Mandamentos de Jesus

MANDAMENTOS DE JESUS

A maioria dos problemas que enfrentamos no nosso dia a dia, são provações, permitidas por Deus para o nosso crescimento espiritual.

Deus sabe de antemão, que nós o buscaremos nos momentos difíceis e é exatamente isto que Ele quer, para o nosso bem, para a nossa salvação.

Deus nos conhecia e nos escolheu antes mesmo de nascermos, pois Ele já sabia como seriam nossas vidas, Ele consegue vislumbrar todas as coisas, por isto Ele nos escolheu e nos enviou à Jesus antes mesmos de nascermos.

Somos filhos de Deus e quando necessitamos de algo, buscamos n’Ele.

Mas não devemos buscá-lo apenas nas dificuldades, muito pelo contrário, devemos buscá-lo primeiro, para obtermos o mais importante, que é a vida eterna que só Jesus pode nos dar.

João 6: 25 E, achando-o no outro lado do mar, disseram-lhe: Rabi, quando chegaste aqui? 26 Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. 27 Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.

Jesus tinha feito um grande milagre entre o povo, Ele tinha multiplicado os pães e alimentado quase cinco mil homens, fora as mulheres e crianças com apenas cinco pães e dois peixes.

Más as pessoas o buscavam não pela salvação que só Ele, Jesus, pode nos dar, mas porque comeram do pão e se saciaram.

Então Jesus lhes disse: Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.

Jesus estava nos ensinando a buscar primeiro o reino de Deus e depois as coisas deste mundo:

- Mateus 6: 33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Verdadeiramente quando amamos mais a Deus do que a este mundo, quando o colocamos em primeiro lugar em nossas vidas, tudo aqui se torna mais fácil.

Deus pode e quer nos dar tudo, e tudo é d’Ele. Porem Ele só não dá o que nos atrapalha o crescimento espiritual, aquilo que Ele sabe que nos fará mal.

Quando cremos em Jesus e buscamos n’Ele a vida eterna, nós perguntamos: Como executar a obra de Deus? Jesus nos responde isto.

- João 6: 28 Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? 29 Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.

Quando acreditamos que Jesus é o filho de Deus, enviado para nos salvar, estamos executando a obra de Deus e a caminho da salvação, porque o próprio Jesus nos declarou que ninguém vai até Ele se o Pai não enviar, e que todos que vão a Ele, a Jesus, Ele não perderá nem um, más os dará a vida eterna.

- João 6: 37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. 38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39 E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. 40 Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

Os judeus não acreditavam e muitos até hoje não acreditam que Jesus é o filho de Deus que desceu do céu e que estava no céu com Deus, desde a criação do mundo.

Muitas vezes eu me pergunto, porque tem pessoas que não acreditam em Jesus, pois para mim, perece ser tão fácil acreditar.

Más na verdade só iram acreditar em Jesus, os que Deus antes escolheu e enviou a Ele.

Não creio que seja predestinação, eu acredito que Deus já sabia mesmo antes de nascermos, quem e como seriamos.

- Romanos 9: 10 E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai; 11 Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal ( para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama ), 12 Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor. 13 Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.

Jacó e Esaú que eram gêmeos, porem Esaú nasceu primeiro, sendo como primogênito o herdeiro da benção de Isaque seu pai.

Porem Deus conhecia os dois antes mesmo de nascerem e escolheu Jacó.

Deus estava correto, pois Esaú foi leviano e trocou a benção por um prato de mingau.

Podemos ver claramente que Deus nos conhece antes mesmo de nascermos e escolhe aqueles que Ele mais se agrada.

Jesus explicou que ninguém pode acreditar n’Ele e ser salvo se Deus não o enviar.

- João 6: 44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

É maravilhoso para nós que acreditamos e esperamos a salvação pela fé em Jesus, saber que fomos escolhidos pelo próprio Deus e enviados a crer em Jesus para sermos salvos, Paulo entendeu isto e explicou direitinho, veja só:

- Romanos 8: 28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. 31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Se Deus nos conhecia e nos escolheu, não foi para a perdição, más para a salvação, portanto, tenhamos a certeza de que todas as coisas vão contribuir para isto, pois é vontade de Deus.

É realmente maravilhoso saber isto: Deus nos escolheu para que acreditássemos e confiássemos em Jesus como nosso Senhor e Salvador, para que tenhamos a vida eterna.

Se o próprio Deus quer nos salvar, quem poderá impedir isto? Romanos8: 31 Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Portanto alegremos-nos muito e demos glórias a Deus por este amor que Ele tem por nós e busquemos cumprir os seus mandamentos.

Deus nos escolheu porque nos ama e sabe que o amaríamos quando o conhecêssemos, hoje o amamos e quem ama a Deus, ama também as suas leis, pois elas são a personalidade de Deus.

Como amar a Deus e odiar suas leis?

Más quais são os mandamentos de Deus?

Na verdade eles estão escritos em nossas mentes e corações:

- Jeremias 31: 33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 34 E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.

-Hebreus 10: 16 Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta: 17 E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades.

Quando somos escolhidos por Deus e enviados a Jesus, recebemos o Espírito Santo de Deus que passa a habitar em nós, nos ensinando todas as coisas.

Mesmo sabendo no meu intimo, eu procurei e pesquisar na bíblia, buscando antes o discernimento do Espírito Santo e Jesus me ensinou o seguinte: Os mandamentos de Deus, que estão em Êxodos 20, foram resumidos em apenas dois, por Jesus em:

- Mateus 22: 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Jesus também declarou o seguinte:

- João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

- João 15: 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

- João 15: 17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.

Jesus nos manda AMAR uns aos outros porque no AMOR, resume todos os dez mandamentos de Deus.

Mais uma vês, Paulo entendeu perfeitamente o que Jesus nos ensinou e explicou direitinho:

- Romanos 13: 8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. 9 Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. 11 E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. 12 A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz.

Nós nunca vamos conseguir pagar o amor que Deus teve por nós ao nos enviar seu filho único Jesus, para morrer por nós, para levar sobre si os nossos pecados e as nossas enfermidades.

Se crendo temos a salvação, já estamos salvos, porque cremos em Jesus.

Se já estamos salvos, logo aguardamos ansiosamente a volta do nosso senhor Jesus Cristo, o qual vai nos levar para o seu reino.

Se somos do seu reino, já não somos deste mundo, más vivemos na esperança do reino de Deus onde não há trevas, portanto não andemos nas trevas, más na luz, fazendo o bem ao próximo e amando ao próximo como Jesus nos amou e deu sua vida por nós.

- I João 5: 18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. 19 Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.

Como são as pessoas deste mundo e como são os do reino de Deus?

Jesus nos ensinou que neste mundo o maior é quem domina sobre os outros, más no reino de Deus é diferente, no reino de Deus, o maior é aquele que se faz menor por amor:

- Lucas 22: 24 E houve também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior. 25 E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores. 26 Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve.

Jesus, com a sua própria vida, nos deu o exemplo de como devemos ser.

Ele não veio para ser servido, más para servir e dar a sua vida por nós e é isto que devemos procurar fazer pelos nossos irmãos:

- Mateus 20: 28 Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.

Jesus nos deixou um exemplo claro de humildade, Ele sendo Deus, lavou os pés dos apóstolos para deixar o exemplo para todos nós, de que o maior seja o menor e isto, por amor, não buscando o galardão, más por verdadeiro amor como Ele teve por nós:

- João 13: 12 Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? 13 Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. 14 Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. 15 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. 16 Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. 17 Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.

Posso concluir que tudo se resume do AMOR!

Apesar de parecer muito fácil, o homem de si mesmo não tem nada, antes tudo vem de Deus, a fé, o amor, o perdão e a misericórdia, tudo vem d’Ele, são todos dons, e dons são dados e dados por Deus.

Mas Ele não nega esses dons a ninguém que os busque.

Portanto peçamos a Deus esses dons, através de Jesus, pois vivemos em um corpo que tende para as coisas deste mundo, que é o pecado; temos também com os animais uma alma que faz a ligação, a comunicação entre o nosso corpo e nosso espírito; e temos um espírito que é o sopro Divino que tem vontade de fazer as obras de Deus, más que só as consegue por em prática, estando em perfeita sintonia com o Espírito Santo de Deus o qual só recebemos através da fé em Jesus, do sacrifício feito por Ele.

- João 14: 23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. 24 Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou. 25 Tenho-vos dito isto, estando convosco. 26 Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.