A Justificação Pela Fé

A JUSTIFICAÇÃO DO HOMEM PELA FÉ

João 15: 1 EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.

Jesus é a videira verdadeira porque Ele é o filho de Deus que estava nos céus antes da criação do mundo e veio viver como homem, cumprir todas as leis e dar sua vida por nós, para que quem crer n’Ele tenha a vida eterna.

Deus é o lavrador, porque Ele fez todas as coisas e até mesmo os homens que vão a Jesus para crer n’Ele, são enviados por Deus. (João 6: 37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. 38 Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39 E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. 40 Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.) Paulo interpretou muito bem isso que Jesus nos ensinou, Paulo escreve o seguinte: (Romanos 8: 29 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.) Portanto, quando cremos em Jesus, é porque antes fomos escolhidos por Deus e enviados a crer no Cristo para receber o Espírito Santo de Deus, o qual nos ajudará a cumprir os mandamentos de Jesus que são: (Mateus 22: 37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. 38 Este é o primeiro e grande mandamento. 39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.)

João 15: 2 Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.

Jesus é a videira (a arvore) e nós somos as varas (galhas) e Deus é o lavrador.

Os homens que estão em Jesus, e não dão frutos, Deus os tira e os que dão frutos Deus os limpa para que produza mais frutos.

Quais são os bons e os maus frutos que um homem pode produzir:

Maus frutos: (18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. 19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, 20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.) Quando vocês forem guiados pelo Espírito Santo, não precisarão mais obrigar-se a obedecer às leis judaicas. Entretanto, quando vocês seguirem suas próprias inclinações erradas suas vidas produzirão os seguintes maus resultados: pensamentos impuros; ansiedade; ansiedade pelo prazer carnal; idolatria; feitiçaria (isto é, incentivo as atividades do demônio); ódio e luta; ciúmes e ira; esforço constante para conseguir o melhor para si próprios; queixas e criticas; o sentimento de que todo mundo está errado, menos aqueles que são do seu próprio grupinho; e haverá falca doutrina, inveja, assassinato, embriaguez, divisões ferozes e toda essa espécie de coisas. Vou dizer-lhes novamente como já o fiz antes, que todo aquele que levar esse tipo de vida não herdará o reino de Deus.

Bons Frutos: (22 Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 23 Contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. 25 Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. 26 Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.) Mas quando o Espírito Santo controlar as nossas vidas. Ele produzirá em nós esta espécie de fruto: amor, alegria, paz, paciência, bondade, retidão, fidelidade, mansidão e domínio próprio; e aqui não há conflito algum com as leis judaicas. Aqueles que pertencem a Cristo pregaram seus maus desejos naturais na sua cruz e os crucificaram ali. Se agora, estamos vivendo pelo poder do Espírito Santo, sigamos a liderança do Espírito Santo em todos os aspectos da nossa vida. Então não precisaremos mais andar em busca de honras e de popularidade, que levam à inveja e a maus sentimentos.

Quem é de Jesus é assim: (Mateus 5: 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus)

João 15: 3 Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.

Quando cremos em Jesus e recebemos o Espírito santo de Deus que passa a habitar em nós, a primeira coisa que acontece é o arrependimento e vergonha dos pecados que cometemos no passado e a vontade de não cometê-los mais. (João 14: 23 Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.)

João 15: 4 Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.

A arvore tem raízes para buscar os nutrientes e a água, já as galhas não tem raízes portando não sobrevivem separadas da arvore.

Não podemos nos justificar perante Deus e nem sermos pessoas melhores e produzirmos bons frutos, que é o AMOR, se estivermos separados de Jesus. (I Coríntios 13: 9 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; 10 Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. 11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. 12 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. 13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.) Quando vier o que é perfeito, o reino de Deus, veremos tudo claramente e todos os dons desaparecerão por não serem mais necessários, más há três dons que nunca desaparecerão: Fé, Esperança e o Amor e o mais importante deles é o AMOR.

João 15: 5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

Jesus foi escolhido por Deus para ser o único caminho para a salvação: (João 14: 6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.)

Jesus tem todo o poder: (Mateus 28: 18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.)

Quem tem fé em Jesus é assim: (João 7: 38 Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.)

Quando cremos em Jesus o qual tem todo o poder, recebemos o Espírito Santo que nos faz produzir bons frutos.

João 15: 6 Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.

Estar em Jesus é crer n’Ele e obedecer o seu mandamento que é: (João 15: 12 O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.)

Como vimos, o mandamento de Jesus é amarmos uns aos outros, quando nos amamos permanecemos n’Ele e permanecendo nele seremos libertos do pecado e da morte: (João 8: 31 Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; 32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.)

Se por outro lado não permanecermos n’Ele, não teremos o Espírito Santo em nós e passaremos a produzir maus frutos até perdermos completamente a fé, pois está escrito: (Mateus 24: 12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.)

Por isto Jesus fala com tanta ênfase sobre o amor: (João 15: 17 Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros.)

O apóstolo Paulo interpretou muito bem isto quando escreveu: (Romanos 13: 8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. 9 Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. 10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor.)

O mandamento de Jesus é AMOR, e o que é amor?

Qual é o verdadeiro amor? (I Coríntios 13: 3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.)

Jesus fez isso por nós, Ele deus sua vida e com amor: (João 15: 13 Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.)

Deus nos amou antes quando enviou seu filho para nos salvar: (João 3: 16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.)

Baseado no que Jesus nos ensinou o apóstolo João nos escreve: (I João 3: 16 Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.)

Jesus nos ensinou a amar ao próximo: (Mateus 5: 38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. 39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; 40 E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; 41 E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. 42 Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. 43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 45 Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.)

Para sermos assim, dependemos do Espírito Santo de Deus que vem habitar em nós quando cremos em Jesus e o aceitamos como nosso senhor e salvador.

Nosso crescimento não vem de nossas próprias forças, más sim do poder do Espírito que habita em nós, se fosse possível pelas nossas forças e nossos méritos, a primeira aliança que é a salvação pela guarda das leis não teria sido substituída pela segunda e eterna aliança a qual é pela graça, pela fé em Jesus.

Jesus quer a nossa santificação, Ele orou ao Pai assim: (João 17: 17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.)

Temos que nos esforçar para sermos cada vez melhores, más só seremos realmente santificados, após sermos transformados em novas criaturas na volta de nosso senhor: (I Coríntios 15: 51 Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; 52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. 54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. 55 Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?)

Martinho Lutero tentou ser santo e não conseguiu, quando ele pesava que tudo estivesse perdido, Deus lhe enviou um amigo. Staupitz abriu a palavra de Deus a Lutero e orientou-o a não olhar para si mesmo, mas para Jesus. Ele aconselhou: “Em vez de se torturar por causa de seus pecados, você precisa se lançar nos braços do Salvador”. Confie n’Ele, na santidade de sua vida, no perdão adquirido por sua morte. O filho de Deus se tornou homem para dar a você a certeza de ser aceito por Deus. Ame aquele que o amou primeiro.

Isaías profetizou sobre Jesus: (Isaías 53: 5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.) e também: (Isaías 53: 11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si.)

Depois disto, a voz de Lutero foi ouvida nas igrejas, dizendo ser impossível ao ser humano, pela própria obediência, diminuir a culpa do pecado ou se livrar da condenação. Apenas o arrependimento diante de Deus e a fé em Cristo podem salvar o pecador. A graça de Cristo não pode ser comprada, é uma dádiva Divina.

Por isto que Jesus nos falou: (João 11: 25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; 26 E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?) Eu creio!!!

Eu creio que minha salvação é pela fé em Jesus e não pelas minhas obras, porque está escrito: (Romanos 3: 22 Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. 23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 24 Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. 25 Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; 26 Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.)

Este plano de Deus é tão maravilhoso que muitos não acreditam: (Atos 13: 37 Mas aquele a quem Deus ressuscitou nenhuma corrupção viu. 38 Seja-vos, pois, notório, homens irmãos, que por este se vos anuncia a remissão dos pecados. 39 E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê. 40 Vede, pois, que não venha sobre vós o que está dito nos profetas: 41 Vede, ó desprezadores, e espantai-vos e desaparecei; Porque opero uma obra em vossos dias, Obra tal que não crereis, se alguém vo-la contar.)

Deus ressuscitou Jesus e ira também nos ressuscitar, nós que cremos n’Ele.

Jesus morreu para a remição dos nossos pecados.

Aquilo que a lei de Moisés não pode fazer, Jesus fez, nos justificou.

Os profetas escreveram e Paulo nos lembrou, muitos desprezariam a salvação pela fé, pois é uma obra tão maravilhosa, a salvação pela graça que parece ser impossível e até injusta.

Esta passagem citada por Paulo está em: (Habacuque 1: 5 Vede entre os gentios e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizarei em vossos dias uma obra que vós não crereis, quando for contada.)

O mesmo Profeta que falou: (Habacuque 2: 4 Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá.)

Eu creio que foi o apóstolo Paulo quem escreveu o livro de Hebreus, pois Paulo, baseado neste profeta “Habacuque”, escreveu:

Aos Romanos - Romanos 1: 17 Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.

Aos Gálatas - Gálatas 3: 11 E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.

E aos Hebreus: - Hebreus 10: 38 Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.