Aprendendo a amar e conhecendo a Deus 25/12/2012

APRENDENDO A AMAR 25/12/2012

Leia a Bíblica - Click aqui

https://sites.google.com/site/jesus2336987/

http://naocoloquemostropeco.blogspot.com.br/

Estamos neste mundo para aprendermos a amar e sermos benigno como Deus é benigno: Mateus 5: 48 Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

Para escolhermos a benignidade, temos que conhecer o bem e o mal, a benignidade e também a malignidade, ai sim poderemos escolher uma delas. Portanto, vamos buscar conhecer quem é Deus e como Ele é benigno e quem é o inimigo e como ele é maligno.

Deus é sempiterno, Ele sempre existiu!

Apesar de não conseguirmos entender isto, porque somos pequenos demais, Ele não tem começo e nem fim e fora d’Ele não existe outro Deus:

- Isaías 43: 10 ... antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.

- Isaías 45: 5 Eu sou o SENHOR, e não há outro; fora de mim não há Deus.

Foi Ele quem criou todas as coisas: Atos 17: 24 O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; 25 Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; 26 E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; 27 Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; 28 Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.

Até mesmo o mal foi Deus quem criou! E infelizmente o mal é necessário para que conhecêssemos por nós mesmos que a malignidade é ruim e leva a destruição e a benignidade é boa e leva à vida: Isaías 45: 7 Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas.

Deus quer que nós busquemos conhecê-lo, para conhecermos que Ele é benigno e Ele quer que nós também sejamos benignos e que pratiquemos o amor e a misericórdia, pois isto é bom para nós mesmos: Oséias 6: 6 Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.

Ninguém conhece à Deus senão Jesus Cristo, o seu Filho unigênito que estava com Ele na criação do mundo:

- João 1: 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

- João 3: 13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.

Ninguém escolhe crer em Jesus Cristo para a salvação, é o próprio Deus quem nos escolhe e nos envia ao Cristo: João 6: 44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.

E da mesma forma, é somente Jesus que desceu do céu, pode nos revelar quem é Deus: Lucas 10: 22 Tudo por meu Pai me foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Ou seja: O pouco que nós homens conhecemos de Deus é aquilo que Ele mesmo se deixou conhecer, pela boca dos santos profetas que escreveram a Bíblia estando eles inspirados pelo Espírito Santo de Deus e também por Jesus Cristo o Filho único de Deus.

É como Paulo nos revelou na Bíblia; ele nos diz que ainda conhecemos em parte, porque ainda vemos por espelho e em enigmas, mas quando vier o que é perfeito conheceremos como somos conhecidos (Coríntios 13: 10 ao 12)

Porque este mesmo Jesus que veio viver como homem e se fez servo de todos e por fim deu a vida por nós, voltará para julgar o mundo: João 5: 26 Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo; 27 E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem. E quando Ele voltar, Ele vai separar os bons dos ruins, os bodes das ovelhas, pois o reino de Deus é como uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a qualidade de peixes e estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos os bons; os ruins, porém, lançam fora (Mateus 13: 47 e 48). E os bons são aqueles que fizeram o bem com amor aos pequeninos: Mateus 25: 40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

VAMOS CONHECER UM POUCO SOBRE A MALIGNIDADE

Pelo pouquinho que nós seres humanos podemos conhecer de Deus, entendamos que o demônio que também é chamado de satanás que significa “inimigo”, como tudo o mais foi também criado por Deus; ele era um anjo de luz chamado lúcifer que se rebelou contra Deus e foi afastado de Deus juntamente com uma legião de anjos caídos que por serem afastados da presença de Deus que é a fonte da benignidade, se tornaram malignos ao extremo.

Isto é o que acontece com todos que se afastam de Deus, nós também estávamos afastados pelo pecado de Adão e Jesus veio para nos reconciliar, nos religar a Deus.

Isto é o que entendemos: Que o orgulho levou Lúcifer a se rebelar contra Deus, conforme lemos em: (Isaías 14: 12 ao 14) e (Ezequiel 28: 12 ao 15), e que o pecado de Adão havia também nos afastado de Deus, porem para nós ainda há uma chance: Crermos em Jesus Cristo, recebermos o Espírito Santo de Deus, nos tornarmos participantes da natureza divida e assim nos tornarmos benignos: Mateus 5: 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. Porque Deus é benigno e satanás é maligno, e como Jesus nos declarou em João 10: 10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.

Jesus declarou mais sobre o inimigo: João 8: 44 ...Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.

Como Deus criou todas as coisas, Ele tem domínio sobre tudo inclusive cobre o maligno.

Antes de Jesus, ninguém expulsava demônios, porem, quando Jesus veio viver como homem para nos salvar, como estava escrito pelos profetas, tudo se cumpriu. Portanto Jesus é o cumprimento de todas as profecias e conforme o profeta Isaías havia profetizado, Jesus veio para: Lucas 4: 18 O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração, 19 A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do SENHOR.

Antes de Jesus, ninguém expulsava demônios, porque Ele é o cumprimento de toda a Bíblia, Ele é a obra de Deus!

Jesus nos deu autoridade sobre os demônios: Lucas 9: 1 E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades. 2 E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos. E também: Lucas 10: 18 E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. 19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. 20 Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.

E sobre os milagres, Jesus disse o seguinte: João 14: 12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. 13 E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.

Vamos entender agora, segundo as palavras de Jesus, o que acontece quando se expulsa um demônio de uma pessoa: Mateus 12: 43 E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. 44 Então diz: Voltarei para a minha casa, de onde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. 45 Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má.

Notem o que Jesus disse no final: “Assim acontecerá também a esta geração má.” Se tem algo que temos que aprender nesta vida é sermos benignos, porque Deus é benigno e o objetivo de nossa existência é aprender a sermos também benignos.

Jesus nos disse o seguinte: Mateus 5: 48 Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. Más como assim? Perfeitos em que ponto? Será possível vivendo em corpo humano ser perfeito?

Aqui está o grande ensinamento de Jesus, Ele resumiu tudo no AMOR: João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

Amar é possível! Se estivermos cheios do Espírito Santo de Deus, conseguiremos amar de verdade, e vamos nos lembrar de que Deus nos sonda e nos conhece, diante d’Ele todas as coisas estão nus e não podemos enganá-lo, pois Ele conhece a intenção dos nossos corações.

Portanto temos que aprender a amar e amar de verdade!

Vamos gastar um tempinho lendo o maior de todos os ensinamentos do Cristo? Mateus 5: 21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. 22 Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno. 23 Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta. 25 Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele, para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. 26 Em verdade te digo que de maneira nenhuma sairás dali enquanto não pagares o último ceitil.

Notem que até aqui, tudo se resume em nos amarmos mutuamente, vamos continuar: Mateus 5: 27 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. 28 Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. 29 Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. 30 E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. 31 Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite. 32 Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério. 33 Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao SENHOR. 34 Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35 Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei; 36 Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. 37 Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.

Ainda podemos resumir tudo isto em uma palavra: AMOR! Vamos continuar: Mateus 5: 38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. 39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; 40 E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; 41 E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. 42 Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. 43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 45 Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. 46 Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? 47 E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? 48 Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

Portando, o cumprimento de todas as leis de Deus é praticar o amor verdadeiro!

É como está escrito na Bíblia: Romanos 13: 8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. 9 Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.

Nosso adversário não são os homens, não! A estes nos temos que amar! Nossa luta é contra os demônios: Efésios 6: 12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Nosso adversário é o demônio, e como Pedro nos ensinou: I Pedro 5: 8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 9 Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.

Entendam que o trabalho do maligno é nos destruir, ele anda pela terra buscando a quem fazer o mal: Jó 1: 7 Então o SENHOR disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao SENHOR, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.

E nós aprendemos na Bíblia que a maneira de vencer o mal é pelo bem, é como está escrito: Romanos 12: 21 Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

Portanto meus irmãos, nós que fomos escolhidos por Deus e enviados a Jesus, para que crendo n’Ele fossemos salvos, nos que hoje por crermos em Cristo recebemos o Espírito Santo de Deus que habita em nós, nos esforcemos para nos aperfeiçoar no AMOR, é como está escrito: Efésios 1: 4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor.

Não podemos mais praticar a maldade, nos que fomos feitos participantes da natureza Divina, não podemos mais ser como os ímpios: Isaías 26: 10 Ainda que se mostre favor ao ímpio, nem por isso aprende a justiça; até na terra da retidão ele pratica a iniqüidade, e não atenta para a majestade do SENHOR. Ou seja: Ainda que Deus tenha compaixão e se mostre bondoso para com os maus, mesmo assim eles não aprendem a fazer o que é certo: A praticar o amor e a reta justiça, a deixar a iniqüidade que significa falda de equidade, falta de igualdade, falta de justiça.

Nós que recebemos o Espírito Santo de Deus, nunca mais pratiquemos a maldade, Deus abomina a maldade.

Nós que recebemos o Espírito Santo e experimentamos como é bom andar na presença do Senhor, se voltarmos a praticar a maldade e a injustiça, será como está escrito:

Pois Está escrito: Hebreus 6: 4 Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo, 5 E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, 6 E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.

E também está escrito: Hebreus 10: 26 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, 27 Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.

E novamente lemos na Bíblia: II Pedro 2: 20 Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. 21 Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; 22 Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.

Em resumos, se eu hoje conheço o amor de Deus e mesmo o conhecendo eu escolher a maldade do mundo, não há mais esperança para mim!