A ANTIGA E A NOVA E ETERNA ALIANÇA

A ANTIGA E A NOVA E ETERNA ALIANÇA

https://sites.google.com/site/filmedejesus/

Leia a Bíblica - Click aqui

Certa vez eu fiz um comentário maldoso a respeito de uma pessoa e essa pessoa escutou, quando eu percebi fiquei envergonhado porem não me desculpei, simplesmente deixei pra lá. Hoje entendo o que Jesus disse: Mateus 6: 22 A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; 23 Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!

Hoje entendo que as leis escritas na pedra nunca poderiam me ensinar como as leis que estão escritas em meu coração. Hoje o Espírito Santo me ensina e me transforma, pois mesmo que eu não houvesse falado nada sobre aquela pessoa, até os meus pensamentos me condenaria, porque Deus nos sonda e nos conhece e sabe a intenção do nosso coração.

Outra vez eu estava muito contrariado com o que uma pessoa tinha falado de mim, e alguém tocou no assunto comigo e eu desabafei: “Fulano não vale nada!” Talvez pra mim naquele momento àquela pessoa não valesse nada, porem para Deus ela sempre valeu muito, tanto que Jesus morreu por também por Ela.

Hoje entendo o que Jesus disse: Mateus 5: 21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. 22 Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.

Em outra tradução diz assim: Mateus 5: 22 Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado. Quem disser ao seu irmão: “Você não vale nada” será julgado pelo tribunal. E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno.

Como temos que aprender, quanta maldade há no coração do homem!

Essa é a obra de Deus a qual Jesus veio cumprir: Purificar-nos por dentro, purificar o nosso espírito, nos tornar agradáveis a Ele que é perfeito.

Somos criaturas caídas, vendidas sob o pecado e Jesus veio para nos restaurar, da mesma forma que Ele vai restaurar todas as coisas no reino milenar, pois tudo foi corrompido, o planeta, os animais, os homens e tudo mais.

Pelo pecado original entregamos o mundo ao maligno, porem Jesus primeiro está restaurando os escolhidos para depois juntamente estes restaurar tudo o mais.

Más como Jesus está restaurando a nós os escolhidos?

A primeira aliança, as leis de Moisés vieram com tutor até que viesse o Cristo que é Jesus e por crermos n’Ele, recebêssemos o Espírito Santo de Deus que habitando em nós nos ensina todas as coisas, pois Deus disse através de (Jeremias 31: 31-34) que escreveria as suas leis no nosso entendimento e em nossos corações, que seria o nosso Deus e nós seriamos o seu povo e Ele nunca mais se lembraria dos nossos pecados, e Ele fez isto através do seu Filho Jesus.

Portanto não necessitamos mais de leis escritas em pedras “Leis de Moisés”, pois agora elas estão escritas em nossos corações.

Paulo e Timóteo escreveram aos Coríntios falando da Nova Aliança: II Coríntios 3: 5 Em nós não há nada que nos permita afirmar que somos capazes de fazer esse trabalho, pois a nossa capacidade vem de Deus. 6 É ele quem nos torna capazes de servir à nova aliança, que tem como base não a lei escrita, mas o Espírito de Deus. A lei escrita mata, mas o Espírito de Deus dá a vida. 7 Quando a lei, que traz a morte, foi gravada em placas de pedra, a glória de Deus apareceu, e o rosto de Moisés ficou brilhando. O brilho do seu rosto já estava desaparecendo quando ele entregou as placas ao povo de Israel; mas mesmo assim esse brilho era tão forte, que os israelitas não podiam fixar os olhos em Moisés. Se o domínio da lei veio com tanta glória, 8 quanto maior ainda é a glória que acompanha o domínio do Espírito de Deus! 9 A lei, que condena as pessoas, teve glória; porém muito mais glória tem o Espírito, que traz a salvação.

A Nova e Eterna Aliança não é mais pelas leis escritas em pedras e sim pelas leis escritas em nossos corações que nos da uma nova natureza, conforme a natureza Divina daquele que nos tomou por filhos, pois fomos feitos filhos de Deus pelo seu Filho unigênito Jesus Cristo, o mediador da Nova e Eterna Aliança.

Jesus é o intermediário da nova e eterna aliança entre nós e Deus, Ele é o mediador ou podemos dizer também que Jesus é o embaixador, ou enviado a nos resgatar, nos reconciliar, nos tornar novamente amigos de Deus como Adão era antes do pecado original, pois o pecado de Adão nos separou de Deus e longe d’Ele só há trevas, porque Ele é a fonte da luz.

Jesus Cristo é o enviado de Deus para nos religar à Deus que é a fonte do amor, pois após o nosso desligamento e afastamento de Deus que é a fonte do amor, o ódio predominou no mundo de tal maneira que todos nós estávamos sofrendo muito e por isto Deus se compadeceu do nosso sofrimento e nos enviou Seu Filho para viver como homem, sujeito as mesmas tentações que nós, porem com uma natureza divida e que portanto nunca pecou. Apesar de nunca ter cometido um só pecado, Jesus levou sobre si os nossos pecados, por isto Ele sofreu tanto, para que agora perdoados dos nossos pecados, pudéssemos servir a Deus com retidão, prosseguido rumo à perfeição do amor de Cristo, a estatura de um varão perfeito que é a estatura de Jesus homem.

Jesus é o agente e executor de uma reconciliação que consiste em duas coisas:

Amarmos e adorarmos a Deus porque apesar de todos os nossos muitos pecados cometidos após o pecado original, Ele nos perdoou e nos chamou novamente a ser amigos d’Ele;

Amarmos os nossos semelhantes, pois agora Jesus nos trouxe novamente a comunhão com o Pai que é perfeito em amor, justiça e misericórdia e pelos dons que são virtudes vindas do Espírito d’Ele que habita em nós, podemos nos amar uns aos outros de verdade.

Jesus é o Filho único de Deus e veio viver como homem, sem pecados e dar a sua vida humana em nosso lugar, em resgate das nossas, pois seria impossível uma reconciliação com Deus sem que houvesse tal sacrifício, isto por que: Hebreus 9: 22 E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.

Deus nos amou tanto que nos enviou o que Ele tinha de melhor, o que Ele mais amava que é o Seu próprio Filho unigênito que estava com Ele na criação do mundo.

Quando aceitamos a Jesus como nosso Senhor e Salvador, nos reconciliamos novamente com Deus de forma que Ele vem morar em nós, e o fato de Deus morar em nós, nosso espírito vai sendo restaurado e renovado dia a dia, e passamos a ser como Ele é, passamos a ter as características d’Ele.

Hoje pelo Espírito Santo que habita em nós, passamos a perdoar de coração aos que nos fazem o mal, pois sabemos que a nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas sim contra as potestades do mal, e passamos a orar pelos que ainda estão perdidos, para que Deus os envie a Jesus e também recebem o perdão e o discernimento da verdade pelo Espírito Santo, para que todos nós sejamos assim: Humildes, Justos, misericordiosos, compassivos, sábios no conhecimento da verdade que é o discernimento da palavra, longânimes, pacientes, de bom caráter, honestos, verdadeiros, caridosos, íntegros, beneficentes, respeitadores, tementes a Deus, obedientes a Deus, benignos, perseverantes, Corajosos para enfrentar o mal, resignados, equilibrados, controlados, confiantes no poder restaurador de Jesus e devotos a Deus, altruístas, piedosos, dedicados a obra do Senhor, solidários, Crentes, amorosos, nos abstendo dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue, como foi determinado.

Esta é a santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo, e ela só é possível pela Nova e Eterna Aliança da qual Jesus é o mediador, pois agora passamos a ser também filhos de Deus e como filhos, herdamos a sua natureza divina!