Atos dos Apóstolos

Caráter socialista da primeira comunidade cristã

Comunidade dos apóstolos (c. 80-90 d.C.)

Extraído de:

Bíblia de Jerusalém, Atos dos Apóstolos 2:42-47, 4:32-35

A PRIMEIRA COMUNIDADE CRISTÃ

Ouvindo isto, eles sentiram o coração traspassado e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: “Irmãos, que devemos fazer?” Respondeu-lhes Pedro: “Arrependam-se, e cada um de vocês seja imerso em nome de Jesus Cristo para a remissão dos seus pecados. Então receberão o dom do Espírito santo. Pois para vocês é a promessa, assim como para seus filhos e para todos aqueles que estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar”. Com muitas outras palavras conjurava-os e exortava-os, dizendo: “Salvem-se desta geração perversa”. Aqueles, pois, que acolheram sua palavra, fizeram-se imergir. E acrescentaram-se a eles, naquele dia, cerca de três mil pessoas.

Eles se mostravam assíduos ao ensinamentos dos apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações.

Apossava-se de todos o temor, pois numerosos eram os prodígios e sinais que se realizavam por meio dos apóstolos.

Todos os que tinham abraçado a fé reuniam-se e punham tudo em comum: vendiam suas propriedades e bens, e dividiam-nos entre todos, segundo as necessidades de cada um.  Dia após dia, unânimes, mostravam-se assíduos no Templo e partiam o pão pelas casas, tomando o alimento com alegria e simplicidade de coração. Louvavam a Deus e gozavam da simpatia de todo o povo. E o Senhor acrescentava cada dia ao seu número os que seriam salvos. (...)

A multidão dos que haviam crido era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava exclusivamente seu o que possuía, mas tudo entre eles era comum.

Com grande poder os apóstolos davam o testemunho do ressurgimento do Senhor, e todos tinham grande aceitação.

Não havia entre eles necessitado algum. De fato, os que possuíam terrenos ou casas, vendendo-os, traziam os valores das vendas e os depunham aos pés dos apóstolos. Distribuía-se, então, a cada um, segundo sua necessidade.

― Lucas, apóstolo

Atos dos Apóstolos, 2:42-47, 4:32-35