EM POUCAS PALAVRA PAULO FALOU TUDO

EM POUCAS PALAVRA PAULO FALOU TUDO

No que vamos meditar: Deus é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos; Segundo o poder que em nós opera Ele que antes nos conheceu também nos predestinou para seremos conformes à imagem de seu Filho Jesus, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos, ou seja: Deus nos predestinou, nos chamou, nos justificou e nos glorificou e isto não é mérito nosso é de graça, porque pela graça somos salvos, por meio da fé; e isto não vem de nós, é dom de Deus; Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Portanto pratiquemos as boas obras, andemos na luz como Ele está na luz para termos comunhão uns com os outros e o sangue de Jesus nos purifique de todos os nossos pecados e Tendo nós agora sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo. Ref.: (Efésios 3: 20), (Romanos 8: 29 e 30), (Efésios 2: 8 a 10), (I João 1: 7) e (Romanos 5: 1)

I Timóteo 1: 17 Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém. Comentário: Só Existe um Deus único e verdadeiro, sempiterno, o Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra. Ele não habita em templos feitos por mãos de homens e nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas. (Atos 17)

I Timóteo 1: 18 Este mandamento te dou, meu filho Timóteo, que, segundo as profecias que houve acerca de ti, milites por elas boa milícia; 19 Conservando a fé, e a boa consciência, a qual alguns, rejeitando, fizeram naufrágio na fé. 20 E entre esses foram Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar. Comentário: Paulo que foi feito Apóstolo pelo próprio Jesus Cristo já morto e ressuscitado na estrada para Damasco, estava aqui ensinando a Timóteo, o seu filho na fé o qual foi feito pregador segundo as profecias e Paulo o orientava a militar a boa milícia, ou seja: Combater o bom combate, lutar não contra os homens, mas contra satanás, combater não o ser humano, pois estes, Deus quer salvar a todos, mas combater as potestades do mal, porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais, e para se combater a estes temos que guardar a fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Portanto nunca percamos a nossa fé, pois ela é a única coisa que temos e até mesmo ela não é de nós, mas também um dom vindo de Deus: Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Por isto o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.

I Timóteo 2: 1 ADMOESTO-TE, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; 2 Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; 3 Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador: Comentário: Aqui Paulo está ensinando a orar, suplicar a Deus em oração a favor de todos os homens, não esta escrito a favor de alguns homens, não, está escrito “por todos os homens”, e notem que Paulo falou “Antes de tudo”, ou seja: Em primeiro lugar, ou em outras palavras: A primeira coisa que devemos fazer é orar e suplicar a Deus a favor de todos os homens, intercedendo por todos eles junto a Deus, pois isto agrada a Deus, e claro andando na luz, sendo piedosos e honestos.

I Timóteo 2: 4 Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. 5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. 6 O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo. Comentário: Esta escrito aqui que Deus quer que não apenas alguns homens sejam salvos, mas todos os homens se salvem e conheçam a verdade e qual é esta verdade? “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Jesus é a verdade e também o único Mediador entre nós e Deus; Em outras palavras não podemos chegar a Deus e conseqüentemente à salvação se não for através de Jesus Cristo o qual deu a vida em resgate ou redenção por todos nós; E notem que não está escrito a alguns, não, está escrito “em preço de redenção por todos”, por isto Jesus afirma em: “João 6: 47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.” Isto porque Ele deu a sua vida para que fossemos libertados da escravidão e da morte. Fomos comprados com o seu sangue: “Apocalipse 5: 9 ...Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; 10 E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.”

I Timóteo 2: 7 Para o que ( digo a verdade em Cristo, não minto ) fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na fé e na verdade. Comentário: Nós não somos judeus e não éramos povo de Deus, fomos enxertados na videira verdadeira que é Jesus Cristo, ou seja: Jesus veio para os judeus descendentes de Abraão ao qual Deus havia feito uma promessa e por estes não aceitarem à Jesus, nós os gentios fomos enxertados nesta videira verdadeira e Paulo que antes perseguia os cristão, foi convertido pelo próprio Jesus na estrada para Damasco e feito Apóstolo nosso “constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios na fé”. Este Paulo que foi feito Apóstolo à nós os gentios pelo próprio Jesus Cristo, nos alerta a não nos ensoberbecermos, porque estamos em pé pela fé em Jesus e não por nossos próprios méritos: “Romanos 11: 20 Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme”. Nós os gentios, que não buscávamos a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé, e os judeus que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça, Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço que é Jesus (Romanos 9: 30 a 32). Deus quer salvar a todos e por isto encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia, porque Ele não volta atrás nas suas promessas e olha só que profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus: “Romanos 11: 30 Porque assim como vós também antigamente fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles, 31 Assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada”. Nós os gentios que não éramos povo de Deus, pela sua graça, ou seja: Pela fé em Jesus Cristo alcançamos misericórdia e esta misericórdia que a nós foi concedida, propositalmente abriu um precedeste para que Deus também usasse da mesma misericórdia para com os judeus e dessa forma Ele encerrou a todos debaixo da desobediência para usar de misericórdia de graça para com todos nós, tantos judeus como gentios.

Conclusão: Somos salvos pela fé e isto não é comprado, é de graça. Andemos, pois na luz e pratiquemos as boas obras de justiça e tenhamos paz com Deus, pois a salvação está garantida pelo sangue de Jesus!