Golpe de Mestre

Golpe de Mestre (1973)

The Sting 


Cast

Paul Newman...Henry Gondorff

Robert Redford...Johnny Hooker

Robert Shaw...Doyle Lonnegan

Charles Durning...Lt. Wm. Snyder

Ray Walston...J.J. Singleton

Eileen Brennan...Billie

Harold Gould...Kid Twist

John Heffernan...Eddie Niles

Dana Elcar...F.B.I. Agent Polk

Jack Kehoe...Erie Kid

Dimitra Arliss...Loretta

Robert Earl Jones...Luther Coleman (as Robertearl Jones)

James Sloyan...Mottola (as James J. Sloyan)

Charles Dierkop...Floyd (Bodyguard)

Lee Paul...Bodyguard

Sally Kirkland...Crystal

Avon Long...Benny Garfield

Arch Johnson...Combs

Ed Bakey...Granger

Brad Sullivan...Cole

John Quade...Riley

Larry D. Mann...Train Conductor

Leonard Barr...Burlesque House Comedian

Paulene Myers...Alva Coleman

Joe Tornatore...Black Gloved Gunman

Jack Collins...Duke Boudreau

Tom Spratley...Curly Jackson

Kenneth O'Brien...Greer

Ken Sansom...Western Union Executive

Ta-Tanisha...Louise Coleman

William 'Billy' Benedict...Roulette Dealer (as William Benedict)



Directed by

George Roy Hill


Written by

David S. Ward...(written by)


Produced by

Tony Bill...producer (produced by)

David Brown...executive producer (uncredited)

Robert Crawford Jr....associate producer (as Robert L. Crawford)

Julia Phillips...producer (produced by)

Michael Phillips...producer (produced by)

Sid Sheinberg...executive producer (uncredited)

Richard D. Zanuck...executive producer (uncredited)


Cinematography by

Robert Surtees...director of photography


Film Editing by

William Reynolds


Editorial Department

Frederic L. Knudtson...assistant editor (uncredited)

Casting By

William Batliner...(uncredited)

Robert J. LaSanka...(uncredited)


Art Direction by

Henry Bumstead


Set Decoration by

James W. Payne


Costume Design by

Edith Head


Makeup Department

Jim Gillespie...assistant makeup artist (uncredited)

Gary Liddiard...makeup artist (uncredited)

Connie Nichols...hair stylist (uncredited)

Mark Reedall...key makeup artist (uncredited)

Rick Sharp...makeup artist (uncredited)


Production Companies


Special Effects

Other Companies


Genres


Runtime

Country

Language

Color

Aspect Ratio

Sound Mix

Filming Locations

***********************************
"The Sting", dirigido por George Roy Hill e escrito por David S. Ward, é uma obra-prima atemporal que leva o público a uma emocionante jornada pelo mundo da arte da trapaça na América dos anos 1930. Ambientado contra o pano de fundo da Grande Depressão, este filme tece uma história de engano, vingança e redenção com uma precisão magistral.


No seu cerne, "The Sting" é uma história de dois vigaristas, interpretados brilhantemente por Paul Newman e Robert Redford, que se unem para realizar o golpe supremo. O personagem de Newman, Henry Gondorff, é um vigarista experiente com um talento para realizar golpes elaborados, enquanto o personagem de Redford, Johnny Hooker, é um jovem e ambicioso vigarista de pequeno porte que procura marcar um grande golpe. Quando o parceiro de Hooker é assassinado por um chefe do crime impiedoso, interpretado de maneira ameaçadora por Robert Shaw, os dois homens elaboram um plano para enganá-lo de uma fortuna.


O que torna "The Sting" verdadeiramente excepcional é sua trama intricada, repleta de reviravoltas que mantêm o público adivinhando até o final. O roteiro de David S. Ward é uma obra-prima de decepção, repleto de diálogos inteligentes e desenvolvimentos inesperados que mantêm os espectadores na ponta da cadeira. Conforme o golpe elaborado se desenrola, os espectadores são agraciados com uma série de truques inteligentes e esquemas engenhosos que mostram a arte dos vigaristas envolvidos.


A direção de George Roy Hill é impecável, capturando a essência dos anos 1930 com detalhes de época deslumbrantes e cinematografia estilizada. Das esfumaçadas mesas de pôquer dos bastidores às movimentadas ruas de Chicago, Hill mergulha os espectadores em um mundo de perigo e intriga onde nada é o que parece. Além disso, a deslumbrante fotografia em cores de Robert Surtees eleva ainda mais a experiência cinematográfica, combinando perfeitamente com a recriação de época. Juntos, a fotografia e a recriação de época formam um conjunto homogêneo formidável que encanta e cativa o espectador, transportando-o para o fascinante mundo da trapaça e da intriga dos anos 1930.


Uma das forças que tornam "The Sting" memorável reside no formidável elenco reunido. Paul Newman e Robert Redford têm uma química inegável na tela, interpretando seus personagens com charme e carisma. Newman traz uma sabedoria cansada do mundo ao papel de Gondorff, enquanto Redford dá a Hooker uma sensação de energia e determinação juvenil. Sua parceria dinâmica forma o coração do filme, impulsionando a trama com um senso de camaradagem e respeito mútuos. Além das performances marcantes da dupla principal, "The Sting" apresenta um elenco de apoio de personagens memoráveis interpretados por um talentoso elenco. Desde o vigarista confiante e elegante interpretado por Robert Shaw até a variedade excêntrica de vigaristas e malandros que povoam o mundo do filme, cada personagem adiciona profundidade e complexidade à história, criando uma rica tapeçaria de personalidades e motivações.


No geral, "The Sting" é um triunfo cinematográfico que continua a cativar o público décadas após seu lançamento. Com sua trama envolvente, personagens inesquecíveis e direção estilosa, ele se destaca como um exemplo brilhante do poder da narrativa no cinema. Se você é fã de dramas criminais ou simplesmente aprecia uma história bem elaborada, "The Sting" com certeza o deixará completamente entretido e totalmente fascinado do início ao fim.