Confiança em Deus

Confiança em Deus

(II Crônicas 15 e 16)

Um certo rei, chamado ASA, fez o que era bom e reto aos olhos do SENHOR seu Deus.

Porque tirou os altares dos deuses estranhos, e os altos; e quebrou as imagens, e cortou os bosques. E mandou a Judá que buscasse ao SENHOR Deus de seus pais, e que observasse a lei e o mandamento. Também tirou de todas as cidades de Judá os altos e as imagens; e sob ele o reino esteve em paz. E edificou cidades fortificadas em Judá; porque a terra estava quieta, e não havia guerra contra ele naqueles anos; porquanto o SENHOR lhe dera repouso.

ASA buscou a Deus e esteve com Ele em momentos difíceis. Tendo Asa um exército de trezentos mil de Judá e duzentos e oitenta mil de Benjamim, lutaram contra Zerá, o etíope, que tinha um exército de um milhão de homens.

580.000 homens ganharam a batalha contra 1.000.000 dos da Etiópia, porque Deus quis assim.

Então Asa saiu contra ele; e ordenaram a batalha no vale de Zefatá, junto a Maressa. E Asa clamou ao SENHOR seu Deus, e disse: SENHOR, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força; ajuda-nos, pois, SENHOR nosso Deus, porque em ti confiamos, e no teu nome viemos contra esta multidão. SENHOR, tu és nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem.

ASA confiou em Deus e foi a luta em nome do Senhor, mesmo sabendo ser uma luta impossível de se vencer, ele confiou em Deus e venceu.

E o SENHOR feriu os etíopes diante de Asa e diante de Judá; e os etíopes fugiram.

Porem ASA ficou soberbo e Deus o anunciou: ENTÃO veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Odede. 2 E saiu ao encontro de Asa, e disse-lhe: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá e Benjamim: O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará. Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é perfeito para com ele; nisto, pois, procedeste loucamente porque desde agora haverá guerras contra ti.

Asa tinha deixado de confiar em Deus e o final da sua vida foi dessa forma: Asa caiu doente de seus pés, a sua doença era em extremo grave; contudo, na sua enfermidade, não buscou ao SENHOR, mas antes os médicos. E Asa dormiu com seus pais; e morreu no ano quarenta e um do seu reinado.

O homem não é nada sem Deus, somos totalmente dependentes dele. Enquanto andamos com Ele, enquanto o buscamos, Ele nos ajuda, más se após recebermos muitas benções de Deus, acharmos que não necessitamos mais de sua ajuda, se nós o deixarmos, Ele nos deixará também.

Eu quero andar perante Deus e ser perfeito, Deus sabe que eu quero isso!

Ele sonda a intenção do meu coração e Ele sabe que eu quero.

Quero mas não consigo.

Más não desisto de tentar.

Infelizmente, não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Se faço o que não quero, já não sou eu que o faço, más o pecado que há em mim o faz.

Tenho buscando servir a Deus, andar segundo o Espírito e não segundo a carne e o Espírito tem testificado com o meu espírito que sou filho de Deus e tenho o nome no livro da vida.

Jesus é nosso supremo sacerdote, nosso advogado perante Deus, para nos perdoar sempre que nos arrependemos.

Não quero ficar errando sempre, como posso ser melhor?

Como posso ser um homem melhor?

Como meu eu interior, aquele que só Deus sonda e conhece pode vir a ser melhor?

Só através do Espírito Santo de Deus, o mesmo Espírito que entrou nos corpos ainda mortos, que antes eram ossos secos e que só viveram, após receber o Espírito de Deus, como lemos em Ezequiel.

E como receber o Espírito que da vida?

Crendo e aceitando Jesus, o filho de Deus como meu salvador, me arrependendo dos meus erros e procurando não errar mais, receberei o Espírito Santo.

Quando aceito a Jesus e recebo o Espírito Santo de Deus, este me faz conhecer a Deus, e o conhecendo passo a ama-lo e adora-lo e admira-lo cada dia mais, daí passo a me envergonhar dos meus pecados passados e a errar menos.

Meu amor e admiração por Deus, me da vontade de servi-lo.

É assim que acontece, só dessa forma posso me tornar nova criatura.

Aceitando Jesus, recebendo o Espírito Santo, amando e obedecendo a Deus como Jesus o amou e o obedeceu sempre, pois quem o conhece, sabe que Ele é amor e quer o melhor para nós.

Ninguém nunca viu Deus senão aquele que desceu dos céus, que foi Jesus. O que conhecemos de Deus, conhecemos através de Jesus que nos ensinou enquanto estava nesse mundo em corpo humano e hoje tem nos ensinado através do Espírito Santo que habita em nós.

Jesus estava com Deus na criação do mundo, Ele veio viver entre nós e hoje vive dentro de nós pelo Espírito.

O amor de uma mulher por um homem, ou mesmo de um pai por um filho, não é maior do que o amor do homem por Deus, quando este o conhece.

Quando Deus se deixa conhecer, nós nos admiramos de tal maneira que não queremos mais deixar de conhecê-lo, dai passamos a ler a bíblia para conhecer mais os mistérios de Deus.

Se pudéssemos conhecer um pouquinho de Deus a cada dia e vivêssemos para sempre, mesmo assim não o conheceríamos plenamente (totalmente), pois Ele se faz melhor a cada dia.

Procuremos também ser melhores a cada dia, em: Amor, misericórdia, obediência, compaixão e tudo mais que o Espírito Santo nos ensina.

Existe uma luta em nós mesmos, a carne contra o espírito, o eu interior, quer fazer o que é certo, a carne não.

Quando andamos segundo o Espírito, quando seguimos as tendencias do espírito, Ele produzirá em nós esta espécie de fruto: Fé, amor, alegria, paz, paciência, bondade, retidão, fidelidade, mansidão, domínio próprio e obediência.

Quem gostar disso e buscar isso, tenha a certeza que receberá, pois está escrito: Peçam e vocês receberão aquilo que pedirem, procure e vocês acharão. Batam e a porta se abrirá.

Deus é a fonte do amor, se nós homens temos amor por nossos filhos, quanto mais Deus tem amor por nós?

Não tentem merecer, conquistar a vida eterna pelas boas obras, por ser bom, por ser perfeito, só Deus é bom, nós somos servos inúteis, pois quando obedecemos, fazemos apenas o que devíamos fazer.

Devemos tentar sim ser perfeito, más isto não garante a salvação, a fé em Jesus sim, essa garante a salvação.

Ninguém pode exigir a vida eterna por seu próprio mérito.

Só Jesus cumpriu a lei e nunca pecou!

Só existe uma forma de alcançarmos a perfeição que tanto desejamos.

Confiando em Jesus, para Ele nos fazer melhor.

Esse é o plano de Deus: Salvação pela fé, pela graça e crescimento através do Espírito Santo.

E quem pode julgar o maior ou o menos, o melhor ou o pior, senão aquele que vê tudo que é Deus.

Nós vemos com olhos humanos, não vemos a verdade, Deus vê a verdade. Ele escolheu a Davi, pois viu alem do que os olhos de Samuel viram.

Paulo diz em primeiro coríntios, verso quatro, que ele é um servo de Cristo que leva as bençãos e o conhecimento de Deus, e como servo ele tem obedecido a seu mestre Jesus. Paulo não se preocupa com o que os olhos humanos vêem e pensa dele, ele diz não confiar nem em si próprio pra julgar a si mesmo, más confia e espera o julgamento de Jesus.

Hoje, através da nova e eterna aliança, o perfeito plano de salvação de Deus para conosco, é através da Fé em Jesus.

Esse plano é tão maravilhoso, que Paulo diz assim em: (I Coríntios 1: 18 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. 19 Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes.)

Ele está dizendo o seguinte: Sei perfeitamente bem como parece tolice, aqueles que estão perdidos, quando ouvem que Jesus morreu para salva-los.

Nós porem, que somos salvos, reconhecemos essa mensagem como o próprio poder de Deus. Deus diz: “Eu destruirei todos os planos humanos de salvação, não importa quão sábios eles pareçam, ignorarei as melhores idéias dos homens, até as mais brilhantes.”

O plano de Deus é perfeito, e quem pode dizer o contrário?

Através desse plano de salvação pela fé em Jesus, Deus não se importa com o que tenhamos sido no passado.

Ele nos perdoa os pecados do passado e nos faz filhos dele através de Jesus.

Andemos sempre na presença de Jesus, para não cairmos nas tentações do inimigo e perecermos como Asa pereceu, também como Saul pereceu: (I Samuel 13: 13 Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o SENHOR teu Deus te ordenou; porque agora o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre; 14 Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o SENHOR, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou.)

Deus quer de nós a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. (Oséias 6: 6)

O próprio Jesus, o nosso salvador nos ensinou que: (Mateus 9: 13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.)

Arrependimento e conversão, essa é a salvação!

Jesus fala que quem crer nele e for batizado será salvo, pois receberá o Espírito e será modificado, trabalhado pelo Espírito a cada dia e finalmente transformado em nova criatura, uma criatura conforme o coração de Deus, como foi Davi.

Ter misericórdia, é se compadecer da miséria do outro, é ter amor: (I Coríntios 13: 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.)

Jesus nos convida a ir a Ele, pois: (Mateus 11: 28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.)

Jesus é nossa única chance de salvação, devemos estar n’Ele e Ele em nós, pois Ele é a videira verdadeira e nós, só podemos dar bons frutos estando n’Ele.

Se confiarmos em Jesus e o obedecermos, teremos muitas bênçãos nesta vida e a salvação eterna.

Para finalizar, vamos ler o que Jesus nos falou em: (João 15: 7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. 8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. 9 Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. 10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.)

O grande mandamento de Jesus

- Mateus 22: 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

- João 13: 34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

- João 15: 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

- João 15: 17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.

- Mateus 18: 21 Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? 22 Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.

- I João 3: 16 Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.

- João 15: 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

Tenha fé, JESUS te salva, ele deu a vida por você!!!