Quem é Jesus

QUEM É JESUS PRA VOCÊ?

Alguns acreditam que Jesus foi um grande mestre, um espírito evoluído como outros grandes homens.

Pra mim Jesus é Deus, que olhou o mundo lá de cima e teve piedade, se compadeceu e veio ajudar. (João 1: 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. 4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5 E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.) (João 1: 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;)

Deus veio viver como homem, Jesus é o Verbo de Deus, a palavra e também Filho: (João 1: 14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.)

Jesus é também o Filho de Deus por quem o mundo foi feito e herdeiro de tudo: (Hebreus 1: 1 Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, 2 A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.)

Jesus é também a imagem de Deus, Ele nos purificou dos nossos pecados e está à direita de Deus, onde é nosso Supremo Sacerdote eterno: (Hebreus 1: 3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;)

Jesus veio como homem, humilde e aparentemente fraco, porem quem Ele é de verdade? (Apocalipse 1:8 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.)

Ele vai voltar e ai o veremos como Ele realmente é: (Apocalipse 1: 7 Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.)

Más não temam, pois Ele virá para nos fazer reis e sacerdotes, lavados no seu sangue: (Apocalipse 1:5 E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, 6 E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.)

Como está escrito em (Isaías 49: 23 E os reis serão os teus aios, e as suas rainhas as tuas amas; diante de ti se inclinarão com o rosto em terra, e lamberão o pó dos teus pés; e saberás que eu sou o SENHOR, que os que confiam em mim não serão confundidos.), Portanto, nós que cremos n’Ele não somos confundidos: (Romanos 10: 11 Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.) Pelo Espírito Santo sabemos que Jesus é Deus, e também o Filho de Deus e também o Verbo de Deus porque o próprio Espírito Santo nos diz isto: (João 14: 26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.)

O próprio Jesus declarou: (João 8: 58 Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.) Ao anunciar Sua identidade como “Eu sou”, Jesus fez uma aplicação direta do nome de Deus no Velho Testamento (Êxodo 3: 13 Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me disserem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? 14 E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. 15 E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é meu nome eternamente, e este é meu memorial de geração em geração.)

O que nós sabemos é pelo que está escrito na Bíblia, na qual acreditamos e principalmente pelo que o Espírito Santo nos diz “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito”. Porem quem realmente viveu com Jesus como é o caso de João e também Pedro, estes podem afirmar com mais propriedade que Jesus é Deus, e eles testificam isto:

- O Apóstolo João afirma que: “... E o verbo era Deus” (João 1: 1)

- O Apóstolo Pedro diz o mesmo: “...nosso Deus e Salvador Jesus Cristo” (II Pedro 1:1).

- O Apóstolo Paulo, ao qual Jesus se manifestou após ressuscitado também O descreve como: “...grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo” (Tito 2:13).

Por que se faz tão importante a questão sobre a identidade verdadeira de Jesus? Por que importa se Jesus é ou não Deus? O motivo mais importante para que Jesus seja Deus é que se Ele não é Deus, Sua morte não teria sido suficiente para pagar a pena pelos pecados do mundo inteiro (I João 2: 2 E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.) Somente Deus poderia pagar tamanho preço (Romanos 5: 8 Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.); (II Coríntios 5: 21 Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.) Jesus tinha que ser Deus para que pudesse pagar nossa dívida. Jesus tinha que ser homem para que pudesse morrer. A Salvação está disponível somente através da fé em Jesus Cristo! A natureza divina de Jesus é o motivo pelo qual Ele é o único caminho para salvação. A divindade de Jesus é o porquê de ter proclamado: (João 14: 6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.).

Outros dois grande motivos para acreditarmos que Ele é Deus são:

1- Estava escrito d’Ele através dos profetas, que Ele viria, a mais de setecentos anos antes d’Ele vir e tudo se cumpriu como estava escrito. Previsão: (Isaías 9: 6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.) Cumprimento: (Mateus 1: 23 Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.)

2- Se a Bíblia não fosse divinamente inspirada, não subsistiria até hoje intacta (II Timóteo 3: 16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;)

O fato é que Maria mãe de Jesus era virgem e foi concebida pelo Espírito Santo de Deus. Jesus já existia antes da criação do mundo porque Ele é o Alfa e o Omega (Apocalipse 1:8) e todos os joelhos se dobrarão perante Ele! Antigo Testamento: (Isaías 45: 23 Por mim mesmo tenho jurado, já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás; que diante de mim se dobrará todo o joelho, e por mim jurará toda a língua.) Novo testamento: (Romanos 14: 11 Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus.)

Muitos não acreditam porque estão cheios da sabedoria humana e necessitam se esvaziar de si mesmos para aprender a verdade, pois esta é simples e foi dada aos mais humildes: (Mateus 11: 25 Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. 26 Sim, ó Pai, porque assim te aprouve.)

Se até hoje muitos não acreditam, imaginem com foi no tempo em que Jesus esteve aqui, vivendo como homem, os sábios gregos achavam isto uma loucura e os Judeus consideravam um escândalo: (I Coríntios 1: 23 Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.)

Para convencer os Judeus de que Ele era o Messias, o Filho de Deus enviado ao mundo para salvá-lo, Jesus fez muitos milagres, más o grande milagre que mais converteu judeus foi a ressurreição de Lazaro, o qual Jesus deixou de ir cura-lo, permitindo assim que ele morresse e após quatro dias já morto o ressuscitou: (João 11: 17 Chegando, pois, Jesus, achou que já havia quatro dias que estava na sepultura. 18 ( Ora Betânia distava de Jerusalém quase quinze estádios. ) 19 E muitos dos judeus tinham ido consolar a Marta e a Maria, acerca de seu irmão. 20 Ouvindo, pois, Marta que Jesus vinha, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou assentada em casa. 21 Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. 22 Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá. 23 Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. 24 Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia. 25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; 26 E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? 27 Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo. 28 E, dito isto, partiu, e chamou em segredo a Maria, sua irmã, dizendo: O Mestre está cá, e chama-te. 29 Ela, ouvindo isto, levantou-se logo, e foi ter com ele. 30 ( Ainda Jesus não tinha chegado à aldeia, mas estava no lugar onde Marta o encontrara. ) 31 Vendo, pois, os judeus, que estavam com ela em casa e a consolavam, que Maria apressadamente se levantara e saíra, seguiram-na, dizendo: Vai ao sepulcro para chorar ali. 32 Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. 33 Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se. 34 E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê. 35 Jesus chorou. 36 Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava. 37 E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse? 38 Jesus, pois, movendo-se outra vez muito em si mesmo, veio ao sepulcro; e era uma caverna, e tinha uma pedra posta sobre ela. 39 Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: SENHOR, já cheira mal, porque é já de quatro dias. 40 Disse-lhe Jesus: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? 41 Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. 42 Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste. 43 E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. 44 E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir. 45 Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele.)

Espero que todos quantos lerem isso, creiam em Jesus para serem salvos, pois está escrito: (João 6: 37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. 38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39 E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia.)

Portanto se você crê, alegre-se, pois Ele disse “o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora”. E quem prometeu é poderoso e fiel para cumprir o que prometeu, e o que Jesus prometeu foi: (João 6: 47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.)