O Amor e o Perdão

O amor e o perdão

Deus, o nosso Deus, o único Deus, o Deus de Abraão de Isaque e de Jacó, o Deus da bíblia, o Deus Pai de Jesus Cristo, o Deus que criou todas as coisas inclusive nós, é perfeito e os seus dez mandamentos, as suas leis, que foram dadas a Moisés no monte Sinai, também são perfeitas.

Os mandamentos de Deus nunca mudaram e nunca mudarão, porque eles expressam a sua personalidade, ou seja, as leis de Deus demonstram o seu caráter, que é AMOR.

Nós homens, apesar de criaturas de um Deus perfeito, herdamos de Adão o pecado, a morte e a imperfeição.

Más mesmo nós, que não somos perfeitos, através da fé em Jesus Cristo, que é perfeito; podemos seguir e obedecer a todas as leis de Deus.

Não escolhemos seguir a Jesus, antes somos escolhidos por Deus e enviados a Jesus, para sermos como Ele ressuscitados e termos a vida eterna pelo sacrifício que Ele (Jesus) fez por nós.

Quando cremos e nos entregamos à Jesus, recebemos o Espírito Santo que nós ensina todas as coisas.

O crescimento espiritual, a santificação que buscamos através da fé em Jesus, é gradual, dinâmica e duradoura.

Por Adão entrou o pecado e a morte e por Jesus a ressurreição e a vida.

Jesus veio cumprir a lei e se sacrificar para comprar nossa liberdade, pois éramos escravos do pecado.

Jesus veio cumprir a lei: Mateus 5: 17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.

Jesus o filho de Deus, resumiu os dez mandamentos de Deus em dois mandamentos que são: Amar a Deus sobre tudo e ao próximo como a nós mesmos: Mateus 22: 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Vamos ver quais são os dez mandamentos de Deus:

Êxodo 20. 1 a 17

1 - Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.

2 - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

3 - Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

4 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

5 - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

6 - Não matarás.

7 - Não adulterarás.

8 - Não furtarás.

9 - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

10 - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

Notem que em três evangelhos, lemos da mesma forma:

Mateus 22. 37 a 40

Mateus 22: 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Marcos 12. 28 a 31

Marcos 12: 28 Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? 29 E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único Senhor. 30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. 31 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

Lucas 10. 27

Lucas 10: 27 E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.

O apóstolo Paulo, que foi chamado por Jesus e enviado a pregar o Evangelho a nós, os não judeus, resumiu estes dois mandamentos em um só: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

Romanos 13. 8 a 10

Romanos 13: 8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. 9 Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

Eu concordo com Paulo, porque quem ama ao próximo, com certeza ama a Deus, pois é impossível amar se não estivermos com Deus, porque Deus é a fonte do amor.

Deus é AMOR e MISERICÓRDIA, vamos ver alguns exemplos disto na bíblia:

Quando os discípulos de Jesus foram acusados de estarem pecando por colher e comer espigas em um dia de sábado, Jesus ensinou isto: Mateus 12: 7 Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.

Outra vez, Jesus foi acusado de pecado por estar comendo com pecadores e Ele respondeu o seguinte: Mateus 9: 13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

Deus através do profeta Oséias, muito antes de Jesus vir, já nos ensinava: Oséias 6: 6 Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.

Deus não quer sacrifícios, o que Ele quer de nós é o amor uns pelos outros, pois quem ama ao próximo, não pratica a injustiça, antes amam a benignidade e são humildes: Miquéias 6: 6 Com que me apresentarei ao SENHOR, e me inclinarei diante do Deus altíssimo? Apresentar-me-ei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano? 7 Agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma? 8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?

Para entendermos o amor de Deus por nós, vamos ler: João 3: 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Portanto Deus teve AMOR e MISERICÓRDIA de nós, porque estávamos totalmente na miséria, afastados da glória de Deus pelo pecado original, o pecado cometido por Adão.

Misericórdia significa compadecer-se da miséria alheia, ou ter compaixão da desgraça do outro.

Deus teve misericórdia de nós e Ele quer que tenhamos também misericórdia uns dos outros. Este é o grande mandamento de Deus.

Jesus nos falou isto: João 15: 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

Jesus nos amou tanto que deu sua vida por amor à nós e nos manda isto: João 15: 17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.

Quem ama perdoa, por isto Deus nos perdoa de todos os nossos pecados, quando nos arrependemos e nos entregamos a Jesus Cristo.

Pedro falou do perdão através de Cristo: Atos 10: 43 A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome. E também: Atos 2: 38 E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;

João também falou: I João 2: 12 Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados. E também: I João 1: 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

O próprio Jesus nos diz que todos os nossos pecados serão perdoados, só não a blasfêmia contra o Espírito Santo: Marcos 3: 28 Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda a sorte de blasfêmias, com que blasfemarem; 29 Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo

Jesus nos ensina que Ele é a porta para a salvação e o nosso bom pastor que dá a vida por nós: João 10: 9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. 10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. 11 Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

Um dia Pedro perguntou a Jesus quantas vezes nós deveríamos perdoar quem nos faz o mal e Jesus lhe respondeu assim: Mateus 18: 21 Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? 22 Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.

Jesus estava nos ensinando a perdoar porque Deus nos perdoou de todos os nossos pecados e nós temos a obrigação de perdoar sempre, pois quem ama perdoa e quem não ama não perdoa e quem não tem amor e misericórdia, não está com Deus.

Jesus nos contou uma história para ilustrar o quanto Deus nos amou e nos perdoou e que nós temos a obrigação de amar e perdoar o nosso próximo: Mateus 18: 23 Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; 24 E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; 25 E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.

Esta era a lei da época, má note o que aconteceu:

Mateus 18: 26 Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.

O homem pedia misericórdia e queria um prazo pra pagar.

Mateus 18: 27 Então o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.

Deus é assim, Ele tem muito amor e muita compaixão (misericórdia) quando nos arrependemos de coração. Note que Ele não deu prazo para que pagássemos a divida, Ele perdoou toda a divida e era uma divida enorme.

Mateus 18: 28 Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves.

Que injustiça! Note que aquele que foi perdoado de uma divida enorme não perdoou seu irmão de uma pequena divida. Vamos refletir sobre isto, Deus nos perdoou de nossos pecados, de todos ele e nós, que fomos perdoados de tão grande divida, temos que perdoar também, do contrario não estaremos sendo justos e não seremos perdoados.

Mateus 18: 29 Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. 30 Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.

Apesar do pedido de clemência, aquele que foi perdoado de uma grande divida, não perdoou uma pequena divida. Percebemos claramente a falta de gratidão, amor e misericórdia.

Mateus 18: 31 Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara. 32 Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. 33 Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?

Deus nos perdoou todos os nossos pecados quando enviou seu Filho Jesus para morrer por nós e se nós não perdoarmos quem hoje nos faz o mal, estaremos sendo injustos e o grande mandamento de Deus é AMOR e MISERICÓRDIA.

Mateus 18: 34 E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. 35 Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.

Portando nós temos a obrigação de amar e perdoar, como Deus antes nos amou e perdoou.

Como conseguirmos isto?

Alguns tem facilidade em amar e perdoar, outros não.

Deus nos ensina que tudo que necessitamos, devemos pedir a Ele, pois Ele nos ama e não nos nega nada, principalmente o dom de amar e perdoar.

Jesus declarou isto: Mateus 7: 7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. 8 Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. 9 E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? 10 E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?

Não vamos pedir o que nos faz mal, más pesamos antes o dom de amar e perdoar, pois desse dom, temos a necessidade.

Posso viver com falta de algumas coisas, más se vivo confiante de que serei perdoado e salvo, vivo feliz, pois o reino que Deus preparou para nós, onde Jesus será nosso Rei, é um reino maravilhoso, é um reino de AMOR. Portando se gostamos de fazer o bem: Amar, perdoar, ser amado e ser perdoado, alegremo-nos pois este reino está perto.

Vamos seguir o conselho do Apóstolo Paulo: Efésios 4: 32 Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Efésios 5: 1 Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; 2 E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.

Um outro exemplo do perdão de Deus por nós e da gratidão que sentimos é este: Lucas 7: 36 E rogou-lhe um dos fariseus que comesse com ele; e, entrando em casa do fariseu, assentou-se à mesa. 37 E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; 38 E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o ungüento. 39 Quando isto viu o fariseu que o tinha convidado, falava consigo, dizendo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora.

Jesus podia ler os pensamentos das pessoas e sabia exatamente o que o fariseu estava pensando.

Lucas 7: 40 E respondendo, Jesus disse-lhe: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. E ele disse: Dize-a, Mestre. 41 Um certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos dinheiros, e outro cinqüenta. 42 E, não tendo eles com que pagar, perdoou-lhes a ambos. Dize, pois, qual deles o amará mais? 43 E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E ele lhe disse: Julgaste bem.

Jesus perdoou aquela mulher que tinha muito mais pecados do que Simão, por isto ela estava muito mais agradecida a Jesus do que Simão que tinha menos pecados.

Lucas 7: 44 E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e mos enxugou com os seus cabelos. 45 Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. 46 Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com ungüento. 47 Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama. 48 E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados. 49 E os que estavam à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este, que até perdoa pecados? 50 E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.

Jesus é maravilhoso! Quando achamos sermos dignos, estamos apenas começando a entender o quanto somos pecadores e portando carentes do perdão de Deus.

Quando nos convertemos, encontramos paz com Deus, estamos na verdade, apenas iniciando uma vida cristã que vai avançando cada vez mais até chegar à maturidade que lemos em Hebreus 6: 1 “prosseguindo até a perfeição”

Paulo declara que a vontade de Deus é a nossa santificação (I Tessalonicenses 4: 3)

Jesus orou pelos discípulos assim: (João 17: 17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.)

Apesar de desejarmos muito e nos esforçarmos, a santificação só é possível através do Espírito Santo (Romanos 15: 16)

Jesus nos falou que seriamos guiados pelo Espírito Santo: (João 16: 13 Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. )

Aquele que experimenta a santificação, ou seja, quem está um pouco mais evoluído espiritualmente em Cristo, se torna mais humilde, porque descobre a sua insignificância perante a perfeição de Deus.

Aqueles que estão em Jesus e guardam as suas palavras, nunca terão exaltação própria ou orgulhosa pretensão quanto a estarem livres do pecado, porque por mais livres que estejam ainda sabem que seu pecado causou a agonia e a necessidade da morte de Jesus. Quem está verdadeiramente evoluído, sabe que partiu o coração do filho de Deus, e esse pensamento os leva a humildade.

Quanto mais próximo de Jesus, mais percebemos nossa fragilidade para o pecado e nossa dependência de Cristo.

O ser humano é pecaminoso e sua única esperança está nos méritos do Salvador.

Quem anda na verdade de Cristo, não se exalta, pois sabe da sua fraqueza e dependência de Cristo.

Jesus nos ensinou o verdadeiro amor, o qual Ele mesmo viveu assim: (Mateus 5: 39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; 40 E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; 41 E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. 42 Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. 43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 45 Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.)

Tudo isto Jesus nós ensinou porque isto é AMOR!

Tudo isto Jesus fez, porque Deus é AMOR e Jesus também é AMOR!

Se o homem pudesse entender como é difícil o simples fato de existir, não condenaria os inocentes e se o homem pudesse amar como Deus ama, não o acusaria por justificar aqueles que Ele ama, porque:

- João 8: 12 Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.

- João 11: 25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; 26 E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?