Doutor Jivago - Curiosidades

  • Este filme não foi exibido na Rússia até 1994.

  • Este filme foi rodado na Espanha durante o regime do General Francisco Franco . Um dia, enquanto filmava a cena com a multidão entoando o tema marxista (às 3 horas), a polícia apareceu no set achando que estava acontecendo uma verdadeira revolução e fez questão de ficar até que a cena acabasse. Aparentemente, as pessoas que moravam nas proximidades acordaram ao som de cantos revolucionários e acreditaram erroneamente que Franco havia sido derrubado. A polícia secreta inspecionou a multidão enquanto os figurantes cantavam a Internacional para uma cena de protesto, então muitos figurantes fingiram não saber as palavras.

  • Os críticos rasgaram o filme após o lançamento. A Newsweek comentou sobre "hack-job sets" e "pallid photography". O diretor David Lean ficou tão profundamente afetado que jurou que nunca faria outro filme. Graças em parte à campanha de marketing da MGM e ao forte boca a boca, este se tornou o segundo filme de maior bilheteria de 1965, atrás apenas de A Noviça Rebelde (1965). Ele recebeu dez indicações ao Oscar (incluindo Melhor Filme e Diretor) e ganhou 5 prêmios, dando a Lean a confiança para continuar fazendo filmes. Seu próximo filme, A Filha de Ryan (1970), teve uma recepção venenosa da crítica e explodiu nas bilheterias. Lean fez seu próximo filme, Passagem para a Índia (1984), mais de 14 anos depois.

  • Em 2010, ajustado pela inflação, este é o oitavo filme de maior bilheteria de todos os tempos.

  • Omar Sharif precisava de tapar os olhos diariamente e alisar o cabelo para disfarçar a sua aparência egípcia. Ele também tinha a linha do cabelo raspada cerca de cinco a sete centímetros e a pele depilada, um processo que precisava ser repetido a cada três dias.

  • A carga dos guerrilheiros no lago congelado foi filmada em temperaturas acima de 30 graus Celsius (86 graus Fahrenheit). Uma folha de ferro fundido foi colocada sobre o leito de um rio e coberta com neve falsa.

  • Inicialmente, o filme não teve grande repercussão nas bilheterias, provavelmente devido à recepção morna da crítica. As primeiras três semanas de devolução foram consideradas um desastre, apesar de $ 1 milhão gasto em publicidade. O diretor David Lean observou que "você poderia arremessar pedras no teatro e não machucar ninguém". Gradualmente, o público começou a aumentar, provavelmente devido à popularidade de "Tema de Lara" de Maurice Jarre .

  • David Lean tinha ouvido uma música russa que considerou perfeita para o filme. Ele não conseguiu garantir os direitos autorais, então pediu a Maurice Jarre para criar um tema adequado. Depois de rejeitar todas as propostas de Jarre, Lean disse a ele para sair no fim de semana, se esconder com sua namorada em uma cabana nas montanhas e fazer amor durante todo o fim de semana. Jarre voltou do fim de semana com "Lara's Theme".

  • Omar Sharif pediu ao diretor David Lean que o considerasse para o papel de Pavel Antipov (Pasha). Ele ficou surpreso quando Lean lhe ofereceu o papel-título.

  • Quando Lara dá um tapa em Victor, que dá um tapa em suas costas, o tapa de Victor não estava no roteiro nem era discutido durante as filmagens. Rod Steiger fez isso apenas durante as filmagens, e a reação de surpresa de Julie Christie foi genuína.

  • Alec Guinness e o diretor David Lean brigavam com frequência no set. De acordo com o Guinness, Lean estava "fazendo o papel de um diretor superstar" e frequentemente insultava o desempenho do Guinness e a ele pessoalmente. Eles não trabalharam juntos novamente até Passagem para a Índia (1984).

  • Depois de passar um mês com Marlon Brando não respondendo à pergunta escrita de David Lean sobre se ele queria interpretar Viktor Komarovsky, ele ofereceu o papel a James Mason , que aceitou. Lean, que queria escalar Brando para o papel de Lawrence da Arábia (1962), e lhe ofereceu papéis em A Filha de Ryan (1970) e seu desfeito "Nostromo", decidiu por Mason, pois não queria que um ator subjugasse o personagem do Dr. Yuri Zhivago. Mason acabou desistindo e Rod Steiger aceitou o papel. Steiger acabou se envolvendo nas filmagens deste filme durante a maior parte do ano, o que pode ter sido o motivo de Brando e Mason evitarem o papel.

  • Apesar de seu elenco internacional altamente diversificado, o filme quase não contém atores e atrizes russos, ou mesmo atores e atrizes de herança russa.

  • Depois de ... E o Vento Levou (1939), este é o segundo filme mais lucrativo da história da MGM.

  • Em uma entrevista vários anos depois de fazer este filme, Rod Steiger disse que ele era um dos poucos americanos entre tantos grandes atores britânicos. "Tudo que eu queria fazer era não me envergonhar."

  • O trem blindado de Pasha Antipov era uma réplica precisa dos trens usados ​​durante a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial para viajar por áreas com neve pesada que eram inacessíveis a caminhões ou tanques.

  • Omar Sharif raspou a cabeça e usou uma peruca vermelha para interpretar o Dr. Yuri Zhivago.

  • O produtor Carlo Ponti queria fazer o filme na União Soviética, mas o governo recusou. O diretor David Lean visitou a Iugoslávia e a Escandinávia em busca de locações de filmagem. Ambas as áreas eram muito frias e a burocracia da Iugoslávia era proibitiva.

  • A filmagem excedeu o cronograma de dez meses porque David Lean queria capturar as diferentes temporadas. As filmagens ocorreram durante um dos invernos mais amenos da Espanha, levando a atrasos e à necessidade de usar pó de mármore e neve de plástico no auge do verão.

  • Julie Christie odiava ter que usar o vestido vermelho infame. Ela se recusou a colocá-lo até que o desenhista de produção John Box garantiu que ela estava linda com ele.

  • A primeira escolha de David Lean para o papel-título foi Peter O'Toole, que recusou, citando a experiência exaustiva de fazer Lawrence da Arábia (1962) com Lean. Isso criou uma divisão entre os dois que nunca foi totalmente curada.

  • Quando questionado se achava que Sarah Miles seria uma boa escolha para o papel de Lara, o roteirista Robert Bolt disse: "Não, ela é apenas uma vagabunda do norte do país". Bolt mais tarde se casou com Miles.

  • O interior do palácio de gelo era feito principalmente de cera especialmente formada.

  • Os trajes inspiraram o "Look Zhivago" para designers como Yves St. Laurent e Christian Dior. Guarnições de pele, tranças de seda e botas voltaram à moda. Barbas e bigodes também estavam na moda, bem a tempo para a revolução da contracultura do final dos anos 1960.

  • Lili Muráti ficou gravemente ferida durante as filmagens da cena em que corre ao lado do trem e agarra a mão de Omar Sharif para ser puxada para bordo. Sharif foi instruído a agarrar e segurar a mão de Muráti. "Ela começou a entrar em pânico", disse Ernest Day , que assistia a tudo pela câmera, "mas não a entendeu. Ela estava tentando fazer com que ele se soltasse e, quando finalmente conseguiu afastar a mão, tropeçou e desapareceu fora do visor. " Muráti estava usando roupas grossas e se enrolou como uma bola ao cair, para que as rodas do trem não cortassem seus membros. Seu tropeço aparece no filme final.

  • Omar Sharif afirmou que esteve perto de um colapso durante a maior parte das filmagens devido ao estresse por interpretar um papel tão importante e às exigências de David Lean sobre ele.

  • Quando David Lean disse ao estúdio que queria que Maurice Jarre fornecesse a trilha, foi-lhe dito: "Maurice é muito bom na areia, mas tenho certeza de que temos alguém melhor na neve". Jarre ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora Original por este filme.

  • Geraldine Chaplin modelou sua atuação de Tonya em sua mãe, Oona Chaplin .

  • Este filme arrecadou mais do que qualquer outro filme que David Lean dirigiu juntos.

  • A trilha sonora vendeu mais de 600.000 cópias durante o lançamento inicial do filme.

  • Em sua autobiografia, Michael Caine disse que também leu para o Dr. Yuri Zhivago, mas depois de assistir os resultados com David Lean , ele sugeriu Omar Sharif .

  • David Lean queria que Audrey Hepburn interpretasse Tonya, mas ficou tão impressionado com a audição de Geraldine Chaplin que a escalou na hora.

  • O produtor Carlo Ponti comprou originalmente os direitos do romance para que pudesse escalar sua esposa, Sophia Loren , para o papel de Lara. David Lean, no entanto, afirmou que ela era "muito alta" para o papel.

  • Embora o material de publicidade dissesse que o cenário de Moscou construído em Canillas tinha meia milha de comprimento, o comprimento real da rua com linha de bonde era de 160 metros (0,1 milha). Para fazer com que esta rua parecesse mais longa, ela foi construída em um declive e o final era mais estreito e os edifícios no final eram mais curtos. David Lean só permitiu que fotos do cenário fossem tiradas com lentes grande-angulares para evitar revelar o tamanho real.

  • A balalaica do Dr. Yuri Zhivago nunca é representada no filme.

  • Jane Fonda recusou o papel de Lara porque ela não queria ir para a Espanha por nove meses. Várias semanas depois, ela mudou de ideia e disse ao agente que queria fazer isso. Nessa época, Julie Christie havia assinado para interpretar Lara. Em 2014, Fonda disse que de todos os filmes que recusou, este é o que mais se arrepende.

  • Para o 30º aniversário do filme, a Turner Entertainment Company criou uma nova impressão para ser usada em uma reedição teatral e novos vídeos caseiros. Com o passar dos anos, a grande demanda por impressões em todo o mundo deixou o negativo original desgastado e arranhado, forçando a MGM a usar negativos duplicados para algumas sequências. Felizmente, o negativo original não sofreu degeneração de cor, então os técnicos criaram novos padrões de impressão que eliminaram os arranhões. Eles também voltaram aos elementos de som originais para criar uma nova trilha sonora que foi gravada em DTS Digital Stereo. Quando a nova versão estreou na Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, alguns espectadores acharam que o filme parecia ainda melhor do que na estreia.

  • Muitas cenas de inverno foram filmadas no verão, com atores e atrizes vestindo peles russas pesadas em temperaturas de até 46,7 graus Celsius. A figurinista Phyllis Dalton teve que manter uma vigilância estrita sobre os figurantes para garantir que nenhum deles trocasse camadas de roupa para se refrescar. Omar Sharif observou mais tarde: "Tínhamos um exército de assistentes de maquiagem que vinham a cada dois minutos e enxugavam você porque estávamos suando muito."

  • Quando o filme estreou na Alemanha Ocidental no outono de 1966, era tão popular que ainda estava em cartaz em junho de 1967 no teatro que fora reservado para o Festival de Cinema de Berlim daquele ano. A corrida teve que ser suspensa por uma semana e meia para que o festival pudesse prosseguir.

  • Segundo Freddie Young , antes de aceitar assumir o cargo de diretor de fotografia após uma exaustiva colaboração em Lawrence da Arábia (1962), David Lean teve um grande desentendimento com o diretor de fotografia anterior, Nicolas Roeg , por diferenças criativas. Depois que Young assumiu, duas semanas adicionais de fotografia foram necessárias para refazer as cenas que Roeg havia filmado.

  • Embora David Lean tenha defendido Julie Christie para executivos de estúdio, durante os primeiros dias de filmagem, ele teve dificuldade em conseguir o que queria dela. Em vez de dar a ela tempo para explorar o papel, ele continuou tentando conseguir exatamente o que queria. Quando as filmagens voltaram para a Espanha depois de passar algum tempo na Finlândia, ela finalmente desmaiou sob a pressão. Gradualmente, no entanto, eles desenvolveram uma relação de trabalho. Lean a visitou em seu apartamento em Madrid e foi rápido em aceitar suas sugestões para o roteiro. Quando a produção terminou, eles formaram uma amizade duradoura, embora nunca mais tenham trabalhado juntos.

  • Embora o filme tenha sido um épico na escala do filme anterior de David Lean , Lawrence da Arábia (1962), ele foi filmado em Panavision 35mm padrão. As impressões de 70 mm foram ampliações do negativo de 35 mm. Lean queria fazer o filme em 70 mm, mas alegou que a MGM recusou por causa do custo. No início dos anos 1960, o estúdio teve grande sucesso de crítica, bilheteria e Oscar com Ben-Hur (1959), que restaurou o legado e a fortuna financeira do estúdio por alguns anos. Na época, o cronograma de produção de um ano dependia do sucesso de um épico de grande orçamento. Em 1959, a Ben-Hur teve rentabilidade suficiente para levar o atelier até 1960. No entanto, Cimarron - Jornada da Vida (1960), Rei dos Reis (1961),Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse (1962) e O Grande Motim (1962), épicos de grande orçamento filmados em formato widescreen 70mm, fracassaram. Em 1963, a MGM jurou nunca mais investir na produção de filmes de 70 mm.

  • Mais de 4.000 narcisos foram importados da Holanda e colocados nos arredores de Soria, onde ficava a propriedade rural do sogro do Dr. Yuri Jivago.

  • Uma réplica de Moscou de dez acres foi construída em Canillas, um subúrbio de Madrid. Incluía uma rua de paralelepípedos de 800 metros com bondes elétricos, um viaduto de trem, uma réplica do Kremlin e 60 lojas e casas circundando uma praça gigante.

  • As primeiras linhas de diálogo entre o Dr. Yuri Jivago e Lara não acontecem antes de uma hora e 21 minutos de filme (contando a abertura e os créditos iniciais).

  • Fazer o filme levou 2 anos e mais de 800 artesãos em três países. O orçamento final de produção foi de US $ 15 milhões, três vezes o que os patrocinadores do filme haviam concordado.

  • Este filme recebeu um impulso publicitário adicional durante a pós-produção, quando Darling: A que Amou Demais (1965) estreou, tornando Julie Christie uma estrela internacional.

  • A cena em que o Dr. Yuri Zhivago e Lara se encontram em meio aos desertores do Exército é uma homenagem deliberada a O Grande Desfile (1925), um dos filmes favoritos de David Lean .

  • Mikhail Gorbachev permitiu que o romance original fosse publicado na Rússia em 1988, como parte de sua política de "glasnost".

  • Igor Girkin, o líder dos rebeldes apoiados pela Rússia no Leste da Ucrânia, que foi processado por atirar no vôo 17 da Malaysia Airlines em 2014, adotou o nome de guerra "Strelnikov" após Pasha.

  • A gravação da partitura exigiu uma orquestra de 110 peças, incluindo 22 músicos de balalaika.

  • Embora a trilha sonora de Maurice Jarre seja provavelmente o recurso mais lembrado do filme, David Lean a considerou muito romântica.

  • O orçamento disparou de US $ 5 milhões para US $ 15 milhões.

  • Omar Sharif dirigiu seu filho Tarek Sharif como uma forma de se aproximar de seu personagem.

  • Um prelúdio de Sergei Rachmaninoff é ouvido no concerto no salão quando Komarowski convoca o professor de medicina. Rachmaninoff era amigo pessoal da família de Boris Pasternak .

  • O local principal deste filme na Espanha foi o CEA Studios, próximo ao aeroporto internacional de Madri. O desenhista de produção John Box e sua equipe passaram seis meses transformando o estúdio de dez acres em uma reprodução de Moscou entre 1905 e 1920. Incluídos no conjunto estavam uma rua pavimentada de 160 metros, linhas de bonde, uma réplica autêntica do Kremlin, um viaduto com motores de trem reais, uma igreja e mais de cinquenta empresas. Os publicitários elogiaram o conjunto como o maior já construído para um filme.

  • O roteirista Robert Bolt recomendou Albert Finney para o papel de Pasha e escreveu a Finney uma longa carta para convencê-lo a aceitar. David Lean recusou, principalmente porque Finney havia recusado o papel-título em Lawrence da Arábia (1962).

  • Esta é a estreia de Geraldine Chaplin no cinema em inglês.

  • A recriação de Moscou em um estúdio espanhol levou 18 meses para ser realizada.

  • O lado médico do Dr. Jivago raramente é mostrado. Ele escreve poemas para Lara perto do fim de seu relacionamento, mas o público nunca os ouve. No romance de origem, a poesia de Jivago é incluída em um suplemento no final. Os críticos lamentaram a falta de poesia e disseram que mostrar um escritor trabalhando é inerentemente entediante.

  • David Lean escalou Julie Christie como Lara depois de vê-la em O Mundo Fabuloso de Billy Liar (1963), e por recomendação de John Ford , que a dirigiu em O Rebelde Sonhador (1965).

  • Vários produtores e estúdios disputaram os direitos do romance, que o produtor Carlo Ponti ganhou em 1963. Ele queria que o filme fosse tão grandioso quanto Lawrence da Arábia (1962), então recrutou a equipe do filme, incluindo o diretor David Lean , o roteirista Robert Bolt , o diretor de fotografia Freddie Young , o designer de produção John Box e o compositor Maurice Jarre .

  • Para a viagem do Dr. Yuri Zhivago pelas estepes russas, o designer de produção John Box construiu cenários nas montanhas ao norte de Madrid. Isso exigia o desvio do curso de um rio e a construção de quilômetros de trilhos de ferrovia.

  • David Lean descobriu Geraldine Chaplin quando a viu na capa de uma revista. Ela estava modelando na época.

  • Alguns críticos rejeitaram a partitura de Maurice Jarre , especialmente "Lara's Theme", como "melosa".

  • A primeira cena filmada de Geraldine Chaplin foi quando sua personagem Tonya lê uma carta para Alexander. Embora ela tenha saído de cena, a câmera não captou o fato de que ela estava tremendo.

  • O romance original de Boris Pasternak tem 592 páginas. Quando o roteiro de Robert Bolt foi publicado, ele tinha 224 páginas.

  • Rod Steiger estava no set de filmagem por 12 meses.

  • O filme usou milhares de extras, incluindo soldados espanhóis e Sami finlandês (para as cenas na Sibéria).

  • David Lean queria fazer uma peça mais intimista e romântica depois do grande orçamento e voltado para a ação Lawrence da Arábia (1962).

  • Omar Sharif era um grande fã do romance.

  • O filme ficou em sétimo lugar no ranking AFI's 100 Years ... 100 Passions: America's Greatest Love Stories (2002), e em 39º lugar no AFI's 100 Years ... 100 Movies: America's Greatest Movies (1998). Também foi nomeado para 100 anos de trilhas de cinema da AFI.

  • Dirk Bogarde , Sean Connery , Burt Lancaster e Max von Sydow foram considerados para o papel-título, mas nunca receberam o papel antes de David Lean oferecer o papel a Omar Sharif .

  • A maior parte dos exteriores foram totalmente construídos no interior, para servir de interiores.

  • Para as cenas em que o Dr. Yuri Zhivago e sua família sofrem durante uma torturante viagem de trem até sua casa de verão nos Urais, a empresa filmou na Finlândia e no Canadá com a cooperação total da Finnish State Railways e da Canadian Pacific Railway Company.

  • David Lean reaproveitou parte da equipe de Lawrence da Arábia (1962): o roteirista Robert Bolt , o compositor Maurice Jarre , o designer de produção John Box e os atores Omar Sharif e Alec Guinness .

  • Yvette Mimieux foi rejeitada para interpretar Lara.

  • O filme foi produzido em 22 idiomas diferentes.

  • Rita Tushingham filmou seu papel em duas semanas.

  • Todas as locomotivas usadas no filme são locomotivas espanholas.

  • A filmagem das cenas de inverno não saiu como planejado devido ao clima excepcionalmente ameno. Em vez disso, eles foram filmados principalmente no verão em temperaturas de até 32 graus Celsius, com pó de mármore e neve plástica substituindo neve real.

  • Os aplausos dos marinheiros ao lado da ferrovia, antes que o trem do Paxá Antipov passe, usam chapéus do cruzador "Aurora", escritos em cirílico.

  • Com exceção de um papel não creditado em Luzes da Ribalta (1952), esta foi a primeira aparição de Geraldine Chaplin em um filme em inglês. Seus dois filmes anteriores foram feitos na França.

  • Julie Christie e Rod Steiger compartilharam o mesmo aniversário, 14 de abril.

  • Isso está incluído entre os "1001 filmes que você deve ver antes de morrer", editados por Steven Schneider .

  • O elenco inclui três vencedores do Oscar: Julie Christie , Rod Steiger e Alec Guinness ; e três indicados ao Oscar: Omar Sharif , Tom Courtenay e Ralph Richardson .

  • O filme está incluído na lista de 1998 do American Film Institute dos 100 Maiores Filmes Americanos.

  • A limusine da usina hidrelétrica no início e no final do filme é um Packard 1948. Ele representou um ZIS de fabricação soviética porque o carro de fabricação russa é uma réplica do Packard.

  • Em 1958, Kirk Douglas e Stanley Kubrick abordaram Boris Pasternak para comprar os direitos do filme "Doutor Jivago".

  • O único indicado ao Oscar de Melhor Filme naquele ano a ser também indicado para Melhor Trilha Sonora Original.

  • Tom Courtenay and Omar Sharif appeared in A Noite dos Generais (1967).

  • O livro e o filme foram proibidos pelo Partido Comunista Soviético até 1994, quando Gorbachev permitiu que trechos fossem publicados e o filme começou a circular em versão limitada. Como o livro e o filme mostravam o controle violento e a censura do pensamento e da expressão do emergente Partido Comunista, a União Soviética proibiu todo o trabalho de Pasternak, não apenas seu Dr. Jivago.

  • Tarek Sharif : O filho de Omar Sharif interpreta o jovem Yuri Zhivago no funeral de sua mãe.


Spoilers

Os itens triviais abaixo podem revelar pontos importantes da trama.

  • A cena final, na qual um arco-íris aparece sobre uma barragem enquanto os créditos finais rolam, foi criticada como "pró-soviética" por alguns críticos, que sentiram que isso implicava que a União Soviética tinha um futuro brilhante. Robert Bolt , que adaptou o romance, foi um ex-membro do Partido Comunista Britânico (ele saiu em 1947) e um conhecido esquerdista proeminente na campanha de desarmamento nuclear, ele próprio visto como um substituto da luta da Guerra Fria entre os Oeste e o Bloco Soviético. David Lean era apolítico, então a foto provavelmente foi criada devido à beleza de sua imagem, não como simbolismo político.

  • O filme nunca revela os destinos de Lara ou Katya.

  • Embora o Dr. Jivago seja um poeta e seu livro Lara tenha importância ao longo do filme, o filme nunca compartilha um verso de sua poesia.

Fonte: https://www.imdb.com/title/tt0059113/trivia?ref_=ttspec_ql_trv_1


Erros de produção:

Anacronismos

  • O alfabeto cirílico usado no filme é cirílico pós-soviético, não a versão usada na Rússia czarista.

  • Em uma cena anterior à Revolução, Komarovsky diz a Lara: "Quero evitar a rua Kropotkin". Antes da Revolução, a rua era chamada de Prechistenka. Kropotkin era um anarquista e uma rua nunca teria seu nome na Rússia czarista.

  • Quando Dr. Jivago chega pela primeira vez a Moscou, ele pega um bonde na rua Tverskaya. Uma estátua de Yuri Dolgoruky, fundador de Moscou, está ao fundo. A estátua foi colocada lá em 1947, para o 800º aniversário da fundação de Moscou em 1147.

  • Muitas figurantes femininas têm cabelo e maquiagem dos anos 1960.

Áudio / visual não sincronizado

  • Em um close-up da multidão durante o protesto pacífico, seus movimentos de boca não combinam com a trilha sonora.

  • (por volta de 1h40min) Os movimentos dos dedos do tocador de balalaica não correspondem à música, ritmicamente ou melodicamente.

Erro de personagem

  • A garotinha que interpreta Tonya no funeral da mãe de Yuri começa a fazer o sinal da cruz à maneira católica romana, mas rapidamente se corrige e termina no estilo ortodoxo russo.

  • As cenas da ferrovia da cidade foram filmadas na Espanha, e muitas das cenas da ferrovia na floresta foram filmadas na Finlândia, países com ferrovias de bitola larga (trilhos com mais de 5 pés de distância). As cenas de planícies e montanhas ferroviárias foram em grande parte filmadas no Canadá, onde os trilhos são de bitola padrão (4 pés 8,5 polegadas de distância). A distância entre os trilhos muda ao longo do filme.

  • Antes que Yuri Zhivago corra para pegar o bonde, a estátua de Yuri Dolgoruky está atrás dele. Na cena seguinte, quando Jivago começa a correr em direção ao bonde, a mesma estátua está bem à frente.

  • Quando Yuri, Lara e sua filha estão no trenó a caminho do palácio de gelo, as fotos em close mostram as três no trenó. Quando o trenó passa por um solavanco na tomada ampla, apenas o motorista está no trenó.

  • Quando Komarovsky conhece Lara e ela está usando um vestido vermelho, ele a força a beber, segurando seu punho. Na cena seguinte, ele empurra o copo dela com os dedos.

  • Quando Yuri está entediado em um dia nevado de inverno, sua esposa e seu sogro o incentivam a ir à biblioteca em Uriati, não muito longe de sua casa. Quando ele chega em Uriati e encontra Lara novamente, ele encontra folhas sopradas e grama verde.

  • O livro sobre a mesa em frente a Tonya muda de posição e sua capa sobe um pouco quando Yevgraf se senta.

  • Enquanto Katya brinca com um cavalo de brinquedo, Yuri está sentado atrás dela com a cabeça virada para a direita. Na cena seguinte, sua cabeça está voltada para a esquerda.


Tripulação ou equipamento visível

  • Quando Yuri desce de um carrinho e entra em uma casa, o diretor David Lean se reflete na porta de vidro.

  • Logo no início, Zhivago está voltando para a casa de Gromeko, quando ele entra, a porta do lado direito se abre e o diretor David Lean é visto refletindo.

  • Ao longo do filme, os sinos das igrejas tocam aleatoriamente ou mesmo "mudam de toque", como na Europa Ocidental, Reino Unido e nas Américas. As igrejas russas sempre usaram o toque "zvon", em que os sinos agudos tocam exatamente 2 ou 3 vezes mais rápido do que o sino baixo.

  • Os Urais são montanhas que se elevam gradualmente, e não picos cobertos de neve visíveis de estepes perfeitamente planas.

  • Na cena da deserção, depois que o oficial que fala é baleado e cai no barril de água, vários figurantes estão claramente falando espanhol.

  • O Yuriatin Estate fica a 231 quilômetros (143 milhas) de Moscou, mas Dr. Jivago e sua família estiveram no trem por pelo menos 36 horas.

  • No filme, Varykino está na Sibéria, a leste de Moscou. Na vida real, a cidade fica a oeste de Moscou.


Erros factuais

  • Quando Jivago volta à civilização após abandonar os guerrilheiros vermelhos, ele quase é atropelado por um trem. Depois de pular para fora do caminho, ele pergunta a um homem em frente à estação de trem onde ele está. A placa na estação deveria dizer "Yuriyatin", mas duas letras são transpostas, tornando-o "Yuryaitin".

  • Os diáconos no funeral da mãe de Yuri e no desfile em que Yevgraf se junta ao exército usam sua estola do lado errado. Deve ser abotoado até o topo do manto do lado esquerdo, não direito.

  • Quando Yevgraf dá a Tonya o livro de poemas, os autores são listados apenas por suas iniciais. Ele diz que não é o autor e que YA Zhivago significa Yuri Andreevich Zhivago. O livro foi escrito no alfabeto cirílico, então os nomes de Yevgraf e Yuri começariam com letras diferentes.

  • Quando Komarovkski e Lara deixam o palácio de gelo, um conjunto de pegadas está na neve na frente do trenó.

  • Durante o desfile de protesto, o texto no banner diz "Svoboda i bratsvo" (Liberdade e Fraternidade), em vez de "Svoboda i bratstvo".


Revelando erros

  • O desfile de protesto deve ocorrer em uma noite extremamente fria. A respiração de ninguém é visível e os observadores na varanda colocam as mãos no parapeito que está coberta por "neve" .

  • Quando Yuri corre para uma janela na propriedade Varykino para assistir Lara partir com Komarovsky, ele esbarra em um corrimão coberto de pingentes de gelo. Os pingentes balançam, revelando que são falsos.

  • No laboratório de ensino, a visão de Yuri através do microscópio é uma filmagem de lapso de tempo do que parecem ser células cancerosas vivas de cultura. Em tempo real, as células se movem tão lentamente que quase não dá para notar, mesmo através de um microscópio.


Spoilers

O item abaixo pode revelar pontos importantes da trama.

Erro de continuidade:

  • A trama (na qual o meio-irmão de Jivago encontra a filha de Yuri e de Lara) se passa na década de 1960, mas a filha, que nasceu por volta de 1920, está na casa dos 20. No romance, a história do quadro se passa na Segunda Guerra Mundial.

Fonte: https://www.imdb.com/title/tt0059113/goofs?ref_=tttrv_ql_2