Três Homens em Conflito

Il buono, il brutto, il cattivo (1966)

Direção Sergio Leone
Produção Alberto Grimaldi
Roteiro Agenore Incrocci, Furio Scarpelli, Luciano Vincenzoni, Sergio Leone e Sergio Donati (não creditado)
História Luciano Vincenzoni e Sergio Leone

Elenco
Clint Eastwood
Lee Van Cleef
Eli Wallach
Mario Brega
Aldo Giuffrè

Sinopse: Em meio à Guerra Civil Americana, três pistoleiros fazem de tudo para colocar as mãos em 200 mil dólares roubados.

Música Ennio Morricone

Direção de fotografia Tonino Delli Colli

Figurino Carlo Simi

Edição Eugenio Alabiso

Nino Baragli


Companhia(s) produtora(s) Produzioni Europee Associati (PEA)

Arturo González Producciones Cinematográficas

Constantin Film

United Artists


Distribuição Itália PEA

Estados Unidos Brasil United Artists


Lançamento Itália 23 de dezembro de 1966

Alemanha 15 de dezembro de 1967

Estados Unidos 29 de dezembro de 1967

Brasil 11 de janeiro de 1968

Espanha 7 de agosto de 1968

Idioma italiano e inglês

Orçamento $1.2 milhão

Receita $25.1 milhões


Links:
Western Cinemania
Roberto Siqueira

https://www.netmovies.com.br/filmes/tres-homens-em-conflito

**********************************************

Crítica por ChatGPT:

Três Homens em Conflito (Il buono, il brutto, il cattivo) é um faroeste épico italiano de 1966, dirigido por Sergio Leone, que se tornou um marco do gênero e um dos filmes mais influentes da história do cinema. Estrelado por Clint Eastwood, Lee Van Cleef e Eli Wallach, o filme apresenta uma história envolvente ambientada durante a Guerra Civil Americana, na qual três pistoleiros competem para encontrar uma fortuna em ouro roubado.

Uma das características distintivas do filme é a habilidade de Leone em criar sequências visualmente impressionantes. Sua cinematografia ampla e uso de planos gerais e close-ups criam uma atmosfera tensa e cativante. Além disso, a trilha sonora magistralmente composta por Ennio Morricone contribui para a experiência cinematográfica única, com seu tema principal icônico que se tornou instantaneamente reconhecível.

O roteiro, escrito por Agenore Incrocci, Furio Scarpelli, Luciano Vincenzoni, Sergio Leone e Sergio Donati (não creditado), é habilmente construído, apresentando uma narrativa cheia de reviravoltas e personagens complexos. Os três protagonistas, conhecidos como "o Bom", "o Mau" e "o Feio", são interpretados com maestria por Eastwood, Van Cleef e Wallach, respectivamente. Cada um traz à vida seu personagem de forma memorável, com Eastwood em particular solidificando sua posição como um ícone do gênero.

O impacto de Três Homens em Conflito no gênero western é indiscutível. Embora o filme faça parte da Trilogia dos Dólares de Leone, ele vai além dos limites do spaghetti western e se torna uma obra-prima do cinema como um todo. A abordagem revisionista de Leone, que desafia as convenções tradicionais do faroeste, foi fundamental para revitalizar o gênero na época e inspirar futuras produções.

Ao retratar um oeste desolado e abandonado, repleto de violência e personagens moralmente ambíguos, Três Homens em Conflito ressoou com o público da época e capturou a melancolia dos tempos turbulentos dos anos 1960. O estilo visual do filme, influenciado pela iconografia católica e pelos elementos surrealistas, adiciona camadas de profundidade e significado à narrativa.

Sergio Leone conseguiu elevar o faroeste a um nível de arte, transcendendo as expectativas do gênero e criando uma experiência cinematográfica duradoura. Sua abordagem inovadora e ousada estabeleceu um novo padrão para os filmes de faroeste, e seu impacto ainda pode ser sentido na indústria cinematográfica atual.

Em suma, Três Homens em Conflito é um faroeste épico e inesquecível que deixou uma marca indelével no gênero. Com sua cinematografia magistral, trilha sonora icônica, narrativa envolvente e interpretações brilhantes, o filme de Sergio Leone continua a ser uma referência essencial para os amantes do cinema e uma obra-prima intemporal que deve ser apreciada por gerações futuras.