Jesus de Nazaré

O desapego ao dinheiro e a economia da vida cristã

Jesus (c. 4 a.C-29 d.C.)

Extraído de:

Novo Testamento: Mateus 6:19-34, Lucas 16:9-15, 18:18-30

“Não juntem para vocês tesouros na terra, onde a traça e o caruncho os corroem e onde os ladrões arrombam e roubam, mas juntem para vocês tesouros no céu, onde nem a traça, nem o caruncho corroem e onde os ladrões não arrombam nem roubam; pois onde está seu tesouro aí estará também seu coração.

A lâmpada do corpo é o olho. Portanto, se seu olho estiver são, todo seu corpo ficará iluminado; mas se seu olho estiver doente, todo seu corpo ficará escuro. Pois, se a luz que há em você são trevas, quão grandes serão as trevas!

Ninguém pode servir a dois senhores. Com efeito, ou odiará um e amará o outro, ou se apegará ao primeiro e desprezará o segundo. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro1.

Por isso lhes digo: não se preocupem com a vida de vocês quanto ao que vão comer, nem com o corpo de vocês quanto ao que vão vestir. A vida não é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? Olhem as aves do céu: não semeiam, nem colhem, nem juntam em celeiros. E, no entanto, o Pai celeste de vocês as alimenta. Ora, não valem vocês mais do que elas? Quem dentre vocês, com as suas preocupações, pode acrescentar um só côvado à duração da sua vida? E com a roupa, por que andam preocupados? Observem os lírios do campo, como crescem, e não trabalham e nem fiam. E, no entanto, eu lhes asseguro que nem Salomão, em toda sua glória, se vestiu como um deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que existe hoje e amanhã será lançada ao forno, não fará ele muito mais por vocês, homens fracos na fé? Por isso, não andem preocupados, dizendo: Que iremos comer? Ou, que iremos beber? Ou, que iremos vestir? De fato, são os gentios que estão à procura de tudo isso: o Pai celeste de vocês sabe que têm necessidade de todas essas coisas. Busquem, em primeiro lugar, seu Reino e sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Não se preocupem, portanto, com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã se preocupará consigo mesmo. A cada dia basta o seu mal”.

(...) “E eu lhes digo: façam amigos com o Dinheiro da iniquidade, a fim de que, no dia em que faltar o dinheiro, estes lhes recebam nas tendas eternas. Quem é fiel nas coisas mínimas é fiel também no muito, e quem é iníquo no mínimo é iníquo também no muito. Portanto, se vocês não forem fiéis em relação ao bem alheio, quem lhes dará o de vocês?

Ninguém pode servir a dois senhores: com efeito, ou odiará um amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”.

Os fariseus, amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e zombavam dele. Jesus lhes disse: “Vocês são os que querem passar por justos diante dos homens, mas Deus conhece os corações; o que é elevado para os homens é abominável diante de Deus”.

(...) Certo homem de posição perguntou a ele: “Bom Mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?” Jesus respondeu: “Por que me chama bom? Ninguém é bom, a não ser somente Deus! Você conhece os mandamentos: Não cometa adultério, não mate, não roube, não levante falso testemunho; honre seu pai e sua mãe”. Ele disse: “Tudo isso tenho guardado desde a minha juventude”. Ouvindo, Jesus disse-lhe: “Uma coisa ainda lhe falta. Venda tudo o que tem, distribua aos pobres e terá um tesouro nos céus; depois, venha e me siga”. Ele, porém, ouvindo isso, ficou cheio de tristeza, pois era muito rico.

Vendo-o assim, Jesus disse: “Como é difícil aos que têm riquezas entrar no Reino de Deus! Com efeito, é mais fácil o camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que o rico entrar no Reino de Deus!” Os ouvintes disseram: “Mas então, quem poderá se salvar?” Jesus respondeu: “As coisas impossíveis aos homens são possíveis a Deus”.

Disse, então, Pedro: “Eis que deixamos nossos bens e lhe seguimos!” Jesus disse a eles: “Em verdade lhes digo, não há quem tenha deixado casa, mulher, irmãos, pais, filhos ou terras por causa do Reino de Deus, sem que receba muito mais neste tempo e, na era futura, a vida eterna”. 

—  MATEUS E LUCAS

Evangelhos de Jesus Cristo.

Novo Testamento.

 ______________

Nota:

1 Jesus usa o termo aramaico mammon (Mamon, divindade das riquezas), que significa “Moeda”, “Dinheiro”, “Riqueza”.