O que é Fé e no que Acreditamos

O QUE É FÉ E NO QUE ACREDITAMOS

1) – O que é a fé?

Definição: A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

Portanto, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima d’Ele acredite que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam, por isto Deus declarou: O justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.

1.1) – No que acreditamos:

- Acreditamos que Deus existe, apesar de ninguém nunca tê-lo visto, a não ser Jesus o qual o revelou a nós.

- Acreditamos que Deus criou todas as coisas através do verbo que é Jesus, que também é seu Filho unigênito o qual estava com Deus desde o princípio. Em outras palavras, pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados e a Palavra, ou o Verbo de Deus que é Jesus, estava no princípio com Deus e Ele também é Deus, por Ele todas as coisas foram feitas e sem Ele nada do que foi feito se fez.

- Acreditamos que Deus enviou seu próprio Filho para nos religar ou reconciliar com Ele, pois como pela desobediência de um homem “Adão” fomos feitos pecadores, também pela obediência de um “Jesus” somos justificados.

- Acreditamos que Jesus sendo o Filho de Deus, se despiu de todas as suas prerrogativas de Deus e veio viver como homem, sujeito as mesmas tentações que nós, porem Ele nunca pecou e foi moído por causa das nossas iniqüidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Portanto, também pela fé não aceitamos as doenças, antes usamos toda armadura de Deus e principalmente a espada da palavra para expulsar o inimigo, porque Jesus nos deu virtude e poder sobre todos os demônios, para expulsá-los e curar as enfermidades. Isto porque Jesus via satanás como raio cair do céu e por isto nos deu poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo.

- Acreditamos que Jesus que é a luz dos homens veio ao mundo, porem o mundo não o conheceu, veio para os que eram seus e os seus não o receberam, porem a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome.

- Acreditamos que Deus que é riquíssimo em misericórdia, e pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo ( pela graça sois salvos ), e nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus.

- Acreditamos que somos salvos pela graça, por meio da fé; e isto não vem de nós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.

- Acreditamos que Deus, antes nos conheceu e nos predestinou para seremos conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos, e aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Portanto, se Deus é por nós, quem será contra nós? Ele que não poupou nem mesmo a seu próprio Filho, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?

- Acreditamos na declaração de Jesus quando diz: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. Porque só Ele tem poder e autoridade para nos salvar, e quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

- Acreditamos que nós que cremos e esperamos em Jesus, seremos arrebatados por Ele, na sua volta e transformados em novas criaturas incorruptíveis e reinaremos com Ele por mim anos e então, após a restauração ou regeneração de todas as coisas, tudo será entregue à Deus, inclusive aquele a quem todas as coisas lhe foram sujeitadas, que é Jesus; Ele também se sujeitará à Deus, que é o único Deus que criou todas as coisas.

- Acreditamos que da mesma forma que os grandes homens de fé que dedicaram suas vidas à obra de Deus como Abraão, Moisés e vários outros, não alcançaram a promessa nesta vida, pois Deus tinha algo melhor preparado para eles, da mesma forma nós também não receberemos o nosso galardão neste tempo presente, más no porvir, pois não buscamos glória aqui, antes somos peregrinos neste mundo e não temos aqui cidade permanente, pois buscamos em Cristo a vida eterna no Reino de Deus.

Paulo era um homem zeloso pela obra de Deus e quando ainda não conhecia a verdade combatia os cristãos achando estar fazendo a vontade de Deus. Após ser convertido pelo próprio Jesus já ressuscitado na estrada para Damasco, Paulo se tornou apóstolo e se fez escravo por nós, os não judeus.

Ele foi constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na fé e na verdade e ele sempre enfatizou a fé.

A fé e a confiança em Cristo são tão importantes que Paulo declarou algumas coisas interessantes sobre a fé:

- Romanos 5: 1 Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;

- Romanos 9: 31 Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. 32 Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço;

- Romanos 10: 9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

- Romanos 11: 20 Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme.

Obs,: Os judeus que não creram em Jesus para serem justificados e tentaram se salvar pelas obras da lei, tropeçaram na pedra de tropeço que é Jesus, nós os gentios, que pela fé n’Ele estamos em pé, não podemos nos ensoberbecer. Nós gentios que éramos desobedientes alcançamos misericórdia para que os judeus que agora são desobedientes também alcancem misericórdia pela misericórdia a nós demonstrada. Deus encerrou a todos, tanto judeu como gentios debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia, portanto não pode haver jactância.

O próprio Paulo que dedicou a vida à obra de Deus, não se ensoberbeceu, mas já no final da sua vida declarou: Combati o bom combate e guardei a fé. Ele não disse combati o bom combate e conquistei a vida eterna, ou combati o bom combate e sou merecedor da vida eterna, não, Paulo declarou o seguinte: A mim mui pouco se me dá de ser julgado por vós, ou por algum juízo humano; nem eu tampouco a mim mesmo me julgo, Porque em nada me sinto culpado; mas nem por isso me considero justificado, pois quem me julga é o SENHOR.

Jesus declarou que Ele é a porta e aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador, aquele, porém, que entra pela porta, ou seja: aquele que entrar por Jesus, é o pastor das ovelhas, e a este Ele abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora e as alimenta.

Portanto, Jesus é a porta, se alguém entrar por Ele, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens, alimento espiritual, pão da vida.

Todos que vieram antes de Jesus, são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram, não conheceram a sua voz, porque o ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir, porem Jesus veio para que tenhamos vida, e a tenhamos com abundância.

Nós necessitamos da justificação pelo sangue de Jesus, por isto Ele foi feito Supremo Sacerdote eterno e um Sacerdote que pode se compadecer de nós, pois viveu como homem e conhece nossas fraquezas.

Portanto, devemos andar na luz, como Ele está na luz, para que o seu sangue nos purifique de todos os nossos pecados, pois é bom que não pequemos, mas se pecarmos temos um advogado junto a Deus: Jesus Cristo o justo.

É nisto que acreditamos e por isto vivemos na esperança de após termos feito tudo, alcancemos pela graça de Deus a misericórdia pela fé em Jesus, em quem confiamos e que é o único que pode nos salvar, pois a este Deus selou.