pois a força é d’Ele e não nossa.

2º Pelo nosso proceder, temos que nos revestir com toda a armadura que Deus nos dá, para ficarmos firmes contra as armadilhas e os ataques do Diabo, porque não estamos lutando contra seres humanos, mas sim contra as forças espirituais do mal.

Portanto, vamos usar sempre a armadura que Deus nos deu para podermos enfrentar as forças do mal e conseguirmos resistir aos ataques do inimigo e depois de lutarmos até o fim, continuaremos firmes na fé, sem recuar, e a armadura é esta: Ter a certeza da salvação pela fé em Jesus Cristo, pois Ele é poderoso para nos salvar; praticar a reta justiça; ter fé e confiança no amor de Jesus por nós e o poder que Ele tem para nos libertar das prisões do demônio; ser verdadeiro sempre, andando na verdade que é Jesus, pois Ele é o caminho a verdade e a vida e ninguém vai ao Pai senão por Ele; deixar-nos ser guiados pelo Espírito Santo de Deus que habita em nós e levar o evangelho da paz em momento oportuno e não oportuno para que todos conheçam a obra de Deus para nossa salvação que é Jesus Cristo.

Vamos conhecer quais são as armas que Deus nos deu:

Tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; (Ef 6:13-17)

1. Cinturão da verdade

Não podemos mentir nunca, porque a bíblia nos ensina que a mentira é uma característica do maligno: Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. (João 8:44)

E ao contrário da mentira, sabemos que Jesus é a verdade: Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6)

Obs.: Podemos até achar que pequenas mentiras não fazem mal, mas isto não é verdade. A mentira não vem de Deus e sim do inimigo, e quando a praticamos ficamos vulneráveis, pois abrimos mão de uma parte da armadura. Portanto, sejamos sempre verdadeiros. Não somos obrigados a responder tudo o que nos perguntarem, tenhamos sabedoria e não vamos abrir mão do nosso cinturão da verdade.

2.Couraça da Justiça

A justiça é o que Deus mais quer dos seus filhos, tanto que Ele declarou o seguinte de Jesus: Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu Com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. (Hebreus 1: 8-9)

Podemos entender então que a injustiça pode ser também chamada de iniquidade que é falta de equidade ou falta de igualdade e a iniquidade é abominável ao Senhor; portanto, sejamos, pois imitadores de Jesus Cristo e pratiquemos a reta justiça e façamos isto com amor fraternal, pois sabemos não ter aqui cidade permanente, más temos de Deus, uma promessa com juramento de um reino o qual está preparado para nós desde a fundação do mundo.

Obs.: Às vezes dizemos em tom de brincadeira, que o Brasil é um País que não tem terremotos, maremotos e nem tornados, porem tem os políticos corruptos. Na verdade esse “Jeitinho Brasileiro”, essa malandragem é um tipo de injustiça e a injustiça tende a aumentar, hoje deixamos de devolver um troco errado e amanhã estamos corrompidos e a corrupção é uma grande injustiça. Portanto sejamos justos até nas pequenas coisas, pois está escrito: Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito. (Lucas 16: 10) E também: Vale mais o pouco que tem o justo, do que as riquezas de muitos ímpios. (Salmos 37: 16) Portanto, sejamos sempre justos, com nós mesmos e com os nossos semelhantes, inclusive nas pequenas coisas. Pratiquemos a reta justiça e nunca busquemos conquistar nada através da injustiça, pois como está escrito: Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? (Mateus 16: 26) Nada vale o preço de uma vida.

3. Calçados os pés na preparação do evangelho da paz

O evangelho de Cristo é a vida d’Ele e os seus ensinamentos os quais nos dão exemplo de como devemos ser e nos orienta a praticar o amor, pois Jesus nos amou ao ponto de dar a vida por nós e nos mandou: Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros. (João 15: 17)

O Evangelho da paz nos traz a receita da vida que é o plano de Deus, que é a salvação pela fé naquele que tem poder para nos libertar da escravidão, nos redimir dos nossos pecados e nos salvar, por isto Jesus declarou: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. (João 6: 47) E todos nós temos a obrigação de divulgar isto, levar as boas novas em momento oportuno e não oportuno, para que todos creiam e também sejam salvos.

O Evangelho nos diz que o caminho é Jesus: Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6) E Jesus nos diz que: E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. (Lucas 9:23) Por isto, devemos entrar pela porta estreita: Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; (Mt. 7:13).

Precisamos calçar nossos pés nesse caminho, o evangelho de Cristo, a fim de que: não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. (Ef. 4:13).

Por isto Deus quer que o conheçamos, na verdade Ele se deixa conhecer por nós: Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.(Oséias 6:6) Portanto devemos ler a Bíblia para conhecermos a verdade que é a palavra a qual santifica: Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. (João 17: 17) Pois assim, estaremos protegendo os nossos pés de maus caminhos, seguindo sempre os passos que Jesus traçou para nós.

4. Escudo da Fé

Para falarmos da fé temos que antes acreditarmos que Deus existe; que Ele é poderoso, pois é o Criador de tudo e que Ele nos ama como um Pai ama um filho e por nos amar tanto Ele trabalha por nós: Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera. (Isaías 64: 4)

Portanto devemos e podemos esperar em Deus com confiança, pois antigamente Ele nos falou pelos anjos e pelos profetas, mas agora na nova e eterna aliança, Deus nos falou pelo seu próprio Filho Jesus, o Cristo de Deus, o nosso Salvador, o qual também é Deus e que estava com Deus na criação do mundo.

Jesus fez muitos milagres e declarou o seguinte: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. (João 14: 12) Portanto, se nós hoje tivermos fé em Jesus e não duvidarmos não só faremos o que foi feito à figueira, a qual Jesus determinou: Marcos 11: 14 ...Nunca mais coma alguém fruto de ti, e ela secou, mas até se a este monte dissermos: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito.

Porque Jesus disse isto: Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. (Marcos 11: 23)

Portanto, se utilizarmos o escudo da fé com habilidade, não importa qual ataque possamos estar sofrendo, nada nos abalará, porque fomos escolhidos por Deus e enviados a Jesus para sermos também feitos filhos de Deus e Jesus declarou o seguinte: As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um. (João 10: 27-30)

Se alguém quiser tirar a nossa fé e nos chamar de derrotados, pela fé saberemos que somos escolhidos, pois ninguém vai a Jesus se o Pai não o enviar, e Jesus declarou que nos dará a vida eterna e ninguém nos arrebata das mãos d’Ele, portanto: Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. (Rm 8:33)

Tenhamos fé em Jesus e nunca em nós mesmos, em nossas obras, pois nós os que cremos em Jesus somos escolhidos e: em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. (Rm 8:37).

Se alguém disser que Deus nos esqueceu, nos lembraremos do que está escrito: Ele é o teu Deus, o teu refúgio, a tua fortaleza, e nele confiará. (Sl 91:2).

Nunca aceitemos a opressão do inimigo que é o diabo; aceitemos sim a correção de Deus: Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. (Hebreus 12:6)

E não nos entristeçamos com as aflições deste mundo, pois: as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. (Rm 8:18).

Aquele que usa o escudo da fé em seu dia a dia, esta protegido de toda seta inflamada do inimigo e permanecerá na fé até o final, crescendo cada vez mais até chegar a estatura de um varão perfeito que é a estatura de Jesus homem.

5. Capacete da salvação

Nossa mente, nossa consciência, ou nossa vontade, que é por onde o Espírito Santo nos fala, é também o local onde travamos as nossas batalhas, pois é o local onde todas as nossas decisões são tomadas e é por isso que; devemos manter cativo todo o entendimento à obediência de Cristo (2 Co 10:5).

Sabendo hoje que a morte não tem mais domínio sobre nós, podemos seguir a Cristo com liberdade, fugindo das tentações diárias e nos desviando de todo pecado. Para isto necessitamos nos de nos manter sóbrio e em comunhão constante com Jesus que está ligado ao Pai, pois dessa maneira o Espírito Santo nos guiará e nós cresceremos dia a dia.

Ao vestir o capacete da salvação e manter nossos pensamentos em Cristo, vigiando e orando, estaremos livres de cair: Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. (Salmos 91:3)

Portanto temos que estar atentos ao que o Espírito Santo nos fala e estarmos ligados a Jesus em Espírito o tempo todo: Sede sóbrios; vigiai; (1Pe 5:8). E também: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. (Mateus 26:41)

6. Espada da Palavra

A palavra de Deus é a arma que devemos utilizar em nossas batalhas espirituais. A Bíblia é a palavra de Deus e Jesus à usou contra satanás quando foi tentado no deserto e nós também devemos usa-la sempre que necessário.

Jesus nos deu a espada para à usarmos e não para à guardarmos, olha o que Ele fez por nós: E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. (Lucas 9) E Sabe porque Jesus nos deu essa autoridade: E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. (Lucas 10: 18-20)

Portanto, quando estiver diante de algum desafio da vida, não fique parado, aguardando ser devorado, parta para o ataque, use a espada, pois é através da palavra de Deus que vencemos todas as nossas batalhas.

Jesus declarou o seguinte: Mas, se eu expulso os demônios pelo dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus. (Lucas 11: 20) Verdadeiramente é chegado a nós o Reino de Deus, o Messias já veio e agora nós temos que determinar com fé, exatamente como Jesus fez com a figueira: E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E os seus discípulos ouviram isto. (Marcos 11: 14) E no outro dia a figueira estava seca e Jesus declarou: E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus; Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis. E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas. (Lucas 11: 22-26)

Está escrito que: no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.(Jo 16:33) e Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?(Rm 8:31).

Portanto, quando for necessário use com confiança, pois está escrito que: Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará, e toda a língua que se levantar contra ti em juízo tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR, e a sua justiça que de mim procede, diz o SENHOR. (Is. 54:13)

Confie em Deus, creia em Jesus, pois Eles nos amam muito mais do que imaginamos, portanto se estivermos em duvidas se Jesus quer ou não nos atender em nossas orações, lembremo-nos desta passagem: E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra. (Mateus 8: 2 e 3) Jesus sempre quer, nós é que não cremos como deveríamos crer!