Reconciliação com Deus

A RECONCILIAÇÃO COM DEUS

Deus criou o universo através do verbo que é Jesus e que estava com Deus antes da criação do mundo: (João 1: 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.)

Deus criou todas as coisas boas (perfeitas), pela desobediência lúcifer foi expulso do céu e nós expulsos do Éden: (Apocalipse 12: 7 E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; 8 Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.) E também: (Gênesis 3: 24 E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.)

Pela expulsão fomos afastados de Deus e este distanciamento d’Ele que é a fonte do amor, da luz e da glória, fez com que restasse em nós o oposto do que há em Deus: O oposto da luz são as trevas, o oposto do amor é a maldade (impiedade e iniqüidade) e o oposto da gloria é a desonra. Lúcifer se tornou satanás cheio de impiedade e iniqüidade e nós nos tornamos criaturas caídas.

Porem Jesus nos reconciliou com Deus, nos trouxe novamente a comunhão com o Criador. Hoje podemos estar novamente na presença daquele que é a fonte de tudo que é bom, pois fomos feitos novamente aceitáveis pelo sacrifício de Jesus na cruz.

Portando hoje podemos nos achegar novamente à presença de Deus com confiança: (Hebreus 4: 14 Visto que temos um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. 15 Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 16 Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.) Seu corpo foi rasgado com sendo o véu do santo dos santos que nos separava de Deus: (Hebreus 10: 20 Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,) Porque quando Jesus morreu e a nova aliança foi consumada, o véu do templo se rasgou de alto a baixo: (Marcos 15: 38 E o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo.) Para que tivéssemos acesso ao Santo dos Santos que é Deus.

Porem, quem tem dominado este mundo ainda é o inimigo (satanás), como lemos em: (I João 5: 19 Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.) E para confirmar isto, vamos ler o que Jesus declarou quando estava perante Pôncio Pilatos, prestes a ser crucificado: (João 18: 36 Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.)Jesus tinha poder aqui na terra sim, tanto que Ele expulsava os demônios e curava as enfermidades, porem Ele não veio para lutar, mas para vencer o mal pelo bem, olha o que ocorreu quando foram lhe prender para o crucificarem: (Mateus 26: 53 Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? 54 Como, pois, se cumpririam as Escrituras, que dizem que assim convém que aconteça?) Jesus sabia que seria crucificado, Ele não foi pego de surpresa em momento algum, Ele veio exatamente para isto, para dar a sua vida em resgate de muitos e nos reconciliar com Deus.

Depois do pecado original e do afastamento de Deus, a maldade entrou no mundo, os animais que inicialmente foram criados para comer erva começaram a se devorar uns aos outros e também nos homens ficamos sob o domínio do inimigo, susceptíveis a influencia do anjo caído, o enganador que veio apenas para matar roubar e destruir. O anjo caído não tem mais oportunidade de reconciliação com Deus e portando esta condenado a perdição e quer nos levar com ele.

Pela maldade em nos mesmos e também pela influencia do mal em nós, começamos a praticar a injustiça: Caim mata seu irmão Abel por inveja e a maldade se espalhou de tal forma entre os homens que Deus se arrende de ter nos criado: (Gênesis 6: 5 E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. 6 Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.) Porem Deus viu graça em Noé depois em Abraão ao qual fez uma promessa a qual se cumpriu em Jesus, o Filho de Deus, aquele que estava com Deus no princípio e que veio nos tornar novamente aceitáveis aos olhos do Criador.

Jesus veio dar a vida em resgate das nossas vidas, nos dar exemplo de como viver na presença de Deus, se tornar nosso mediador junto ao Criador e ainda nos enviou o consolador, o Espírito Sato para nos ajudar nesta vida até que Ele Jesus volte para restaurar (regenerar) todas as coisas.

Por permissão de Deus, o inimigo (satanás) ainda é o príncipe deste mundo, porem, Jesus nos deu autoridade sobre ele: (Lucas 9: 1 E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades.) Jesus fez isto por que: (Lucas 10: 18 E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. 19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.)

Talvez ainda haja certa duvida quando a Deus ter criado todas as coisas através do verbo que é Jesus, e o príncipe deste mundo ainda ser o demônio. Vamos entender melhor: Realmente Deus criou todas as coisas, portanto este mundo, este planeta e tudo mais, são d’Ele e para Ele, tudo é de Deus e para Deus. (Romanos 11: 36 Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.) Apesar de tudo ser d’Ele, Ele mesmo permitiu que este mundo fosse dominado pelo inimigo por algum tempo. O inimigo é satanás, antes um anjo de luz chamado Lúcifer que foi expulso do reino de Deus juntamente com uma legião de anjos e jogados na terra. Lúcifer caiu pela vaidade e desobediência, quis ser maior que Deus. Com seu afastamento de Deus que é a fonte do amor, só restou nele maldade (iniqüidade que é falta de equidade). Esse anjo caído induziu Adão ao pecado e após o pecado e afastamento de Deus, dominou Adão. Adão entregou o domínio que antes era dele e também se afastou de Deus ficando susceptível ao demônio que é mais forte. A desobediência separou Adão de Deus e por herança, todos nós ficamos sujeitos a autoridade de satanás que domina o mundo até a volta de Jesus, Porem todos quantos crêem em Jesus, por compaixão Ele deu autoridade sobre o demônio (pisar serpentes e escorpiões).

Jesus nos deu autoridade pelo Espírito Santo, sobre o demônio, porem o planeta só ficará livre do mal no reino milenar, onde Jesus será o Rei e satanás vai estar preso por mim anos.

Não é tão simples assim, estou apenas dando uma noção uma idéia de como tudo aconteceu, para entendermos melhor, temos que ler (Daniel 2) e também em (Apocalipse 20).

Já houve quatro reinos humanos (Babilônia, Média-Pércia, Grécia e Roma) e haverá ainda o reino do anticristo antes de vir o reino de Cristo. Todos os reios humanos foram e serão influenciados pelo demônio, isto porque ele tem o poder de influenciar as pessoas ao mal, o ultimo reino, será metade humano e metade do demônio, um reinado curto, de apenas sete anos do anticristo, ele vai restabelecer a ordem e durante três anos e meio tudo irá bem, quando ele, o anticristo exigir ser adorado como Deus: (Mateus 24: 15 Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda;) Então começará a grande tribulação que vai durar mais três anos e meio e então Jesus virá e estabelecerá o reino messiânico (reino milenar), onde Ele, Jesus, será o Rei por mim anos, até que todas as coisas estejam restauradas (regeneradas). Após mil anos do reinado de Jesus, o demônio será solto novamente e iludirá as pessoas e muitos ainda se deixarão iludir, pois ele tem o poder de influenciar os homens: (Apocalipse 20: 7 E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, 8 E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. 9 E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. 10 E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.) Depois de tudo isto, ainda haverá o ultimo julgamento daqueles que não recitaram na primeira ressurreição e também não foram arrebatados por Jesus antes da grande tribulação, porque Jesus vai arrebatar a Igreja, aqueles que crêem e esperam n’Ele: (I Tessalonicenses 4: 15 Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. 16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. 17 Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.)

Portanto, depois do término dos mil anos com Cristo, depois que satanás for lançado no lago de fogo e enxofre, haverá o julgamento final: (Apocalipse 20: 11 E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. 12 E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. 13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. 14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. 15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.)

E os que foram salvos serão entregues à Deus (Apocalipse 21: 1 E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 2 E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. 3 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. 4 E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. 5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. 6 E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. 7 Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. 8 Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.)

Vamos rever em que acreditamos:

1º Deus criou todas as coisas: (Gênesis 1: 1 No princípio criou Deus os céus e a terra.)

2º Jesus é o filho de Deus e também o verbo de Deus que estava com Deus no princípio e é também quem vai julgar o mundo, porque é o filho do homem, viveu como homem porem é muito maior do que imaginamos, olha só quem é Jesus: (Apocalipse 1: 8 Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.)

3º Satanás era antes um anjo de luz (Ezequiel 28: 11-19) que pelo seu “comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus” e foi lançado na terra: (Apocalipse 12: 9 E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.)

4º Haverá um Reino de mil anos com Cristo, a igreja será arrebatada antes deste reino, satanás estará preso e depois será solto por um pouco de tempo enganará as nações, e descerá fogo de Deus e os destruirá e então satanás será lançado no lago de fogo e enxofre onde já estavam a besta e o anticristo e serão atormentados para todo o sempre. Então haverá o julgamento final, e está escrito: E quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

Onde quero chegar com esse raciocínio? Vou resumir agora: Deus é a fonte do amor e Ele criou todas as coisas: O universo, os homens, os anjos, animais e tudo mais que existe foram criados por Ele.

Alguns anjos, apesar de experimentarem viver na presença de Deus e conhecer o quanto Ele é maravilhoso, desobedeceram e se rebelaram e foram lançados fora da presença de Deus, se tornando extremamente maus pelo distanciamento do Criador que é Deus o qual é a fonte do amor, da luz e é a própria glória.

A estes anjos caídos, foi-lhes permitido agir por certo tempo e então, serão punidos com rigor.

Nós os homens também desobedecemos a Deus: Adão comeu o fruto da arvore do conhecimento e a maldade entrou no nosso mundo, ficamos dominados pelo mal (satanás).

Porem, Deus na sua misericórdia, nos permitiu passar por todas estas coisas: Maldades, guerras, injustiças, iniqüidades e impiedades, para que aprendêssemos com nossos próprios erros que necessitamos viver na sua presença, sendo obedientes a Ele, pois Ele é a fonte do amor e só quer o nosso bem. Deus não necessita de nós, Ele nos tolera e nos perdoa, por amor, até que estejamos prontos, transformados em novas criaturas: (Coríntios 15: 52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.)

Deus nos permitiu passar por tudo isto para aprendermos que a comunhão com Ele, nos traz a paz e a felicidade, e a desobediência nos leva ao distanciamento d’Ele, e o distanciamento d’Ele, nos faz perecer, ou seja: A ausência de Deus nos leva ao caos completo, porque a ausência do bem é o mal e a ausência da luz é trevas e a ausência da glória é desonra.

Nós os homens ainda temos chance de nos arrependermos e nos voltarmos para Deus através de Jesus Cristo o nosso redentor e mediador para seremos salvos de nos mesmos.

Como assim salvos de nós mesmos? Se nos distanciarmos do Deus criador e fonte do amor, só restarão em nós travas e maldade.

Podemos entender agora que o reino de Deus que é um reino de amor é totalmente diferente deste mundo em que vivemos. Aqui os grandes dominam sobre os pequenos, porem no reino de amor, os grandes são os que têm maior amor, como Jesus o tem e por amor ajudam os menores.

O Apóstolo Paulo ficou maravilhado ao compreender a grandeza do amor de Deus por nós e da sua sabedoria no agir, olha só o que ele nos explica: (Romanos 11: 32 Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia. 33 Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! 34 Porque, quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? 35 Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? 36 Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.) Aqui Paulo estava se referindo a salvação dos homens, que pela desobediência dos judeus (povo de Deus), nós os gentios (que não éramos povo de Deus) fomos aceitos e que pela nossa aceitação, pela misericórdia a nós demonstrada, os judeus também serão aceitos, isto porque Deus quer salvar a todos os homens.

Jesus veio também para nos dar o exemplo de como viver, como amar de verdade. Ele viveu e morreu por nós, deu a vida pelos amigos, demonstrou humildade quando lavou os pés dos seus discípulos e muito mais quando sendo Deus, se sujeitou a morte de cruz.

Vamos seguir o exemplo d’Ele e quando estivermos fracos, lembremo-nos que Ele voltou para o Pai de onde estava antes, más não nos deixou desamparados, Ele nos deixou o consolador, o Espírito da verdade que nos orienta e nos ajuda em tudo que necessitamos para sermos criaturas melhores, capazes de amar como nosso criador ama, capazes de perdoar como nosso criador perdoa, capazes de renunciar como nosso criador se renunciou ao seu Filho por nós no calvário.

O Espírito Santo de Deus que habita em nós, nos ajuda a sermos assim: (Mateus 5: 44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 45 Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. 46 Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? 47 E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? 48 Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.)

Estamos neste mundo para aprendermos a AMAR, amar a Deus e aos homens.

Busquemos este dom do Espírito Santo de Deus, pois é o maior de todos os dons.

Foi por isto que Jesus nos deixou um grande mandamento, tão importante que Ele não apenas aconselhou, Ele mandou: (João 15: 17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.)

Jesus veio para nos salvar, pois esta é a vontade de Deus e como ninguém contraria a vontade d’Ele, acredite no que está escrito, acredite na palavra pois ela é a verdade: (João 6: 47 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.)

O primeiro Adão falhou, cedeu a tentação do demônio e desobedeceu a Deus, o segundo Adão (Jesus) venceu o mal pelo bem. Jesus também foi tentado por satanás, porem Ele usou a palavra que é a verdade para resistir ao mal.

Jesus nunca pecou e ainda fez o grande sacrifício de dar a vida em uma morte de cruz para salvar a humanidade, por isto Ele recebeu todo o poder nos céus e também na terra: (Mateus 28: 18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.) Todas as coisas lhe foram sujeitadas: (Hebreus 2: 8 Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas agora ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas.) Deus sujeitou todas as coisas debaixo dos pés de Jesus, somente Deus é maior que Jesus: (I Coríntios 15: 27 Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas.) E Jesus tendo todo o poder, nos deu a nós autoridade para expulsar os demônios e curar enfermidades: (Lucas 9: 1 E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades.) Jesus fez isto porque: (Lucas 10: 18 E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. 19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.)

Jesus venceu o mundo, Ele derrotou o mal pelo bem, e pela fé n’Ele nós também venceremos, não ambicionemos mais do que já temos aqui (digo de coisas materiais), antes ambiciono o que nos foi prometido pela fé em Cristo que é a vida eterna e maravilhosa junto ao Criador.

Quando a mim, fraco e pecador, sei que dependo totalmente do meu Senhor Jesus Cristo para viver com paciência, repreendendo o mau e praticando a justiça, aguardando a minha redenção (transformação em nova criatura) e quando eu estiver vivendo com o Criador em um corpo como os dos anjos (Mateus 22: 30 Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu.) Não vou me rebelar contra meu criador como fizeram os que caíram, pois agora sei que necessito estar sempre na presença d’Ele pois Ele é a Luz, e o Amor, e a Glória e longe d’Ele só há trevas.

Busquemos pelo Espírito Santo, o conhecimento da verdade e a sabedoria necessária para não nos apegarmos a este mundo, más sabendo não termos aqui cidade permanente, vivamos na certeza da vida eterna como nosso Senhor Jesus Cristo, que não trocou este pelo que dantes conhecia: (Lucas 24: 26 Porventura não convinha que o Cristo padecesse estas coisas e entrasse na sua glória?)

Para finalizar vamos ler, interpretar e entender perfeitamente a profundidade do conhecimento e sabedoria das palavras do Apóstolo Pedro e procurar viver segundo elas: (I Pedro 1: 16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 17 E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 18 Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, 19 Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, 20 O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós; 21 E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus; 22 Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; 23 Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre. 24 Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; 25 Mas a palavra do SENHOR permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.)