8 - O perigo da negligência

O PERIGO DA NEGLIGÊNCIA

Gálatas 3: 24 De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.

Hebreus 10: 1 Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.

A lei veio como aio, ou a sombra dos bens futuros, ou seja: Antes de Cristo, na primeira aliança, todos os anos se sacrificavam animais para o perdão dos pecados dos homens.

Isto era apenas uma referencia ou uma alusão ao que viria a acontecer que foi a segunda e eterna aliança feita entre Deus e os homens, da qual Jesus Cristo o Filho unigênito de Deus é o mediador.

Esta segunda e eterna aliança foi consumada com o sacrifício de Jesus o qual foi crucificado, morto e sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, para que como Ele, nós que cremos n’Ele também sejamos ressuscitados na sua volta.

Portando a primeira aliança era uma alusão ao que viria a acontecer e que já aconteceu: O sacrifício de Jesus o Filho de Deus por nós.

Também quando Deus mandou Abraão sacrificar o seu filho Isaque, Ele estava apenas fazendo uma referencia ou alusão ao que Ele iria fazer por nós e fez, quando Sacrificou o seu próprio Filho Jesus, que estava com Ele antes da fundação do mundo, para o perdão dos nossos pecados.

Na antiga aliança, todos os anos se sacrificavam animais para o perdão dos pecados dos homens, Jesus porem foi sacrificado uma única vez, pois o sacrifício d’Ele teve a devida eficiência, este realmente purifica o coração dos homens, pois não vem simplesmente pelo ouvir, ou seja, não é carnal e sim Espiritual, Vem do Espírito Santo de Deus que fala ao nosso espírito.

É exatamente como foi predito que seria na nova e eterna aliança, em: Jeremias 31: 33 Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

O que ocorre é o seguinte: Quando aceitamos à Jesus como nosso Senhor e Salvador, recebemos o Espírito Santo de Deus que passa a habitar em nós, nos ensinando e nos transformando em pessoas diferentes que não se comprazem mais com o mal, mas que se alegram com o bem, com o amor e com a justiça.

Da mesma forma que Jesus ama a justiça e odeia a iniqüidade (Hebreus 1:9), quem recebe o seu Espírito passa a amar a justiça e a odiar a iniqüidade que é falda de equidade ou falta de igualdade ou injustiça.

Se as leis pudessem nos aperfeiçoar e nos salvar, não haveria necessidade de Jesus vir ao mundo e se dar a si mesmo em sacrifício, pois o sacrifício dos animais conforme era feito seria suficiente para nos purificar dos nossos pecados e nos trazer uma nova consciência, porem não era suficiente par tal e todos os anos havia a necessidade de novos sacrifícios.

Já o sacrifício de Jesus nos purificou permanentemente, pois agora recebemos o Espírito Santo de Deus que habita em nós, e se seguirmos o que Ele nos diz, nos desviaremos do pecado e buscaremos praticar a reta justiça e o amor, pois houve um renovo em nosso espírito.

O Espírito Santo de Deus que habita em nós, tem nos apontado o caminho e quando buscamos andar neste caminho, que é o caminho da justiça, estamos andando na luz e quem anda na luz é justificado pelo sangue de Jesus.

Agora vem o perigo da negligência, o perigo de negligenciarmos a Cristo:

O pecado ainda existe, ainda somos pecadores, pois mesmo andando na luz, involuntariamente vez ou outra nós erramos e pecamos, pois enquanto vivermos neste corpo humano e corruptível e também neste mundo que é dominado pelo maligno, estaremos sujeitos a pecar, seja em pensamentos, palavras, atos ou ações. Somente Jesus viveu como homem e não pecou uma única vez.

Porem existe duas maneiras de se praticar o pecado, uma é voluntariamente e a outra é involuntariamente.

Se não pecarmos voluntariamente, ou seja: Se não for intencional, se eu não estiver planejando praticar o pecado, se não houver a intenção no meu coração, devo me arrepender e Jesus me perdoará, pois Ele é nosso Supremo Sacerdote, esta ao lado de Deus de onde pode perdoar os nossos pecados.

O perigoso é pecar voluntariamente, e como Deus nos sonda e nos conhece e sabe discernir a intenção do coração, Ele sabe mais do que eu mesmo se estou errando e pecando por minha própria vontade ou se estou errando por fraqueza ou displicência ou desconhecimento ou qualquer outro motivo que não seja intencional.

Hoje pelo Espírito, temos o conhecimento da verdade, porem temos o livre arbítrio e podemos escolher entre a obediência e a vida ou a desobediência voluntária que é o pecado o qual leva a morte.

Devemos nos julgar a nós mesmos e procurar andar na presença do Senhor, pois está escrito: (Hebreus 10: 26 Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, 27 Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. 28 Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. 29 De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?)

Nós hoje vivemos no tempo da graça e estamos sendo ensinados pelo próprio Deus através do Espírito Santo.

- João 6: 45 Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim.

- Isaías 54: 13 E todos os teus filhos serão ensinados do SENHOR; e a paz de teus filhos será abundante.

Estamos sendo ensinados pelo próprio Deus, pois Jesus é o Filho unigênito de Deus e também é Deus: (João 1: 1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.)

Jesus tem nos ensinado através do seu Espírito Santo o qual nos enviou “o outro consolador” e o Espírito fala ao Nosso espírito, nos dizendo o que é e o que não é correto, nos mostrando a verdade.

Portanto sabemos o que é lícito e o que não é lícito e busquemos seguir o que o Espírito nos tem ensinado, que é a reta justiça.

Pelo conhecimento, pelo prazer que agora sentimos nas coisas de Deus e pelo temor a Ele, nos esforcemos para não pecar voluntariamente e se pecarmos, que não permaneçamos no pecado, pois está escrito: (Hebreus 10: 31 Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo.)

Portanto, se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto, pois os judeus que haviam sido libertados por Deus através de Moisés, provocaram à Deus, O desobedeceram voluntariamente e pereceram por quarenta anos no deserto.

Pela provocação veio a ira de Deus o qual jurou que não entrariam no seu repouso.

Existe um reino preparado desde a fundação do mundo o qual nos aguarda, sigamos, pois o amor e a reta justiça, nos deixando ser guiados sempre pelo Espírito Santo que habita em nós, colocando o SENHOR continuamente diante de nós, para que estando Ele à nossa mão direita, nunca vacilemos, más façamos o bem com amor e após vencermos o mundo como Jesus venceu, entremos também no descanso de Deus.

Continuação: