A FÉ É O INÍCIO DE TUDO

A FÉ É O INÍCIO DE TUDO

O que Deus mais quer de nós, está escrito com apenas duas letras: Fé!

Tudo começa pela fé em Jesus até chegar à plenitude que é o verdadeiro amor a Deus!

De cara já posso te revelar algo que vai te deixar feliz e te fazer ser muito grato a Deus e amá-lo como Ele merece ser amado: Você só está lendo isto porque Deus te escolheu!

Verdade, você é um escolhido de Deus, Ele te escolheu antes mesmo de você nascer e te enviou a crer em Jesus e ter a vida eterna: (Romanos 8: 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.) Deus te conheceu antes de você nascer, te predestinou, te chamou, te justificou do seu pecados pela fé em Jesus e vai te glorificar!

Paulo escreveu isto inspirado pelo Espírito Santo e foi realmente uma grande revelação de Deus, pois o próprio Jesus declarou aos que não criam n’Ele: (João 6: 36 Mas já vos disse que também vós me vistes, e contudo não credes. 37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.) Jesus disse: Todo que o Pai me dá virá a mim! Portando fomos escolhidos por Deus e enviados a Jesus!

Jesus estava falando abertamente aos judeus, porem eles não acreditavam n’Ele, sabe porque? (João 8: 43 Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra.) Porque não foram escolhidos por Deus e enviados a crer em Jesus para serem salvos, justificados pelo sangue do cordeiro: (Romanos 11: 7 Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos. 8 Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje.)

Más não se preocupem com os judeus que ainda não creram em Jesus, pois pelo poder de Deus eles também crerão, porem muitos passarão pelo fogo (grande tribulação) más a salvação dos judeus é a vontade de Deus, por isto está escrito: (Romanos 11: 23 E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar. 24 Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira! 25 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo ( para que não presumais de vós mesmos ): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. 26 E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.)

Portanto alegre-se e de glórias a Deus, porque se você crê em Jesus é porque você foi escolhido por Deus e enviado a crer no Filho d’Ele para ter a vida eterna e por crer em Jesus, você será transformado pelo Espírito Santo e não passará pela grande tribulação, pois Cristo já passou por você!

Esse já é um grande motivo para ficarmos muitíssimo gratos a Deus e amá-lo como Ele merece ser amado, porem se você continuar lendo até o final, você vai encontrar vários outros motivos para amar a Deus, pois para amá-lo temos que conhecê-lo.

O que Deus mais quer de nós, é a , porque Ele sabe que não vai encontrar perfeição no homem.

Deus nos conhece mais do que nós mesmos nos conhecemos, Ele nos conhece e sabe todo o nosso futuro antes mesmo de nascermos.

Vamos dar um exemplo disto: Ainda no ventre de Rebeca, Deus já conhecia Jacó e Esaú e por conhecê-los antes mesmo deles nascerem declarou: (Romanos 9: 12 Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor.) Não que Deus simplesmente escolheu e predestinou Jacó para receber as bênçãos de seu pai Isaque, o fato é que Deus podia vislumbrar o futuro dos dois antes mesmo que eles nascessem.

Deus conhece as nossas vidas até o final. Ele é onipotente (pode tudo), onipresente (está em todos os lugares) e onisciente (sabe de tudo muito antes de acontecer)!

O que Jesus quer encontrar em mim e em você é a , Ele quer que acreditemos n’Ele sem duvidar, por mais que a situação esteja terrivelmente difícil e que aos nossos olhos humanos não haja solução, acredite: Para Ele tudo é possível !

Pode por ventura um camelo pode passa no fundo de uma agulha? Claro que não! Olha o tamanho do camelo e o tamanho do furinho da agulha, o furinho da agulha é minúsculo e o camelo é enorme; Porem Deus faz passar! Porque para Ele nada é impossível.

Alguns tentam mudar (corromper) esse texto bíblico, dizendo que camelo era um tipo de linha da época, isto pra mim é besteira, Jesus quis dizer exatamente isto: È impossível ao homem se salvar, más para Deus, nada é impossível !!!

Jesus fica muito feliz quando encontra uma fé verdadeira. Na verdade tudo que temos vem d’Ele, até mesmo a nossa fé, porem temos que pedir este dom a Deus todos os dias, todos os momentos, pois sem fé é impossível agradar a Deus: (Hebreus 11: 6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.)

Creio eu, que depois de buscarmos a em Jesus, o próximo passo é procurarmos ser: Misericordiosos, amorosos, sinceros, verdadeiros, puros e inocentes como as crianças, humildes e obedientes a Deus, pois Ele se agrada de pessoas assim.

Deus não nos mede pelo nosso intelecto, más sim pelo nosso coração, pela nossa capacidade de amar e perdoar.

E talvez, o mais importante mesmo, seja a busca pelo conhecimento de Deus: Devemos ler a Bíblia várias vezes por dia, temos que procurar conhecer a Deus, pois só o amaremos verdadeiramente se o conhecermos, e quando o conhecemos, ficamos maravilhados porque Deus é maravilhoso: (Oséias 6: 6 Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.)

É lógico que temos que buscar também a santificação através da palavra, o próprio Jesus orando pediu isto a Deus: (João 17: 17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.)

O nosso espírito tem que ser alimentado como o nosso corpo, várias vezes por dia, e o alimento do espírito é a palavra e a palavra está na Bíblia!

Devemos buscar estar na presença de Deus o tempo todo, podemos e devemos levá-lo conosco onde quer que formos, e amá-lo acima de tudo, porque Ele nos ama mais do que nos mesmos nos amamos: (Mateus 6: 33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.)

Quer saber de uma grande verdade? Somos todos pecadores e o mais perfeito dos homens, ainda está muito distante da perfeição necessária para alcançar a salvação. (I João 1: 8 Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.) Más como já sabemos, aquilo que é impossível aos homens, é possível pra Deus! Portanto para sermos aceitáveis aos olhos de Deus, só mesmo pela fé em Jesus, porque Ele pagou o preço pelos nossos pecados na cruz e está a direita de Deus, onde nos justifica: (I João 2: 1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.) E também (Hebreus 4: 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.)

Vamos entender melhor, porque a fé em Jesus é a coisa mais importante de todas.

Jesus veio para o seu povo, os judeus descendentes de Abraão ao qual Deus fez uma promessa: (Gênesis 12)

Esse mesmo Abrão, cujo nome significava (pai elevado) que depois foi modificado por Deus para o nome: Abraão (pai da multidão) foi considerado justo pela fé, pois está escrito: Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. (Romanos 4:3) e (Tiago 2:23)

Quando Deus fez a promessa a Abraão em (Gênesis 12), Ele declarou também: Em ti serão benditas todas as famílias da terra. Deus já sabia e já havia previsto através do profeta Isaías a mais de setecentos anos antes de Jesus vir ao mundo, que Ele não seria aceito pelos judeus e que nós os gentios seríamos justificados pela fé (Deus é onisciente).

E como não poderia ser diferente, aconteceu exatamente como foi previsto por Deus através de Isaías, os judeus não acreditaram que Jesus era o Messias e o crucificaram.

Porem o plano de Deus é perfeito e maravilhoso, aquilo que Ele determina acontece conforme o seu desejo. Mesmo sabendo que não seria aceito pelos seus, Jesus, o Messias, o enviado de Deus para salvar o mundo, aquele que estava com Deus desde o princípio, o Filho de Deus veio ao mundo, e como predito por Deus, Ele foi rejeitado pelos judeus e crucificado, más isto era necessário, pois agora, abriu-se um parêntese no tempo de Deus com os judeus, as 70 semanas proféticas de Daniel foram interrompidas e iniciou-se o tempo da graça, o tempo dos gentios, o tempo da salvação pela fé em Jesus.

Os judeus o rejeitaram, não creram n’Ele, e nós os gentios, fomos chamados e pela fé, por acreditarmos n’Ele, fomos enxertados na videira verdadeira que é Jesus.

Como o próprio Jesus nos diz através de uma parábola em (Mateus 22: 8 Então diz aos servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos. 9 Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes.)

Não somos salvos pela tentativa de guardar as leis, somos salvos pela fé em Jesus.

Os judeus não receberam a salvação porque não creram n’Ele, e nós a recebemos por que acreditamos que Jesus é o Messias e confiamos nossas vidas a Ele. Paulo nos explica muito bem isto: (Romanos 10: 30 Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé. 31 Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. 32 Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço; 33 Como está escrito: Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido.)

Não existe outra forma de alcançamos a salvação se não for pela graça de Deus que é a salvação pela fé em Jesus Cristo. Ele é o caminho: (João 14: 6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.)

Jesus é a obra de Deus, o plano de Deus para nossa salvação: (João 6: 28 Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? 29 Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.)

Pela fé, somos lavados no sangue do Cordeiro!

Os judeus tentaram merecer, conquistar, comprar a salvação pelas suas próprias forças, pela tentativa da guarda das leis e não conseguiram porque ninguém consegue, é impossível !

O próprio Jesus Declarou que nenhum deles guardava as leis (João 7:19).

Não conseguiam guardar as leis de Moisés e não acreditaram em Jesus para serem salvos, por isto Jesus declarou: (João 8: 24 Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou, morrereis em vossos pecados.)

Por esta razão, o Apóstolo Paulo inspirado pelo Espírito Santo declara: (Romanos 10: 9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. 10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. 11 Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido. 12 Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. 13 Porque todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo.)

Os judeus que acreditaram em Jesus e o aceitaram, foram justificados, Paulo também era Judeu, da seita dos fariseus e perseguiu os cristãos da época, acreditando estar fazendo o certo. Paulo não acreditava que Jesus era o Messias até ser convertido pelo próprio Jesus já ressuscitado, na estrada para Damasco, confira em (Atos 22).

Após sua conversão, Paulo passou a pregar a nós os não judeus: (Atos 13: 46 Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios;)

Paulo nos declara que pela falta de fé dos judeus em Jesus, muitos foram cortados como se cortam as galhas de uma arvore, e nós os gentios, que não éramos galhas desta arvore fomos enxertados nela.

Esta arvore é Jesus, a videira verdadeira, e por não acreditar n’Ele, muitos judeus foram cortados e muitos gentios enxertados, porem nunca poderemos nos orgulhar e nos gabar disto, pois olha só o que Paulo nos explica: (Romanos 11: 20 Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme. 21 Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também.)

Não podemos nunca perder a fé em Jesus, se alguém te disser que você não tem mais jeito, creia em Jesus porque pra Ele tudo é possível, se alguém tentar tirar a sua fé em Jesus, lembre-se que Ele declarou isto: (João 6: 37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.)

Se você acreditar e colocar sua confiança em Jesus, Ele não vai te lançar fora, porque Ele te ama tanto que deu a vida por você, Ele morreu por você e foi uma morte terrível, morte de cruz. E Deus também te ama tanto que deu o que Ele tinha de melhor para te salvar (seu Filho único Jesus).

Entendam isto: Pela incredulidade muitos judeus foram cortados e pela fé fomos enxertados, por crermos em Jesus somos salvos, portando somos salvos pela fé, sem a guarda das leis, e isto está escrito: (Romanos 3: 28 Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.)

O que diremos então; continuaremos no pecado para que a salvação pela graça, através da fé em Jesus nos justifique? (Romanos 6: 1 Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? 2 De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? 3 Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? 4 De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.)

Estou escrevendo isto para que nunca percamos o foco em Jesus, pois Ele é realmente o único caminho para Deus. Jesus é a obra de Deus para nossa salvação. Ele pagou nossos pecados na cruz: (Isaías 53: 5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.)

Jesus já deu a sua vida por nós, o que mais Ele vai ter que fazer para que acreditemos e confiemos n’Ele?

Quero citar alguns exemplos de fé, para que entendamos que o que Jesus está procurando nos homens é realmente a fé.

O nosso crescimento espiritual vem através da fé, pois crendo em Jesus, recebemos o Espírito Santo de Deus que passará a habitar em nós, nos ensinando, nos lembrando os seus ensinamentos: (João 14: 26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.)

Um belo dia, passando Jesus por Cafarnaum, chegou-se junto dele um centurião romano pedindo que curasse o seu servo que estava paralítico e violentamente atormentado e Jesus lhe disse que iria e lhe daria saúde, porem o centurião lhe respondeu: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar, pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.

O centurião romano demonstrou duas grandes virtudes: humildade e fé. Humilde ao reconhecer que era um pecador e indigno de receber Jesus em sua casa, más o que realmente tocou o coração de Jesus foi a sua , quando acreditou de coração que Jesus tinha a autoridade de Deus na terra e que apenas uma palavra d’Ele seria cumprida e a doença deixaria seu servo.

Jesus ficou maravilhado ao ouvir isto e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.

Jesus veio ao seu povo, à Israel buscando o que mesmo? A fé!!!

Vamos entender uma coisa, se Jesus declarou que nem mesmo em Israel “encontrou” tanta fé, é porque Ele estava “procurando” a fé. Se Ele declarou que encontrou e porque estava procurando.

Jesus ainda tem procurado a fé em nós, porque a fé é algo que lhe agrada muito.

Vamos refletir mais um pouco sobre isto; O que eu tenho pra oferecer à Deus?

O que dará o homem em troca de sua alma?

Poderia eu comprar com as boas obras das minhas mãos o direito da vida eterna?

O que eu tenho a oferecer à Deus para deixá-lo feliz?

O que eu poderia oferecer à Deus que Ele já não tivesse? Todas as coisas são d’Ele e para Ele.

Más existem sim algumas coisas que eu posso oferecer à Deus, que o deixaria muito feliz: A minha fé incondicional, o louvor da minha boca, o amor e a caridade aos pequeninos deste mundo, o perdão aos que me fazem o mal, a justiça para com os homens, e o mais importante: O amor a Deus!

Tudo começa pela fé em Jesus até chegar à plenitude que é o verdadeiro amor a Deus!

Se por conhecermos e amarmos a Deus de verdade e por gratidão a tudo que Jesus fez por nós, desejarmos verdadeiramente servi-lo, ai vem uma pergunta: o que podemos fazer?

Apresentemos os nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; dediquemos-nos completamente a Ele, deixemos o Espírito Santo nos guiar em tudo.

Desviemos-nos sempre do mal, estejamos sempre na presença do Senhor com humildade, coloquemos-nos aos pés do Senhor, peçamos a Ele que nos torne pessoas cada vez melhores, pessoas as quais Deus possa sondar os corações e encontrar em amor, que Deus possa sondar as nossas mais intima intenções e encontrar a caridade, as boas intenções e o amor fraternal, sem interesses terrenos, mundanos e carnais.

Que os nossos desejos mais íntimos sejam de nos doar e de nos renunciar a nós mesmos em benefício do nosso próximo (altruísmo), praticando sempre as boas obras de caridade, pois o nosso corpo verdadeiramente é templo do Espírito Santo, nossa união (congregação) forma a igreja que é o corpo de Cristo cuja cabeça é Jesus e a verdadeira religião é praticar a caridade e nos guardar da corrupção do mundo.

Acredite, Deus quer exatamente isto de nós, essa é a plenitude da fé e do amor, pois está escrito: (Marcos 10: 44 E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.)

Se quisermos ser discípulos (seguidores) de Jesus entendamos isto: (João 8: 31 Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; 32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.)

Quem comete pecado é servo do pecado: (João 8: 34 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.)

O servo não fica sempre com o Pai: (João 8: 35 Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre.)

Só Jesus pode nos libertar do pecado: (João 8: 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.)

A medida que vamos nos tornando seguidores (discípulos) de Jesus, percebemos que muitos valores que antes eram importantes para nós, na verdade são banais, são coisas deste mundo e este mundo vai passar. A nossa personalidade vai mudando dia a dia e os nossos valores terrenos vão sendo substituídos por valores celestiais vindos do Espírito Santo que agora habita em nós.

Quem é deste mundo, busca as coisas deste mundo, porem quem é nascido do Espírito foi feito filho de Deus e os filhos buscam as coisas do Pai, as quais são muito melhores do que as coisas deste mundo.

Por sermos filhos de Deus somos também herdeiros e co-herdeiros juntamente com Cristo e já não buscamos o que é deste mundo, porque este mundo jaz do maligno. Agora porem, buscamos o que é do nosso mundo, pois tudo que o Pai tem o filho também tem e se somos filhos, somos logo herdeiros e vivemos não para este mundo, más para o vindouro o qual está preparado para nós desde a criação.

Se conhecermos a Deus como por Ele somos conhecidos, passaremos a desejar estar na sua presença o tempo todo, pois não existe coisa mais maravilhosa do que estar na presença de Deus e para descobrir isto, basta acreditar em seu Filho Jesus e deixar o Espírito Santo nos guiar.

Existem maravilhas nos aguardando, vamos passar por esta vida de 120 anos com paciência e vivermos na certeza da vida eterna e maravilhosa que Deus nos dará através de Jesus.

As coisas de Deus são simples e o seu filho quando veio ao mundo também veio com simplicidade, nasceu em Belém como estava previsto, terra do rei Davi, porem não nasceu em um palácio real, más em uma manjedoura, um cocho onde se fornece ração para animais, entrou em Jerusalém montada em um animal de carga e não em um belo cavado digno de um rei.

O reino de Jesus não é deste mundo e nem o nosso: (João 18:36 Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.)